[Fechar]

terça-feira, 2 de junho de 2020

Médico que atendeu em plantão mesmo ciente de estar infectado pelo coronavírus é denunciado


Em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, o Ministério Público do Paraná, a partir da 6ª Promotoria de Justiça da comarca, apresentou denúncia criminal contra um médico do município que foi trabalhar mesmo sabendo que estava infectado com coronavírus. O MPPR requer a condenação do profissional de saúde pelos crimes de infração de medida sanitária preventiva e omissão de notificação de doença, passíveis de detenção e multa.

Conforme relata a Promotoria de Justiça na denúncia, o profissional de saúde havia testado positivo para a Covid-19 no dia 13 de abril. No dia 15, foi trabalhar normalmente, atendendo pelo menos nove pessoas durante plantão em unidade de saúde no bairro Alto Maracanã. Apenas ao final do expediente comunicou aos colegas que estava infectado e que precisaria de um atestado para faltar ao trabalho nos dias seguintes, mesmo já tendo um atestado emitido dias antes para justificar ausência em outro trabalho num posto de saúde de Itapoá, no litoral de Santa Catarina.

Crime – Como resume o MPPR, o servidor, “com vontade livre e consciente, ciente da ilicitude e reprovabilidade de sua conduta, infringiu determinação do poder público, destinada a impedir propagação de doença contagiosa”. A Promotoria de Justiça reforça que “os crimes foram cometidos por ocasião de calamidade pública nacional, decorrente da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19)”.

Ônibus com 43 trabalhadores tomba na PR 170, entre Pinhão e Guarapuava


Um ônibus com 43 trabalhadores rurais tombou na tarde desta terça feira (02 de junho) na PR 170, entre Pinhão e Guarapuava.

O acidente foi registrado pelo Corpo de Bombeiros por volta das 16h, no quilômetro 410 da rodovia, nas proximidades da Fazenda Pelourinho. No local, o motorista perdeu o controle do veículo em uma curva, saiu da pista e caiu em uma ribanceira. De acordo com o condutor, o pneu dianteiro teria estourado, causando o acidente.

Doze trabalhadores precisaram ser transportados para atendimento médico pelo Corpo de Bombeiros e Siate. Quatro foram para o Instituto Virmond (Hospital Santa Tereza), cinco para o Hospital São Vicente e três para a UPA Batel. 31 passageiros recusaram atendimento. Não houve feridos graves.

O ônibus transportava trabalhadores de lavouras de batata e havia saído de Pinhão com destino a Guarapuava.

(Foto: Pioneira Pinhão)

Fonte: Gmais Noticias 

Guarapuava chega a 42 casos confirmados de coronavírus



Confirmado 4º caso de coronavírus em Pitanga


A Secretaria de Saúde de Pitanga informa o quarto caso confirmado de COVID-19 no município. 

Paciente está em isolamento domiciliar, sendo acompanhado pela equipe de saúde.

Foi atendido pelo nosso serviço de saúde de referência para sintomas respiratórios, está sintomático, foi coletado exame pois entrou no grupo recomendado pela Nota Técnica emitida pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA) 01/2020. 

O isolamento domiciliar dos familiares do paciente já foi realizado. 

Seguimos a orientação que a população redobre os cuidados de higiene pessoal, o uso de máscara e se não for possível o isolamento social, que o distanciamento social seja realizado. 

Emilly Sakurai, Secretária de Saúde.

Fonte: Blog do Jonei Farias 

Paraná tem 328 novos casos de Covid-19 e mais nove óbitos


A Secretaria de Estado da Saúde informa mais 328 confirmações e nove óbitos pelo novo coronavírus. Total de pessoas contaminadas é de 5.163 e 199 mortes que tiveram como causa a Covid-19. Entre todos os 399 municípios paranaenses, 262 já tem ao menos uma ocorrência da doença. 65% das cidades do Paraná tem casos de contaminação pela Sars-CoV-2, em apenas 137 municípios não há confirmações.

ÓBITOS – Informações sobre as pessoas que faleceram em decorrência da infecção:

Cascavel, homem, 34 anos, 1º de junho;
Curitiba, dois homens, 73 anos, 31 de maio; e 77 anos, que morreu em 1º junho;
Londrina, três homens: 56 anos, morreram no dia 1º de junho; 76 anos e outro de 59 anos, faleceram dia 2 de junho;
Piraquara, homem, 73 anos, morreu dia 1º de junho;
Siqueira Campos, homem, 45 anos, morreu dia 30 de maio; e uma mulher de 66 anos, faleceu dia 31 de maio.

MUNICÍPIOS – 262 cidades paranaenses que têm ao menos um caso confirmado pela Covid-19. Em 75 municípios há registro de óbitos pela doença.

Quantidade de casos novos e municípios:

1 – Apucarana, Assis Chateaubriand, Barbosa Ferraz, Campina Grande do Sul, Campo Bonito, Campo Largo, Catanduvas, Chopinzinho, Clevelândia, Colombo, Congonhinhas, Francisco Beltrão, Goioerê, Imbaú, Jaguapitã, Jataizinho, Juranda, Lindoeste, Mamborê, Mandaguaçu, Marialva, Mariluz, Maripá, Matinhos, Missal, Nova América da Colina, Nova Fátima, Nova Olímpia, Ortigueira, Paiçandu, Palotina, Piraquara, Pitanga, Quatiguá, Quatro Barras, Rancho Alegre, Rebouças, São Tomé, Telêmaco Borba, Terra Boa, Terra Rica, Tomazina.

2 – Arapongas, Boa Vista da Aparecida, Braganey, Colorado, Corbélia, Foz do Iguaçu, Foz do Jordão, Indianópolis, Jaguariaíva, Moreira Sales, Rolândia, Santa Terezinha de Itaipu, Umuarama.
3 – Cambé, Curiúva, Guarapuava, Imbituva, Marechal Cândido Rondon, Mirador, Rondon.

4 - Campo Mourão, Guaraniaçu, Jesuítas, Laranjeiras do Sul, Pato Branco, Pinhais, Ponta Grossa, Quedas do Iguaçu, Siqueira Campos, Tapejara.
5 – Paranavaí, Santa Tereza do Oeste.
6 – São José dos Pinhais.
7 – Cianorte.
8 – Toledo.
10 - Cornélio Procópio.
12 – Maringá.
14 – Araucária.
15 - Coronel Domingos Soares.
23 – Curitiba.
31 - Londrina.

63 – Cascavel.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Sesa registrou aumento de sete casos de residentes de fora. São 72 pessoas não residentes do Paraná que receberam atendimento por aqui. Cinco pessoas foram a óbito.

Turvo tem primeiro caso confirmado de coronavírus


O prefeito Jeronimo e a Secretária de Saúde divulgaram através de uma live por volta das 15h00 dessa terça-feira (02), confirmando o primeiro caso de coronavírus no Município de Turvo.

Trata-se de um paciente de 46 anos, do sexo masculino, que trabalha no Estado de SP e retornou para Turvo no final de semana. Sendo diagnosticado já na segunda-feira (01).

Os familiares que tiveram contato com o paciente já estão em isolamento, seguindo os protocolos estabelecidos pela secretaria de saúde.

A Secretaria de Saúde pede à população: quem puder, fique em casa! Saia somente se necessário e utilize máscara de proteção. Evite aglomerações e, principalmente, evite visitas e viagens.

Disponibilizados os números abaixo para pacientes com sintomas:

(42) 99152-1917
(42) 3642-2227
(42) 3642-1131
(42) 3642-1181 - Hospital Bom Pastor

Procure a unidade de saúde somente em casos graves e extremamente urgentes. 

Reforça ainda sobre a necessidade da higienização constante das mãos e dos ambientes. Todo cuidado é pouco neste momento, nos ajude a evitar que o vírus se propague em nosso município.

Proteja quem você ama, fique em casa.



PM age rápido e recupera caminhão furtado em Pitanga


No dia 01 de junho de 2020, às 23h48min, atendendo solicitação de um homem de 45 anos, a equipe policial deslocou até as margens da rodovia PR 466, no KM 82, em uma indústria de Artefatos de Concreto, onde o solicitante, gerente, relatou que por volta das 22h37min, veio a disparar o alarme do local. Sendo constatado o furto de um caminhão Ford/Cargo 1721, de placas ALO3349, sem chaves e estava com pouco combustível. A equipe constatou que o portão do estacionamento foi retirado dos trilhos para saída do caminhão. O solicitante foi orientado, realizado patrulhamento sem êxito.

No dia 02 de junho de 2020, por volta das 02h00, à equipe policial estava em patrulhamento pelos bairros, com intuito de localizar o caminhão de placas ALO-3349, furtado durante a noite. O qual foi localizado abandonado na Rua Sebastião Lemes, Vila Santa Rosa, próximo a uma boca de fumo. Diante do fato, o caminhão foi apreendido e entregue na 45ªDRP para demais providencias
Publicidade