[Fechar]

segunda-feira, 24 de julho de 2023

TCE-PR notifica prefeitos sobre necessidade de atualizar dados de obras públicas


O Tribunal de Contas do Estado está notificando os prefeitos dos 399 municípios do Paraná sobre a necessidade de atualizar as informações acerca do andamento das obras públicas. Segundo a Coordenadoria de Obras Públicas (COP), "considerando que as informações serão disponibilizadas em breve a toda sociedade, torna-se imprescindível a veracidade dos dados que serão apresentados". Os comunicados estão sendo enviados por meio do Canal de Comunicação (CACO), ferramenta de diálogo institucional do TCE-PR com seus jurisdicionados.

Atualmente, o Portal Informação para Todos (PIT) oferece, de maneira clara e acessível, informações de interesse público a respeito das administrações municipais paranaenses. Nele são apresentados os dados recebidos pelo TCE-PR por meio do Sistema de Informação Municipal - Acompanhamento Mensal (SIM-AM).

Nesse sentido, o Tribunal desenvolveu, como complemento ao PIT, o Painel de Obras Públicas, ferramenta que apresentará, de forma gráfica, as informações enviadas pelas entidades municipais ao SIM-AM, objetivando facilitar o acesso ao controle social, bem como servir de base para as fiscalizações de obras realizadas pelo Tribunal. O novo Painel de Obras Públicas foi desenvolvido pela Coordenadoria de Sistemas e Informações da Fiscalização (COSIF).

No comunicado, o TCE-PR pede que os administradores se certifiquem de que as informações prestadas sejam fidedignas à realidade e periodicamente validadas. Eventuais divergências de informações encontradas no sistema - situação de obra paralisada, por exemplo -deverão ser corrigidas pela própria entidade.

A Instrução Normativa nº 84/2012 do Tribunal estabelece que "a veracidade dos dados cadastrados no SIM-AM é de estrita responsabilidade dos representantes legais e técnicos das entidades municipais, a quem compete responder pelos registros e informações apresentados, ou por sua omissão."

A mesma IN deixa claro que o não atendimento desta norma por qualquer uma das entidades do município sujeita seus titulares legais e técnicos às sanções previstas no Regimento Interno e implica nas restrições específicas de emissão de Certidões Liberatórias e de Certidões para Instrução de Pleitos de Operações de Crédito.

Fonte: TCE/PR

Aproveite as ofertas da Terça do Hortifruti do Supremamais Supermercado de Turvo

 

A Loja Santa Inez está contratando


Venha fazer parte da equipe da Loja Santa Inez, em Turvo.

Vaga para Vendedora

Procuramos uma pessoa com os seguintes requisitos:

- Comunicativa.

- Responsável e Pontual.

- Gostar de atendimento ao público.

- Trabalhar bem em equipe.

- Facilidade com redes sociais.

- Disponibilidade de horário das 8h as 18h.

- Experiência em vendas (não é obrigatório, mas será um diferencial).

Interessadas enviar seu currículo com foto para o email: rh.santainez@gmail.com

Os currículos devem ser enviados até sexta feria dia 28 de Julho.

Como parte das ações da campanha de combate ao feminicídio, blitz educativa é realizada

Na tarde da última sexta-feira (21), a Prefeitura de Turvo, por meio da Secretaria de Família e Desenvolvimento Social em conjunto com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, promoveu uma importante ação de conscientização contra o feminicídio. A blitz educativa foi realizada como parte das iniciativas da campanha contra o feminicídio, marcada pelo Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, ocorrido no dia 22.

A mobilização contou com a presença de aproximadamente 20 mulheres que se dedicaram a levar informações sobre a violência contra a mulher e a importância de combater o feminicídio. Através dessa ação, foram alcançadas cerca de 300 pessoas entre pedestres, motoristas e passageiros que foram orientados e receberam o material da campanha.

A parceria entre a Secretaria de Família e Desenvolvimento Social e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher demonstra o comprometimento das instituições com a proteção dos direitos das mulheres e o enfrentamento da violência de gênero.

Fonte: Prefeitura de Turvo 

Brasil goleia o Panamá na estreia na Copa do Mundo feminina

Com três gols de Ary Borges e um de Bia Zaneratto, brasileiras garantem vitória em Adelaide e mantêm invencibilidade na abertura do Mundial

A Seleção Brasileira Feminina estreou com vitória na Copa do Mundo. No estádio Hindmarsh, em Adelaide, na Austrália, o Brasil venceu nesta segunda-feira (24) o Panamá, por 4 a 0. Com a vitória, a Seleção lidera o Grupo F, com três pontos, e inicia a campanha em busca da primeira estrela. No domingo (23), a França empatou com a Jamaica, por 0 a 0, na primeira partida do grupo.

HAT-TRICK DE ARY BORGES

Ary Borges foi o destaque do primeiro jogo da Seleção na Copa. Ela marcou três gols na sua estreia com a camisa da Seleção no Mundial e ainda deu a assistência para outro.

Aos 23 anos, a atacante se tornou a jogadora mais jovem a marcar três gols em uma estreia pela Seleção Brasileira.

Artilheira da Copa do Mundo, Ary Borges fez os dois primeiros. Ela marcou aos 18 mim e 38 mim, ambos no primeiro tempo. A maranhense ainda fez o quarto tento da Seleção, aos 24 minutos da etapa final. Bia Zaneratto marcou o terceiro logo aos 4 minutos do segundo tempo.

ESCRITA MANTIDA

A vitória na Austrália manteve o ótimo retrospecto da Seleção Brasileira Feminina na primeira rodada em Mundiais. Presente nas nove edições da Copa do Mundo Feminina, as brasieliras sempre venceram na rodada de abertura. A maior goleada foi no Mundial de 1999, quando o Brasil goleou o México, por 7a 1, com três gols de Pretinha, três de Sissi e um de Kátia Cilene.

ESTREANTES

A Canarinho teve nove atletas que entraram em campo pela primeira vez em uma partida de Copa do Mundo: Letícia, Antonia, Lauren, Bruninha, Duda Sampaio, Adriana, Gabi Nunes, Kerolin e Ary Borges. Entre as 23 convocadas por Pia, são 11 que têm a primeira oportunidade em Mundiais. Continue lendo...






Oportunidade batendo à porta

Está na hora de dar o primeiro passo rumo a uma Graduação de sucesso. Junte-se ao UniCV e comece sua jornada de aprendizado na modalidade EAD.

Aprenda no seu ritmo, conciliando estudos com suas responsabilidades diárias. Tenha acesso a um corpo docente qualificado, conteúdos atualizados e recursos interativos. Invista em você, amplie seus horizontes e construa um futuro brilhante. Não espere mais, comece agora mesmo a trilhar o caminho para uma formação acadêmica sólida e promissora.

Venha fazer parte da nossa comunidade de estudantes e embarque nessa experiência enriquecedora!

(42) 99128-1476 - POLO TURVO e (42) 99921-2841 - POLO GUARAPUAVA.




Mulher é morta a facadas e decapitada na frente dos filhos e da mãe em Luiziana


Uma mulher de 27 anos foi vítima de um crime com requintes de extrema crueldade na cidade de Luiziana. O feminicídio ocorreu no inicio da madrugada desta segunda-feira, 24.

Priscila da Silva, de 27 anos, teve a casa invadida pelo ex-companheiro e acabou morta com cerca de 20 facadas. O criminoso ainda decapitou a mulher, tudo isso na frente dos dois filhos dela, de 2 e 6 anos, e da mãe da vítima.

A criança de dois anos ainda foi ferida em um dos braços. A mãe de Priscila e o menino de seis anos esconderam-se em um guarda-roupas para se livrarem do agressor.

Segundo as informações da Polícia Militar, o autor do crime, que seria um homem conhecido apenas por Indião chegou em um veículo Gol na residência da ex-mulher. Ele está foragido e as polícias, Civil e Militar fazem buscas para tentar encontrá-lo. O corpo de Priscila foi encaminhado ao IML de Campo Mourão.

15 mil vagas: Agências do Trabalhador ofertam oportunidades em todo o Estado


As Agências do Trabalhador do Paraná e postos avançados começam a semana com a oferta de 15.326 vagas de emprego com carteira assinada no Estado. A maior parte é para auxiliar de linha de produção, com 3.534 oportunidades. Na sequência, aparecem as funções de magarefe, com 455 vagas, atendente de lanchonete, com 332, e abatedor de aves, com 315.

A Região Metropolitana de Curitiba concentra o maior volume de postos de trabalho disponíveis (3.563). São ofertadas 332 vagas para atendente de lanchonete, 200 para operador de telemarketing ativo e receptivo, 190 para operador de telemarketing ativo e 148 para auxiliar de linha de produção.

Na Capital, a Agência do Trabalhador Central tem 61 vagas para preenchimento imediato: cozinheiro geral (30), açougueiro (28), engenheiro químico (02) e intérprete de Libras (01).

A região de Cascavel aparece em seguida em volume, com 3.797 oportunidades. São 890 vagas para auxiliar de linha de produção, 305 para magarefe, 220 para operador de processo de produção e 215 para abatedor de aves.

Nas demais regionais do Interior são destaques Campo Mourão (1.812), Londrina (1.473), Foz do Iguaçu (1.323) e Pato Branco (1.163). Em Campo Mourão, as funções que lideram as ofertas de vagas são auxiliar de linha de produção, com 690 vagas, safrista, com 188, trabalhador rural, com 63, e magarefe, com 59 oportunidades.

Em Londrina, há oferta de emprego para auxiliar de linha de produção, com 253 vagas, alimentador de linha de produção, com 142, safrista, com 92, e abatedor de aves, com 40.

Em Foz do Iguaçu, os destaques são para auxiliar de linha de produção (534), abatedor de porcos (100), operador de caixa (86) e abatedor de aves (60).

Na região de Pato Branco são ofertadas 247 vagas para auxiliar de linha de produção, 89 para alimentador de linha de produção, 33 para vendedor interno e 33 para operador de caixa.

ATENDIMENTO – Os interessados em ocupar as vagas devem buscar orientações entrando em contato com a unidade da Agência do Trabalhador de seu município. Para evitar aglomeração, a sugestão é que o atendimento seja feito com horário marcado. O agendamento deve ser feito AQUI.

Óbitos registrados em Guarapuava e Região

A Central de Triagem informa os óbitos registrados em Guarapuava e Região - CLIQUE AQUI...
Publicidade