[Fechar]

quarta-feira, 4 de outubro de 2023

Cena de filme de terror: Homem escreve 'pilantra' com sangue da esposa


Parecia cena de filme de terror; infelizmente, era realidade. A situação aconteceu em Toledo na manhã desta terça-feira (3), mais precisamente em uma casa na Rua Nilo Cairo, no Jardim Europa.

A equipe policial foi ao local após denúncia de uma babá. No local, os policiais juntamente com o Samu, se depararam com gritos de socorro vindo de dentro da residência, sendo então que os policiais adentraram o terreno e efetuaram o arrombamento da porta, pois o autor se negou a abrir e correu para dentro da casa.

A equipe abordou o autor e percebeu que a mulher estava com muito sangue e com vários hematomas. O imóvel estava completamente tomado por sangue no chão e paredes, inclusive, o autor escreveu a palavra "pilantra" na parede com o sangue da vítima.

No banheiro da residência estava uma criança (menino) de 2 anos, com hematomas no rosto causados pelo autor. O menino foi acolhido pela avó materna, sendo que, o Conselho Tutelar foi acionado para tomar ciência da ocorrência.

A mulher estava com ferimentos na região da face, com sangue e hematomas por todo o corpo. As agressões foram com cabo de vassoura, socos, chutes, empurrões e puxão de cabelo. Para evitar que vizinhos ouvissem, o homem deixou o som da casa no volume alto.

A mulher já tinha sido agredida ontem e afirmou que as agressões desta terça-feira foram mais violentas, e inclusive, o autor ameaçou queimar a vítima e o filho dela, sendo que para ameaçar acionou o gás da cozinha.

Foi localizada uma pequena quantia cocaína, e na mão direita do homem apresentava um corte profundo, gerado pela vítima para se defender.

O autor foi encaminhado a UPA para atendimento e depois encaminhado para a delegacia.

Fonte: Catve.com

Você sabe o que é esporotricose?


O que é?

A esporotricose é um tipo de micose causada por fungos, que pode provocar graves lesões de pele em humanos e em animais, em especial nos gatos.

Transmissão

A forma mais comum de transmissão para os humanos é quando o gato infectado transmite o fungo por meio de arranhões, mordidas ou lambeduras, ou quando há contato direto com as feridas do animal. Outra forma de contaminação é por meio de traumas com espinhos e lascas de madeira. Já o gato se contamina quando entra em contato com material orgânico em decomposição no solo, ao afiar as garras nas árvores ou em brigas com outros gatos contaminados.

Sintomas

Gatos: Geralmente apresentam lesões de pele, principalmente nariz, membros, cauda e entumecimento nasal. Essas lesões poderão se espalhar por todo corpo do animal e comumente acompanhadas de espirros.

Humanos: O início da lesão se assemelha com uma picada de inseto e/ou uma vermelhidão na pele, comumente dolorida. A lesão poderá evoluir aumentando de tamanho e em alguns casos apresentar outros nódulos enfileirados na forma de rosário.

Diagnóstico

Em gatos e humanos, deverá ocorrer o reconhecimento das lesões por um médico, podendo ser confirmado laboratorialmente mediante a identificação do fungo no material colhido das lesões.

Tratamento

O tratamento é feito com o uso de antifúngicos e tem a duração de cerca de seis meses. O diagnóstico e a prescrição do medicamento devem ser realizados por um médico veterinário.

No Paraná, a Secretaria Estadual de Saúde oferece gratuitamente a medicação, a qual é disponibilizada aos municípios por meio do Departamento de Vigilância Sanitária.

PrevençãoRecomenda-se, castração de gatos e gatas saudáveis para diminuir as saídas à rua e a possibilidade de transmissão da doença;
Usar Equipamentos de Proteção Individual (EPI) como luvas, óculos e outros ao manipular gatos doentes;
Gatos em tratamento devem ser mantidos em local seguro e isolado, o ambiente deverá ser limpo com água sanitária, no mínimo diariamente;
Durante todo o tratamento, o animal poderá transmitir a doença ao proprietário;
Cremar os animais mortos. É importante não enterrá-los, jogá-los no lixo ou rios, pois o fungo sobrevive na natureza e poderá posteriormente contaminar outros animais;

Importante

Levar o animal ao médico veterinário o mais rápido possível, assim que apresentar lesão de pele e informar a vigilância em saúde municipal. Em caso de suspeita de esporotricose em animais de rua, informe a vigilância em saúde municipal para os devidos encaminhamentos.

Fonte: Prefeitura de Turvo 

Aproveite as ofertas do Supremamais Supermercado de Turvo

 


Paraná tem 3,7 mil famílias afetadas por temporais; Simepar detalha tornado de Cascavel


A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil atualizou na tarde desta quarta-feira (4) o relatório sobre os impactos causados pelas fortes chuvas que caem sobre o Paraná desde as primeiras horas do dia. Até o fim da tarde, a instituição identificou que 3.699 pessoas de 11 municípios foram afetadas de alguma forma pelos temporais. Segundo a Copel, 500 mil consumidores tiveram o fornecimento de energia interrompido em algum momento.

Entre os afetados, 30 foram desalojados e precisaram abandonar temporariamente as suas residências, dos quais 18 permanecem em casas de parentes ou amigos. O número total de casas danificadas subiu para 772, sendo a maior parte em São Jorge do Oeste (400) e Mangueirinha (200), na região Oeste do Estado. Em Pinhão, na região Centro-Sul, 50 pessoas estão desabrigadas e foram encaminhadas para abrigos temporários.

Em Cascavel, na região Oeste, o Simepar registrou pela primeira vez a ocorrência de um tornado. Uma análise mais aprofundada feita pelo Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) com base em registros de vídeos de um sobrevoo pela região urbana de Cascavel comprovou que um tornado passou pela região sul da cidade, nas proximidades do lago.

Segundo o meteorologista e coordenador de Operação do Simepar, Marco Jusevicius, trata-se do primeiro fenômeno do tipo na região desde o início dos registros do Simepar, em 1997. “O Paraná foi atingido por uma instabilidade muito forte que varreu o Estado desde a região Oeste, passando pela região Central, atingindo o Leste do Estado e agora caminha na direção do estado de São Paulo”, informou.

“Esse tornado foi identificado com informações de radar meteorológico e por evidências da destruição na superfície e por sobrevoos de helicóptero na cidade. De acordo com os estragos obtidos, podemos classificar esse tornado como de categoria F2 (tornados dessa categoria podem atingir até 250 km/h), numa escala que vai de F0 até F5”, acrescentou o coordenador do Simepar.

De acordo com ao Defesa Civil, a situação para os próximos dias requer atenção da população. “Os modelos meteorológicos estão indicando um acumulado de chuva alto para os próximos dias em várias regiões do Estado, especialmente desta quarta-feira até sábado. Então fique atento para os alertas da Defesa Civil e a evolução do quadro meteorológico”, explicou o capitão Marcos Vidal da Silva Júnior, que integra a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil.

Os cidadãos que desejam receber os alertas da Defesa Civil relacionados às regiões onde moram podem fazê-lo gratuitamente. Para isso, basta enviar o número do CEP via SMS para o número 40199. Caso necessário, é possível acionar o serviço de emergência da Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. “É importante acompanhar a evolução da situação na sua localidade e ficar atento caso haja qualquer indício de alagamento, inundação ou se você mora próximo de uma encosta”, acrescentou Vidal.

ABASTECIMENTO – De acordo com informações da Sanepar, algumas unidades de produção e distribuição de água ficaram sem energia elétrica nesta quarta-feira.

Em Cascavel, geradores foram acionados para manter a operação do sistema de bombeamento de água. A energia foi restabelecida em quase todas as unidades, mas ainda podem ocorrer falta de água ou baixa pressão nas redes de distribuição em todas as regiões da cidade. A previsão é a de que o abastecimento seja normalizado gradativamente durante a noite.

A queda de energia nos reservatórios da Sanepar nos Jardins Araçatuba e Nezita, em Campina Grande do Sul, afetam o abastecimento de água em bairros de Campina Grande do Sul e Quatro Barras. A previsão é de que a energia seja restabelecida em torno das 18h, e a normalização do abastecimento ocorra por volta das 22h.

Em Foz do Iguaçu, a paralisação do sistema, que já voltou a funcionar, afetou o abastecimento nas regiões do Portal da Foz, da Cadeia Pública, dos CDRs, do Distrito Industrial Foz, do Jardim Europa, Jardim Três Fronteiras, Conjunto Habitacional Plaza Foz, Loteamento Nacional, Jardim Aurora, Pilar Parque Campestre, Parque Pilarzinho, Parque Residencial Três Bandeiras, Parque Industrial, Três Lagoas, Jardim Alvorada, Loteamento Novo Mundo, Loteamento Madre Tereza, Loteamento Residencial Jaqueline, Conjuntos Habitacionais Sol de Maio e Fernanda, Conjuntos Residenciais Graúna e Tucuruí, Loteamentos Witt e Menger, Jardins Colombelli, Congonhas, Rita, São João, Vasco da Gama, Atlantis I e II e das Oliveiras I, II e III.

O temporal da madrugada também provocou queda de energia em diversas unidades de produção e de distribuição de água de Cascavel, no Oeste. Por esta razão, poderá faltar água em todas as regiões da cidade. Não há previsão para o retorno da energia e nem para a normalização no abastecimento. No Sudoeste, pode haver desabastecimento e/ou oscilação de pressão na rede de água em Mariópolis, São Jorge D'Oeste, Honório Serpa, Pato Branco e Mangueirinha.

ENERGIA ELÉTRICA – Após quase um dia inteiro de trabalho, os cerca de 1.500 profissionais da Copel envolvidos nos reparos à rede conseguiram reduzir em 66% o número de consumidores desligados pelo temporal. Ao todo, cerca de 500 mil consumidores foram impactados, dos quais 167 mil permanecem sem energia em todo o Estado.

A maior parte se concentra no Norte do Paraná, onde os ventos e as descargas atmosféricas continuam a provocar desligamentos e 76 mil domicílios estão sem luz. As equipes trabalham para atender a 3.436 mil serviços emergenciais cadastrados em todo o Estado. Os municípios mais atingidos foram Apucarana, onde 33 mil consumidores continuam sem acesso à energia elétrica, Jandaia do Sul, com 21 mil desligamentos, e Cascavel, com 20 mil. A maior cidade do Oeste chegou a ter 55 mil consumidores afetados devido ao tornado, mas a maior parte já foi resolvida.

Em ocorrências climáticas como esta, a Copel alerta sobre a importância do cuidado com a segurança. A população deve manter distância de locais onde haja fios rompidos ou postes quebrados, e acionar a concessionária através do número 0800 51 00 116.

A comunicação sobre falta de luz pode ser feita pelo telefone, mas também via aplicativo para celulares, pelo site da Copel e pelo WhatsApp, no número (41) 3013-8973. Caso não haja internet, é possível enviar o aviso à Copel por meio de mensagem de texto (SMS) para o número 28593, escrevendo as letras “SL”, de “sem luz”, junto com o número da unidade consumidora, que pode ser encontrada no cabeçalho da conta de luz da empresa.


Fonte e fotos: AEN



Vem aí 3ª edição da Cavalgada da Mulher de Turvo


É com imenso prazer que a Comitiva Bruta Memo da cidade de Turvo - PR, convida todas as Comitivas Femininas e Amazonas da região para a 3° edição da Cavalgada Da Mulher de Turvo, que será realizada no dia 15 de novembro de 2023, tendo concentração, café e saída no CTG Rincão Do Pinhal às  09h00, com trajeto aproximado de 8 km.

Tendo como ponto de chegada na Estância Carneiro, na comunidade Pachecos.

As inscrições das participantes e compras de vale almoço devem ser feitas até o dia 05 de Novembro, pelos contatos disponibilizados pela comissão organizadora ou presencialmente na loja Rafa's Country.

(42)9 9841-9355 Sayonara (42)9 9124-1449 Rafaella.

VÍDEO:


Desde já contamos com sua presença.

ACET reúne diretoria para discutir ações em prol do comércio neste final de ano

A diretoria executiva da ACET realizou reunião ordinária para tratar das ações para os empreendedores de Turvo neste final de ano
 
Na noite desta terça-feira (03/10) aconteceu a reunião ordinária da Diretoria Executiva da ACET, na sede da instituição.

A diretora do ACET Mulher, Aline Schinemann, que representou a ACET no 3º Encontro Empresarial de Desenvolvimento Regional, realizado pela Cacicopar na cidade de Laranjeiras do Sul no último sábado dia 30 de Setembro, comentou como foi produtivo o evento e reforçou sobre a importância da ACET ser mais atuante junto às demais instituições do associativismo. O evento foi de muito aprendizado e inspirador de ações para serem realizadas aqui em Turvo.

Na sequência, a diretoria avaliou o 1º Café Empreendedor – reuniões que serão promovidas com grupos setoriais, com associados da ACET. Nesta oportunidade, foram convidados os contadores associados, considerando que os escritórios tem o mesmo público alvo que a ACET, o que possibilita a realização de ações em parceria.

A seguir, a diretoria fez uma avaliação do evento Garota Turvo, em que os problemas das edições anteriores, apontados pelas organizadoras, foram sanados satisfatoriamente e, no geral, esta edição foi considerada um sucesso, diante da proposta apresentada.

A seguir, a diretoria discutiu sobre a participação da ACET nas Olimpíadas Rurais, posição financeira e a conclusão do piso superior da sede da ACET – em que esta etapa está sendo finalizada.

Finalmente, a diretoria discutiu possibilidade de organização da campanha de final de ano da ACET, para fortalecer o comércio local.

As reuniões ordinárias da diretoria executiva da ACET acontecem mensalmente em toda primeira terça-feira de cada mês. Demandas dos associados podem ser encaminhadas à secretaria da entidade para discussão pela diretoria.



Em Brasília, Cristina Silvestri se manifesta contra os prejuízos que a minirreforma eleitoral pode causar às candidaturas femininas


A deputada estadual Cristina Silvestri (PSDB) esteve em Brasília, nesta terça-feira (3). Em nome de toda a Bancada Feminina da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), ela e a deputada Mabel Canto (PSDB) entregaram, ao Senado Federal, um ofício com apontamentos sobre os prejuízos que a minirreforma eleitoral pode causar às candidaturas femininas.

A entrega foi feita à procuradora especial da mulher, senadora Zenaide Maia (PSD-RN), à líder da Bancada Feminina, senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB), e à suplente da mesa diretora, senadora Mara Gabrilli (PSD-SP). O ofício, assinado por todas as deputadas estaduais do Paraná, também foi entregue à ministra da Mulher, Cida Gonçalves.

O documento foi elaborado a partir de uma reunião estratégica realizada na última semana. “Fizemos um debate muito produtivo sobre a minirreforma. Ouvimos especialistas sobre pontos positivos e negativos. Nossa preocupação é em relação ao risco que algumas mudanças trazem em relação a cotas, fundo eleitoral e outros direitos que adquirimos ao longo do tempo”, diz a deputada Cristina, que é terceira vice-presidente da Alep. A intenção é alertar e sensibilizar os senadores para que a proposta seja reformulada.

O encontro que originou o ofício foi promovido pela Procuradoria Especial da Mulher da Alep em parceria com o Fórum Estadual de Mulheres de Instâncias de Partidos Políticos e contou com a participação de vereadoras, prefeitas e representantes de entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) e Ministério Público. Esse movimento paranaense é pioneiro no Brasil.

A minirreforma foi aprovada pela Câmara Federal e agora tramita no Senado. Para ter validade nas eleições municipais de 2024, a proposta precisa ser sancionada pelo presidente da República até sexta-feira (6).

MUDANÇAS

A minirreforma eleitoral está prevista no projeto de lei federal 4438/2023, que pretende alterar trechos das leis nº 4.737/1965 (Código Eleitoral), nº 9.096/1995 (Lei dos Partidos Políticos) e nº 9.504/1997 (Lei das Eleições).

A principal preocupação apresentada no ofício assinado pela Bancada Feminina da Alep é em relação ao fundo partidário das mulheres, que, com a alteração pretendida pela minirreforma, poderá ser remanejado para as candidaturas masculinas.

Outro ponto negativo do modelo pretendido, do ponto de vista das deputadas estaduais, é a possível mudança no cálculo da cota mínima de 30% de candidaturas femininas. A proposta é que ele leve em consideração toda a federação e não a sigla partidária. Ou seja, com a nova regra, os partidos federados correriam o risco partido de não ter candidatas mulheres.

Nesta mesma direção está a proposta de alterar a regra de distribuição do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC). A divisão poderá ser flexibilizada sem a garantia de pagamento de despesas de campanhas de mulheres.

Assessoria


Idosos podem viajar de graça em ônibus intermunicipais do Paraná


Foi aprovada nesta terça-feira (03), pelo governador Ratinho Junior, a lei estadual que garante a reserva de passagens rodoviárias intermunicipais de graça para idosos.

A nova lei estadual prevê a oferta de dois assentos gratuitos em ônibus do transporte intermunicipal que circulam dentro do Paraná, para pessoas com 65 anos ou mais e renda de até dois salários mínimos, com limite de uma compra por pessoa.

Caso a cota gratuita já tenha sido preenchida, os demais assentos deverão ser oferecidos com desconto de 50% em relação ao valor para esta faixa etária e de renda.

“O último Censo demonstrou um crescimento populacional grande no Paraná, que se tornou o quinto estado mais populoso. E com o aumento da expectativa de vida, vamos ter mais idosos que crianças até 2030, então o Estado precisa estar preparado para atender a população com políticas públicas adequadas, o que vai desde o cuidado com a saúde até o entretenimento”, afirmou o governador do Paraná.

O projeto proposto pelo Executivo foi aprovado pelos Deputados Estaduais em redação final na sessão plenária de 27 de setembro, na Assembleia Legislativa do Paraná. Segundo o texto, o benefício deve ser garantido em todos os horários e em todos os veículos (convencional, executivo e leito).

As passagens devem ser reservadas ou adquiridas nos pontos terminais com antecedência mínima de três horas antes da partida, com possibilidade da emissão via internet.

Homem é morto a tiros dentro de casa em Guarapuava


A equipe acionada via COPOM para prestar atendimento que teria ocorrido disparos de Arma de Fogo no bairro Morro Alto. 

No local indivíduo caído no interior da residência próximo cozinha, identificado posteriormente com masculino, 24 anos, compareceu no local médico SAMU, o qual constatou óbito proveniente de quatro disparos de Arma de Fogo na região do tórax. Diante dos fatos foi acionado órgãos competentes.

A equipe policial realizou diligências e conversou com vizinhos os quais não souberam informar quem poderia ser autor.

Segundo relatos de populares a vítima estaria sozinho na residência. 

Fonte: PM
Publicidade