[Fechar]

terça-feira, 22 de outubro de 2019

Paraná confirma 730 casos de dengue e os primeiros de Zika Vírus


O boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira (22) pela Secretaria da Saúde do Paraná registra os primeiros casos de Zika Vírus no Estado. São 3 casos, registrados em Foz do Iguaçu. Todos são autóctones, o que significa que a doença foi contraída na cidade de residência da pessoa. Os casos aconteceram no mês passado. A confirmação saiu agora, depois de análises laboratoriais. As pessoas foram medicadas e passam bem.

O boletim epidemiológico é sobre Dengue, Chikungunya e Zika. O Zika é um arbovírus transmitido pela picada do “Aedes Aegypti”, o mesmo mosquito que transmite a dengue e a chikungunya.

Na maioria dos casos a infecção por Zika Vírus acontece de forma branda, com sintoma febril que permanece entre três a sete dias. Mas, no caso de infecção em gestantes, a transmissão do vírus para o feto pode desenvolver complicações neurológicas e uma das principais é a microcefalia, com lesões cerebrais irreversíveis e deformação dos ossos da cabeça do bebê.

“O Governo do Estado vem capacitando profissionais para o manejo clínico da dengue, chikungunya e zika junto às 22 Regionais de Saúde e secretarias municipais de Saúde”, afirma o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto.

“Nosso objetivo é que o diagnóstico e o tratamento sejam seguros e eficientes. Mas é preciso a colaboração de todos os paranaenses na adoção de medidas preventivas de combate ao Aedes aegypti. Precisamos eliminar os criadouros que se formam nos recipientes que acumulam água parada nos quintais, empresas e terrenos vazios”, enfatiza o secretário.

DENGUE - O informe semanal da Secretaria da Saúde totaliza ainda 730 casos confirmados de dengue no Paraná, do final de julho até agora. O aumento em relação à semana anterior é de 7%, com 48 casos a mais.

As três arboviroses – dengue, chikungunya e zika – se manifestam com febre, dores do corpo e nas juntas e dor de cabeça. O que difere é a intensidade dos sintomas.

PREVENÇÃO - O período de maior transmissão no Paraná começa agora, a partir da primavera, e se intensifica no verão. Dias quentes e úmidos favorecem a proliferação. “Recomendamos à população uma vistoria nos quintais e a retirada de recipientes que possam acumular água parada, como os pratos de vasos de planta, garrafas, pneus, sucatas e lixo, entre outros”, explica a coordenadora da Vigilância Ambiental, Ivana Belmont.

“Esta medida preventiva vale para o ano inteiro. São muitas pessoas infectadas e isso não precisava estar acontecendo, pois o cuidado principal vem da conscientização. O cuidado com o nosso quintal e nossa casa é fundamental neste combate ao Aedes aegypti e deve ser feito diariamente”, complementa.

Fonte: AEN

Aposentados e pensionistas: cadastrem-se para isenção de IPTU



Fique atento ao período de cadastramento/recadastramento para a isenção do imposto para os aposentados, pensionistas e pessoas que possuam a guarda de deficientes físicos ou mentais (conforme Lei Complementar 01/2019).

Para usufruir desse benefício, os contribuintes já cadastrados precisam trazer a declaração do ano passado até a prefeitura. Já os contribuintes que pretendem se cadastrar precisam:

- Apresentar certidão do Registro de Imóveis para comprovar que possui somente um imóvel no município;

- Residir com sua família nesse imóvel;

- Que o benefício de aposentadoria seja sua única fonte de renda e não ultrapasse um (01) salário mínimo.

Prazo: de 4 de Novembro a 20 de Dezembro.

Local: Prefeitura Municipal de Turvo

Três postos de saúde do interior de Santa Maria do Oeste serão fechados


Conforme informações publicadas no Facebook da Prefeitura de Santa Maria do Oeste – PR, os postos de saúde das localidades do Ouro Verde, Rio do Tigre e São Manoel, ficarão fechados temporariamente a partir do dia 30 de outubro, para readequação orçamentária. Estará em funcionamento somente o posto de São José.

“A prefeitura garantirá todo suporte para atendimento nesta região, sendo que ficará um carro dando suporte para atendimentos de emergência as comunidades citadas".

Para ver a nota da prefeitura, clique AQUI.

1ª Audiência Pública do Plano Diretor Municipal de Turvo



Nessa segunda-feira (21) ocorreu a 1° Audiência Pública do Plano Diretor Municipal de Turvo. A audiência aconteceu no salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora Aparecida e reuniu várias pessoas.

Você sabe o que é o Plano Diretor?

É uma lei municipal que planeja e ordena todo o crescimento da cidade. Ele deve ser elaborado com a participação de toda a sociedade, e, deve representar os anseios dos cidadãos sobre o desenvolvimento municipal.

O Plano Diretor pode ser interpretado como um plano de governo, o qual deve ser documentado e deixado disponível para consulta pública, com o objetivo de seguir todos os passos que nele estarão contemplados.

Dentro deste planejamento, podem-se adotar prioridades para o desenvolvimento de Turvo, desde questões como habitação, saneamento, economia, patrimônios culturais, imóveis, equipamentos públicos e demais questões que possam ser vistas como prioridade para sociedade.

Consequentemente, o plano diretor traça uma diretriz para o desenvolvimento do município, além de ser um importante instrumento para o desenvolvimento econômico e ordenamento das atividades para serem executadas no território, gerando uma política de crescimento.

Nesse sentido, é importante a participação de todos para a construção deste planejamento, pois, é a partir da contribuição pública que serão levantadas as necessidades da população.

Ele é composto por três fases: a mobilização, análise temática integrada, diretrizes e proposições, plano de ação e, por último, o investimento e institucionalização do plano diretor.





Faleceu em Faxinal da Boa Vista, José Almeida Portela


Faleceu nesta terça-feira (22) o senhor José Almeida Portela, com 77 anos. O velório será no salão da Igreja São João Batista, no Faxinal da Boa Vista, em Turvo.

O sepultamento será nesta quarta-feira, ás 11h00.

Mulher é morta a tiros pelo ex-marido em Pinhão


Uma mulher foi morta pelo ex-marido no início da tarde desta terça-feira (22) no município de Pinhão. Ela foi alvejada por disparos de arma de fogo. 

Franciely Tavares era professora da rede municipal de ensino de Pinhão. 

A ocorrência foi atendida por uma equipe do Corpo de Bombeiros às 12h25, no km 431 da PR 170. 

PRESO

O autor do feminicídio se entregou à Polícia Militar cerca de uma hora após o crime. 

De acordo com a PM, o homem (48 anos) procurou o subdestacamento do Guará por volta das 13h45, e relatou ter efetuado dois disparos de arma de fogo contra sua ex-esposa (33 anos), que morreu no local. 

Além disso, o autor entregou uma pistola tipo garrucha calibre .28 com uma munição deflagrada e uma intacta.


Com informações do Jornal Correio do Cidadão

Azul inicia venda de passagens aéreas ligando Guarapuava e Campinas


A data em que Guarapuava irá voar pela Companhia Aérea Azul já está definida e a venda de passagens ligando Guarapuava a Campinas já está aberta. A partir desta segunda-feira (21), moradores de Guarapuava e Região podem comprar, no site da Azul, seus bilhetes de viagem para o Aeroporto Internacional de Viracopos. 

“É um momento histórico! Nós esperamos isso há muito tempo e trabalhamos intensamente para que esse dia chegasse. Guarapuava venceu, mostramos todo nosso potencial. Nosso aeroporto está moderno, preparado, amplo, seguro e, agora, todos podem checar no site da Azul os voos diretos, com valores acessíveis. Estamos conectando Guarapuava, definitivamente, a todo o Brasil e o mundo. Uma conquista de todos nós, guarapuavanos”, afirmou o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho.

De acordo com o assessor da presidência para relações institucionais da Azul, Ronaldo Veras, em caráter inicial, os voos do Aeroporto Tancredo Thomas de Farias, ocorrerão semanalmente, aos sábados, a partir de 07 de dezembro. “Teremos a menor tarifa de lançamento de voo que já vi, com o valor de, aproximadamente, R$ 140, para a ida de Viracopos a Guarapuava, com taxas incluídas. É uma conquista onde toda a região tem muito para comemorar”, declarou o assessor.

Nesta primeira etapa, a aeronave partirá do Aeroporto Internacional de Viracopos com destino a Guarapuava às 8h20 e chegará às 9h55. Logo em seguida, o voo com saída de Guarapuava para Campinas está previsto para 12h, com chegada às 13h35. 

Os voos serão com um ATR-72, avião de fabricação italiana, com capacidade para 70 passageiros. “É uma aeronave das mais sofisticadas e seguras que temos no segmento, oferecendo aos passageiros serviço de bordo e programas de fidelização”, finalizou Ronaldo.

“Estamos vivendo um momento muito especial, com sentimento de gratidão a todos que sonharam junto. É uma conquista inédita e um marco para Guarapuava. Temos todos os setores envolvidos, produtivo, governamentais, poder público, empresas privadas, associação comercial, instituições que norteiam nossa economia e que abraçaram a causa conosco. 

O aeroporto era uma alavanca para o desenvolvimento que estava travada e agora será realidade. Vamos consolidar a aviação em Guarapuava e atrair mais investimentos que é o nosso propósito”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Sandro Abdanur.

Caminhão bate contra barranco na PRC-466


Na noite desta segunda-feira (21), a Polícia Rodoviária de Pitanga atendeu um acidente na PRC466, no Km 139+200m, em Manoel Ribas. Conforme informações da PRE, o condutor do caminhão perdeu o controle da direção e se chocou contra um barranco. Ele não sofreu ferimentos.

Armas e munições são apreendidas em residência em Manoel Ribas


Por volta das 16h15min do dia 21 de outubro, a equipe de serviço do Destacamento Policial Militar de Manoel Ribas, recebeu denúncias, que o adolescente 17 anos, tentaria entrar com drogas na Delegacia de Manoel Ribas a mando de seu pai, o qual é detento da Delegacia de Manoel Ribas, diante dos fatos a equipe em patrulhamento pela Rua 7 de Setembro, localizou o denunciado, trabalhando e de imediato realizou abordagem no mesmo. 

Indagado sobre o fato, este relatou que pessoas as quais não quis informar, levaram drogas para ele tentar entrar na Delegacia a mando de seu pai, sendo que recusou, porém sabia que possivelmente estas drogas estariam dentro de um ventilador, e que este ventilador estaria na casa de seu pai ou na residência de sua irmã. 

Deslocado a residência esta informou que havia entregado minutos antes da equipe chegar o ventilador e uma televisão para a feminina fazer a entrega ao detento. Realizado buscas na residência, foram encontrados três espingardas de pressão, sendo que uma destas estava adaptada para utilizar munição de calibre .22, configurando crime de Posse Irregular de Arma de Fogo. 

Em continuação, as buscas, foi encontrado também 33 munições calibre .22 intactas, 01 munição calibre .32 intacta, um cano de espingarda com uma munição calibre .38 intacta na câmara, luneta com zoon 9x40, 7 munições deflagradas calibre .22 e uma munição deflagrada calibre .38 e outros objetos que se adaptam a armas de fogo, e um aparelho de celular escondido em cima do forro da casa. Indagada a mesma sobre estas armas, munições e objetos, esta relatou que tudo são de posse do seu convivente. 

Diante dos fatos, foram encaminhados os envolvidos, as armas, munições e objetos para Delegacia de Polícia Civil de Manoel Ribas para procedimentos. No ventilador entregue na delegacia nada de ilícito foi localizado.
Publicidade