[Fechar]

quarta-feira, 20 de setembro de 2023

Aproveite as ofertas da Quinta do Hortifruti do Nego Supermercado de Turvo

 


Faleceu Luiz Carlos Bee (Tio Luiz)

 
Faleceu na tarde desta quarta-feira (20/09) Luiz Carlos Bee (Tio Luiz), aos 72 anos.

O velório será realizado na Capela Mortuária.

O sepultamento será nesta quinta-feira, ás 17h.


Informou Funeréria Nossa Senhora Aparecida de Turvo.




Aproveite o Festival do Preço Baixo do Supremamais Supermercado de Turvo

 

Contagem Regressiva para as Eleições dos Conselheiros Tutelares

Nosso Município está se preparando para eleger seus novos conselheiros tutelares, que desempenharão um papel crucial na proteção dos direitos das crianças e adolescentes da comunidade. A eleição está marcada para o dia 1° de outubro, com as urnas abrindo às 8h da manhã e encerrando o processo às 17h.

Para participar da votação, os eleitores devem ter 16 anos ou mais, serem eleitores registrados em Turvo e estarem em dia com a Justiça Eleitoral. Além disso, é obrigatória a apresentação do RG e Título do Eleitor ou documento com foto (RG, CNH OU CARTEIRA DE TRABALHO). Cada eleitor terá o direito de escolher 05 candidatos para votar.

Os 5 conselheiros tutelares eleitos cumprirão um mandato até 2027, o que representa um compromisso de longo prazo com a defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Portanto, ao escolher os futuros conselheiros, os cidadãos de Turvo estão investindo não apenas no presente, mas também no futuro da comunidade.

Todos os candidatos que concorrem ao cargo de conselheiro tutelar passaram por um processo de seleção e demonstraram comprometimento e determinação em cumprir o dever de proteger os direitos das crianças e adolescentes.

O Conselheiro Tutelar desempenha um papel fundamental na garantia de que os direitos das crianças e adolescentes sejam respeitados. Eles atendem queixas, reclamações, reivindicações e solicitações feitas por crianças, adolescentes, famílias, comunidades e cidadãos, assegurando que a voz dos mais jovens seja ouvida e seus direitos, protegidos.

A eleição para os conselheiros tutelares é uma oportunidade para a comunidade de Turvo, escolher líderes dedicados e comprometidos com o bem-estar das futuras gerações. Vamos todos fazer nossa parte para garantir um futuro brilhante e seguro para nossas crianças e adolescentes.


LOCAIS DE VOTAÇÃO

-Escola Municipal Frida Rickli Naiverth

Onde votam os eleitores das seções eleitorais da Escola Municipal Frida Rickli Naiverth, São Gerônimo, Arvoredo e Colégio Estadual Edite Cordeiro Marques.

- Escola Rural Municipal Mascarenhas de Moraes

Onde votam os eleitores das seções eleitorais da Ilha das Bandeiras, Dodge, Colégio Estadual Indígena Cacique Otavio dos Santos, Escola Rural Municipal Bento Munhoz da Rocha, Campina das Palmeiras, Arroio Fundo dos Pupo, Arroio Fundo dos Neumann e Cachoeira dos Turcos

- Escola Municipal do Campo Santa Anita

Onde votam os eleitores das seções eleitorais da Escola Municipal do Campo Santa Anita e Porteirinha

- Escola Municipal do Campo Infância Feliz

Onde votam os eleitores das seções eleitorais da Escola Municipal do Campo Infância Feliz, Santinho I, Rio Pedrinho, Ivaí, Passo Grande e Cambucica.

- Escola Municipal João Miguel Maia

Onde votam os eleitores das seções eleitorais da Escola Municipal João Miguel Maia, Cachoeira dos Mendes, Banhado Vermelho e Carriel.

Fonte: Prefeitura de Turvo

Inaugurou em Turvo a Loja Toque da Graça e Marcelo Eletrônica


Seja um Evangelizador.

A Toque da Graça tem uma grande variedade em Artigos Religiosos e decorações, a Toque da Graça tem muitas opções como, imagens, quadros, livros, pêndulos, terços, camisetas masculina, feminina e infantil, moletons religiosos e objetos para presente.

Toque da Graça está localizada na Avenida 12 de Maio, nº 42 ao lado da BioPosture.

Toque da Graça Artigos Religiosos, nosso Whatsapp , 9 9900-1681. Venha nos fazer uma visita seja um evangelizador você também.

Veja mais no nosso Fecebook: Toque da Graça

Instagram: Toque da Graça

 
MARCELO ELETRÔNICA:

Você conhece o Marcelo? Se não conhece, vamos apresentá-lo. Marcelo Eletrônica e Auto Som, o Marcelo faz consertos em maquina de lavar, centrifugas, tv´s, fornos microondas, eletrificador de cercas, chaleiras elétricas entre outros.

Marcelo Eletrônica e Auto Som também trabalha com Antenas digital, fontes, cabos, som automotivo e muito mais.

Anote o telefone Whatsapp 9 9826-0706, localizado na Avenida 12 de Maio nº 42, ao lado da Bioposture.

Marcelo Eletrônica e Auto Som também atende em Boa Ventura de São Roque a mais de 8 anos, na Avenida Dalzotto ao lado da Educação.













 

Homem que estava desaparecido é encontrado morto no interior de Santa Maria do Oeste


Na noite desta terça-feira (19/09, entrou em contato com o Destacamento da Polícia Militar de Santa Maria do Oeste através de contato telefônico aproximadamente as 20h30min o masculino, 42 anos, solicitando que a equipe prestasse apoio, pois um parente próximo estaria Desaparecido desde a data de ontem, pois havia deslocado para pescar próximo a residência e não havia retornado.

Relata que na residência essa na Área Rural, reside o masculino, 58 anos, e um filho com deficiência, e devido a dificuldade do filho, não foi possível comunicar os parentes do Desaparecimento na data de hoje. 

A equipe juntamente com 3 familiares deslocaram até o endereço informado, entrando em área de lavoura próximo a um lago pesqueiro no interior da mata, em busca do Desaparecido, logrou êxito em localizar próximo ao lago o corpo do masculino. 

Foi então acionado o posto de saúde da cidade, em contato com o médico, informou que devido ao tempo e os possíveis sinais no corpo não teria competência para atestar a causa do óbito, diante a situação foi então acionado a Policia Judiciaria para os procedimentos cabíveis.

Fonte: PM

Com El Niño, primavera será quente e chuvosa no Paraná, prevê Simepar



A primavera de 2023 começa às 03h50 deste sábado, 23 de setembro, e termina à 0h47 de 21 de dezembro. Segundo a previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), no primeiro dia da estação o tempo fica quente e ensolarado em todas as regiões, exceto no Norte Pioneiro, parcialmente nublado. A temperatura mínima prevista é de 15 ºC em União da Vitória. A máxima deve atingir 42 ºC em Paranavaí, espelhando a realidade do fim do inverno em todo o Estado.

Neste ano, um El Niño de intensidade moderada a forte está em curso sobre o Oceano Pacífico Equatorial. O fenômeno climático provoca mudanças significativas no padrão de circulação do vento em várias regiões do mundo. O aumento da temperatura média e da umidade do ar gera condições propícias a chuvas. O cenário indica que serão frequentes chuvas volumosas e queda de granizo, associadas a ventanias, rajadas de ventos, raios e trovoadas, com risco de alagamentos, enxurradas e escorregamento de massa.

“A previsibilidade da ocorrência e da intensidade desses eventos severos é desafiadora e muito difícil de ser realizada com grande antecedência”, afirma o meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib. Nesse cenário, o monitoramento sistemático das condições meteorológicas e a emissão de alertas de curto prazo são essenciais para as ações de prevenção e mitigação dos efeitos na sociedade. Os dados podem ser consultados diariamente no site do Simepar.

A previsão indica que as temperaturas médias do ar ficarão acima da normalidade para a estação em todo Paraná. Os maiores valores das temperaturas mínimas e máximas devem ocorrer nas regiões Oeste, Sudoeste, Norte e Litorânea.

“Estão previstas ondas de calor intenso provocadas por massas de ar seco, assim como chuvas acima da média climatológica”, afirma o meteorologista. "O transporte de ar quente da Região Amazônica para o Paraná será mais frequente nesta primavera, aumentando ainda mais o calor”.

PREVISÃO DIÁRIA – Nas redes sociais do Simepar, está disponível a previsão do tempo diária no podcast Simepar Informa. Em www.simepar.br pode ser acessada a previsão horária para até 15 dias por município, com indicadores das condições do tempo, temperaturas do ar mínimas e máximas, probabilidade e volume de chuvas, intensidade e direção dos ventos, sensação térmica, umidade relativa, visibilidade e pressão reduzida, além dos dados sobre o nascer e o pôr do sol e da lua.

Para acessar essa previsão, na página inicial à direita, o usuário deve digitar o nome da localidade. Também é possível acessar na barra de opções clicando em Tempo - Previsão e digitando o nome da localidade.

Os avisos sobre a iminência de eventos severos são emitidos pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e podem ser enviados por celular a interessados cadastrados. O cadastramento pode ser feito em www.defesacivil.pr.gov.br na aba Cidadão.

AGROMETEOROLOGIA – Segundo as agrometeorologistas do Instituto de Desenvolvimento Rural – IDR-Paraná, Ângela Beatriz Costa e Heverly Moraes, de forma geral, a agricultura será beneficiada pelas chuvas previstas para a estação, principalmente na metade sul do Estado. No entanto, há risco de distribuição irregular, o que poderá prejudicar as grandes culturas como soja, milho e feijão, bem como café, cana-de-açúcar, mandioca e frutíferas, dependendo da fase de desenvolvimento.

As chuvas excessivas também poderão causar erosão no solo e problemas fitossanitários como pragas e doenças. As altas temperaturas, o granizo e os ventos fortes poderão afetar negativamente a agricultura, em especial as hortaliças folhosas. As condições climáticas serão favoráveis para o desenvolvimento das pastagens, produzindo massa verde e facilitando o manejo do gado de corte e leiteiro.

Confira os valores médios históricos de chuva (faixa de variação), temperaturas do ar mínimas e máximas para cada região do Paraná nos meses de outubro, novembro e dezembro:

Vem aí grande Torneio de Futebol na Colônia Velha/Ivaí



Haverá Torneio de Truco - Inscrições do Truco e premiação será decidido no local. 

Publicidade