[Fechar]

terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

Boletim da dengue confirma 7.238 novos casos e dois óbitos por dengue no Paraná


O Informe Semanal da Dengue divulgado nesta terça-feira (06) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) registra 7.238 novos casos e mais dois óbitos pela doença no Paraná. O período sazonal 2023/2024, que teve início em julho do ano passado, soma 29.075 casos confirmados.

As duas novas mortes aconteceram em Apucarana, entre os dias 13 e 18 de janeiro. São dois homens, um de 22 anos e outro de 73 anos, ambos sem comorbidades. São oito óbitos em todo o Estado.

Este é o 22º Informe Epidemiológico publicado pela Vigilância Ambiental da Sesa, que registrou também 93.637 notificações, 21.854 casos em investigação e 38.215 descartados.

As Regionais de Saúde com mais casos confirmados de dengue são a 16ª RS de Apucarana (7.011), 17ª RS de Londrina (2.904), 14ª RS de Paranavaí (2.697), 22ª RS de Ivaiporã (2.663) e 10ª RS de Cascavel (2.264). Já os municípios que apresentam mais casos confirmados são Apucarana (5.023), Londrina (2.307), Ivaiporã (1.536), Maringá (1.319), Paranavaí (1.108), Jandaia do Sul (1.062) e Santa Izabel do Oeste (997).

“A dengue não se combate de forma individual, mas de maneira comunitária, com solidariedade ao próximo. Estamos realizando diversas ações para conter a evolução de casos em todo o Paraná, mas a conscientização é fundamental para combater o mosquito, sobretudo em relação à remoção de possíveis criadouros que se encontram em sua grande maioria em áreas domiciliares”, avaliou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

SINTOMAS – A transmissão da dengue acontece durante a picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectado com o vírus. Após a picada, os sintomas podem aparecer em até 15 dias.

Normalmente, a primeira manifestação da dengue é febre alta (39°C a 40°C) que dura de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos. Podem ocorrer manchas que atingem a face, tronco, braços e pernas. Perda de apetite, náuseas e vômitos também podem ocorrer.

CHIKUNGUNYA E ZIKA – O novo boletim confirmou ainda 12 novos casos de chikungunya, somando 71 confirmações da doença no Estado. Do total de casos, 52 são autóctones (quando a doença é contraída no município de residência). Há, ainda, 156 casos em investigação e 480 notificações.

Desde o início deste período não houve confirmação de casos de zika vírus. Foram registradas 60 notificações.

O boletim completo pode ser consultado AQUI. Mais informações estão AQUI.

Criminosos furtam 10 cabeças de gado em Boa Ventura de São Roque


Na manhã desta terça-feira (06/02), a equipe policial foi acionada para dar atendimento a uma situação de furto de gado na localidade Fazenda Rio Bonito, na Rodovia PR-820 de acesso ao município de Boa Ventura de São Roque, ocorrido durante a madrugada desta mesma data.

Em contato com o solicitante de 71 anos, relatou que por volta das 20h30min do dia anterior esteve em sua propriedade e que não notou falta de nenhum animal, porém ao retornar pela manhã, encontrou o cadeado do portão principal quebrado, e também identificou alguns rastros de veículo que possivelmente foi usado no furto, pelos sinais, aparentemente se trata de um caminhão “toco”.

Ao chegar no local onde ficam soltos os animais, percebeu que havia alguns sacos de serragem na entrada do curral, os quais foram utilizados como rampa para o carregamento do gado.

Segundo o solicitante foram furtados por volta de 10 animas de porte médio e grande da raça “Tabapuã” com a marca “F” no corpo. Diante dos fatos, foi confeccionado boletim de ocorrência e a vítima foi orientada quanto aos procedimentos.

Acet agradece Elias da Cruz Desplanches pelo trabalho realizado com a Diretoria



Nesta segunda-feira (05/02), o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Turvo (ACET), Felipe Brügg e a Vice-presidente da Acet Jovem, Mariana Ferreira do Rosário, recepcionaram na sede da instituição, o ex-VP para Assuntos de Planejamento Estratégico, Elias da Cruz Desplanches e agradeceram pelo ótimo trabalho realizado junto da atual diretoria.

Elias trabalhava na Hiperfarma de Turvo e foi transferido para trabalhar em outra unidade da mesma rede, na cidade de Ivaiporã.

A diretoria da Acet deseja muito sucesso na nova empreitada para o Elias Desplanches e só tem a agradecer pelo trabalho que realizado na instituição.

TCE-PR suspende mais uma licitação do DER devido a possíveis irregularidades


Por meio de outra medida cautelar emitida pelo conselheiro Ivens Linhares, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) determinou que o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) suspenda imediatamente o andamento de mais uma concorrência pública, desta vez aquela regida pelo edital nº 85/2023.

A licitação, que tem como meta a execução de serviços de conservação rotineira da faixa de domínio das rodovias sob a jurisdição da entidade, é subdividida em 40 lotes e possui o valor total máximo de R$ 620,93 milhões.

A decisão atendeu a pedido feito pela Quinta Inspetoria de Controle Externo (5ª ICE) da Corte por meio de Representação da Lei nº 8.666/1993 (Lei de Licitações e Contratos). Na petição, a unidade técnica do órgão de controle apontou para a existência de três possíveis irregularidades no certame.

São elas: orçamentação de serviços de grande monta, como administração local, mobilização e desmobilização e canteiro de obras por meio de verba, sem o devido detalhamento em custos unitários; estipulação de preços inadequados de mão de obra em diversos serviços; e utilização de alíquotas de Imposto Sobre Serviços (ISS) relativo aos Benefícios e Despesas Indiretas (BDI) do orçamento referencial acima das alíquotas reais a serem recolhidas nos municípios.

O relator do processo considerou que "a expedição da medida cautelar se justifica pela presença dos elementos da verossimilhança e do risco de dano relativamente a todas as supostas irregularidades acima elencadas".

O despacho, datado de 2 de fevereiro, terá seus efeitos mantidos até o julgamento de mérito do processo, a não ser que ocorra sua revogação antes disso. Tanto o DER-PR quanto seu diretor-geral receberam um prazo de 15 dias para manifestarem-se a respeito das possíveis irregularidades apontadas.

Fonte: TCE/PR

ACET participou da Sessão da Câmara Municipal

Na noite desta segunda-feira (05/02), os vereadores de Turvo retornaram ás suas atividades com a 1ª Sessão Ordinária do ano.

Entre os assuntos discutidos, o presidente Antonio Schinemann cedeu um espaço para a diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Turvo (ACET), onde o Vice-presidente para Desenvolvimento do Setor Industrial, o ex-vereador Anderson Tonon de Oliveira, fez uma prestação de contas das atividades da ACET no último ano, desde a retomada das atividades e recomposição da atual diretoria até o encerramento do Festival de Prêmios da ACET.

Os vereadores parabenizaram à Acet pelo trabalho que instituição tem desempenhado no município. O Vice-Presidente Anderson destacou o papel da Acet, que busca promover o desenvolvimento local. Também reforçou o convite para que todos os empreendedores de Turvo se associem à entidade.

Faleceu Terezinha Fiuza de Lima

 

Faleceu na noite desta segunda-feira (05/02) Terezinha Fiuza de Lima, aos 54 anos.

O velório está sendo realizado no salão da igreja da Cachoeira dos Turcos, em Turvo.

O sepultamento será às 17h00 desta terça-feira.

Publicidade