[Fechar]

quarta-feira, 17 de junho de 2020

Secretário de Saúde confirma primeiro caso de Covid-19 em Santa Maria do Oeste


Na tarde dessa quarta-feira (17) em conversa com o Blog do Elói, o Secretário de Saúde de Santa Maria do Oeste, Clovis Novakoski, confirmou que homem santamariense que trabalha em outro estado, no último final de semana esteve na cidade, fez exames e testou positivo para a doença. 

O secretário reforça para que á população tome todos os cuidados necessários, sobre o uso de máscaras e álcool em gel, também evite sair de casa sem necessidades.

Área em assentamento é cedida para construção de hidrelétrica em Turvo


O Incra no Paraná e a empresa Confluência Energia S/A (CESA) firmaram termo de concessão de direito real de uso oneroso de área rural para implantação de uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH) em uma área do assentamento Marrecas, em Turvo, na região central do Paraná. O termo foi assinado em 16 de junho (terça-feira), em Curitiba (PR), pelo superintendente regional da autarquia no estado, Robson Luís Bastos, e pelos diretores da CESA, Bruno Pimenta (executivo) e Carla Gonçalves Marcondes (jurídico).

A usina, denominada Confluência, será construída nos municípios de Prudentópolis e Turvo, com previsão de geração de 27 megawatts de potência instalada – com garantia física de 13,72 megawatts – no rio Marrecas, localizado na bacia hidrográfica do rio Ivaí.

A construção e implantação da PCH Confluência abrangerá uma área de terra de propriedade do Incra, situada à margem esquerda do rio Marrecas, com 43,4 hectares, o equivalente a 7,91% da área total de 549 hectares do assentamento Marrecas. Serão 16,3 hectares destinados à formação do reservatório e 27 hectares designados à área de preservação permanente no entorno do reservatório e implantação do barramento.

“Pelo acordo, a CESA deverá realizar a doação de área equivalente, contendo mata nativa no mesmo nível do bioma do assentamento Marrecas. Se não for possível a doação, a contraprestação pela concessão de uso poderá ser paga em espécie pela empresa, no valor de R$ 505 mil”, explica o superintendente do Incra/PR.

A contrapartida social direta do empreendimento deverá trazer benefícios às famílias assentadas. No termo assinado, a CESA se compromete a edificar um salão em alvenaria, com no mínimo 150 metros quadrados, para uso comunitário no assentamento, com instalação elétrica e hidráulica e dois banheiros interligados ao sistema de tratamento de esgoto composto por fossa séptica e sumidouro. Além do salão, deverá ser construída estrada vicinal de, aproximadamente, 200 metros, entre a edificação e a rodovia que liga o assentamento ao município de Turvo (PR).

De acordo com o superintendente do Incra/PR, trata-se de uma obra de grande importância não apenas para a região da Associação dos Municípios do Centro do Paraná (Amocentro), como também para o próprio estado e para a economia do país. “A previsão é que sejam gerados cerca de mil empregos diretos, em um investimento de R$ 200 milhões”, diz Bastos. As obras devem iniciar em janeiro de 2021, com prazo para conclusão de 18 meses.

Após a assinatura do termo, o processo do empreendimento deverá tramitar junto ao Governo do Paraná para as liberações correspondentes pelo ente federado e, assim, dar início às obras. O acordo passa a vigorar a partir do momento de publicação, no Diário Oficial da União (DOU), com prazo final previsto na autorização concedida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) à CESA. A outorga, segundo informações da própria Aneel, tem vigência até 15 de fevereiro de 2043.


Assessoria de Comunicação Social do Incra/PR

Guarapuava chega a 85 casos confirmados de coronavírus



Pitanga chega a 20 casos confirmados de coronavírus



Paraná tem mais 529 confirmações e 22 mortos pela Covid-19


A Secretaria de Estado da Saúde divulgou 529 novas confirmações e 22 óbitos pela infecção causada pelo novo coronavírus nesta quarta-feira (17). O acumulado de casos é de 11.085 e 386 mortos em decorrência da doença.

INTERNADOS – 348 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados na quarta-feira (17). 243 pacientes estão em leitos SUS (sendo 113 em UTI e 130 em leitos clínicos/enfermaria) e 105 em leitos da rede particular (sendo 38 em UTI e 67 em leitos clínicos/enfermaria).

Há outros 893 pacientes em leitos UTI e enfermaria que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo vírus Sars-CoV-2.

ÓBITOS – A secretaria estadual informa a morte de mais 22 pacientes, todos estavam internados. São dez mulheres e 12 homens, com idades que variam de 15 a 92 anos. Os óbitos ocorreram entre os dias 10 e 17 de junho.

Os pacientes que faleceram residiam:

Sete em Curitiba; cinco em Cascavel; três em Rolândia; dois em Fazenda Rio Grande. Um caso de óbito em: Almirante Tamandaré, Assaí, Cornélio Procópio, Londrina e São José dos Pinhais.

MUNICÍPIOS – 311 cidades paranaenses têm ao menos um caso confirmado pela Covid-19. Bom Sucesso, Diamante D’Oeste e Formosa do Oeste, registraram casos pela primeira vez. Em 112 municípios há óbitos pela doença.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Sesa registra 140 casos de residentes de fora. Oito pessoas foram a óbito.

A Sesa reforça que os municípios têm critérios diferentes de confirmação de casos e por isso pode ocorrer divergência de número de pacientes. A Secretaria informa, ainda, que os dados são consolidados na gestão estadual, mas os municípios encaminham as informações para as regionais que repassam para o CIEVS na Sesa.

AJUSTES - Um caso confirmado na data de 13/6 em Adrianópolis foi transferido para Cotriguaçu/MT. Um caso confirmado na data de 5/6 em Londrina foi transferido para Assaí.

Turvo - Boletim Oficial Covid-19



Na Verdelandia agora você encontra mudas de erva mate


Na Ervateira Verdelandia que fica no Distrito da Palmeirinha, você  pode adquirir mudas de Erva Mate de qualidade e com o melhor preço da região. 

A Verdelandia além comprar e pagar o melhor preço da erva-mate, ainda tem o Cantinho do Chimarrão, com produtos e acessórios da linha Verdelândia, Quero- Quero, Tererê e Nosso Matte. 

Cheque no Cantinho do Chimarrão na Vedelandia e faça um bom negócio. 

Conheça mais sobre a empresa e produtos comercializados em todos os estabelecimentos comerciais da região CLICANDO AQUI.


Matriz - Rua Nicarágua, 590 - Bairro Centro - Espigão Alto do Iguaçu - PR 

Filial - BR 466, km15 - Palmeirinha - Guarapuava – PR.







Jovem é encontrado morto dentro de casa, em Guarapuava


Guilherme Belo, de 29 anos, foi encontrado morto na manhã desta quarta feira (17 de junho), em sua casa. 

Jovem teria sofrido um ataque epilético e acabou se afogando, vindo a óbito.

De acordo com a Central de Triagem de Guarapuava, o corpo de Guilherme será velado na Capela Mortuária Cristo Rei e seu sepultamento será nesta quinta feira (18), às 8h, no Cemitério Parque dos Eucaliptos.

Faleceu em Boa Ventura de São Roque, Maria Rosa Gloeden


Faleceu na noite dessa terça-feira (16), em Boa Ventura de São Roque, Maria Rosa Gloeden, aos 90 anos.

Seu corpo está sendo velado na Capela Mortuária Municipal e o sepultamento será ás 16h00 de hoje.

Acidente envolvendo cinco veículos interdita BR 277 em Cantagalo


Grave acidente de trânsito foi registrado na manhã desta quarta-feira (17) na BR 277, no KM 424, em Cantagalo.

O engavetamento envolveu duas carretas e três carros. A pista segue interditada em ambos os sentidos.

Não há informações sobre a gravidade das pessoas envolvidas na batida.

A Polícia Rodoviária Federal atende a ocorrência.

Fonte: Catve.com

Mulher é encontrada morta no sofá de casa em Guarapuava


No dia 16 de junho de 2020 às Por volta 13h17min do dia 16 de junho de 2020, policiais militares da Rádio Patrulha deslocaram a Rua Arthur Scheidt, Bairro Santana, no local entrado em contato com a senhora, com 61, a qual apresenta problemas mentais, não estava falando coisas conexas, perguntado a mesma se havia mais alguém na casa, ela informou que sua irmã ali estava. 

Ao chegar próximo a porta da casa foi constatado pela equipe que havia um corpo no sofá da casa (posteriormente identificado a vítima a pessoa como sendo uma mulher, 61 anos), já em fase avançada de decomposição. Diante dos fatos foi isolado o local e acionado os órgãos competentes. Obs: no local estiveram presentes IML e Polícia Científica.
Publicidade