[Fechar]

sexta-feira, 18 de novembro de 2022

Mais de 497 mil vacinas contra a Covid-19 chegam ao Estado no início da semana


A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) deve receber nesta segunda-feira (21) e terça-feira (22) mais 497.828 vacinas para a prevenção da Covid-19. Os imunizantes são destinados a crianças, adolescentes e adultos e estão previstos para chegar em cargas separadas, com voos e horários diferenciados, e serão encaminhados para o Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar).

Os lotes contemplam 400 mil doses AstraZeneca para população adulta (acima de 18 anos), 49.998 doses da Pfizer/BioNTech para a faixa etária acima de 12 anos e 47.830 doses de CoronaVac para crianças de 3 a 4 anos.

Na segunda-feira (21), estão previstos os desembarques, no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, das vacinas AstraZeneca, às 8h30, no voo 3272, e dos imunizantes da Pfizer, às 7h, no voo LA-3270. Na terça-feira (22), devem chegar as doses pediátricas CoronaVac, às 8h30, no voo LA-3272, finalizando a remessa.

"Faremos a distribuição o quanto antes para que os municípios continuem seguindo as ações de vacinação e, desta forma, consigamos atingir o maior número de pessoas”, reforçou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Bela está desaparecida em Turvo



A Cachorrinha Bela desapareceu na manhã desta sexta-feira (18), próximo ao Mercado Distac.

Qualquer informação, favor entrar em contato pelo fone (42) 9 9118-4134.

Prefeitos formalizam adesão ao Controla Paraná durante o Governo 5.0 em Foz do Iguaçu


O atendimento a municípios pelo Governo do Paraná vai além de agenda de obras e liberação de recursos. A Controladoria-Geral do Estado (CGE) está formando um grupo com prefeituras para aprimorar o combate à corrupção, por meio do controle das contas públicas, e estava com inscrições abertas durante o Governo 5.0 — Desenvolve Paraná — Sustentabilidade a Serviço da População, quinta e sexta-feira (17 e 18), em Foz do Iguaçu, no Oeste.

Nos dois dias do evento, cerca de 40 prefeitos assinaram o acordo de adesão. Agora 141 municípios manifestaram intenção de participar do projeto e estão encaminhando documentação à CGE. O projeto começou a ser divulgado neste ano, e muitas prefeituras já haviam iniciado a adesão, que começa com a manifestação de interesse.

No Governo 5.0, os prefeitos puderam obter informações sobre como o Controla Paraná pode ajudar as prefeituras com seus mecanismos de controle e transparência, além de outras informações sobre as áreas envolvidas no combate à corrupção. O projeto da CGE conta com apoio da Rede de Controle da Gestão Pública, que reúne Ministério Público do Paraná (MP), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e outras entidades federais e estaduais.

“Nosso objetivo é colocar à disposição das prefeituras o conhecimento e a experiência incorporados pela CGE e que estão em consonância com modelos internacionais e atuais. O Controla Paraná permitirá a troca de experiência e difusão de boas práticas na proteção do patrimônio e de recursos públicos”, explicou Raul Siqueira, controlador-geral do Estado. Ele está pessoalmente no encontro para conversar com os prefeitos.

Pelo Controla Paraná, as prefeituras também têm acesso a capacitações de seus quadros. “Por meio desse conselho, pretende-se capacitar os agentes responsáveis pelas áreas de controle nos municípios e dar segurança jurídica para os prefeitos”, acrescentou Siqueira.

A prefeita de Ponta Grossa (Campos Gerais), Elizabeth Schimidt, ressaltou essa segurança para a gestão municipal, quando assinou a adesão. “O projeto vai contribuir para o fortalecimento da controladoria municipal, no que se refere a suas ações e procedimentos e para que nossa população esteja presente no controle social. Para mim, sempre enxergo controle mais como proteção ao servidor. Estou feliz com a oportunidade de aderir ao Controla Paraná”, disse.

O controle dos recursos públicos está previsto na Constituição Brasileira e se aplica a todos os Poderes, nos níveis federal, estadual e municipal. Por meio dessa rede, as prefeituras do Paraná têm na CGE um parceiro no controle e monitoramento de seus recursos.

Fonte: AEN

Foto oficial da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo FIFA Qatar 2022

Foto com os 26 convocados e a comissão técnica para a Copa do Mundo FIFA Qatar 2022

A comissão técnica e os 26 jogadores da Seleção Brasileira tiraram a foto oficial para a Copa do Mundo FIFA Qatar 2022. Em busca do tão sonhado hexacampeonato, a delegação brasileira viaja para o Catar neste sábado (19) e estreia no Mundial dia 24, contra a Sérvia.

Em pé: Alex Sandro, Bruno Guimarães, Casemiro, Fabinho, Bremer, Weverton, Ederson, Alisson, Eder Militão, Rodrygo, Pedro, Daniel Alves e Gabriel Martinelli.

Comissão técnica: Luis Vagner, Ricard Sasaki, Guilherme Passos, Ricardo Rosa, Fabio Mahseredjian, Rodrigo Lasmar, Juninho Paulista, Ednaldo Rodrigues, Tite, Cléber Xavier, César Sampaio, Matheus Bachi, Taffarel, Thomaz Araújo e Bruno Baquete

Sentados: Everton Ribeiro, Danilo, Gabriel Jesus, Lucas Paquetá, Thiago Silva, Neymar, Marquinhos, Antony, Richarlison, Raphinha, Fred, Alex Telles e Vinicius Júnior.

Fonte: CBF

Faleceu Aristides Ferreira de Ramos


Faleceu na manhã desta sexta-feira (18) Aristides Ferreira de Ramos, aos 79 anos.

Seu corpo será velado em sua residência, na Localidade da Saudade Santa Anita.

O sepultamento será neste sábado, ás 09h00.


Informou Funerária Serluto de Turvo.


Faleceu Jeremias Domingos dos Santos


Faleceu na noite desta quinta-feira (17) no Hospital São Vicente de Guarapuava, Jeremias Domingos dos Santos, aos 80 anos.

Seu corpo está sendo velado na igreja da Localidade de Santinho I.

O sepultamento será ás 18h00 desta sexta-feira.

Jeremias é irmão da (Gusta do Vade).


Informou Funerária Nossa Senhora Aparecida de Turvo.


Informe da dengue da Secretaria da Saúde confirma mais um óbito pela doença


Dados do boletim epidemiológico da dengue nº 14, divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) nesta quinta-feira (17), por meio da Coordenadoria Estadual de Vigilância Ambiental, confirmam mais 68 novos casos e uma morte por dengue no Paraná.

De acordo com o Informe de Arboviroses, que corresponde ao período sazonal da doença iniciado em 31 de julho de 2022, o Estado soma três óbitos, com 1.462 casos confirmados e 18.263 notificações. Mais de 11 mil casos já foram descartados.

A nova morte é de um homem de 80 anos, residente de Rolândia. Ele tinha comorbidades. As duas mortes registradas anteriormente ocorreram em Foz do Iguaçu e Maripá.

O mosquito Aedes aegypti também é responsável, além da dengue, pelo zika e chikungunya. Durante este período não houve registro de casos de zika e dois casos de febre chikungunya foram confirmados, ambos importados.

Confira o boletim completo AQUI.
Publicidade