[Fechar]

sexta-feira, 9 de julho de 2021

Força-tarefa fiscaliza 300 postos de combustíveis no PR; 181 tinham irregularidades


Uma força-tarefa envolvendo a Polícia Civil do Paraná (PCPR), a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) e o Instituto de Criminalística da Polícia Científica participou de uma ação nacional para fiscalizar 300 postos de combustíveis no Paraná.

As fiscalizações ocorreram em mais de dez cidades do Estado, incluindo a Capital, a Região Metropolitana de Curitiba e o Interior. Dos postos fiscalizados, 181 deles apresentaram algum tipo irregularidade, desde deficiências no atendimento ao consumidor, até irregularidades em combustíveis.

Durante o trabalho integrado, três pessoas foram presas pela PCPR, sendo uma em São José dos Pinhais e outra em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, e um terceiro detido no município de Guarapuava, região Central do Estado.

O delegado da Delegacia de Crimes Contra a Economia e Proteção ao Consumidor, André Feltes, explicou as investigações. “Foram constatadas irregularidades que vão desde a ausência de informações e transparência, que deveriam ser expostas ao consumidor, até fraude em relação a qualidade e volume de combustível que foram revendidos", disse.

"Essas fiscalizações vão continuar e, agora, aguardamos o retorno das análises periciais. Se forem comprovadas as irregularidades nos combustíveis apreendidos, os responsáveis também serão autuados”, acrescentou.

IRREGULARIDADES – Dentre as irregularidades, 43 bicos de bombas de gasolina foram fiscalizados pelo Ipem. 21 bicos foram reprovados em três postos, outros 17 interditados e cinco sofreram autuações. Os reprovados são os que efetivamente traziam algum tipo de prejuízo ao consumidor, sendo encontrado de 70 a 200 mililitros faltantes de combustível em 20 litros, quando o permitido é apenas 60 mililitros.

O Procon ainda apurou falta de informações sobre preços, produtos vencidos, desde alimentos em centros de conveniência a produtos utilizados nos veículos, além da falta de equipamentos para verificar sobre a quantidade de combustível.

“O Procon-PR, da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, é responsável pela implementação e execução da política estadual de proteção, orientação e defesa do consumidor. Somente neste primeiro semestre de 2021 foram contabilizadas 92.050 reclamações, sendo que 80% dos casos registrados foram solucionados”, informou o secretário de Justiça, Família e Trabalho do Paraná, Ney Leprevost.

AÇÃO – As atividades de fiscalização começaram na segunda-feira (5) em todo o Paraná. A iniciativa foi coordenada pelo Ministério da Justiça em todo o País. A pasta designou, em cada estado, uma força-tarefa integrada. Cada órgão participante ficou responsável por uma parte do trabalho, de acordo com suas atribuições específicas.

A Polícia Científica do Paraná, por meio do Instituto de Criminalística, garante a integridade do material coletado e faz a análise técnica, conforme destacou o diretor do órgão, Mariano Schaffka Netto.

“Nós acompanhamos in loco para garantir que o material apreendido chegará íntegro e original para ser feito o exame no laboratório de química. No local, o perito faz a coleta, lacra os invólucros com os combustíveis, tanto álcool quanto gasolina, e essa embalagem lacrada vem para Curitiba para serem analisadas quimicamente", disse.

"No laboratório, tem a segunda parte, em que o pessoal usa vários equipamentos específicos para verificar tanto a quantidade de etanol na gasolina quanto no álcool, mas também outros solventes e produtos agregados à gasolina”, garantiu.

Fonte e foto: AEN

Começa a investigação ampliada de casos da variante delta no Paraná

 


A Secretaria da Saúde do Paraná iniciou nesta sexta-feira (09) o trabalho de investigação ampliada de casos da variante delta com a participação de uma equipe do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (EpiSUS), do Ministério da Saúde.

Houve uma primeira reunião com técnicos do nível central da Secretaria para o início do inquérito investigativo que pretende estender a pesquisa epidemiológica no Estado. O encontro teve a presença do secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, de representantes da Secretaria Nacional de Vigilância do MS, equipes estaduais da Vigilância Epidemiológica, das regionais de Saúde de Apucarana, Londrina, Maringá e Francisco Beltrão e dos quatro municípios que apresentam casos confirmados.

Até o momento o Paraná tem sete casos confirmados da variante, mas não existe transmissão comunitária.

“Agradecemos a presença e o apoio do Ministério da Saúde neste importante trabalho investigativo e para isso contamos com a participação também dos municípios. Ressaltamos que é um inquérito epidemiológico para detectar o nível de circulação do vírus no Estado”, destacou o secretário Beto Preto. “A partir do nosso contato inicial com o EpiSUS, na noite de quinta, a resposta foi praticamente imediata e, em menos de 24h a equipe do Ministério da Saúde já está aqui pronta para nos apoiar”.

O Ministério da Saúde explicou que a investigação inicial será de análise de informações e dados, além de entrevistas e visitas a locais estratégicos por onde os contatos tenham circulado. Dos sete casos confirmados, quatro foram em Apucarana, um em Francisco Beltrão, um em Mandaguari e um em Rolândia.

COLETA – Além do trabalho de campo, o Laboratório Central do Estado (Lacen) continuará enviando quinzenalmente amostras para investigação e monitoramento das cepas circulantes no Paraná. A seleção é feita de forma aleatória e cumpre critérios técnicos e epidemiológicos.

Desde o início da pandemia, em março de 2020, o Paraná já registrou a circulação de 24 linhagens de SARS-CoV-2, o vírus que provoca a Covid-19. Eles foram confirmados após o envio de testes RT-PCR positivos de paranaenses para sequenciamento genômico na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Fundação Ezequiel Dias (Funed), sob orientação da Rede Genômica Fiocruz e do Ministério da Saúde.

Fonte: AEN

Turvo registra mais 08 casos de Covid-19

 

Na Agcredi tem Crédito com Garantia de Imóvel


Se você precisa de crédito e tem um imóvel, faça ele se tornar a solução! Aqui na Agcredi tem Crédito com Garantia Imobiliária.

Precisa de capital de giro, quitar um dívida ou mesmo de crédito para um novo investimento? Você pode estar morando na solução. Vem que a gente viabiliza pra você!

Veja nossos diferencias e venha logo pra AGcredi: Crédito com garantia imobiliária (CGI); Crédito para Aquisição de imóveis; Até 240 meses para pagar; Taxas a partir de 0,59% + IPCA; Você pode comprovar renda com até mais 4 pessoas; Carência. Até 6 meses para começar a pagar; Financiamento de até 70% do valor do imóvel.

O valor do seu imóvel não precisa ficar parado. Chama a AGcredi.

Simule agora mesmo:

Flávio Marcos 42 - 9 9129.5427 https://whats.link/agcredi

Av. 12 de Maio, 272 - sala 2 – Centro - Turvo - PR

Mês de julho é Mês do Arraial do Atacadão Casa e Construção

São vários itens com preços imperdíveis, e tem mais: em ARRAIAL não pode faltar pescaria.

Isso mesmo, na compra de material de pintura, você pode pescar o seu desconto na pescaria do Atacadão.

Arraial de descontos, é só no Atacadão.

Fone e WhatsApp (42) 3642-2132.





Saúde registra mais 3.840 casos confirmados e 180 óbitos pela Covid-19 no Paraná




A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta sexta-feira (9) mais 3.840 casos confirmados e 180 mortes pela Covid-19 no Paraná. Os números são referentes aos meses ou semanas anteriores e não representam a notificação das últimas 24 horas.

Os dados acumulados do monitoramento da doença mostram que o Estado soma 1.312.938 casos confirmados e 32.036 óbitos.

Os casos confirmados divulgados nesta data são de janeiro (9), fevereiro (13), março (261), abril (41), maio (263), junho (555) e julho (2.698) de 2021.

INTERNADOS – O informe relata que 1.939 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados. São 1.525 pacientes em leitos SUS (845 em UTIs e 680 em enfermarias) e 414 em leitos da rede particular (214 em UTIs e 200 em enfermarias).

Há outros 2.086 pacientes internados, 910 em leitos de UTI e 1.176 em enfermarias, que aguardam resultados de exames. Eles estão na rede pública e rede particular e são considerados casos suspeitos.

MORTES – A Secretaria da Saúde informa a morte de mais 180 pacientes. São 79 mulheres e 101 homens, com idades que variam de 17 a 93 anos. Os óbitos ocorreram de 14 de janeiro a 8 de julho de 2021.

Os pacientes que morreram residiam em Curitiba (31), Maringá (9), Londrina (8), Cascavel (7), Ponta Grossa (7), Campo Mourão (5), Medianeira (5), São José dos Pinhais (5), Paranaguá (4), Umuarama (4), Arapongas (3), Campo Largo (3), Fazenda Rio Grande (3), Foz do Iguaçu (3), Guarapuava (3), Itaipulândia (3), Pinhais (3), Astorga (2), Jandaia do Sul (2), Lapa (2), Pinhão (2), Piraquara (2), Telêmaco Borba (2) e Toledo (2).

A Sesa registra ainda a morte de uma pessoa que residia em cada um dos seguintes municípios: Almirante Tamandaré, Alto Paraná, Altônia, Ampére, Andirá, Araucária, Assis Chateaubriand, Barra do Jacaré, Cambará, Campina Grande do Sul, Cianorte, Contenda, Coronel Vivida, Curiúva, Dois Vizinhos, Doutor Camargo, Faxinal, Francisco Beltrão, Guairaçá, Guamiranga, Ibaiti, Iguaraçu, Ipiranga, Iretama, Ivaiporã, Jaguapitã, Jaguariaíva, Joaquim Távora, Kaloré, Laranjal, Loanda, Mamborê, Marialva, Marumbi, Matinhos, Nova Aurora, Nova Londrina, Palmas, Paranacity, Paranavaí, Pato Branco, Pinhalão, Pitanga, Piên, Porecatu, Quarto Centenário, Reserva, Rio Branco do Sul, Roncador, Santa Inês, Santa Isabel do Ivaí, Santa Tereza do Oeste, Siqueira Campos, São José da Boa Vista, São Miguel do Iguaçu, Tibagi, Turvo, União da Vitória, Vitorino e Wenceslau Braz.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento registra 6.950 casos e 175 óbitos de residentes de fora do Paraná.

Inscrições para residência técnica e curso de Economia Rural terminam segunda-feira


O período de inscrição para o Programa de Residência Técnica com foco na Economia Rural termina às 17 horas de segunda-feira (12). Serão oferecidas 70 vagas para profissionais recém-formados em diferentes áreas.

A Residência em Economia Rural será desenvolvida em parceria entre a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater (IDR-Paraná), e coordenada pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

O objetivo é incentivar o aprimoramento profissional de recém-formados que concluíram cursos de graduação no período inferior a 36 meses. A residência técnica é composta por um curso de pós-graduação (especialização) e atividades práticas, realizadas em instituições ligadas ao Governo do Estado. Os residentes técnicos recebem uma bolsa-auxílio no valor de R$ 1,9 mil por um período de até 24 meses.

O programa também visa qualificar servidores públicos estaduais de diferentes áreas, por meio de curso de especialização na modalidade a distância. Serão ofertadas 200 vagas na Escola de Gestão do Paraná. Para esses, o prazo termina em 24 de julho.

ESPECIALIZAÇÃO – As disciplinas serão ministradas por professores do curso de Ciências Econômicas do campus de Toledo da Unioeste. O corpo docente é formado por 26 professores doutores de diferentes universidades, especialistas nas disciplinas que o curso oferta.

VAGAS – As vagas para o Programa de Residência Técnica são oferecidas para profissionais formados nas seguintes áreas: Agronomia, Zootecnia, Economia, Geografia, Estatística, Sistema de Informação, Direito, Administração, Nutrição, Veterinária, Informática, Engenharia de Computação, Comunicação Social, Biologia, Turismo Rural, Psicologia e Biblioteconomia.

A seleção será feita em duas etapas. A primeira é a prova que acontecerá no formato online, em 21 de julho, e terá peso 90. A segunda etapa é a análise de currículo, com peso 10 para todos os candidatos. O valor da inscrição é de R$ 150,00 e deverá ser feita unicamente por meio digital AQUI.

RESIDÊNCIA TÉCNICA – O Programa de Residência Técnica (Restec) é uma ação desenvolvida pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Governo do Estado, por meio da Coordenadoria de Ensino Superior (CES). Instituído pela Lei Nº 20.086, de 18 de dezembro de 2019, o programa é desenvolvido em parceria com as universidades estaduais do Paraná e órgãos da Administração Direta e autarquias do Poder Executivo do Estado.


Fonte e fotos: AEN


UniGuairacá na comunidade: pacientes recebem encaminhamento para tratamento pós-Covid

Camila Oliveira Andrade, de 24 anos, contraiu a Covid-19 duas vezes, em um intervalo de apenas 3 meses. Nessa segunda vez, teve menos sintomas, porém, muitas sequelas. Nessa quinta-feira, 08, ela passou por uma avaliação pulmonar para iniciar um tratamento específico de recuperação, caso necessário.

O serviço foi oferecido gratuitamente pela UniGuairacá Centro Universitário no município do Turvo, em parceria com a Secretaria de Saúde. Foram realizados cerca de 40 atendimentos ao longo da manhã.

Assim como Camila, diversas pessoas continuam com algum tipo de sintoma ou desenvolvem novos problemas, mesmo após a cura da Covid-19. “Eu desenvolvi intolerância à lactose, tive muita queda de cabelo e muita falta de ar, fora do que já estou habituada por conta da asma”. Camila espera, com essa avaliação e possível acompanhamento profissional, voltar à sua rotina com normalidade. “Está sendo difícil para me recuperar pós-Covid e sinto necessidade de melhorar minha qualidade de vida, no meu trabalho, no meu serviço de casa”, completou.

O evento no Turvo foi conduzido por acadêmicas de Fisioterapia da UniGuairacá sob supervisão da professora Claudia Bernardes Maganhini. “É bastante comum o paciente ter sequelas pós-Covid. Nós realizamos avaliações da capacidade funcional com teste de caminhada, atividades de sentar e levantar, dentre outras. São cinco escalas e por meio desses testes vamos analisar se o paciente necessita de atendimento fisioterapêutico na área cardiorrespiratória”, explicou a professora. De acordo com a necessidade clínica, os casos são encaminhados para tratamento na PoliClínica Guairacá, em Guarapuava.

Secretária de Saúde recebe novas doações da empresa Ibema


Nesta quinta-feira (08), a Secretaria Municipal de Saúde, representada pela Secretária Silvane e pela enfermeira Pricila, receberam da empresa Ibema mais uma doação de equipamentos de saúde para auxiliar no combate ao Covid-19.

Foi recebido 01 Concentrador de Oxigênio, 2700 máscaras, 02 oxímetros, 03 aparelhos para treinamento muscular inspiratório, e demais EPI’s de uso diário, que serão divididos com o Hospital Bom Pastor de Turvo.

Fonte: Prefeitura de Turvo 

A Escola Municipal Frida Rickli Naiverth convida toda a comunidade para a Super Live Julina

 

Sabemos que passamos por tempos difíceis e mesmo com as aulas em modo remoto, a escola tem trabalhado com toda dedicação e carinho, para alcançar seus alunos nas questões de ensino/aprendizagem.

Além do conhecimento, a escola tem como princípio colocar seu educando em socialização com o mundo.

Sendo assim, a equipe da escola, contando com seus professores, diretora, equipe pedagógica e funcionários, juntamente com os pais, por meio da APMF, traz a proposta de adaptação de suas atividades extracurriculares. Por isso, no dia de hoje 09 de julho de 2021, a Festa Julina da Escola será feita de modo virtual, através da Super Live Julina.

Para essa festa, equipe escolar, alunos e pais, responsáveis, se preparam por meio de uma Gincana em que a Escola foi dividida em duas equipes; Equipe Pipoca e Equipe Maça do Amor.

Na gincana teve provas de cunho digital, como compartilhamentos e postagens nas redes sociais, que contabilizaram pontos para as equipes.

Dentro do certame, houve a maior prova, onde quem mais ganhou foi o Hospital Bom Pastor. As equipes arrecadaram alimentos em prol do Hospital, onde cada item continha um valor.

A arrecadação foi um sucesso!

Agradecemos a comunidade escolar, por ter se empenhado para a socialização das crianças, mas principalmente por ter doado os alimentos trazendo aos alunos a conscientização coletiva e prospera. E por esses caminhos que a escola busca um mundo melhor!

E para saber qual foi a equipe que teve a maior arrecadação, convidamos vocês para participarem da nossa Super Live Julina, através da nossa Fan Page- Escola Frida Rickli Naiverth, ás 19 horas, sexta – feira (09/07/2021) para sabermos juntos o resultado da nossa gincana e também, festejar e se alegrar conosco.


Fonte e fotos: Escola Frida



Publicidade