[Fechar]

quinta-feira, 14 de março de 2024

Inmet alerta para onda de calor em cinco estados


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), publicou boletim de alerta apontando “grande perigo” para uma onda de calor em boa parte de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e uma faixa noroeste do Rio Grande do Sul.

De acordo com o instituto, há “risco à saúde”, com temperatura 5ºC acima da média. O Inmet orienta que a Defesa Civil deve ser contatada pelo 199 em caso de problemas causados pela onda de calor.

No total, 1.066 municípios desses estados poderão ser atingidos pelo aumento de temperatura iniciado às 14h desta quinta-feira (14) e que deverá seguir até o sábado (16), às 18h.

O aumento de temperatura atinge grande faixa afastada do litoral de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Mas as temperaturas ficarão elevadas em outros pontos.

Na capital paulista, por exemplo, a temperatura mínima sobe de 20ºC registrados nesta quinta-feira para 23ºC previstos para sábado. O mesmo efeito será observado nas temperaturas máximas de 32ºC nesta quinta-feira para 36ºC previstos para sábado, conforme o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Fonte: Agência Brasil

Aproveite as ofertas da Semana do Consumidor da Ellas Móveis





Bebê morre após ser esquecido dentro de carro em tarde de calor intenso


Um bebê morreu após ser esquecido dentro de um carro em Canoinhas, no Norte de Santa Catarina, nesta quarta-feira (13). A Polícia Civil abriu um inquérito para investigar o caso, informou o delegado Vinícius Ferreira.

A situação chegou aos policiais por volta das 17h50. O caso ocorreu no Centro da cidade. O bebê ficou aproximadamente cinco horas dentro do veículo.

Pelas primeiras informações da Polícia Civil, a mãe ia deixar o filho na creche, porém esqueceu a criança no carro. No fim da tarde, ela voltou à unidade educacional.

Contudo, foi informada de que o bebê não havia sido deixado na creche. Foi nesse momento que ela viu que o menino estava no carro.

"Ela foi imediatamente até o pronto atendimento, mas a criança chegou sem vida e nada pôde ser feito", lamentou o delegado.

O caso será investigado pela Delegacia de Proteção a Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCami) de Canoinhas. Inicialmente, a situação é apurada como homicídio culposo, quando não há a intenção de matar.

A mãe ficou em choque. "O delegado de plantão optou por não ouvi-la, mas será interrogada assim que possível", disse o delegado.

"Já requisitamos as perícias ao Instituto Médico Legal (IML) para confirmar a causa da morte", completou Ferreira.

Santa Catarina vive uma semana de calor intenso. A cidade de Três Barras, vizinha a Canoinhas, registrou uma temperatura máxima de 31°C na tarde desta quarta, segundo a Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições meteorológicas do estado. Não há estação da instituição em Canoinhas.

"É um fato muito triste, uma tragédia que pode servir de alerta para outros pais", declarou o delegado.

Fonte: G1 SC

Prefeitura de Turvo e SESC trazem biblioteca itinerante com acervo de mais de 3 mil livros


Nesta quarta-feira (13), as crianças da rede municipal de educação visitaram o BiblioSesc, projeto que visa levar conhecimento e fomentar a cultura através da biblioteca itinerante.

A Prefeitura de Turvo trouxe o projeto junto ao Sesc, oferecendo de maneira gratuita para leitura no local e empréstimos mais de 3 mil livros. São livros que vão desde a ciência, romances, poesias, contos, histórias em quadrinhos, livros de culinária, biografias, livros didáticos, dicionários, periódicos até jogos educativos.

Nesta semana a ação foi voltada aos alunos da rede municipal de ensino, e a partir da próxima visita da biblioteca itinerante, toda a população também poderá participar. O caminhão estará no Parque Ambiental de 15 em 15 dias, período em que os livros são emprestados, mas com possibilidade de prorrogação do prazo de empréstimo.

O ação do BiblioSesc em Turvo segue até novembro, confira todas as datas que a biblioteca estará em Turvo: 27/3, 10/4, 24/4, 8/5, 22/5, 5/6, 19/6, 3/7, 17/7, 31/7, 14/8, 28/8, 11/9, 25/9, 9/10, 23/10, 6/11 e 20/11.



Fonte e fotos: Prefeitura de Turvo


Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue


O Governo do Estado decretou nesta quinta-feira (14) situação de emergência em saúde pública para a dengue. A decisão foi tomada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) devido ao aumento no número de casos e óbitos confirmados pela doença nas últimas semanas. O decreto 5.183/2024 terá vigência por 90 dias e tem como finalidade reforçar ações adotadas para o controle e combate à doença.

Entre os principais pontos do documento estão a intensificação das visitas domiciliares para identificação e eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti, recomendações relacionadas à aquisição de larvicidas e a importância do cumprimento das determinações sanitárias estabelecidas pelo Sistema Único Saúde (SUS), entre as quais o dever da população facilitar a aplicação de medidas sanitárias relativas às doenças transmissíveis, como visitas domiciliares.

A declaração permite, ainda, dar mais agilidade na destinação de recursos do governo estadual e federal aos municípios, evitando trâmites usuais, e facilitando, por exemplo, o processo de aquisição de insumos e medicamentos.

“Essa é uma medida preventiva, de caráter excepcional. O Estado tem realizado um grande esforço para reduzir o número de casos da doença, tanto em aporte financeiro como em apoio especializado aos municípios. O decreto permite reforçar essas ações, somando mais forças no combate à dengue”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Somente no último boletim epidemiológico, divulgado nesta terça-feira (12), foram registradas 34.996 novas notificações, 17.044 casos e 12 mortes. Agora o Paraná soma 222.590 notificações com 90.972 confirmações e 49 óbitos no período sazonal 2023/2024, iniciado em agosto.

Dentre os 399 municípios paranaenses, 397 já registraram notificações por dengue. Destes, 366 já possuem casos confirmados, quase 92% do Estado. A incidência de casos autóctones (transmitidos dentro do Estado) chegou a 697 casos por 100 mil habitantes. Vinte e seis municípios já decretaram situação de emergência no Paraná.

O Paraná é atualmente o 4º estado do País com a maior incidência de dengue, atrás do Espírito Santo, Minas Gerais e Distrito Federal, conforme dados do Informe nº 5 do Centro de Operação de Emergências (COE) do Ministério da Saúde.

MOBILIZAÇÃO – O secretário também confirmou uma mobilização entre Estado e municípios, no próximo sábado (16), para reforçar as ações de limpeza e conscientização contra a dengue. A ação unirá equipes municipais e estaduais e deverá, ao longo do dia, fortalecer a prevenção e controle da doença, sobretudo com a orientação da população para remoção de criadouros.

“O combate à dengue acontece diariamente no Paraná, mas pedimos uma atenção especial para este sábado, quando teremos uma grande união em prol dessa luta. É um apelo a todos os cidadãos e cidadãs paranaenses para que continuem seguindo as medidas orientativas, principalmente para a remoção dos possíveis focos do mosquito em ambientes domiciliares”, disse.

RECURSOS – Na última semana, a Sesa anunciou um pacote de R$ 93 milhões em recursos para fortalecer o combate à dengue nos municípios. O montante tem como finalidade fortalecer ações de prevenção, promoção e proteção da saúde dos municípios, garantindo incrementos para compra de medicamentos, incentivo a hospitais de referência e aquisição de tablets para otimizar o trabalho de agentes de campo.

DENGUE – A doença é dividida em três fases clínicas (febril, crítica e de recuperação): a fase febril ocorre nos primeiros três dias do início dos sintomas; a fase crítica ocorre após o terceiro dia, sendo a da diminuição da febre, podendo surgir os sinais de alarme (dor abdominal intensa, vômitos persistentes, sangramento de mucosa); e a fase de recuperação ocorre aproximadamente no sexto dia evoluindo com progressiva melhora clínica.

A pasta alerta ainda para os principais sintomas da dengue: febre, cefaleia, fraqueza muscular (adinamia), mialgias (dor muscular), dor nas articulações (artralgia) e a dor retro-orbitária. Caso tenha algum desses sintomas, procure a unidade de saúde mais próxima.

Com números recordes, Paraná lidera aumento da produção de frangos, suínos e ovos em 2023


O Paraná produziu 660,63 mil suínos, 111,99 milhões de frangos e 28,82 milhões de dúzias de ovos a mais em 2023, no comparativo com 2022, com o maior crescimento nacional nas três cadeias de proteína animal. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e reforçam o protagonismo nacional do Estado na produção de alimentos.

O Paraná produziu, ao todo, 2,1 bilhões de frangos em 2023 (2.155.176.303) e continua liderando amplamente o ranking dos estados, com 34,3% de participação nacional, seguido por Santa Catarina (13,4%) e Rio Grande do Sul (12,5%). Foi o melhor resultado da história do Estado, um crescimento de 5,4% em relação ao ano anterior (2.043.184.164). Em 2022 o Paraná detinha 33,5% de participação na produção nacional.

Em todo o País foram abatidos 6,28 bilhões de frangos, aumento de 2,8% em relação ao ano de 2022 (172,35 milhões de frangos a mais). Esse resultado também foi o melhor da série histórica iniciada em 1997. Numa comparação mensal entre os anos 2023/2022, o mês de janeiro apresentou a maior alta nacional (+33,37 milhões de cabeças) e somente nos meses de setembro, novembro e dezembro, o abate de cabeças de frangos foi inferior.

Houve aumento no abate de frango em 13 dos 25 estados produtores. Os maiores crescimentos foram no Paraná (+111,99 milhões de cabeças), Santa Catarina (+40,96 milhões de cabeças), Minas Gerais (+34,26 milhões de cabeças), São Paulo (+27,03 milhões de cabeças) e Goiás (+22,95 milhões de cabeças). Em contrapartida, ocorreram quedas no Rio Grande do Sul (-32,97 milhões de cabeças), Mato Grosso do Sul (-11,01 milhões de cabeças), Bahia (-9,97 milhões de cabeças) e Mato Grosso (-5,86 milhões de cabeças).

Na cadeia de suínos, o Paraná produziu 12 milhões de unidades em 2023 (12.138.752) e ocupa a segunda posição no ranking nacional, com 21,2%, atrás de Santa Catarina (29,5%) e à frente do Rio Grande do Sul (17%). O crescimento foi de 5,7% em suínos abatidos (11.478.124 em 2022), outro recorde histórico. O Estado também aumentou a participação nacional com os últimos investimentos no setor – em 2022 era de 20,4%.

Em 2023, foram abatidos 57,17 milhões de cabeças de suínos a mais no País, representando um aumento de 1,3% em relação a 2022 (707,33 milhões suínos), também um novo recorde.

Em relação ao ano anterior, a produção foi impulsionada por aumentos no abate em nove dos 24 estados produtores. Os maiores aumentos correram no Paraná (+660,63 mil cabeças), Santa Catarina (+631,22 mil cabeças) e Mato Grosso do Sul (+64,29 mil cabeças). Em contrapartida, ocorreram quedas em Minas Gerais (-266,10 mil cabeças), São Paulo (-166,97 mil cabeças), Mato Grosso (-126,92 mil cabeças), Goiás (-54,25 mil cabeças) e Rio Grande do Sul (-20,85 mil cabeças).

“Esse resultado fortalece ainda mais 2023 como um ano muito especial, em que batemos recorde de exportações. Peregrinamos pelo mundo mostrando o Paraná, falando de nossa gente que trabalha e produz, que pode atender os mercados com commodities, que pode entregar muito mais alimentos e que tem qualidade de excelência nos produtos vegetais e animais”, afirmou o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara.

“A sanidade de nossos rebanhos é primorosa e o mundo está percebendo isso. Temos recebido missões de vários países, já vieram mexicanos e chineses, aguardamos os chilenos daqui a alguns dias, com vistas a nos conhecer melhor e, conhecendo, ampliar as relações comerciais. É resultado da luta de muitos anos, que foi coroada principalmente com o certificado de livre de febre aftosa sem vacinação, o que mostrou que a cara de nossa produção é e será sempre limpa”, complementou.


OVOS – O Paraná também se destaca na produção de ovos de galinha. O Estado produziu 434 milhões de dúzias em 2023, aumento de 7,1% em relação a 2022, maior resultado já registrado na série histórica.

O País como um todo produziu 4,21 bilhões de dúzias, um aumento de 2,7% em relação ao ano anterior (11,60 milhões de dúzias). Foi o maior valor já registrado na série histórica da pesquisa, resultando em mais um ano de recorde de produção.

A produção aumentou em 21 dos 26 estados com granjas enquadradas no universo da pesquisa. Os aumentos mais expressivos ocorreram no Paraná (+28,82 milhões de dúzias), Goiás (+15,11 milhões de dúzias), São Paulo (+9,27 milhões de dúzias), Minas Gerais (+8,23 milhões de dúzias) e Mato Grosso (+8,00 milhões de dúzias). São Paulo lidera a produção nacional com 26,4% do mercado, seguido pelo Paraná (10,3%), Minas Gerais (8,8%) e Espírito Santo (8,0%).

LEITE – O Paraná ficou com a segunda maior evolução na produção de leite no ano. O Estado produziu no ano passado 3.626.378 bilhões de litros. O crescimento foi de 5,5% em relação a 2022 (3.437.118). Minas Gerais continuou liderando o ranking, com 23,8% da captação nacional, seguido por Paraná (14,8%) e Santa Catarina (13,1%).

O País produziu 24,52 bilhões de litros, com aumento de 2,5% frente a 2022 (604,02 milhões de litros de leite). As variações positivas absolutas mais consideráveis ocorreram em Santa Catarina (+215,37 milhões de litros), Paraná (+189,36 milhões de litros), Sergipe (+64,31 milhões de litros) e Ceará (+53,56 milhões de litros). Em contrapartida, ocorreram decréscimo em sete estados, sendo que os mais expressivos foram verificados em São Paulo (-117,70 milhões de litros), Minas Gerais (-37,22 milhões de litros) e Pará (-22,03 milhões de litros).

COURO – O Paraná também participou do aumento na produção nacional de couro. Foram produzidas 3,60 milhões de peças inteiras de couro, em nível nacional, no comparativo 2023/2022. As variações positivas mais significativas ocorreram em Goiás (+1,35 milhão de peças), Mato Grosso (+862,48 mil peças), Rondônia (+702,83 mil peças), Pará (+326,12 mil peças), Paraná (+181,95 mil peças) e São Paulo (+173,83 mil peças). Por outro lado, a redução mais significativa ocorreu no Rio Grande do Sul (-229,74 mil peças).

BOVINOS – O abate de bovinos também cresceu no Brasil em 2023 e chegou a 34,06 milhões de cabeças, um aumento de 13,7% em relação a 2022. Em termos de cabeças abatidas, este foi o segundo maior resultado da série história da pesquisa, atrás apenas do registrado em 2013. Mato Grosso continua liderando o ranking, com 17,4% da participação nacional, seguido por Goiás (10,4%) e São Paulo (10,1%). O Paraná abateu 1.304.619 bois, crescimento de 0,3% em relação ao ano anterior (1.299.751). O Estado é o 9º maior produtor.

Nota Paraná distribuiu prêmios de R$ 50 a moradores de 381 municípios em março


O sorteio do mês de março do Nota Paraná, programa de conscientização fiscal coordenado pela Secretaria da Fazenda, distribuiu prêmios de R$ 50 a moradores de 381 municípios do Estado. O número representa 95% de todas as cidades do Paraná.

Os municípios com o maior número de bilhetes premiados com R$ 50 foram Curitiba (4.336), Londrina (786), Maringá (720), Ponta Grossa (623), Cascavel (504), São José dos Pinhais (492), Foz do Iguaçu (324), Colombo (279), Guarapuava (248) e Pinhais (220).

A coordenadora do Nota Paraná, Marta Gambini, explica que a distribuição de prêmios tem relação direta com o tamanho da população e das economias locais. A região metropolitana de Curitiba, por exemplo, responde por aproximadamente 34% do PIB estadual, e assim congrega um grande número de sorteados. “Individualmente, todos os bilhetes gerados a partir da nota com CPF têm a mesma chance de ganhar”, ressalta. “As maiores cidades concentram maior atividade comercial, grandes varejistas e, portanto, têm um volume de emissão de notas maior”.

Apenas 18 cidades do Estado não tiveram contemplados na última edição do Nota Paraná: Arapuã, Barra do Jacaré, Bom Jesus do Sul, Brasilândia do Sul, Cafezal do Sul, Francisco Alves, Goioxim, Iguatu, Iracema do Oeste, Nova Aliança do Ivaí, Perobal, Porto Rico, Porto Vitória, Prado Ferreira, Santa Amélia, Santa Inês, Santa Mônica e Sapopema.

O Nota Paraná sorteia mensalmente 15 mil prêmios de R$ 50, além de 10 prêmios de R$ 10 mil, 1 prêmio de R$ 50 mil, 1 prêmio de R$ 100 mil e o prêmio principal de R$ 1 milhão. Além desses, outros 8 mil prêmios de R$ 100 são sorteados aos participantes do Paraná Pay.

IMPOSTO DE RENDA – A Secretaria da Fazenda do Paraná orienta os consumidores cadastrados no Nota Paraná a obter o informe de rendimento para a declaração do Imposto de Renda de 2024, considerando os créditos e prêmios recebidos pelo programa no ano passado. Os créditos do Nota Paraná são isentos de tributação, enquanto os valores dos prêmios têm Imposto de Renda retido na fonte. Apesar disso, a secretaria recomenda informar à Receita Federal os valores do Comprovante de Rendimentos do Nota Paraná por conta da variação patrimonial que podem gerar.

A orientação é declarar os créditos como “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis” e os prêmios como “Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva”. Os consumidores podem acessar o comprovante pelo site ou aplicativo do programa, disponível para Android e iOS. Ambos os canais seguem protocolos rigorosos de segurança e sigilo.

PROGRAMA – O Nota Paraná tem como objetivo fomentar a emissão de notas fiscais por estabelecimentos comerciais, ao mesmo tempo em que recompensa consumidores que solicitam as notas em suas compras. O programa também beneficia entidades sociais, com 1.764 instituições da sociedade civil das áreas de assistência social, saúde, defesa e proteção animal, esportiva e cultural cadastradas no Nota Paraná. Elas recebem os créditos das notas fiscais doadas pelos consumidores e também concorrem a sorteios mensais, com 40 prêmios de R$ 5 mil todos os meses.

COMO PARTICIPAR – Ao fazer compras nos estabelecimentos comerciais do Estado, os consumidores cadastrados no Nota Paraná devem pedir para que seu CPF seja incluído na nota fiscal, prática que permite acumular créditos de ICMS, bem como gerar bilhetes para participar dos sorteios mensais. Os valores recebidos em créditos e prêmios podem ser transferidos para a conta bancária do participante ou usados para abater parte do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Para se cadastrar, basta acessar o site www.notaparana.pr.gov.br, clicar na opção “cadastre-se” e preencher a ficha com os dados pessoais, como CPF, data de nascimento, nome completo, CEP e endereço para criação da senha pessoal.
Publicidade