[Fechar]

sábado, 21 de setembro de 2024

Assistente social que estava desaparecido é encontrado morto em rio de Guarapuava


Foi encontrado neste sábado (21) o corpo do assistente social Douglas Schoenberg Filho, de 36 anos. A informação foi confirmada pelo Instituto Médico-Legal (IML). Conforme o órgão, o corpo não tinha sinais de violência.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o corpo de Douglas foi localizado por um morador em um rio de Guarapuava, às margens da BR-277.

Quando Douglas sumiu, o carro dele foi encontrado na mesma região, em 14 de setembro. O veículo estava abandonado na altura do km 330 da rodovia, nas proximidades de uma ponte que passa por cima de um riacho.

Douglas era morador de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, e também trabalhava como motorista de aplicativo. Após o desaparecimento, a família registrou boletim de ocorrência, e a Polícia Civil (PC-PR) passou a investigar o caso.

Na tarde deste sábado, o pai do assistente social, Douglas Schoenberg, liberou o corpo do filho no IML de Guarapuava. Ele agradeceu a todos que auxiliaram nas buscas.

Inaugurado o Centro Cultural de Turvo


A Prefeitura Municipal de Turvo inaugurou o novo Centro Cultural, localizado junto ao Parque Esportivo.

A obra foi concluída e será utilizada para o desenvolvimento de atividades voltadas ao esporte e à cultura, como as oficinas gratuitas já oferecidas pela Secretaria de Esporte, Cultura e Turismo, incluindo oficinas de gaita, canto, dança, balé, entre outras.

O investimento total foi de mais de 630 mil reais, sendo aproximadamente 450 mil repassados por meio de indicação do Deputado Alexandre Curi e 180 mil provenientes de recursos próprios do Município.

As fotos das apresentações durante a inauguração serão publicadas no link:




.

Convite para Missa de 7º Dia de Falecimento


A família de Irene Ribeiro Santos convida parentes e amigos para a Missa de Sétimo Dia de seu falecimento, que será celebrada neste domingo, às 16h00, na Igreja do Rio Bonito, em Turvo.

Irene morava no Rio Bonito, era esposa do Sr. Ari e mãe do Aguinaldo do Girasol.



Rio Grande do Sul homenageia bombeiros do Paraná no Feriado Farroupilha


Primeira corporação a auxiliar as forças de segurança gaúchas nas enchentes de maio que causaram estragos em quase todo o Rio Grande do Sul, o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) foi homenageado nesta sexta-feira (20) durante o Feriado Farroupilha em Porto Alegre.

A corporação paranaense participou do desfile do Dia do Gaúcho, como é conhecido o principal feriado do estado vizinho. O desfile também teve a participação de bombeiros de Santa Catarina que atuaram na situação de emergência de cinco meses atrás. Os militares paranaenses e catarinenses representaram os mais de mil bombeiros de todo o Brasil que atuaram nos resgates, buscas, ajuda humanitária e transportes de materiais nas enchentes de maio.

A equipe que representou o CBMPR no desfile foi composta por oito militares que atuaram no Rio Grande Sul: quatro bombeiros de Curitiba e quatro do interior do Estado. Também foram enviadas três viaturas operacionais, as quais também foram utilizadas nos atendimentos das enchentes. Em 52 dias de ação, os 158 bombeiros paranaenses que participaram da missão no Rio Grande do Sul resgataram 1.220 pessoas e 552 animais, além de outras atividades de apoio às forças gaúchas.

Comandante do Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST) do CBMPR, o major Icaro Gabriel Greinert, afirma que a corporação está muito grata por ver a população gaúcha se recuperando após o maior desastre ambiental da história do Brasil.

“Ver o estado se reerguendo, após este momento de dificuldade, nos deixa muito felizes por podermos ter feito parte dessa história difícil, com nossa corporação vindo como um apoio aos que necessitavam. O que vimos aqui hoje foi um povo que tem muito orgulho de ser gaúcho e uma verdadeira história de superação e resiliência”, comentou.

Candidatos não podem ser presos a partir deste sábado (21)


A partir deste sábado (21), os candidatos que disputam as eleições municipais deste ano não poderão ser detidos ou presos, salvo em flagrante delito.

Pela norma, postulantes ao cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador ficam impedidos de detenção durante os 15 dias que antecedem o primeiro turno do pleito, que neste ano será realizado no primeiro domingo outubro (dia 6). A regra está prevista no parágrafo 1º do artigo 236 do Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965).

O objetivo da medida é garantir o equilíbrio da disputa eleitoral e prevenir que prisões sejam usadas como manobra para prejudicar o candidato por meio de constrangimento político ou o afastando de sua campanha eleitoral.

Caso ocorra qualquer detenção no período, o candidato deverá ser conduzido imediatamente à presença do juiz competente, que verificará a legalidade na detenção. Quando não houver flagrante delito, o juiz deverá relaxar a prisão do candidato.

No caso dos eleitores, o prazo que proíbe a prisão é de cinco dias antes do pleito (1º de outubro), a não ser em flagrante delito.

Segundo turno

A partir 12 de outubro, nos municípios onde houver segundo turno, a ser realizado no dia 27 de outubro, último domingo do mês, o candidato não poderá ser preso ou detido. Novamente, a única exceção é para prisões em flagrante delito. O flagrante ocorre no exato momento em que o agente está cometendo o crime ou, após sua prática, há evidências de que a pessoa presa é, de fato, autora do delito.

A Constituição Federal e a Resolução TSE nº 23.734/2024 determinam que, somente em cidades com mais de 200 mil eleitores aptos a votar, os candidatos poderão disputar o segundo turno, caso nenhum deles tenha sido eleito por maioria absoluta (metade mais um dos votos válidos) na primeira fase da eleição.

Com essa condição da lei eleitoral, dos 5.569 municípios que participarão das eleições 2024, apenas 103 localidades têm a possibilidade de ter uma segunda etapa do pleito para a prefeitura municipal.

Eleições 2024

No pleito deste ano, estão em disputa os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador em 5.569 municípios. O TSE contabiliza 5.569 vagas para prefeituras, mais 5.569 vagas para vice-prefeituras, além de 58.444 vagas de vereadores nas câmara municipais, que representam o Poder Legislativo da cidade.

Em 6 de outubro, disputam as vagas mais de 463,35 mil candidatas e candidatos disputarão cargos de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, em 5.569 municípios, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O Brasil tem 155,9 milhões de pessoas aptas a votar no pleito deste ano. Por se tratar de eleições municipais, os eleitores que estão no exterior não estão obrigados a votar.

Foto: José Cruz
Fonte: Agência Brasil
Publicidade