Programa tem foco nos pilares: Cooperação, Sustentabilidade e Inovação
Com o objetivo de promover ações que vão em busca de soluções para suprir necessidades locais, utilizando os conceitos de cooperação, sustentabilidade e inovação, a cooperativa Sicredi Planalto das Águas PR/SP, o Cilla Tech Park (CTP) e o Núcleo Regional de Educação de Guarapuava, somaram forças para a realização da primeira edição do Programa Coonecta, com estudantes da segunda série do ensino médio, da rede estadual de educação do município de Pinhão PR.
Além dos pilares ligados a cooperação, sustentabilidade e inovação, as ações estão pautadas nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, que vão ao encontro da Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas) que prevê iniciativas que contribuem para um mundo melhor.
Os alunos participaram de uma programação composta por 4 módulos: Cooperativismo, Sustentabilidade, Educação Financeira e Inovação. Depois da capacitação teórica, tiveram um período para formatar o trabalho, identificando um problema e sugerindo a solução, na cidade e zona rural do município de Pinhão PR e enquadrando de acordo com as exigências do regulamento previamente estabelecido.
A cidade escolhida foi em função das “embaixadoras da inovação do Sicredi”, conhecidas também como as “Meninas Super Poderosas”, três alunas de escolas da área rural (aproximadamente 40 Km da cidade de Pinhão, no Paraná): Odaiana, Pamela e Roberta, que se destacaram na participação de iniciativas a nível nacional sobre inovação e que estão diretamente ligadas na organização.
Iniciado em abril, os módulos foram realizados em diferentes locais: Cilla Tech Park (CTP), em Guarapuava, nas escolas públicas de Pinhão e na agência Sicredi de Pinhão. O evento que marcou o encerramento da primeira edição, aconteceu no Celeiro de Inovação, nas dependências do CTP, contou com a presença dos alunos, o presidente da cooperativa Sicredi Planalto das Águas PR/SP, Fabio Peterlini, o diretor executivo, Valmir Dzivielevski, o diretor de negócios, Eric Ranullfo Martins, o chefe do Núcleo Regional de Educação, Marlon Pires, e os diretores das escolas participantes, o diretor de operações do Capitão Lorenzo e diretor executivo Geri Dutra, do CTP, o Gerente da Agência Sicredi de Pinhão, Giovani Chinaider, além da equipe organizadora, composta por colaboradores das entidades envolvidas.
Os alunos foram divididos em 3 grupos, os quais apresentaram soluções para problemas identificados, conforme a realidade de cada um: Criação de cisternas para captação de água da chuva, para evitar desperdício da água potável na lavagem das escolas. Fossas sépticas com utilização de pneus velhos, para evitar contaminação do solo e água, além de dar um destino final adequado aos pneus sem utilização. Também outro projeto desenvolvido, no sentido de reutilização de tecidos jeans e banners para fazer bolsas, a serem utilizadas por pessoas que participam de um programa de recebimento de leite. “Vemos que as crianças que ganham o leite, e muitas delas não têm nem uma sacola”, comenta a aluna participante do grupo.
Para o diretor executivo do Cilla Tech Park: “O mais valioso em toda a iniciativa foi a construção coletiva, em que entidades locais, se uniram para propor algo diferente. Todas as propostas apresentadas são aplicáveis na prática, o que reforça a importância em promover, de forma estruturada, oportunidades como o Coonecta”, valoriza Geri Dutra.
Para o presidente da cooperativa Sicredi Planalto das Águas PR/SP, e apoiador do Programa, Fabio Peterlini: “o Coonecta proporciona uma oportunidade de olhar de forma diferente para a comunidade na qual estamos inseridos, proporcionando contribuir com ideias que garantam um impacto positivo para toda a coletividade. São ações simples e que mudam o mundo e o Sicredi acredita nisso. Por esse motivo estamos aqui, para incentivar e reforçar que é apenas a primeira edição, que já foi um sucesso. Obrigado também aos nossos parceiros Cilla Tech Park e Núcleo Regional de Educação por acreditar que juntos podemos fazer diferença”.