[Fechar]

domingo, 21 de novembro de 2021

Paraná registra 742 novos casos e 03 óbitos pela Covid-19


A Secretaria estadual da Saúde (Sesa) divulgou neste domingo (21) mais 742 casos e três mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Os números incluem meses ou semanas anteriores e não representam a notificação das últimas 24 horas.

Os dados acumulados do monitoramento mostram que o Paraná soma 1.566.762 casos e 40.527 mortos pela doença.

Os casos confirmados divulgados neste domingo são de novembro (340), outubro (146), setembro (82), agosto (41), julho (32), junho (44) e maio (57) de 2021. Os óbitos são de novembro (1), agosto (1) e junho (1) de 2021.

INTERNADOS – O boletim relata que há 209 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 internados. São 149 em leitos SUS (87 em UTIs e 62 em enfermarias) e 60 em leitos da rede particular (34 em UTIs e 26 em leitos de enfermarias).

Há outros 884 pacientes internados, 552 em UTI e 332 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos da rede pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

ÓBITOS – A Secretaria da Saúde informa a morte de mais três pacientes. São duas mulheres e um homem, com idades que variam de 53 a 62 anos. Os óbitos ocorreram entre 6 de junho e 17 de novembro de 2021. Os pacientes que foram a óbito residiam em Curitiba (2) e Paranaguá (1).

FORA DO PARANÁ – O monitoramento registra 6.233 casos de residentes de fora do Estado, 223 pessoas foram a óbito.


Cresol/CAD vence Apucarana e está de volta à elite do Futsal Paranaense

Na noite deste sábado (20), jogando em casa e com o apoio da sua torcida, o CAD venceu a equipe do Apucarana pelo placar de 01 x 00, e está na grande final do Campeonato Paranaense da Chave Prata. De quebra, o time guarapuavano garantiu a conquista da vaga para a Série Ouro do ano que vem.

O CAD enfrenta a equipe do Mariópolis na grande final. O primeiro jogo da final será no dia 27 de novembro, em Mariópolis.

Foto: Douglas Moretti

Aproveite as ofertas da Super Segunda no Supremamais Supermercado de Turvo




 



Torneio avalia qualidade da silagem de milho e incentiva melhorias no sistema de produção

 

O clima teve uma influência direta sobre a qualidade das silagens de milho produzidas na região de Pato Branco, no Sudoeste, neste ano. No entanto, alguns produtores driblaram essas dificuldades e conseguiram obter uma silagem de alta qualidade, reduzindo os custos com a alimentação dos animais.

Essas foram algumas observações dos servidores do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná) a partir do Terceiro Torneio de Silagem de Chopinzinho, cujo resultado foi divulgado na última semana. O evento foi realizado presencialmente e transmitido ao vivo pelo canal do IDR-Paraná no YouTube.

A competição selecionou os dez produtores que obtiveram silagem de melhor qualidade na região. Foram analisadas 167 amostras, de 15 municípios, além de alguns materiais de Guarapuava e Pinhão, que não entraram no torneio.

As amostras passaram por análises para determinar o tamanho das partículas, a composição química e o valor nutricional do alimento. Além disso, a densidade e temperatura do silo também foram observadas, já que são fatores que determinam se a silagem pode ser oferecida com segurança aos animais.

Os dez primeiros colocados no torneio foram Valdecir Melo (Saudade do Iguaçu), Ivanete Machado (Bom Sucesso do Sul), Sidnei Remor (Chopinzinho), Irno Rosaneli (Vitorino), Marizete Rahrs (Bom Sucesso do Sul), João Denardin (Mangueirinha), Sérgio Onesco (Bom Sucesso do Sul), Cesar Santin, Disué Vottri e Douglas Donatti (Vitorino). Os primeiros cinco colocados ganharam prêmios em dinheiro e a partir do sexto lugar receberam um troféu.

De acordo com os servidores, neste ano a estiagem no início do período de crescimento do milho e o excesso de chuva na hora de colher o cereal acabou atrasando o plantio da safrinha de milho.

"Com isso os produtores tiveram que fazer o corte do milho para silagem mais cedo, com o milho mais verde, antes do ponto de maturação. O milho estava mais úmido e resultou numa silagem com pouca concentração de grãos e menor valor energético", explicou o zootecnista Guilherme Koerick, do IDR-Paraná de Chopinzinho.

TAMANHO NÃO É DOCUMENTO – O zootecnista ressalta que o tamanho da propriedade não foi um fator preponderante para os bons resultados dos vencedores. Segundo ele, a área das propriedades entre os dez primeiros colocados variou de 1,8 hectare a 32 hectares.

"São produtores que usaram mais adubo, orgânico e químico, que a média da região. Eles também terceirizaram o corte da silagem. Optaram pela profissionalização dessa etapa do trabalho", disse Koerick.

Foi possível verificar que um entre cada três produtores que participaram do torneio não fez a compactação adequada da silagem. "Essa baixa densidade leva a perdas pela presença de muito oxigênio no material", informou Koerick.

Ele acrescentou que melhorar a compactação do silo pode evitar que a silagem estrague e o produtor tenha perdas. Na região a média de compactação é de 568 kg/metro cúbico, enquanto entre os dez primeiros colocados do torneio a média ficou em 639 kg/metro cúbico.

Outro ponto importante é que 62% dos produtores fazem um bom processamento dos grãos. Os outros 38% precisam executar alguns ajustes, já que o milho inteiro tem menor aproveitamento pelos animais, segundo os extensionistas.

ORIENTAÇÃO – De acordo com Lucas Fernando Oliveira dos Santos, do IDR-Paraná de Palmas, o torneio tem vários objetivos, mas ele destaca o caráter educativo da competição. "Procuramos avaliar a qualidade da silagem, dar um feedback para o produtor em termos nutricionais e orientá-lo para que tenha uma silagem de mais qualidade, diminuindo perdas e tendo um melhor aproveitamento", afirmou Santos.

O Terceiro Torneio de Silagem de Chopinzinho foi realizado pelo IDR-Paraná em parceria com a Palmas Leite, Sicredi, Cooperativa de Leite da Agricultura Familiar (CLAF), Lallemand, Cresol, Codepar, Silagem Mangueirinha, Panorama Leilões, prefeituras de Saudades do Iguaçu e de Chopinzinho.

PROJETO – O projeto Qualidade da Silagem é uma das frentes de trabalho dos extensionistas, já que a conservação de volumosos é uma estratégia para oferecer alimento aos rebanhos de gado de corte e leite ao longo do ano.

A silagem está presente em quase todas as propriedades da região Sul do Brasil. Porém, os técnicos afirmam ainda que o alimento apresenta variações na sua composição em função do híbrido de milho cultivado, dos manejos culturais e procedimentos durante o processo de ensilagem.

Os extensionistas lembram que o conhecimento da composição bromatológica da silagem de milho utilizada na alimentação do rebanho é fundamental para o correto ajuste da dieta no dia a dia, evitando desperdícios na propriedade.

Fonte: AEN

Homem morre após ser esfaqueado em Cantagalo


No dia 20 novembro ás 16h45 no Bairro Vila Chimin, a equipe policial foi informada via 190 que havia um masculino de posse de uma faca e que havia lesionado algumas pessoas. 

No local a equipe se deparou com uma aglomeração de pessoas e em contato com populares os mesmos mostraram onde estaria o autor, o qual estava com ferimentos no braço e cabeça, ferimentos estes causados por populares. 

Relataram também que as três vítimas seriam masculinos, dois de 61 anos e um de 38 anos, os quais já teriam sido encaminhadas ao Pronto Atendimento de Cantagalo. 

Foi dado voz de prisão ao masculino, 61 anos, que primeiramente foi encaminhado para atendimento medico por conta dos ferimentos. 

No pronto atendimento, a equipe policial foi informada que uma das vitimas, o masculino de 61 anos, o qual foi ferido nas costas próximo a axila direita, não resistiu aos ferimentos.

Posteriormente foi deslocado até a Delegacia para as medidas cabíveis.

Fonte: PM

Homem morre após batida entre moto e caminhonete, em Pinhão


Um homem morreu, na noite de sábado (20), em uma batida envolvendo a motocicleta que ele pilotava e uma caminhonete, de acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE).

O acidente, de acordo com a polícia, aconteceu na PR-170, em Pinhão, na região central do Paraná.

Conforme informado pela PRE, a vítima tinha 34 anos e morreu no local. O corpo do motociclista foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) de Guarapuava.

Publicidade