[Fechar]

segunda-feira, 12 de setembro de 2022

Aproveite as ofertas da Terça Verde do Supremamais Supermercado de Turvo

 


Seja você também um cliente *VIPE REDE SUPREMAMAIS* e recebe todas as ofertas e novidades diretamente no seu WhatsApp, basta clicar no link abaixo ↓↓



X Olimpíada Rural de Turvo: Confira tudo o que aconteceu na maior Olimpíada de todas

Entre os dias 08 a 11 de setembro, aconteceu a décima edição da tradicional Olimpíada Rural de Turvo, evento que, por causa da pandemia da covid-19, foi adiado por 2 anos. Com shows gratuitos, provas divertidas, ExpoTurvo, ExpoMate e Garota Turvo, a Olimpíada Rural se tornou um sucesso e teve uma estimativa de 40 mil pessoas presentes, a maior desde o seu surgimento no ano de 2009.

Para dar início ao evento, na quinta-feira (08), os alunos da rede municipal de ensino visitaram a Fazendinha, onde muitos viram pela primeira vez mini animais como burro, mula, porquinho-da-indía, entre outros, que fizeram a diversão da garotada. Durante a noite, o prefeito Jeronimo Gadens do Rosario realizou a abertura oficial do evento, citando a importância da Olimpíada Rural, que tem os objetivos de valorizar o homem do campo oriundo da agricultura familiar e o fortalecimento do espírito de associativismo entre os agricultores e as comunidades.

“Após 2 anos de pandemia onde não conseguimos realizar nosso tradicional evento, nós pensamos na X Olimpíada Rural com muito carinho para entregar a população turvense e de toda região, diversão e muita alegria após o período de isolamento social, espero que todos aproveitem nossa grandiosa festa” destacou o prefeito.

Logo após, o Grupo Portal Gaúcho divertiu a população, enquanto cantavam clássicos da banda, muitos dançavam animados com um fandango.

No segundo dia do festival, sexta-feira (09), às 18h30 a abertura da ExpoTurvo fez com que o comércio local tivesse destaque, expondo seus produtos e sendo valorizados por todos, evento que também se tornou tradicional dentro da Olimpíada. Logo após foi a vez de escolher a Garota Turvo 2022, tendo como ganhadora Ketlin Szymanski, que representava a loja Encanto Modas, em segundo lugar ficou Debora Byanca Nolli representando a loja Encanto Presentes e em terceiro lugar Maria Roberta Pereira Jorge representando o Supermercado Líder, por fim, a dupla mais animada do sertanejo deu um verdadeiro show no palco, Fiduma e Jeca cantaram sucessos da banda e clássicos do sertanejo.

No sábado (11), durante a manhã, os produtores rurais tiveram palestras educativas e a abertura da ExpoMate, onde as ervateiras da região exporam seus produtos. À tarde deu-se início as provas da Olimpíada Rural, com um público muito animado, as provas de pega porco no barro, pega do borrego, pega do frango, corrida do saco, arremesso da espiga no balaio, corrida do carrinho de mão, chinelão, pescaria do litro pet, arremesso do ovo, prova da peteca e debulho do milho na espiga, renderam boas gargalhadas, ao todo 12 equipes das comunidades de Turvo participaram, sendo elas ACCP, Adecom, Arroio F. dos Neumann, Arvoredo, Asfari, Buriti, Divino Espírito Santo, Faxinal da Boa Vista, Passa Quatro, Rio Bonito, Santa Anita e São Francisco de Assis, provas que foram elaboradas com atividades do dia a dia do homem do campo. Às 19h, atrações locais entreteram o público enquanto muitos estavam ansiosos pelo show da noite, as aldeias indígenas de Turvo, de origem Kaingang e Guarani, e o grupo Fogo de Chão, fizeram apresentações lindas de dança e canto. E logo após, a nova revelação musical do agronejo Ana Castela, brilhou no palco com seus sucessos recentes e muito modão, lotando o Estádio Municipal Albino Angelo Filipin.

No último dia do festival, domingo (11), o maior gaitaço e mateada da região, com mais de 40 gaiteiros participando, fez a manhã do pessoal, e a continuação das provas da Olimpíada Rural, com a narração de Paulo Wolf, Luiz Matos e o humorista Juca Bala, entreteve o público até o almoço da costelada. A tarde, aconteceu a finalização das provas, e a entrega das medalhas e premiações para as equipes vencedoras, a equipe Arroio Fundo dos Neumann, foi a grande campeã da X Olimpíada Rural, Adecom ficou em segundo lugar e Rio Bonito em terceiro. Às 22h, Zé Felipe animou a população com seus hits atuais, muita presença de palco e talento para a dança, finalizando a maior Olimpíada Rural de todas.

A X Olimpíada Rural foi um evento organizado pela Prefeitura Municipal de Turvo, com apoio da ACET, e patrocínio da Sicredi, C.Vale, Verdelândia, Hiperfarma, Líder Maravalhas e FG Indmaq.

A Olimpíada Rural de 2022 foi um sucesso, a gestão municipal entregou um evento de qualidade e confiança para a população, trabalhando incessantemente para melhorar a qualidade de vida do povo turvense. Muitos turistas se encantaram com o município, multidões presenciaram um a cultura de Turvo, e reconheceram a importância do homem do campo na vida de toda a sociedade, e que venha a próxima Olimpíada Rural de Turvo!

Fonte: Prefeitura de Turvo


MAIS FOTOS:
https://www.facebook.com/blogdoeloi

Os 17 novos cursos já estão disponíveis no UniCV Polo Turvo e Guarapuava


Quer expandir a sua carreira? Confira as novas opções.

São Graduações nas modalidades Superior Tecnólogo e Bacharelado:

✅ Administração Pública

✅ Cidades Inteligentes e Sustentáveis

✅ Design de animação

✅ Design de Produto

✅ Despachante Documentalista

✅ Educador Social

✅ Empreendedorismo Educacional

✅ Engenharia de Dados

✅ Gestão do Agronegócio

✅ Gestão do Esporte

✅ Investigação Forense e Perícia Judicial

✅ Mídias Sociais e Digitais

✅ Psicanálise

✅ Publicidade e Propaganda

✅ Relações Internacionais

✅ Segurança do Trabalho

✅ Segurança do Trânsito


Gostou da proposta? Entre em contato conosco👇


Polo Turvo

(42) 99128-1476


https://www.facebook.com/jnj.centroeducacional


Polo Guarapuava

(42) 9921-2841


https://www.facebook.com/unicvpologuarapuava/


UniCV de Turvo e Guarapuava, uma formação que transforma.

Instituto alerta para perigo de tempestade e ventos de até 100km/h no Paraná



O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou para a possibilidade de tempestade, inclusive com queda de granizo, e de ventos entre 60 e 100km/h, nesta segunda-feira (12), em todo o Paraná.

Conforme alerta, as chuvas podem atingir marcas entre 30 e 60 milímetros.

Por isso, há risco de queda de energia elétrica e estragos, como queda de árvores e alagamentos.

Em caso de emergências e mais informações devem ser consultadas junto à Defesa Civil, pelo telefone 199, e ao Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

O instituto também orienta que, em caso de rajadas de vento, a população não procure árvores para se abrigar por risco de queda e descarga elétrica. Também é recomendado não estacionar próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

O Inmet alerta que aparelhos elétricos devem ser desligados, além do quadro geral de energia, se possível.

Fonte: G1 - PR

Alunos apresentam projetos no Programa Coonecta

Programa tem foco nos pilares: Cooperação, Sustentabilidade e Inovação

Com o objetivo de promover ações que vão em busca de soluções para suprir necessidades locais, utilizando os conceitos de cooperação, sustentabilidade e inovação, a cooperativa Sicredi Planalto das Águas PR/SP, o Cilla Tech Park (CTP) e o Núcleo Regional de Educação de Guarapuava, somaram forças para a realização da primeira edição do Programa Coonecta, com estudantes da segunda série do ensino médio, da rede estadual de educação do município de Pinhão PR.

Além dos pilares ligados a cooperação, sustentabilidade e inovação, as ações estão pautadas nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, que vão ao encontro da Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas) que prevê iniciativas que contribuem para um mundo melhor.

Os alunos participaram de uma programação composta por 4 módulos: Cooperativismo, Sustentabilidade, Educação Financeira e Inovação. Depois da capacitação teórica, tiveram um período para formatar o trabalho, identificando um problema e sugerindo a solução, na cidade e zona rural do município de Pinhão PR e enquadrando de acordo com as exigências do regulamento previamente estabelecido.

A cidade escolhida foi em função das “embaixadoras da inovação do Sicredi”, conhecidas também como as “Meninas Super Poderosas”, três alunas de escolas da área rural (aproximadamente 40 Km da cidade de Pinhão, no Paraná): Odaiana, Pamela e Roberta, que se destacaram na participação de iniciativas a nível nacional sobre inovação e que estão diretamente ligadas na organização.

Iniciado em abril, os módulos foram realizados em diferentes locais: Cilla Tech Park (CTP), em Guarapuava, nas escolas públicas de Pinhão e na agência Sicredi de Pinhão. O evento que marcou o encerramento da primeira edição, aconteceu no Celeiro de Inovação, nas dependências do CTP, contou com a presença dos alunos, o presidente da cooperativa Sicredi Planalto das Águas PR/SP, Fabio Peterlini, o diretor executivo, Valmir Dzivielevski, o diretor de negócios, Eric Ranullfo Martins, o chefe do Núcleo Regional de Educação, Marlon Pires, e os diretores das escolas participantes, o diretor de operações do Capitão Lorenzo e diretor executivo Geri Dutra, do CTP, o Gerente da Agência Sicredi de Pinhão, Giovani Chinaider, além da equipe organizadora, composta por colaboradores das entidades envolvidas.

Os alunos foram divididos em 3 grupos, os quais apresentaram soluções para problemas identificados, conforme a realidade de cada um: Criação de cisternas para captação de água da chuva, para evitar desperdício da água potável na lavagem das escolas. Fossas sépticas com utilização de pneus velhos, para evitar contaminação do solo e água, além de dar um destino final adequado aos pneus sem utilização. Também outro projeto desenvolvido, no sentido de reutilização de tecidos jeans e banners para fazer bolsas, a serem utilizadas por pessoas que participam de um programa de recebimento de leite. “Vemos que as crianças que ganham o leite, e muitas delas não têm nem uma sacola”, comenta a aluna participante do grupo.

Para o diretor executivo do Cilla Tech Park: “O mais valioso em toda a iniciativa foi a construção coletiva, em que entidades locais, se uniram para propor algo diferente. Todas as propostas apresentadas são aplicáveis na prática, o que reforça a importância em promover, de forma estruturada, oportunidades como o Coonecta”, valoriza Geri Dutra.

Para o presidente da cooperativa Sicredi Planalto das Águas PR/SP, e apoiador do Programa, Fabio Peterlini: “o Coonecta proporciona uma oportunidade de olhar de forma diferente para a comunidade na qual estamos inseridos, proporcionando contribuir com ideias que garantam um impacto positivo para toda a coletividade. São ações simples e que mudam o mundo e o Sicredi acredita nisso. Por esse motivo estamos aqui, para incentivar e reforçar que é apenas a primeira edição, que já foi um sucesso. Obrigado também aos nossos parceiros Cilla Tech Park e Núcleo Regional de Educação por acreditar que juntos podemos fazer diferença”.








Acidente envolvendo veículo de prefeitura deixa quatro mortes



Uma tragédia terminou com quatro pessoas mortas e outra gravemente ferida na BR-376 nesta segunda-feira (12). O acidente foi por volta das 7 horas no km 437 da Rodovia do Café, região do Alto do Amparo em Tibagi; um veículo da Prefeitura Municipal de Ortigueira, que seguia para Ponta Grossa, acabou atingido por toras de madeira que se desprenderam de um caminhão que seguia para Telêmaco Borba.

Entre as vítimas fatais do acidente estão o motorista do carro oficial, servidor público em Ortigueira, e três passageiros que fariam perícia médica do INSS em Ponta Grossa; um deles, inclusive, chegou a ser ejetado do veículo com o impacto da batida das toras. A vítima gravemente ferida também estava no veículo de Ortigueira e foi atendida por equipes do Corpo de Bombeiros, com socorristas do Siate, encaminhada na sequência ao Hospital Universitário Regional. No caminhão, motorista e passageiros tiveram ferimentos leves e foram atendidos no local, sem necessidade de encaminhamento.

No ponto onde ocorreu o acidente, até o momento, o fluxo está interditado totalmente no sentido Norte do Paraná e com apenas uma das pistas liberadas no sentido Ponta Grossa.

O acidente

Segundo informações obtidas no local, o motorista do caminhão informou às equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) que seguia sentido Norte quando foi fechado por um outro veículo; ao desviar de um suposto acidente, acabou perdendo o controle da direção e um dos compartimentos que estava preso a carreta tombou, fazendo com que a carga se desprendesse. As toras de madeira invadiram a pista contrária e atingiram o automóvel de Ortigueira, que seguia no sentido oposto.

Ás vítimas

A secretaria de governo do município de Ortigueira ainda não confirmou a identificação dos passageiros que estavam no veículo, mas confirmou que o motorista que transportava as pessoas era o servidor Moacir Mendes, motorista que trabalhava na prefeitura há cinco anos. “Estamos com equipes no local buscando mais informações e também prestando todo o apoio possível”, explica o secretário Alvaro Mattos.

Foto: Márcio Lopes/aRede
Fonte: A re
de

Jovem morre em acidente na PR-466 em Guarapuava


Um jovem de 22 anos morreu em um acidente na PR-466 em Guarapuava. A colisão aconteceu na noite desse domingo (11), por volta das 20h, no Km 257. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o jovem dirigia um GM Astra Preto com placas de São José dos Pinhais.

No entanto, na ponte do Rio Coutinho, o carro acabou batendo contra uma mureta. Dessa forma, o Instituto Médico Legal (IML) de Guarapuava recolheu o corpo para identificação oficial. Conforme as informações, a vítima se trata de Luan Henrique Camargo Stronczek. O corpo deu entrada às 22h39.

No carro também havia uma passageira de 20 anos que sofreu ferimentos moderados. Sendo assim, a equipe a encaminhou à Upa Primavera para atendimento médico. Também compareceu ao local, o Corpo de Bombeiros que prestou atendimento às vítimas.

Fonte: RSN

Publicidade