[Fechar]

quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Bombeiros fazem buscas por jovem de Turvo que se afogou no Rio Marrecas



Um jovem turvense está desaparecido nas águas do Rio Marrecas na localidade de Rio Belo, divisa entre Turvo e Prudentópolis. 

Segundo informações, Jefferson Quadros, de 18 anos estava nadando com mais pessoas na tarde desta quarta-feira (30), quando veio a se afogar no rio. 

O Corpo de Bombeiros de Guarapuava e a Polícia Militar se deslocaram até ao local para realizar as buscas, mas segundo informações repassadas ao Blog do Elói, as buscas foram encerradas quando já era noite e o jovem não foi localizado. 

Jefferson é morador da localidade de Faxinal da Boa Vista, interior de Turvo. 

As buscas devem ser reiniciadas na manhã desta quinta-feira. 


Pesca de espécies nativas fica proibida a partir desta sexta


O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) anuncia o período de restrição à pesca de espécies nativas no Paraná a partir desta sexta-feira (01) e segue até março de 2020. Todas as espécies nativas do Estado são protegidas, como bagre, dourado, jaú, pintado e lambari. É durante esse período, conhecido como piracema, que a maioria delas se reproduz.

Considerando o comportamento migratório e de reprodução, a pesca é proibida na bacia hidrográfica do Rio Paraná – que compreende o rio principal, seus formadores, afluentes, lagos, lagoas marginais, reservatórios e demais coleções de água inseridas na bacia de contribuição do rio.

MULTAS – Quem for flagrado pescando em desacordo com as restrições determinadas pela portaria será enquadrada na lei de crimes ambientais. A multa é de aproximadamente R$ 700,00 por pescador e mais de R$ 20,00 por quilo de peixe pescado. Além disso, os materiais de pesca como varas, redes e embarcações, poderão ser apreendidos pelos fiscais. Além da pesca, o transporte e a comercialização também serão fiscalizados.

INSTRUÇÃO - A restrição é instruída pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Ibama) pela instrução normativa nº 25/2009, e reforçada pela portaria do IAP (nº 262/2018). A restrição anual acontece há mais de 15 anos.

Não entram na restrição as espécies consideradas exóticas, que foram introduzidas no meio ambiente pelo homem, como bagre-africano, apaiari, black-bass, carpa, corvina, peixe-rei, sardinha-de-água-doce, piranha-preta, tilápia, tucunaré e zoiudo. Além de híbridos - organismo resultante do cruzamento de duas espécies.

COMPETIÇÕES - Serão proibidas, também, competições de pesca, como torneios, campeonatos e gincanas. Exceto as competições de pesca em reservatórios, visando a captura de espécies não nativas e híbridos.

PENALIDADES - Fiscais do IAP e a Polícia Ambiental reforçarão as ações de fiscalização em todo o Estado. Aos infratores serão aplicadas às penalidades e sanções, previstas na Lei n° 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, no Decreto n° 6.514, de 22 de julho de 2008, na Lei n° 10.779, de 25 de novembro de 2003, e demais legislações específicas.

Ex-deputado Nelson Meurer é preso em Francisco Beltrão


O ministro Luiz Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, determinou nesta quarta-feira (30) a prisão do ex-deputado federal Nelson Meurer (PP-PR). Ele determinou o cumprimento do início da pena de 13 anos, nove meses e dez dias de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Meurer foi condenado em maio de 2018. Trata-se da primeira prisão determinada pelo STF no âmbito da Lava Jato. Fachin considerou protelatórios os recursos contra a condenação e mandou a prisão ser efetivada.

“Diante dessas particularidades, associadas ao intuito protelatório da irresignação defensiva até então pendente, determino a expedição de mandado de prisão para fins de início do cumprimento de pena por Nelson Meurer, em regime fechado”, escreveu o ministro.

A prisão do ex-deputado aconteceu na tarde desta quarta-feira (30), em Francisco Beltrão. A ordem de prisão foi cumprida pela Polícia Federal de Cascavel. Segundo informações, Meurer foi encontrado em casa e levado à Penitenciária Estadual.

Fonte: RBJ

TV Paraná Turismo destaca cenários e roteiros de aventura de Turvo


Nessa semana foi ao ar a matéria produzida pela TV Paraná Turismo, levando aos telespectadores os incríveis cenários naturais da Capital dos Pinheirais. As gravações duraram uma semana e a equipe pode conversar com diversas famílias rurais, que hoje compõem as mais de 30 parceiras da rede colaborativa de turismo Gralha Azul

A primeira edição, de uma série de três reportagens sobre Turvo e suas belezas, fala sobre os roteiros de aventura oferecidos no município. Uma oportunidade de mostrar aos visitantes a linda fauna e flora, as culturas típicas e o povo acolhedor que fazem de Turvo o melhor lugar para se viver e visitar. 

A Gralha Azul celebra todas as oportunidades de poder valorizar a identidade local e a gente da nossa terra. Os próximos episódios, que sairão em breve, falam sobre a gastronomia e as culturas da nossa região. Curta e compartilhe essa experiência! 

Link da reportagem: 




Com informações e fotos: Gralha Azul

Conselho de Segurança de Turvo tem Novo Comando


Na noite de segunda feira (28) estivemos presentes na reunião do Conselho Comunitário de Segurança, oportunidade em que assumiu o novo Presidente Osni Lustosa e sua diretoria. 

Antes de transmitir o cargo Dr Eugênio agradeceu a todos os integrantes do Conseg a imprensa escrita e falada e desejou sucesso a nova gestão. Presidente Osni agradece e se coloca a disposição da comunidade turvense. Disse que espera fazer um bom trabalho sempre contando com ajuda e participação de todos. 

Ficou decidido que o cronograma de reuniões permanecerá o mesmo sempre na terceira segunda de cada mês. 

Na sequencia foram tratados assuntos internos do Conseg e não havendo mais nada a tratar foi encerrada a reunião e convocada a próxima para o dia 18 de novembro de 2019.

A nova diretoria ficou assim composta:

Presidente - Osni Lustosa de Souza 

Vice presidente - Eugênio Pereira de Couto 

Secretário - Lídia Vereia de Campos

Tesoureiro - João Baggio

Conselho Fiscal

Arlei Carlos Sbissigo 

Francisco Vilmar Schinemanm

Elcio Vaurek

Conselho Ética e Disciplina

Iran Santana 

Denilson kretschmer

Manoel Rodrigues Costa

Bruna Beatriz Moreira

Conselho Deliberativo

Simone Oliveira de Andrade 

Eloi Mattos de Oliveira 

Tatiane Campos de Santos


Presidente - Osni Lustosa de Souza 




Polícia Civil prende mulher acusada de participar da morte do marido em Candói


A Polícia Civil prendeu na manhã desta terça-feira (29), nas cidades de Laranjeiras do Sul e Cantagalo, um casal acusado de um homicídio que ocorreu em Candói em fevereiro de 2018. A vítima, Lissandro da Silva, foi morta em sua própria casa, no Bairro Santa Clara, enquanto dormia. O homem foi vítima de disparos de arma de fogo e golpes de faca.

No decorrer da investigação, a Polícia Civil descobriu que o crime foi praticado pelo vizinho com ajuda da esposa da própria vítima. Segundo a polícia, a mulher tinha um relacionamento amoroso com o vizinho, que possui uma extensa ficha criminal respondendo por homicídio, roubo e latrocínio.

O homem, que já cumpre pena na cadeia de Laranjeiras do Sul, agora passa a responder por mais esse homicídio. A mulher, que está grávida do acusado, foi presa em Cantagalo. Ambos permanecem à disposição da justiça.

Fonte: RBJ

Polícia recupera vários objetos furtados em Pitanga


Por volta das 16h do dia 29 de outubro, uma equipe de Rotam da Companhia de Pitanga, deslocou até a localidade de Cantu, Zona Rural de Pitanga, onde após receber informações sobre o paradeiro de autores e vários produtos furtados de residências do interior do município. 

No local onde mora um dos suspeitos, foram abordados os denunciados, de 25 anos e 30 anos, ambos já conhecidos no meio policial pelo crime de furto, bem como são receptadores de produtos furtados. Em busca domiciliar, foram encontrados em posse dos citados vários objetos de montaria como selas, laços, peiteiras, freios e outros apetrechos de encilho animal, sendo alguns deles reconhecidos por uma das vítimas. Dentre os produtos também foram apreendidos ferramentas, furadeira, equipamentos de cerca elétrica, roçadeira, luneta, todos objetos de origem não comprovadas pelos autores. 

A equipe policial ainda recebeu uma denúncia de que uma betoneira furtada, teria sido vendida, pelo segundo denunciado à a um terceiro, 52 anos, onde em seu pátio residencial foi encontrada e reconhecida pela vítima à referida betoneira. 

Diante dos fatos todos os objetos e os três envolvidos foram encaminhados até a 45º D.R.P. de Pitanga para os demais procedimentos legais.      

Pai e filho são mortos a tiros em Prudentópolis


Por volta das 21h07min do dia 29 de outubro, equipe policial de serviço da Companhia de Prudentópolis, deslocaram até a Rua Conselheiro rui Barbosa, bar, Área Central, proximidades da Estação Rodoviária, para dar atendimento a uma ocorrência de natureza Disparo de Arma de Fogo, onde as equipes chegando no local, testemunhas relataram ter ouvido disparos de arma de fogo, sendo verificado que dois homens que se encontravam no interior do Bar, teriam sido alvejados por diversos disparos. 

As testemunhas ainda relataram que duas motocicletas teriam parado em frente ao bar, e que dois homens sendo os condutores, adentraram o local pedindo que todos colocassem as mãos na cabeça, dirigiram-se em direção aos masculino, 20 e 43 anos, e que a vítima 20 anos, e iniciaram os disparos, os quais ficaram gravemente feridos. 

Após os disparos os homens evadiram-se do local em duas motocicletas, sendo uma na cor preta e uma na cor vermelha. As testemunhas relataram que os autores estavam trajando uma camiseta rosa, sendo um homem claro de estatura mediana e o segundo autor trajava camiseta branca, sendo um homem moreno de estatura baixa, e que ambos teriam se evadido sentido Vila Mariana. 

Momentos mais tarde, pessoas que estavam no local durante o ocorrido entregaram para a equipe sete estojos de munição calibre 380, as quais foram colhidas por pessoas ali presentes no local, sendo que os estojos foram entregues para a Polícia Civil. 

No local se fez presente a equipe do Siat, que prestou o primeiro atendimento, socorrendo as vítimas até o Hospital Santa Casa, porém ambos já sem vida. 

Diante dos fatos as equipes policiais realizaram buscas pela cidade visando localizar os autores, porém sem êxito.

Vítimas identificadas: Valdemir José Kotzko, 43 anos e Elvis Antony Kotzko, 20 anos.
Publicidade