[Fechar]

sexta-feira, 17 de setembro de 2021

Mais 360,8 mil doses de vacinas contra a Covid-19 chegam ao Paraná neste sábado


O Ministério da Saúde confirmou na tarde desta sexta-feira (17) o envio de mais 363.800 doses de CoronaVac ao Paraná. Os imunizantes estão previstos para chegarem em dois lotes, um às 12h55, no voo LA 3443, e outro às 13h55, no voo AD 4830, no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais. As doses são destinadas à primeira (D1) e à segunda (D2) doses.

As vacinas serão encaminhadas para o Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), onde passarão por conferência e armazenamento até que sejam descentralizadas para as Regionais de Saúde. O repasse dos imunizantes é referente à 51ª pauta de distribuição do Ministério da Saúde.

Segundo os dados do Vacinômetro nacional, 12.158.362 doses foram aplicadas no Estado. Destas 7.773.984 D1, 322.270 doses únicas (DU) e 4.062.976 segundas doses (D2). Entre D1 e DU, o Paraná já atingiu 92,1% da população adulta vacinada, estimada em 8.720.953 pessoas.


Participe da Audiência Pública da Revisão do Plano Diretor Municipal de Turvo que será neste sábado (18), ás 15h


A Revisão do Plano Diretor Municipal está chegando ao fim. E mais do que nunca precisamos da participação de toda a população turvense para definir A CIDADE QUE QUEREMOS para os próximos 10 anos.

Com isso, convoco toda a população para participar da 3ª Audiência Pública da Revisão do Plano Diretor Municipal, que acontecerá amanhã, 18 de Setembro às 15h, de forma remota e presencial, em 5 locais:

- Sede - Câmara Municipal de Vereadores;

- Distrito Faxinal da Boa Vista - Escola João Miguel Maia;

- Passa Quatro - Escola Municipal do Campo Infância Feliz;

- Saudade Santa Anita - Escola Municipal do Campo Santa Anita;

- Cachoeira dos Turcos - UBS da Comunidade.

Para construirmos a cidade que queremos, precisamos juntos conversar sobre os objetivos em comum da sociedade, e essa é a hora! Participe, dê voz a suas ideias e contribua com o desenvolvimento de Turvo.

A audiência será transmitida no canal da FUNDEPAR: https://www.youtube.com/channel/UChL4pAYsXm448GcDd0phQHA

O link para acompanhar a transmissão está disponível no site da @prefeituradeturvo.pr e também será compartilhado nas redes sociais.

Sicredi e Smurfs se unem para promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Instituição financeira cooperativa reforça, juntamente com os Smurfs, embaixadores da Agenda 2030 e dos ODS, a importância de pequenas ações que podem gerar grande impacto positivo para uma sociedade mais justa e próspera

VÍDEO:
Pequenas criaturas azuis que moram em casinhas com formato de cogumelo e protagonizam histórias que enfatizam a importância da colaboração e da ajuda mútua. Assim são os Smurfs, personagens criados em 1958 pelo cartunista belga Peyo, e atualmente, embaixadores da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que se juntam ao Sicredi, primeira instituição financeira cooperativa do país e integrante do Pacto Global, para reforçar ainda mais a promoção das metas propostas pela Organização das Nações Unidas (ONU) para um mundo melhor.

Firmado com a empresa belga IMPS, detentora dos direitos dos Smurfs, por intermédio da agência brasileira Vertical Licensing, o projeto está sendo lançado durante a Semana dos Objetivos Globais (Global Goals Week), realizada entre 17 e 26 de setembro, para promover reflexões, divulgar ações e boas práticas das cooperativas Sicredi que visam ao cumprimento da Agenda 2030. Com a parceria, a instituição financeira cooperativa lança no dia 17 de setembro o site Sicredi e Smurfs, desenvolvido especialmente para o projeto, com conteúdos sobre os ODS. Também serão divulgados vídeos protagonizados pelos Smurfs, e com imagens reais de iniciativas do Sicredi que estão contribuindo com os ODS. Os vídeos serão disponibilizados tanto no site oficial do projeto quanto nas redes sociais das 31 cooperativas de crédito do Sicredi que atuam nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, como a Sicredi Planalto das Águas PR/SP e nos canais oficiais do Sistema Sicredi.

“Estamos muito satisfeitos que uma instituição como o Sicredi esteja realizando grandes iniciativas para um mundo melhor e mais sustentável. Portanto, é uma honra que o Sicredi possa se juntar a nós [família Smurf] para o desenvolvimento sustentável, um dos valores fundamentais dos Smurfs. Eles contam com vocês para mudar o mundo e cada gesto conta”, comenta o chefe de Marketing na Communications & Family Entertainment, da IMPS, Philippe Glorieux.

Para o diretor executivo do Pacto Global no Brasil, Carlo Pereira, entidades e empresas têm papel fundamental na mobilização em prol de temas ambientais, sociais e de governança. “O Sicredi já tem no seu DNA essas questões e conceitos que a gente trabalha no Pacto Global. E essa parceria sem dúvida é muito vitoriosa. Os Smurfs fazem parte, há muito tempo, do nosso simbólico e continuam mais presentes e contemporâneos do que nunca. Os Smurfs são uma sociedade vivendo em harmonia entre si e com a natureza. E o Sicredi tem esse potencial enorme, por meio das cooperativas, de divulgar e levar as informações sobre os ODS e da Agenda 2030 para todos os cantos do país”, afirma.

Além das mensagens dos Smurfs, as animações ainda trazem imagens de ações realizadas pelas cooperativas nas comunidades e que estão diretamente ligadas aos Objetivos. "Reforçamos que o Sicredi tem como princípio os ideais dos fundadores com conceitos sólidos como solidariedade e colaboração e que esses diferenciais são uma alternativa ao sistema financeiro tradicional para o associado da mesma forma que impactam positivamente as comunidades onde estamos inseridos", explica o presidente da Sicredi Planalto das Águas PR/SP, Fabio Peterlini.

Cooperação para um mundo melhor

O presidente da Sicredi Planalto das Águas PR/SP reforça que a instituição integra o Pacto Global desde fevereiro de 2020 e que, ao longo dos anos, muitas iniciativas vêm sendo desenvolvidas pela cooperativa visando à construção de uma sociedade mais próspera. De acordo com Peterlini, o Sicredi tem democratizado o acesso aos serviços financeiros, especialmente em pequenos municípios, sendo a única opção em mais de 200 localidades do país. Esse impacto positivo, diretamente ligado à promoção do oitavo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (que trata do trabalho decente e crescimento econômico), também foi demonstrado em pesquisa divulgada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Segundo o levantamento, o cooperativismo de crédito incrementa o Produto Interno Bruto (PIB) per capita dos municípios onde atua em 5,6%, ao criar 6,2% mais vagas de trabalho formal.

Já a principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi, o Programa A União Faz a Vida (PUFV), propõe, há mais de duas décadas, a utilização de pedagogias ativas e uma metodologia de projetos para a educação integral de crianças e adolescentes. Conectada ao ODS 4, que aborda a educação de qualidade, o projeto nacionalmente já impactou mais de 150 mil crianças e adolescentes. Alinhadas ao oitavo ODS, estão as ações de educação financeira oferecidas pela cooperativa por meio de oficinas voltadas a crianças, jovens e adultos da comunidade.

A igualdade de gênero, proposta no ODS 5, também tem mobilizado a atuação da Sicredi Planalto das Águas PR/SP. O apoio e a capacitação às lideranças femininas facilitaram a formação do Comitê Mulher. O resultado desse trabalho está refletido no aumento de mulheres eleitas como coordenadoras de núcleo e conselheiras nas cooperativas.

Além disso, na questão ambiental, o Sicredi já compensou mais de 27 mil toneladas de gases de efeito estufa (GEE) lançados entre 2015 e 2019 pelas operações das agências nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. A iniciativa é realizada a partir de inventário realizado com a metodologia internacional GHG Protocol.

As ações de responsabilidade social do Sicredi, como o Dia C, por exemplo, tem beneficiado a população mais vulnerável, especialmente a impactada diretamente pela pandemia", afirma o diretor executivo da Sicredi Planalto das Águas PR/SP, Valmir Dzivielevski.


Smurfs e ODS

Visto por crianças de várias gerações, o desenho dos Smurfs se transformou em um símbolo para a divulgação dos ODS em todo o mundo. A vice-diretora da UNRIC (Centro de Informações Regionais das Nações Unidas para a Europa Ocidental), Caroline Petit, explica que os Smurfs são membros ativos do SDG Media Compact, iniciativa desenvolvida para ampliar a conscientização sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. “Eles trazem consciência sobre os ODS para muitas crianças e famílias e, ao fazê-lo, ajudam a mudar comportamentos. Os 17 objetivos globais são das pessoas e cada um de nós pode fazer a diferença para uma sociedade melhor e um mundo mais sustentável”, afirma.

Para o diretor executivo do Pacto Global no Brasil, Carlo Pereira, entidades e empresas têm papel fundamental na mobilização em prol de temas ambientais, sociais e de governança. “O Sicredi já tem no seu DNA essas questões e conceitos que trabalhamos no Pacto Global. E essa parceria, sem dúvida, é muito vitoriosa. Os Smurfs fazem parte, há muito tempo, do nosso simbólico e continuam mais presentes e contemporâneos do que nunca. Os Smurfs são uma sociedade vivendo em harmonia entre si e com a natureza. E o Sicredi tem esse potencial enorme, por meio das cooperativas, de divulgar e levar as informações sobre os ODS e da Agenda 2030 para todos os cantos do país”, afirma.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 24 estados* e no Distrito Federal, com mais de 2.000 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).

*Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Rompimento de rede por terceiros afeta abastecimento água em bairros de Turvo



A Sanepar informa que, nesta sexta-feira (17), está trabalhando em reparos emergenciais na rede de abastecimento de água de Turvo, devido a um rompimento acidental causado por obras de terceiros. Podem ficar desabastecidos o Jardim Vitória I e II e o Loteamento Bela Casa. Os serviços devem ser concluídos até o fim da tarde, com normalização gradativa a partir das 17 horas. A Sanepar orienta para o uso racional da água, dando prioridade para alimentação e higiene pessoal.

Clientes que possuem caixa-d’água domiciliar podem não ser afetados pelo desabastecimento. De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), cada imóvel deve ter caixa-d’água com capacidade para atender as necessidades dos moradores por pelo menos 24 horas. A Sanepar sugere que cada imóvel tenha uma caixa-d’água de pelo menos 500 litros.

O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, que funciona 24 horas. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.


Para esta e outras informações utilize o aplicativo para celular Sanepar Mobile ou acesse sempre o site da Sanepar: www.sanepar.com.br



Assembleia elege nova composição do Conselho Municipal de Saúde de Turvo


Na última quarta-feira (15), o Conselho Municipal de Saúde de Turvo realizou a assembleia para a eleição da composição do conselho no biênio 2021-2023.

O Conselho Municipal é um órgão deliberativo e permanente, formado por representantes de movimentos sociais, dos trabalhadores da saúde, do governo, de empresas prestadoras de serviço na área de saúde, e usuários do SUS.

Em sua função de elaborar e controlar a execução da política pública da saúde regional, o Conselho Municipal de Saúde possui as seguintes responsabilidades:

- Fiscalizar o dinheiro da saúde;

- Monitorar a execução das ações na área da saúde;

- Participar da formulação das metas para a área da saúde;

- Reunir-se para as discussões;

- Acompanhar as verbas que são encaminhadas pelo SUS e também os repasses de programas federais.

COMPOSIÇÃO PARA O BIÊNIO 2021-2023

REPRESENTANTES GOVERNAMENTAIS:

- Secretaria Municipal de Saúde

- Secretaria Municipal de Assistência Social

REPRESENTANTES DE PRESTADORES DE SERVIÇOS:

- Associação Cristã Beneficente de Turvo (Laboratório Acbt)

- Associação Nossa Senhora Aparecida de Turvo (Hospital Bom Pastor)

REPRESENTANTES DOS TRABALHADORES DA ÁREA DA SAÚDE:

Titulares:

- Psicólogo Lucas Abreu Cruz

- Enfermeira Yaçanã Machado dos Reis

- Agente Comunitário de Saúde Emerson José Rodrigues

- Fiscal Elza Trianoski Bonato

Suplentes:

- Enfermeira Lúcia Aparecida Pereira

- Psicóloga Sheilla Bonetti Dobgenski

- Agente Comunitário de Saúde Maria Elizabeth Neves Dos Santos

REPRESENTANTES DE USUÁRIOS DO SUS:

Titulares:

- COPET – Conselho de Pastores de Turvo (Igrejas Evangélicas)

- Sindicato dos Trabalhadores Rurais

- Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

- Associação São Francisco de Assis

- Associação de Moradores do Alto do Turvo

- Grupo da Terceira Idade de Turvo

- Igreja Matriz Nossa Senhora de Aparecida

- Associação dos Produtores Bovinos de Turvo

Suplente:

- Associação dos Servidores Públicos Municipais


Fonte: Prefeitura de Turvo

Troca de tiros acaba com duas pessoas mortas em Guarapuava


Por volta das 22h05min do dia 16 de setembro, no Residencial 2000, a equipe policial recebeu informações via Copom de que no local supracitado haviam efetuados vários disparos de arma de fogo. 

No local quando a equipe chegou havia grande aglomeração de familiares em dois pontos, tanto dentro da residência quanto na parte de trás, dentro da residência foi constatado um senhor, 78 anos, dentro do quarto, já sem sinais vitais, o qual estava de posse de um revólver. 

Foi constatado também que familiares estavam ajudando uma senhora de 65 anos a qual foi alvejada nos braços. A equipe policial de imediato pediu para que deslocasse uma ambulância até o local para proceder os devidos cuidados médicos. 

Na sequência, nos fundos da residência foi encontrado um homem, 31 anos alvejado por disparos de arma de fogo na região próxima ao pescoço, sem sinais vitais. 

A equipe então procedeu o isolamento no local, mas com grande dificuldade tendo em vista o grande número de familiares no local. Segundo a versão da vítima alvejada nos braços relatou que ela e seu marido estavam dentro da residência sendo que dois indivíduos adentraram na residência pela porta de trás já disparando, foi então que seu marido reagiu com um revólver que tinha, alvejando um dos autores. 

Já a versão dos familiares do homem de 31 anos, relataram que ele escutou o casal de idosos pedindo socorro e ao ir até a porta dos fundos da residência foi alvejado. Após a equipe realizar diligencias no local constatou que a possível motivação do ocorrido foi a busca dos dois indivíduos pelo dinheiro do senhor de 78 anos, que vendeu uma propriedade recentemente. 

A ambulância do Samu chegou no local, constatando o óbito dos dois homens e logo deu sequencia no encaminhamento da senhora para a UPA Trianon. Quando a viatura do Samu saiu do local a equipe recebeu informações de que outra mulher foi alvejada na região do abdomen e na nádega, sendo encaminhada por populares para atendimento médico. 

Após certo tempo chegaram no local os demais órgãos competentes para os procedimentos cabíveis.

Fonte: PM


Publicidade