[Fechar]

segunda-feira, 8 de abril de 2019

Decreto regulamenta que presos paguem as tornozeleiras eletrônicas



O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou decreto que regulamenta no Paraná a obrigatoriedade de os presos pagarem pelas tornozeleiras eletrônicas ou por eventuais despesas decorrentes de reparo ou manutenção dos aparelhos.

No Estado, cerca de 7 mil apenados que cometeram crimes de menor potencial ofensivo utilizam os equipamentos. O decreto foi assinado na quinta-feira (4). A medida vai gerar economia aos cofres públicos, visto que o Governo do Estado gasta R$ 241 por mês com cada tornozeleira eletrônica, ou R$ 1,7 milhão mensais.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Administração Penitenciária, em conjunto com o Tribunal de Justiça do Paraná, publicará um documento com todos os procedimentos e as regras para cobrança do serviço.

PAGAMENTO - O pagamento começa a partir da data em que o aparelho eletrônico é entregue aos presos. Os presidiários que não têm condições de arcar com os custos de aquisição e manutenção do equipamento estão isentos do pagamento. Cada caso será analisado pelo poder judiciário.

“Se o detento com condições financeiras não pagar pela tornozeleira, ele será cobrado pela Procuradoria-Geral do Estado, como qualquer devedor fiscal”, disse o diretor do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen), delegado Francisco Caricati.

Os valores recolhidos serão destinados ao Fundo Penitenciário Depen, que provê recursos para o departamento investir nos estabelecimentos penais e no atendimento a programas de assistência penal. O Paraná tem 33 presídios e outras 13 unidades em construção.

LEI - A lei estadual número 19.240, que dispõe sobre o pagamento dos aparelhos de monitoramento eletrônico pelos próprios presos, foi proposta em 2017 e sancionada no mesmo ano.

PRF encontra quase 300 kg de maconha em sacos de farinha em Prudentópolis



A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encontrou 296,7 kg de maconha em sacos de farinha que estavam dentro de um carro em Prudentópolis, na região central do Paraná. A apreensão aconteceu após uma perseguição pela BR-277 na noite deste domingo (8), segundo a PRF.

A perseguição se iniciou após a polícia pedir para que um motorista que conduzia um carro com placas de São Paulo (SP) parasse. De acordo com a PRF, o motorista desobedeceu a ordem e fugiu.

Conforme a polícia, o motorista abandonou o veículo em uma lavoura após sete quilômetros de perseguição. Dentro do carro a PRF encontrou 468 tabletes de maconha em sacos de farinha.

De acordo com a PRF, o veículo usava placas falsas e havia sido roubado em março em Passo Fundo, no interior do Rio Grande do Sul.

O carro e as drogas foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Prudentópolis.

O carro e as drogas foram encaminhadas para a Polícia Civil em Prudentópolis para o registro do crime de tráfico de drogas, que tem uma pena máxima de 15 anos.

Fonte: G1 - PR

CINCO ARMAS DE FOGO SÃO TIRADAS DE CIRCULAÇÃO COM UM ÓBITO EM CONFRONTO


Em quatro ocorrências distintas, 05 armas de fogo foram tiradas de circulação na jurisdição do 16º BPM neste final de semana.

O caso de maior repercussão aconteceu em Prudentópolis, no dia 6 abr. 19, às 21h30min, durante patrulhamento pelo bairro Vale Das Palmeiras, na Trav. Carlos Gomes, um foragido do sistema prisional, 26 anos não acatou a voz de abordagem e apontou um revólver em direção ao policial, que a fim de cessar a injusta e iminente agressão efetuou disparos de arma de fogo contra o indivíduo, que entrou em óbito no local. Apreendido um revólver marca Taurus cromado, calibre 38, com coronha emborrachada e seis munições intactas a qual foi apreendida e entregue na Delegacia local.

O segundo caso ocorreu em Laranjeiras do Sul, onde foi abordado o masculino 29 anos em uma lanchonete e em busca pessoal localizado uma arma de fogo do tipo pistola marca Beretta cal 7.65, com quatro munições cal .32 marca CBC.

No município de Pinhão um rapaz de 22 anos foi abordado em via pública o qual carregava uma mochila com uma arma do tipo Garrucha cal.38 e afirmou que teria mais uma arma de fogo tipo espingarda dois canos cal. 36 na residência. Ambas as armas foram apreendidas.

Em Virmond, após verificação de uma denúncia de violência doméstica foi encontrado na residência do casal uma espingarda de pressão modificada para uso de munição calibre .22 e sete munições calibre .22. de propriedade do masculino, 19 anos.

Fonte: 16º BPM

Motorista de ambulância morre carbonizado após colisão com caminhão



Na madrugada desta segunda-feira (08), um grave acidente envolvendo uma ambulância e um caminhão na PR 180, deixou uma pessoa morta em Nova Aurora. Após a batida frontal com o caminhão a ambulância da prefeitura pegou fogo. 

O condutor não teve tempo de sair do veículo. Um caminhão do Corpo de Bombeiros e socorristas foram acionados para prestar socorro a vítima, mas nada pode ser feito. Amador Machado, 66 anos, morreu carbonizado. 

O motorista do caminhão ficou encarcerado, foi retirado por populares com uma fratura no braço.

O corpo foi recolhido e encaminhado ao IML de Cascavel.

Fonte: Taroba News

Família é visitada por ladrões no interior de Turvo


No dia 07 de abril de 2019, ás 22h, policiais militares deslocaram até a Localidade de Carriel, zona rural, onde conforme informação repassada ocorrera um roubo a uma propriedade e as vítimas estariam aguardando a equipe policial em uma estrada. 

No local realizado contato com vítimas, as senhoras, 72 anos e 50 anos e o senhor, 42 anos que relataram que se encontravam no interior da residência, quando um carro parou em frente a propriedade e logo em seguida escutaram vozes de pessoas dizendo que estavam armados e iriam matá-los. 

Os moradores conseguiram fugir e pediram ajuda aos vizinhos. Feita a verificação na residência, porém não havia mais ninguém no local, estando a residência totalmente revirada, tomando-se por falta de um relógio de mesa de cor branca. 

Realizado patrulhamento na região, porém sem êxito, sendo orientado quanto aos procedimentos cabíveis.

Faleceu em Turvo, Rita Aparecida Eurich


Faleceu no Hospital São Vicente em Guarapuava, a senhora Rita Aparecida Eurich de Oliveira, com 58 anos. 

Seu corpo está sendo velado na capela mortuária de Turvo. 

O sepultamento será ás 17h00 dessa segunda-feira, no cemitério do Rio Bonito. 

Informações repassadas pela Funerária Nossa Senhora Aparecida de Turvo.
Publicidade