[Fechar]

terça-feira, 29 de março de 2022

Turvo registra mais 01 caso de Covid-19

 


Boletim da Covid-19 confirma 2.303 novos casos e 16 óbitos no Paraná


A Secretaria estadual da Saúde (Sesa) divulgou nesta terça-feira (29) mais 2.303 casos e 16 mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. O monitoramento da Covid-19 mostra que o Paraná soma agora 2.400.103 casos e 42.679 óbitos pela doença desde o início da pandemia.

Os casos são de março (1.375), fevereiro (504) e janeiro (388) de 2022; dezembro (2), novembro (4), outubro (1), setembro(1), agosto (1), julho (1), junho (3), maio (3) e março (1) de 2021; e dezembro (12), novembro (3), outubro (1), setembro (1), agosto (1) e julho (1) de 2020. Os óbitos são de março (14) e fevereiro (1) de 2022 e junho (1) de 2021.

INTERNADOS – O informe relata que 55 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados, todos em leitos SUS (26 em UTIs e 29 em enfermarias). Há outros 361 pacientes internados, 185 em leitos de UTI e 176 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

ÓBITOS – A Secretaria da Saúde informa a morte de mais 16 pacientes. São oito mulheres e oito homens, com idades que variam entre 42 e 95 anos. Os óbitos ocorreram entre 29 de setembro de 2020 e 24 de março de 2022.

Os pacientes que foram a óbito residiam em Curitiba (2), Terra Roxa, São João do Caiuá, Ponta Grossa, Pinhais, Paranaguá, Marechal Cândido Rondon, Londrina, Janiópolis, Ivaí, Foz do Iguaçu, Castro, Cascavel, Carlópolis e Almirante Tamandaré.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Saúde registra 10.769 casos de residentes de fora do Estado – 233 pessoas foram a óbito.


Confira relatórios de exclusão e de mudanças de municípios no site da Sesa.

Com mais um óbito, Saúde alerta para aumento de 77% dos casos de dengue no Paraná



A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) está em alerta para o combate à proliferação do mosquito Aedes aegipty, transmissor da zika, chikungunya e dengue, doenças chamadas de arboviroses, sendo a última endêmica em todo o Paraná.

Desde o novo período sazonal da dengue, que teve início em 1º de agosto de 2021 e deve seguir até julho de 2022, o Paraná registrou dois óbitos pela doença. Até o momento são mais de 42 mil casos notificados. Só na última semana houve um aumento de 77% de casos confirmados e mais de 81% de casos autóctones, quando a dengue é contraída no município de residência.

O informe semanal desta terça-feira (29) confirma mais um óbito. Trata-se de um homem, de 68 anos, que era residente de Arapongas, município de abrangência da 16ª Regional de Apucarana.

O primeiro óbito ocorreu no município de Nova Esperança, Noroeste do Estado. Era um paciente do sexo masculino, com 58 anos de idade, com comorbidade.

Se comparado ao período sazonal anterior (2020/2021), o Estado teve uma redução no número de notificados (-7%), mas um aumento em 25% em relação aos casos confirmados.

Diante do cenário atual, a Vigilância Ambiental da Sesa incentiva por meio das Regionais de Saúde ações de mobilização da população quanto à remoção mecânica de focos, bem como ações educativas em parceria com instituições públicas e privadas em todo o Estado. A Secretaria acompanha a situação e reforçará o suporte técnico aos municípios para conter a doença.

Em 21 de janeiro, o Governo do Estado renovou a frota de campo das equipes de Vigilância Ambiental da Sesa, que há mais de 10 anos não era atualizada. Trinta caminhonetes foram direcionadas e adaptadas para reforçar trabalhos, como a aspersão de inseticidas para controle de vetores, o chamado fumacê.

“Os órgãos de saúde pública trabalham de várias formas e têm ações junto à população e às instituições para tentar conter a proliferação do mosquito e a doença, mas a contribuição das pessoas no acondicionamento adequado do lixo doméstico, limpeza do imóvel, nos quintais, calhas, piscinas é fundamental”, alertou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

TRANSMISSÃO – As arboviroses (dengue, zika e chikungunya) são transmitidas pela picada do Aedes aegypti. É necessário ficar atento a possíveis criadouros do mosquito e, assim, eliminar esses possíveis locais para evitar a propagação das doenças. É fundamental que a pessoa identifique os sintomas das arboviroses para buscar o serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequado o quanto antes.

“Fica aqui o alerta para que as pessoas permaneçam atentas aos sintomas e alguns sinais que caracterizam a dengue. Orientamos que, caso apresentem sintomas como febre alta, dores no corpo, manchas vermelhas no corpo, vômito, náusea, que procurem imediatamente os serviços de saúde e não façam o uso de medicação sem prescrição médica”, ressaltou a coordenadora de Vigilância Ambiental da Sesa, Ivana Belmonte.

DENGUE – Normalmente, o primeiro sintoma da dengue é a febre alta (39º a 40º C) de início repentino, com duração máxima de sete dias, acompanhada de dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores no corpo, prostração, fraqueza, ou erupções cutâneas.

ZIKA – No caso da zika, manchas vermelhas pelo corpo, com coceira intensa, febre baixa ou até mesmo ausente, olhos vermelhos e dores nas pequenas articulações são os principais sintomas.

CHIKUNGUNYA – Febre alta, dores intensas nas articulações, dor nas costas, dores pelo corpo, erupção avermelhada na pele, dor de cabeça e dor retro-ocular são indicativos de chikungunya.

Confira o informe completo AQUI.

Nesta quarta-feira é o dia S do Supremamais Supermercado de Turvo - O verdadeiro dia da economia



CHEGOUUUUUUUUUU, chegouuuuuuuu 🚨

💥 O EXTRAORDINÁRIO DIA S🖌️

💥 É só nessa quarta feira, 30 de março ‼️ 💥

↪️ Preços jamais vistos 💣

↪️ Dia mais barato do mês 🤑📉

↪️ Único dia 🙌🏽

↪️ Chama toda a família e venham aproveitar 👨‍👩‍👧‍👧👩‍👩‍👦👪

↪️ Não deixe ninguém de fora 😉

↪️ A ECONOMIA de verdade 😉

↪️ Marca aí e vem correndo pra cá 🤝🏻

↪️ É SÓ NESSA QUARTA FEIRA ‼️


Seja você também um cliente *VIPE REDE SUPREMAMAIS* e recebe todas as ofertas e novidades diretamente no seu whatsapp, basta clicar no link abaixo ↓↓






Tsuru supera a equipe Alfa e conquista a Copa das Mulheres de Vôlei Indoor de Turvo


O último dia de jogos da Copa das Mulheres de Vôlei Indoor de Turvo reservou grandes emoções para os torcedores presentes. O primeiro jogo do sábado (26), foi disputado pela equipe Fênix e a equipe Kairós que saiu com a vitória por 2 sets a 0, garantindo a classificação momentânea para a final, ainda dependendo do segundo jogo do dia.

A segunda disputa teve como protagonistas os jogadores da equipe Alfa e UP. Ambos os times dependiam apenas de si próprios para chegar à final, a qual contava com a equipe Tsuru, já classificada. Superando a equipe UP 2 sets a 0, a Alfa garantiu sua presença na final da competição.

A grande final cumpriu o esperado, as duas equipes melhores classificadas protagonizaram um jogo acirrado, disputado até o último set. Tsuru se saiu melhor no primeiro set, ganhando de 25 a 22 pontos, logo em seguida a equipe Alfa conseguiu deixar tudo igual no placar, vencendo o segundo set por 25 a 23 pontos.

O terceiro set foi o grande momento do jogo, com as duas equipes disputando ponto a ponto, mantiveram um placar de igual pra igual até o fim, onde a Tsuru conseguiu superar a Alfa pelo placar de 15 pontos a 13 no último set, conquistando a Copa das Mulheres de Vôlei Indoor de maneira invicta.


Fonte e fotos: Prefeitura de Turvo 


O Viveiro das Plantas de Turvo está com excelentes novidades - Venha conferir de perto


No Viveiro das Plantas chegou diversas variedades de mudas de frutíferas, e inclusive as mudas cítricas também já estão chegando, pois já está iniciando o plantio delas.

São mudas de altíssima qualidade, selecionadas, registradas, todas enxertadas e com produção rápida, e com excelentes preços.

Você quer reformar seu jardim ou montar um jardim? No Viveiro tem tudo o que você precisa para montar seu jardim.

Quer presentear a pessoa amada, amigos e colegas em dias comemorativos? Aqui você encontra lindíssimos presentes. Ah e tem mais todas a suculentas com 20% de descontos.

Para saber mais sobre novidades e promoções acompanhe no Instagram:


- Estamos no Turvo Rodovia PR-466, Km 222 – em Frente ao Hotel Bettega – Informações Fone WhatsApp (44) 9 9718-6463

VIVEIRO DAS PLANTAS - A natureza mais perto de você.
















Veja mais no vídeo:







Turvo e mais 50 municípios serão beneficiados com Programa Caixa d’Água Boa


O Governo do Paraná dará continuidade ao programa Caixa d’Água Boa em 2022. A extensão do convênio entre Sanepar e Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) para 2022 foi assinada nesta segunda-feira (28), no Palácio Iguaçu, pelo vice-governador Darci Piana. Serão beneficiadas 1.500 famílias de 51 municípios. O investimento é de R$ $ 3,93 milhões.

O projeto conta com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e foi vencedor, no ano passado, do prêmio ODS da Rede Brasil do Pacto Global na área do setor público.

“É um programa extraordinário, de um alcance social incrível. Apoio social que é uma das grandes marcas do governo Ratinho Junior. Essa ação se soma a tantas outras, como as tarifas sociais de água e energia elétrica e o cartão Comida Boa, que ajuda a qualificar a alimentação dos paranaenses mais vulneráveis”, ressaltou Darci Piana.

Lançado em 2019, o programa é uma parceria entre Sanepar e a Sejuf para doação e instalação de caixas d’água em casas de paranaenses em situação de vulnerabilidade social e já atendeu 4 mil famílias em 143 municípios.

Para isso, foram feitas parcerias também com prefeituras, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e empresas privadas. “Às vezes não temos noção de como esse programa ajuda a vida de uma família. É mais qualidade, água potável em casa, armazenada sem a necessidade de sair por aí com balde na mão. Isso se reflete em mais higiene, mais saúde, mais qualidade de vida”, comentou o vice-governador.

PARCERIA – De acordo com a proposta, a Sanepar disponibiliza uma caixa d'água de 500 litros e um kit de instalação. Já a Sejuf oferece subsídio financeiro de R$ 1 mil para viabilizar a instalação e também o treinamento de como fazê-la.

“Queremos levar este projeto para o maior número possível de municípios. Ter água em casa é fundamental para a saúde, a higiene e a alimentação”, afirmou o secretário da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, destacando que o Caixa d’Água Boa é uma das estratégias do Governo do Estado para combater a pobreza.

Diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile reforçou a importância do projeto e a parceria da companhia com os municípios. “A Sanepar tem uma importante função social e um compromisso com o governo e municípios de levar saúde para todo o Estado. Esse projeto consegue melhorar a vida das famílias e é muito importante para a Sanepar fazer parte dessa melhoria”, disse.

“Vamos tornar esse projeto permanente para que possa chegar ao maior número de paranaenses possível”, completou.

Stabile destacou, ainda, que na Região Metropolitana de Curitiba, em 2020 e 2021, foram instaladas outras 10 mil caixas d’água em imóveis localizados em áreas afetadas pelo rodízio no abastecimento de água em razão da estiagem prolongada no Estado. Em 2022, reforçou, serão mais 3,5 mil em Curitiba, Região Metropolitana e Litoral. “Isso fez a diferença durante todo o período de crise hídrica que afetou a grande Curitiba por mais de dois anos”, afirmou.

“Posso afirmar com convicção que esse governo enxerga o que a população mais precisa, faz a diferença na vida das pessoas. Ações que cuidam de quem mais precisa”, ressaltou a prefeita de Tamarana, na Região Norte, Luzia Suzukawa.

“São famílias que realmente precisam, um recurso bem empregado, que reforça a sensibilidade deste governo”, acrescentou o prefeito de Boa Esperança do Iguaçu, na região Sudoeste, Givanildo Trumi, o Giva.

MUNICÍPIOS – Os municípios que serão contemplados pelo projeto neste ano são: Alto Paraíso, Antônio Olinto, Bituruna, Boa Esperança, Boa Esperança do Iguaçu, Bom Sucesso do Sul, Campo Bonito, Candói, Centenário do Sul, Coronel Vivida, Diamante do Sul, Diamante d’Oeste, Faxinal, Guaíra, Prudentópolis, Inácio Martins, Inajá, Ipiranga, Itaguagé, Jardim Alegre, Jundiaí do Sul, Laranjal, Mangueirinha, Maria Helena, Marilândia do Sul, Mato Rico, Mauá da Serra, Nova Esperança do Sudoeste, Novas Laranjeiras, Nova Tebas, Pinhão, Querência do Norte, Quinta do Sol, Rio Azul, Rio Bonito do Iguaçu, Roncador, Salgado Filho, Santo Antônio do Sudoeste, Santa Izabel do Oeste, São João do Caiuá, São José da Boa Vista, São Pedro do Iguaçu, São Sebastião da Amoreira, Sapopema, Tamarana, Três Barras do Paraná, Turvo, Vera Cruz do Oeste, Virmond, Wenceslau Braz e Itaúna do Sul.

PÚBLICO-ALVO – Para participar do Caixa d’Água Boa as famílias precisam atender cumulativamente aos seguintes critérios: residir em município que possua contrato de concessão ou programa vigente com a Sanepar; residir em domicílio abastecido pela Sanepar e que não possua caixa d'água; possuir renda de até meio salário mínimo nacional por pessoa; estar inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal e encontrar-se em situação de vulnerabilidade social, conforme o Índice de Vulnerabilidade das Famílias (IVFPR) do Programa Nossa Gente Paraná.

PRÊMIO ODS – O projeto Caixa d’Água Boa conquistou no final de 2021 o prêmio ODS na área do setor público. A iniciativa promovida anualmente é o reconhecimento do Serviço Social da Indústria (Sesi) às indústrias, empresas, instituições públicas, organizações da sociedade civil e instituições de ensino que atuam em prol dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável no Paraná.

PRESENÇAS – Participaram do evento o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto; o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Fernando Schunig; os deputados estaduais Artagão Jr., Boca Aberta Jr., Guto Silva, Nelson Luersen e Paulo Litro; o vice-presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Santos; o diretor comercial da Sanepar, Toco Zanetti; a coordenadora estadual do programa Nossa Gente Paraná, Tamara Zázera Rezende; o coordenador estadual do programa Caixa d’Água Boa, Everton de Oliveira; o assessor de parcerias da Sanepar, Reginaldo Prybecz; o vereador de Curitiba, Alexandre Leprevost; e o gerente de relacionamento do escritório do Banco do Brasil no Paraná, Valsi Mazetto.

PRF atende acidente na BR 277, em Guarapuava


Nesta madrugada (29), por volta das 2 horas da manhã, a PRF foi acionada para atender tombamento de um caminhão, o qual transportava hortaliças de Iratí para Candoí.

Segundo informações preliminares, o caminhão seguia de Guarapuava para Cascavel, quando o veículo saiu da pista e tombou no acostamento e a carga ficou esparramada fora da rodovia.

Segundo a PRF o condutor, um homem de 31 anos, natural de Curitiba, teve lesões leves e fora encaminhado à UPA do Batel em Guarapuava.

Fonte: Central Cultura

Em novo decreto, governador libera circulação sem máscaras em ambientes fechados


O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou um novo decreto ( 10.596/2022 ) nesta terça-feira (29) para liberar a circulação sem máscaras em locais internos. Ele revoga os dispositivos da norma anterior e mantém a orientação para a Secretaria de Estado da Saúde regulamentar o uso em alguns espaços internos, como transporte público, espaços de saúde e clínicas, com caráter de recomendação.

A medida já está em vigor e leva em consideração a situação estável da circulação do vírus que provoca a Covid-19 no Estado, com internamentos, óbitos e taxa de transmissão em queda consistente há algumas semanas. A alteração é um complemento da flexibilização do uso do equipamento de proteção individual em locais externos, assinada em 16 de março.

A decisão foi tomada 23 meses depois da instituição da obrigatoriedade, por lei estadual, em 28 de abril de 2020. A implementação da nova regra só foi possível graças a uma alteração legislativa que deu ao Estado a prerrogativa pelas decisões sanitárias sobre uso de máscara, no começo do mês.

"Quase dois anos após a implementação da regra das máscaras, finalmente chegamos ao momento que podemos tirar a imposição do uso das máscaras também em ambientes fechados. Essa conquista só foi possível porque o paranaense aderiu em massa a nossa campanha de imunização e também sempre respeitou as medidas sanitárias nos momentos mais críticas. É uma conquista de todos os paranaenses", afirmou Ratinho Junior.

NÚMEROS – No Paraná, quase 80% da população está com a cobertura vacinal completa e mais de 4 milhões de pessoas receberam a dose de reforço. Também houve redução no número de mortes e de casos mais graves da doença. A média móvel de casos caiu 54% em relação há duas semanas e a média de mortes diminuiu 75% no mesmo período. A ocupação nas UTIs está em 33% e a taxa de transmissão é de 0,92, abaixo de 1, com tendência de queda.

Fonte e foto: AEN

Que tal terminar seus estudos e ainda ganhar um curso profissionalizante?

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Turvo em parceria com o SENAI está promovendo o Educação de Jovens e Adultos - EJA fundamental e médio, para pessoas com mais de 18 anos que ainda não completaram seus estudos.

O EJA será gratuito e ainda oferecerá um curso profissionalizante ao fim da graduação, podendo ser escolhido entre o curso de Assistente Administrativo e Assistente de Almoxarifado.

A matrícula deve ser realizada na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, localizada na rua Paraná, 767, Centro. Para a matrícula, o aluno deverá portar cópias do:

• RG;
• CPF;
• Certidão de Nascimento ou de Casamento;
• Comprovante de residência;
• Histórico escolar do período cursado.
Publicidade