[Fechar]

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Chuva prejudica produção de trigo e indústria analisa qualidade do grão.

Do G1 PR

O fenômeno 'El Niño', causado pelo aquecimento das águas do oceano Pacífico, tem mexido com o clima do país, especialmente na região Sul, e provocado mudanças nas correntes atmosféricas. O alto volume de chuvas está aumentando o custo de produção das culturas de inverno.

Em Guarapuava, o produtor fazia, em média, seis aplicações de produtos na lavoura para controlar as doenças que se desenvolvem com a umidade. Em 2015, porém, foram necessárias aproximadamente dez. "O excesso de pluviosidade que desencadeou problemas de enchimento de grãos e desencadeamento de algumas doenças relacionadas a espiga", confirma o agrônomo Marcelo Cruz Mendes. 

A chuva atrapalhou o trigo já no plantio, no mês de julho. Na colheita, os dias nublados prosseguiram, o que atingiu diretamento o rendimento das lavouras. "Com tecnologia, conseguimos produzir acima de cinco toneladas. Só que por causa desse excesso de chuvas chegamos a produzir perto de três toneladas. O que é um grande prejuízo", diz o agricultor Anton Kreuscher. 

Em uma moageira de trigo para panificação não é qualquer trigo que é selecionado. O comprador precisa ter um mínimo de qualidade para beneficiar o grão. Este ano o setor está tendo que ir mais longe para encontrar a matéria-prima com padrão exigido pelas padarias. "Estamos trazendo um pouco de trigo do Paraguai e também do norte do Paraná que não pegou tanta chuva", explica o diretor comercial, Luiz Cunico. Veja aqui o vídeo da matéria.



Caminhão tomba e motorista morre próximo de Santa Maria do Oeste.


Na manhã de hoje (14), um caminhão Ford Cargo com placas de Rosário do Ivaí, carregado com farelos tombou em uma curva no trecho de Santa Maria do Oeste e Distrito de São José.

O Motorista morreu no local, o caminhão saiu da curva e tombou, a carga que seria entregue em Laranjal ficou espalhada as margens da rodovia.

O nome da vitima é o Sr. Anderson Koltun de Oliveira de 32 anos.



Fonte e fotos: www.joneifarias.com.br

Hoje na Câmara de Turvo será entregue moção de agradecimentos as Irmãs do Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus.


Na última sessão da Câmara Municipal de Turvo, foi aprovado por unanimidade de votos moção de agradecimento ao INSTITUTO DAS APÓSTOLAS DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, pelos trabalhos prestados em nosso município desde o ano de 1983, tanto na paróquia, com catequese, apoio as pastorais e movimentos da igreja e também no Hospital Bom Pastor, auxiliando com trabalhos de enfermagem, limpeza, cozinha, lavanderia, organização de bazares e outros. Isso porque o Instituto esta encerrando seus trabalhos em nosso município com a saída das Irmãs.

A Câmara Municipal convida aos munícipes que possam participar da última sessão ordinária que será realizada no dia 14 de dezembro (hoje), onde será prestada essa homenagem as Irmãs do Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, com a entrega da moção de agradecimentos.

Alunos do Colégio Edite de Turvo foram contemplados com uma viagem para Foz do Iguaçu.


Alunos do Colégio Edite Cordeiro Marques foram contemplados com uma viagem para Foz do Iguaçu, dia 12/12/15. Alunos do 7º Ano D, vencedores do PROJETO TURMA DESTAQUE. - Alunos Premiados - OBMEP 2015 
- Alunos com destaque na Aprendizagem e comportamento. - Aluno destaque no projeto Tênis de mesa. Parabéns pela DEDICAÇÃO dos nossos alunos ! 

‘‘AS MELHORES COISAS DA
VIDA SÃO OBTIDAS DEPOIS DE
MUITO TRABALHO, ESFORÇO E
DEDICAÇÃO’’ RUAN MENDES BROW







Dois homicídios são registrados em Guarapuava em menos de duas horas.



Policia Civil está investigando dois homicídios que foram cometidos em menos de duas horas na madrugada desse domingo (13), em Guarapuava.

A primeira ocorrência foi registrada por volta de 04h30, em um bar, no bairro Bonsucesso. O Samu foi acionado, mas Renato Cordeiro Moreira, de 19 anos, já estava em óbito.

O segundo homicídio ocorreu por volta de 06h30, onde populares encontraram o corpo de Alef Fernando dos Santos morto em via pública. Ele foi socorrido e encaminhado á UPA do Batel. Alef também foi vitima de disparos de arma de fogo.

Os dois corpos foram encaminhados ao IML de Guarapuava.

Fonte: www.redesuldenoticias.com.br
Publicidade