[Fechar]

quarta-feira, 20 de novembro de 2024

Idosa de 72 anos é morta pelo marido de 77 anos dentro de casa


A idosa Izema de Oliveira Peron, de 72 anos, foi morta pelo próprio marido dentro de casa em Guamiranga, na região central do Paraná.

As informações são da Polícia Militar (PM), que prendeu o idoso de 77 anos em flagrante.

O caso aconteceu na tarde de terça-feira (19), por volta das 15h20, na localidade rural de Guamirim.

A PM afirma que quando foi acionada recebeu informações de que um homem havia esfaqueado a esposa, e quando chegou ao local a vítima já estava sem sinais de vida. Ela foi morta por asfixia, segundo a Polícia Civil.

Socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegaram a ir até à residência, mas atestaram o óbito da mulher no local.

"Em conversa com o marido da vítima, esse relatou ter asfixiado sua esposa, pois os dois vêm brigando há vários anos, e acabou ocorrendo esse homicídio", informou a PM.

A Polícia Civil está investigando o caso e afirma que trata o crime como feminicídio. O nome do suspeito não foi revelado e o g1 tenta identificar a defesa dele.

Izema está sendo velada na capela municipal de Guamiranga e será sepultada às 17h desta quarta-feira (20) no Cemitério do Manduri.

Aproveite o Black Friday do UniCV


Essa é a hora de você iniciar seus estudos com as melhores condições do ano. Venha garantir o seu diploma ou certificado com uma instituição de ensino de qualidade reconhecido pelo MEC.

Inscreva-se agora mesmo:

📲 wa.me/5542999763629 - Polo Guarapuava.




Empresas recebem o Selo Sebrae, e Turvo é reconhecido por fomentar a economia


Na última terça-feira (19), a Prefeitura de Turvo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, promoveu o Primeiro Encontro de Políticas Públicas de Desenvolvimento Municipal, evento que reuniu autoridades, empresários e estudantes na Câmara de Vereadores. A iniciativa teve como objetivo apresentar programas voltados ao desenvolvimento econômico e tecnológico do município, além de reconhecer empresas que se destacaram na busca por excelência.

Durante o encontro, foram apresentados diversos programas voltados para o fortalecimento econômico e tecnológico de Turvo, evidenciando o compromisso da Prefeitura em preparar o município para os desafios do futuro.

Posteriormente foi realizada a entrega de prêmios do Selo Sebrae Fecomércio, uma certificação que avalia a qualidade e eficiência das empresas em diferentes critérios, como atendimento ao cliente, gestão empresarial, inovação, marketing e infraestrutura. Para garantir uma análise justa, as empresas inscritas foram avaliadas por meio da metodologia do cliente oculto, que visitou os estabelecimentos para observar aspectos fundamentais de cada negócio. As empresas premiadas foram: Loja Santa Inês, Loja N Utilidades, Atacadão Casa e Construção, Maie Decor, Academia Planeta Corpo e o Mercado Ideal.

Essa conquista reflete o esforço contínuo dos empresários turvenses em buscar inovação e excelência, fortalecendo o comércio local e promovendo o desenvolvimento sustentável.

Além da premiação às empresas, o Prefeito Jeronimo Gadens do Rosário e o Secretário Tony Luiz Gomes receberam um prêmio de reconhecimento do SEBRAE pelo empenho em implementar ações que fomentam a economia do município.

Estiveram presentes o Prefeito Jeronimo Gadens do Rosário, os secretários Tony Luiz Gomes e Eduarda de Morais, além do Prefeito eleito Marcos Seguro e do Vice-Prefeito eleito Carlos Schneider. O evento contou ainda com a parceria do SEBRAE, com a presença da Gestora dos projetas de comércio e serviços da regional Thaise Amaral, a gestora de Políticas Públicas Márcia Beatriz da Silva, a consultora credenciada Eugenia Juscycyn, e o consultor do SEBRAE Marcos de Castro. Além disso, também esteve presente o palestrante Agustin Lombardi.

A gestão municipal reafirma seu compromisso com o crescimento econômico e social, investindo em inovação, qualificação e valorização de quem contribui para o fortalecimento do município. Turvo segue como referência em desenvolvimento e busca contínua por oportunidades que tragam mais prosperidade para seus cidadãos.

Fonte: Prefeitura de Turvo 

Novo sistema de alerta para desastres estará disponível para todo o Paraná em dezembro


A partir do dia 4 de dezembro, o sistema de alerta para desastres extremos via telefonia celular, utilizando a tecnologia cell broadcast, vai abranger o Paraná inteiro, assim como todos os estados das regiões Sul e Sudeste. A implantação do Defesa Civil Alerta foi definida nesta terça-feira (19), em uma reunião entre o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Fernando Schunig, e o diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Armin Braun.

A tecnologia, que se complementa a outros sistemas de alerta já operados pela Defesa Civil, começou a ser testada em agosto, como projeto-piloto, nos municípios de Morretes, no Litoral, e União da Vitória, na região Sul, que têm histórico de tragédias climáticas. Da mesma forma, outras nove cidades das duas regiões brasileiras participaram dos testes de forma simultânea, gerenciados pela Defesa Civil Nacional.

A tecnologia foi desenvolvida pelo governo federal e permite o envio de alertas para os celulares utilizando a geolocalização do usuário. Diferente dos outros alertas, este aviso se sobrepõe aos aplicativos do celular e é enviado a todas as pessoas que estiverem no perímetro pré-determinado via sistema, sem exigir cadastro prévio.

“O sistema vem para complementar as ações que já são feitas, os alertas que já são emitidos, de forma que nós vamos realmente chegar naquele momento nas pessoas que estão em uma área de risco, para para possam se preparar e sair de forma emergencial”, destacou o coronel Fernando. “É mais uma forma de evitar mortes e perdas patrimoniais e minimizar os danos causados por um desastre”.

“Como estamos iniciando um período em que há um histórico de chuvas severas no Sul e Sudeste, estamos ampliando a todos os municípios a cobertura dessa tecnologia de difusão massiva, que envia alertas para toda a população, independente de o celular estar cadastrado ou não”, explicou Braun.

O Defesa Civil Alerta tem a capacidade de comunicar avisos de desastres críticos, apresentando a mensagem em destaque na tela do celular, com um toque específico de sirene e alerta vibratório. Ele será usado, por exemplo, em casos de inundações severas, riscos de deslizamentos de terra e outras situações que coloquem a vida da população em risco.

“Essa ferramenta nova é uma camada adicional de envio de informações, mas ela é muito mais extensiva e abrange grande parte da população, que vai receber a mensagem quando tiver a necessidade de tomar uma ação imediata de salvar e proteger sua vida”, ressaltou o diretor do Cenad.

O sistema está sendo implementado em conjunto entre o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, o Ministério das Comunicações, a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) e as empresas de telefonia móvel. Ferramentas similares estão em uso em países como Estados Unidos, Alemanha, Itália e Chile.

PESQUISA – Uma pesquisa realizada pelo ministério após a etapa inicial indicou que 82% da população de Morretes recebeu o alerta, enquanto em União da Vitória o alcance foi de 60%. A ferramenta recebeu ajustes desde o início da implantação para melhorar desempenho e garantir um funcionamento adequado.

Vale ressaltar, porém, que ela não substitui outras formas de alertas, já que esses sistemas precisam ser complementares, visando alcançar cada vez mais pessoas. O Defesa Civil Alerta passa a ser mais uma ferramenta de comunicação com a população, além das mensagens por meio SMS, WhatsApp e Telegram, além de avisos que utilizam as ferramentas do Google, em especial o Google Maps, Wase e TVs por assinatura.
Publicidade