[Fechar]

segunda-feira, 30 de junho de 2025

Mary Terezinha, cantora que fez dupla com Teixeirinha, morre aos 79 anos


Mari Terezinha Cabral Brum, mais conhecida como Mary Terezinha, cantora que fez dupla com Teixeirinha, morreu aos 79 anos, nesta segunda-feira (30), em Porto Alegre.

De acordo com a filha Liane Teixeira, Mary teria morrido assistindo televisão na residência onde morava, na Capital. As causas da morte eram desconhecidas até a publicação desta reportagem.

"A mãe foi uma pioneira das mulheres, tanto na vida artística quanto na vida pessoal. Ela não escondia quem era, era autêntica. Morreu em paz", diz Liane.

Liane é um dos dois filhos que Mary teve com Teixeirinha, sendo Alexandre Teixeira o outro.

Nos palcos, além de cantora, era acordeonista e compositora. Ela também era conhecida como a "menina da gaita".

Mary também estrelou 12 filmes, como "Gaúcho de Passo Fundo", "Ela Tornou-se Freira", "Carmen a Cigana" e "Coração de Luto".

Nos últimos anos, Mary estaria se dedicando a música gospel.

Vítor Mateus Teixeira, mais conhecido como Teixeirinha, foi um dos grandes nomes da música gaúcha, como cantor e compositor. Ele morreu em 1985.

Fonte: G1

Falha elétrica afeta o abastecimento de água em Faxinal da Boa Vista


A Sanepar informa que, nesta segunda-feira (30), pode haver baixa pressão ou falta d’água em Faxinal da Boa Vista, em Turvo, devido a uma falha elétrica em equipamento do sistema. Equipes trabalham para resolver. A normalização do abastecimento está prevista para ocorrer no fim da noite.

A orientação é para que os moradores façam uso consciente da água, priorizando alimentação e higiene pessoal.

Podem ficar sem água principalmente clientes que não possuem caixa-d’água domiciliar. A Sanepar lembra que, de acordo com norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), cada imóvel deve ter caixa-d’água com capacidade para atender as necessidades dos moradores por, no mínimo, 24 horas. O reservatório domiciliar deve armazenar pelo menos 500 litros.

O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.

Para consultar esta e outras informações, use o aplicativo para celular Sanepar Mobile ou acesse sempre o site da Sanepar: www.sanepar.com.br

Sessão Ordinária da Câmara de Turvo

Sessão desta segunda-feira (30/06). Acompanhe no vídeo abaixo:

Faleceu Amélia de Moura


A Funerária São Roque, com pesar comunica o falecimento de Amélia de Moura, aos 87 anos, ocorrido nesta segunda-feira (30/06), no Hospital São Vicente de Paulo.

O velório está sendo realizado na Capela Mortuária do Bairro Planalto, em Pitanga.

O sepultamento será nesta terça-feira, em horário a ser definido.


Veja como foi a 6ª rodada da Copa Turvo de Futebol


Neste domingo (29/06), no Estádio Municipal, foi realizada a 6ª rodada da Copa Turvo de Futebol.

Resultados da rodada:


- Jardim Vitória 03 x 01 F.M.C

- Faxinal/Soripel 07 x 01 U.F.C

- Ivaí 00 x 04 Terra Indígena Marrecas

- Clatur 03 x 01 U.P.H

Fotos: Robinho Grando








Graduação EAD a partir de R$99: garanta sua vaga antes das mudanças do MEC


Graduação EAD a partir de R$99*. Essa é a chance de começar agora a sua formação com qualidade e economia!

Última oportunidade antes das alterações do MEC ou do preenchimento total das vagas. Não deixe para depois o que pode transformar o seu futuro hoje.

📲 Matricule-se agora:

📲 wa.me/5542999763629 - Polo Guarapuava.


*Consulte condições e cursos participantes.

Frio se junta à chuva nesta semana no Paraná, prevê Simepar


Após a passagem de uma nova frente fria no domingo (29), a chuva continua nesta segunda-feira (30) em várias regiões paranaenses. E, logo depois dela, uma massa de ar frio chega ao estado. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a noite de segunda-feira será mais gelada do que o amanhecer, e o frio seguirá intenso na terça (1º) e na quarta-feira (2). Mas ao contrário da semana passada, não são previstos recordes de temperaturas mínimas, mas o tempo chuvoso e com vento deixará a sensação térmica muito baixa.

Na madrugada de domingo, quando a frente fria chegou ao Paraná, Santa Maria do Oeste, na região central do Estado, registrou rajadas de vento de 59,7km/h. Os maiores acumulados de chuva no domingo foram em Palmas (23,2 mm), no Sul, e Pato Branco (20,6 mm), no Sudoeste. Palmas ficou com a temperatura mais baixa do dia: 7,5°C. A mais alta foi em Cerro Azul, na Região Metropolitana de Curitiba: 30,2°C.

Na madrugada desta segunda-feira o vento já estava mais fraco e até as 8h os maiores acumulados de chuva foram em Santo Antônio da Platina, no Norte Pioneiro, com 12,8 mm apenas entre 7h e 7h30, e Guaraqueçaba, no Litoral, que registrou 11,6 mm. A temperatura mais baixa até as 8h foi 5,5°C em Palmas, mas as menores temperaturas do dia ainda devem ser registradas à noite, principalmente na região Sul do Paraná, com a chegada da massa de ar frio.

Chuvas isoladas de fraca a moderada intensidade são previstas entre as regiões Noroeste, Norte, Campos Gerais e Leste. Entre o Oeste e o Sudoeste, o sol aparece entre nuvens.

“Nesta segunda, ainda chove em grande parte do estado, mas com ênfase do Leste ao Norte paranaense. Mesmo assim, são chuvas muito localizadas e que não têm um acumulado muito expressivo. Apenas entre a Capital e as praias é que chove com mais intensidade”, afirma Lizandro Jacobsen, meteorologista do Simepar.

TERÇA-FEIRA – O resfriamento mais intenso está previsto a partir de terça-feira. Há previsão de geada fraca no Sudoeste e em algumas cidades do Oeste, e de moderada a forte intensidade no Sul do Paraná. As informações são do Alerta Geada, serviço realizado em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) desde 1995 para alertar a população e, principalmente, os agricultores, sobre formação de geada com 24h, 48h e 72h de antecedência.

“Na terça-feira as temperaturas mais baixas serão no Sudoeste e Centro-Sul, inclusive com ocorrência de temperatura negativa e formação de geadas. Mas entre os Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, o tempo permanece mais fechado, com muita nebulosidade e até mesmo ocorrência de vento, garoa e chuvisco ocasional, o que deixa a sensação térmica um pouco mais baixa”, explica Jacobsen.

O dia continuará gelado na quarta-feira, porém sem previsão de geada. Um destaque nestes dois dias será a baixa amplitude térmica. A Capital, na terça, terá temperaturas entre 7°C e 10°C, e na quarta entre 6°C e 8°C. Ponta Grossa, nos Campos Gerais, ficará com as temperaturas entre 9°C e 12°C na terça, e 8°C e 10°C na quarta. Em Matinhos, no Litoral, a temperatura fica entre 12°C e 14° na terça, e entre 11°C e 13°C na quarta.

“Nas outras áreas do estado do Paraná, o resfriamento não é compatível com formação de geadas. Até amanhece com temperaturas inferiores aos 10°C nos termômetros, mas dificilmente teremos valores inferiores aos 5°C”, ressalta Jacobsen.

A partir de quinta-feira (4), as temperaturas máximas voltam a subir gradativamente, deixando as

SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas atmosféricas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

Carreta desgovernada atinge veículo e muros de duas casas em Turvo


Na manhã desta segunda-feira (30/06), uma carreta que estava estacionada na rua Ademar Grzeczyszen, no bairro Jardim Vitória, desceu desgovernada, atingiu uma Kombi, colidiu contra o muro de uma residência, cruzou a rua Valter Brugg e acabou batendo no muro de outra casa.

Em conversa com a reportagem do Blog do Elói, o motorista relatou que havia acabado de chegar em casa para pegar alguns pertences e seguir viagem, quando a carreta se movimentou sozinha e causou o acidente.

Felizmente, não houve vítimas — apenas danos materiais nos veículos e nos muros das residências atingidas.

Agências do Trabalhador têm 21.209 vagas de emprego no Paraná


O Paraná inicia a semana com 21.209 vagas de emprego com carteira assinada abertas nas Agências do Trabalhador e postos avançados em todas as regiões do Estado. O levantamento é da Coordenação do Trabalho e Emprego (COTE), da Secretaria de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, e mostra o dinamismo do mercado de trabalho paranaense.

As funções com maior número de oportunidades nesta semana são alimentador de linha de produção, com 5.875 vagas, seguido por abatedor (806), operador de caixa (770) e magarefe - cortador de carne (617).

Entre as regiões com mais vagas, a Região Metropolitana de Curitiba lidera com 4.878 vagas, com destaque para 476 vagas de alimentador de linha de produção, 240 para cobrador interno, 207 para faxineiro e 177 para auxiliar de logística. Somente na Agência da Capital são 754 vagas, com funções como faxineiro (86), auxiliar nos serviços de alimentação (59) e atendente de lojas e mercados (56).

Em seguida, vem a Regional de Cascavel com 4.506 oportunidades, sendo 1.565 para alimentador de linha de produção, 474 para abatedor, 144 para operador de caixa e 132 para magarefe.

A regional de Campo Mourão aparece com 2.387 vagas, sendo 994 para alimentador de linha de produção, 213 para magarefe, 118 para abatedor e 113 para trabalhador volante da agricultura.

Londrina soma 2.405 vagas, com 566 para alimentador de linha de produção, 92 para operador de caixa e 73 para repositor de mercadorias. Já Foz do Iguaçu reúne 1.312 vagas, com 566 para alimentador de linha de produção e 90 para abatedor.

O secretário de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, Do Carmo, destaca que o volume de vagas reafirma a confiança dos empregadores no Paraná. “São mais de 21 mil oportunidades à disposição de quem quer trabalhar. O nosso compromisso é ampliar ainda mais essas ofertas e garantir que o trabalhador esteja preparado para conquistar sua vaga. É por isso que investimos forte na qualificação e na intermediação rápida, para gerar resultados concretos para as famílias paranaenses”, afirma.

COMO SE CADASTRAR – Quem busca uma oportunidade deve procurar a Agência do Trabalhador do seu município com os documentos pessoais em mãos. O atendimento também pode ser agendado online pelo site oficial.
Publicidade