[Fechar]

terça-feira, 12 de março de 2024

Paraná registra 17 mil novos casos e 12 óbitos de dengue em uma semana


O Paraná atingiu nesta terça-feira (12) o maior número de novos casos de dengue em uma semana deste período epidemiológico, iniciado em 30 de julho de 2023. São 17.044 casos a mais do que o registrado no boletim da semana passada, totalizando agora 90.972 casos confirmados da doença. O informe semanal publicado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) traz também 12 novos óbitos, ocorridos entre os dias 7 de janeiro e 27 de fevereiro.

Este é o 27º Informe Epidemiológico publicado pela Vigilância Ambiental da Sesa. O boletim registrou, também, 222.590 notificações, 55.247 casos em investigação e 70.251 descartados. Dos 399 municípios paranaenses, 333 apresentaram casos autóctones, quando a doença é contraída localmente, e 397 tiveram notificações.

As Regionais de Saúde com mais casos confirmados são a de Apucarana (17.780 casos), Cascavel (11.079), Francisco Beltrão (8.782), Londrina (7.951) e Maringá (7.739). Já os municípios que apresentam mais casos confirmados são Apucarana (11.793), Londrina (6.289), Cascavel (4.448), Maringá (4.184), Paranavaí (3.331), , Ivaiporã (2.342), Quedas do Iguaçu (2.256), Dois Vizinhos (2.249), Jandaia do Sul (1.727) e Antonina (1.725).

As 12 mortes que constam neste informe são de pessoas entre dois e 92 anos, cinco delas sem comorbidades. Três óbitos ocorreram na Regional de Cascavel, nos municípios de Boa Vista da Aparecida, Lindoeste e Nova Aurora; dois óbitos foram na Regional de Paranavaí, ambos no município de Planaltina do Paraná; dois óbitos aconteceram na Regional de Londrina, em Rolândia e Londrina; e dois óbitos foram na Regional de Toledo, nos municípios de Terra Roxa e Toledo. Maringá, Siqueira Campos e Santa Terezinha de Itaipu registraram um óbito cada.

CHIKUNGUNYA – O novo boletim confirmou, ainda, nove novos casos de chikungunya, somando 88 confirmações da doença. Do total de casos, 55 são autóctones. Há, ainda, 294 casos em investigação e 794 notificações. Desde o início deste período não houve confirmação de casos de zika vírus. Foram registradas 79 notificações.

SINTOMAS – A Sesa alerta para os sintomas da dengue: febre, cefaleia, fraqueza muscular (adinamia), mialgias (dor muscular), dor nas articulação (artralgia) e a dor retro-orbitária.

A doença é dividida em três fases clínicas (febril, crítica e de recuperação): a fase febril ocorre nos primeiros três dias do início dos sintomas; a fase crítica ocorre após o terceiro dia, sendo a da diminuição da febre, podendo surgir os sinais de alarme (dor abdominal intensa, vômitos persistentes, sangramento de mucosa); e a fase de recuperação ocorre aproximadamente no sexto dia evoluindo com progressiva melhora clínica.

A coordenadora da Vigilância Ambiental da Sesa, Ivana Belmonte, lembra que um diagnóstico e tratamento oportunos podem favorecer uma recuperação rápida. “Em caso de suspeita de dengue, a indicação é procurar a unidade de saúde mais próxima. O tratamento é iniciado já na suspeita do caso, não sendo necessário aguardar o resultado laboratorial (biologia molecular ou sorologia) para iniciar o protocolo de Manejo Clínico da Dengue. A hidratação é uma das medidas mais eficazes para que pacientes suspeitos de dengue tenham uma recuperação rápida”, reforça.

PREVENÇÃO – Prevenir é a melhor forma de evitar a dengue, além da zika e chikungunya, que também são transmitidas pelo mesmo mosquito. A maior parte dos focos do mosquito está nos domicílios, por isso algumas ações da população são tão importantes no enfrentamento à doença:

- Não deixar água parada, eliminando os locais onde o mosquito nasce e se desenvolve, evitando desta forma a procriação.

- Não acumular água em pratos de vasos de plantas. Colocar areia fina até a borda do pratinho.

- Não juntar vasilhas e utensílios que possam acumular água (tampinha de garrafa, casca de ovo, latinha, embalagem plástica e de vidro, copo descartável) e guardar garrafas vazias de cabeça para baixo.

- Entregar pneus velhos ao serviço de limpeza urbana. Caso precise mantê-los, guarde em local coberto.

- Deixar a tampa do vaso sanitário sempre fechada.

- Limpar frequentemente as calhas e a laje das casas.

- Manter a água da piscina sempre tratada com cloro e limpar uma vez por semana.

- Preservar o quintal limpo, recolhendo o lixo e detritos em volta das casas.

- Não jogar lixo em terrenos baldios, construções e praças.

- Permitir sempre o acesso do agente de combate a endemias em sua residência ou estabelecimento comercial.

Confira o boletim AQUI. Mais informações sobre a dengue estão no site oficial.

Por motivos de reforma, Marcelão Móveis e Eletros está em novo endereço


A direção do Marcelão Móveis e Eletros de Turvo, comunica seus amigos e clientes que está atendendo em novo endereço, por motivos de reformas na loja.

A nova loja fica na Avenida 12 de Maio, em frente o antigo endereço, ao lado da Igreja Matriz.

Possíveis pré-candidatos a prefeito de Turvo


Nomes começam a aparecer no cenário político das eleições deste ano em Turvo. O Blog do Elói conversou com os possíveis pré-candidatos, os quais confirmaram que pretendem disputar as eleições para prefeito de Turvo.

O ex-prefeito Marcos Seguro surge como sucessor do Prefeito Jerônimo.

Sônia Bruger, esposa do ex-prefeito Nacir, confirmou que pretende disputar as eleições.

O ex-vereador Professor Roberto, que já foi candidato a prefeito, também confirmou que será pré-candidato.

O empresário e ex-vereador Marcelão afirmou que será pré-candidato.

O empresário Luiz Viana, que disputou a última eleição contra o prefeito Jerônimo, também será outro pré-candidato.

O que está chamando atenção são os possíveis pré-candidatos a vice. Mas isso será assunto para a próxima matéria.


Acompanhe o Blog do Elói também no Instagram: https://www.instagram.com/heloiturvo/



Em Turvo, Café das Empreendedoras promove manhã repleta de conhecimento e troca de experiências


A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação realizou, na última sexta-feira (8), mais uma edição do Café das Empreendedoras, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O evento contou com a presença de 50 mulheres que empreendem ou que buscam empreender no Município.

As empreendedoras presentes participaram de um momento de networking, na qual puderam realizar uma troca única de experiências e conhecimento. Além disso, estiveram, também, participando de palestras com a empresária e consultora do SEBRAE Marília Lodi Cucolotto e com a supervisora Financeira do Grupo Santa Maria, Merylisa Furlan.

O evento proporcionou momentos de aprendizado e inspiração entre as participantes. A promoção de eventos como este reforça o compromisso da administração municipal todas as mulheres. Atualmente, a Prefeitura Municipal de Turvo tem sido referência em todo o estado por suas ações e programas em prol das mulheres.

O Município conta com Políticas Públicas para as Mulheres, além de projetos como o Catedra que visa o empoderamento e empreendedorismo feminino. Visando ainda incentivar o empreendedorismo femino há linhas de créditos especiais as mulheres.

Na área da saúde, a Secretaria Municipal de Saúde oferece acompanhamento especial para as gestantes, com consultas médicas, grupos de apoio que contam desde rodas de conversa até sessões de fotos que eternizam este momento único. Além disso, também é fornecido às mães kit maternidade, com os itens essenciais para o cuidado com o bebê. Essas ações são realizadas pela Prefeitura Municipal de Turvo que está presente em todas as áreas, buscando promover maior qualidade de vida para as mulheres.


Fonte: Prefeitura de Turvo


PCPR e PMPR prendem oito pessoas ligadas a organizações criminosas em Guarapuava



A Polícia Civil e a Polícia Militar prenderam oito suspeitos de tráfico de drogas, homicídio e furtos em Guarapuava, na região Central do Estado, durante uma operação deflagrada na manhã desta terça-feira (12).

Os policiais também cumpriram 15 mandados de busca e apreensão contra os indivíduos. Sessenta e dois policias atuaram na ação, que ainda contou com apoio do Grupamento de Operações Aéreas da PCPR (GOA) e cães policiais.

Dentre os materiais apreendidos estão celulares, dinheiro, balança de precisão e drogas. As investigações apuraram que os indivíduos cometeram diversos crimes na região e que estão ligados a organizações criminosas.


Boaventurense morre após sofrer acidente de moto em Sarandi

Elizângela do Nascimento Estacho, de 29 anos, morreu na tarde desta segunda-feira (11/03).

Segundo informações repassadas ao Blog do Elói, Elizângela e seu namorado sofreram um acidente de moto na última quarta-feira (06/03) em Sarandi. Ambos tiveram ferimentos e foram encaminhados ao hospital. O namorado teve ferimentos e recebeu alta, enquanto Elizângela sofreu ferimentos graves e, infelizmente, veio a falecer nesta segunda-feira. 

A jovem era natural de Boa Ventura de São Roque, mas atualmente morava em Sarandi.

Segundo a Funerária São Roque, até às 09h00 desta terça-feira, o corpo ainda se encontrava no IML de Maringá. 

O velório será na Capela Mortuária de Boa Ventura de São Roque.

O sepultamento será nesta quarta-feira, em horário a ser designado. 



Acompanhe o Blog do Elói também no Instagram: 

Na região de Guarapuava, Patrulha Maria da Penha aperta o cerco contra agressores de mulheres


Equipe da Patrulha Maria da Penha do 16⁰ Batalhão de Polícia Militar, segue realizando a Operação Átria, que acontece no âmbito nacional, na proteção e combate à violência doméstica e familiar.

Com duração de 28 dias, a Patrulha Maria da Penha passará pelos 14 municípios de jurisdição do 16⁰ BPM, dos quais, 4 municípios já foram concluídos, Guarapuava, Pinhão, Foz do Jordão e Santa Maria do Oeste e Pitanga.

Em cada município a equipe faz a fiscalização de medidas protetivas de urgência, através de visita para as vítimas de violência doméstica, realiza orientações como por exemplo sobre a utilização do botão do pânico, faz diligências após levantamento de informações referente a mandados de prisão em aberto para agressores e realiza palestras sobre o trabalho efetivo da Patrulha, repassando informações importantes sobre a Lei Maria da Penha, sobre a concessão das medidas protetivas de urgência, o botão do pânico e ainda sobre a rede de enfrentamento à violência contra a mulher.

O objetivo é destacar a atuação da equipe especializada, bem como promover apoio e integração como rede de apoio, com demais órgãos.

Até agora, a equipe já teve contato direto com mais de 700 pessoas, para as quais foram repassado informações necessárias e importantíssimas, além de realizar orientações referente a concessão de MPU, Botão do pânico entre outros.



Polícia Militar do Paraná: Nós fazemos a diferença!

Comunicação Social 16⁰ BPM - Batalhão 3⁰ Sgt PM Ricieri Chagas.
Publicidade