[Fechar]

sexta-feira, 14 de outubro de 2022

Governador em exercício decreta situação de emergência em quatro regiões por conta das chuvas


O governador em exercício Darci Piana assinou nesta sexta-feira (14) um decreto ( 12.383/2022 ) de situação de emergência nas regiões Oeste, Sudoeste, Centro-Sul e Sudeste do Estado por conta das chuvas e temporais entre os dias 10 e 11 de outubro, que causaram enxurradas, inundações, alagamentos e vendavais em várias localidades do Paraná.

Na prática, com o decreto, o Estado não precisa fazer licitações para contratar serviços e realizar compras destinadas à reabilitação dos cenários de calamidade, desde que possam ser concluídas no prazo máximo de 180 dias consecutivos e ininterruptos, contados a partir da caracterização do desastre. Ele também autoriza mobilização de todas as áreas do Governo em prol das ações da Defesa Civil Estadual.

“O decreto vai garantir mais agilidade no atendimento às situações que estão prejudicando a população dessas regiões, facilitando o acesso aos serviços. Existem problemas em estradas vicinais, crianças não estão conseguindo ir para a aula, a população está com dificuldade para ter acesso a recursos básicos. A proposta é que esse decreto diminua a burocracia para que equipes do Estado possam recuperar esses locais o mais rápido possível”, declarou Darci Piana.

Entre algumas medidas a serem adotadas imediatamente pelo Estado está a busca de recursos para aquisição de itens de ajuda humanitária de maneira mais rápida por parte da Defesa Civil. Outro ponto prioritário é a recuperação de estradas vicinais, o que prejudicou o escoamento de safras e acesso a serviços públicos.

Piana também assinou outro decreto nesta sexta ( 12.382/2022 ), reconhecendo a situação de emergência de Pato Branco, o que facilita a gestão de recursos junto ao município.

NOVO BOLETIM – Uma nova atualização da Defesa Civil Estadual sobre as chuvas nas regiões realizada nesta sexta-feira (14) aponta mais municípios atingidos, chegando a 34, e aumento no número de pessoas diretamente impactadas, para 14.590 paranaenses. Há dentro desse recorte 2.267 desalojados e 1.409 casas danificadas. Os novos municípios são Flor da Serra do Sul, Coronel Domingos Soares e Chopinzinho. Confira o boletim completo AQUI .

AÇÕES – Até o momento, o Governo do Estado já enviou ajuda humanitária (colchões e kits de higiene) para a região Sudoeste e trabalha ao lado das prefeituras para minimizar os impactos para a população. Também iniciou uma campanha de arrecadação de materiais de higiene e limpeza para distribuir para a população local.


Chuvas dos últimos dias dificultam plantio de soja, milho e feijão, aponta boletim


As chuvas frequentes registradas em setembro e nesta primeira metade de outubro dificultam a colheita do trigo e o plantio de soja, milho e feijão no Paraná. Para as lavouras já implantadas, o excesso de umidade provoca a perda da qualidade. A análise está no Boletim Semanal de Conjuntura Agropecuária, referente ao período de 7 a 14 de outubro, elaborado pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento.

No caso do trigo, que tem aproximadamente 50% da safra a ser colhida, as áreas consideradas ruins subiram de 4% para 7% no prazo de uma semana, devido quase que exclusivamente ao excesso de chuva. As lavouras que sofreram anteriormente com a seca e as geadas já foram colhidas.

Dos cerca de 500 mil hectares que restam para a colheita, 69% estão em condições boas – eram 73% na semana anterior – e 24% estão em situação média de qualidade. As lavouras consideradas melhores foram plantadas mais tarde e podem necessitar de mais aplicações de fungicidas, com aumento de custo e, possivelmente, produtividade restringida.

MILHO E SOJA – Com poucas condições para o agricultor entrar com as máquinas nas áreas de produção, o plantio da soja e do milho evolui de forma mais lenta no Estado. Ao solo encharcado unem-se as temperaturas mais baixas que o esperado para o período, acarretando impactos pontuais no planejamento do produtor, que sente a pressão de atraso no plantio e acende o alerta para a janela da segunda safra.

A semeadura do milho já atingiu 75% da área estimada e o desenvolvimento é satisfatório, com 91% em boas condições e 9%, medianas. A soja segue com menos intensidade de plantio, alcançando 26% da extensão projetada. No campo, 98% têm condição boa e 2%, mediana.

FEIJÃO E FRUTA – A mesma situação prejudicial ao plantio se verifica com o feijão, que tem aproximadamente 54% já semeados. O excesso de umidade e as baixas temperaturas também não favorecem o desenvolvimento do que já está no campo. Mesmo assim, ainda é mantida a expectativa de que sejam colhidas 243 mil toneladas, o que significa aumento de 24% em relação ao obtido no ano passado, quando a estiagem afetou profundamente a produção.

O boletim agropecuário traz, ainda, informações sobre a atividade da fruticultura no Estado, registrando que, dos 399 municípios, em apenas seis não se detectou cultivos comerciais em 2021. Os cinco principais produtores de frutas foram Paranavaí, Alto Paraná, Carlópolis, Cerro Azul e Marialva. Juntos, somaram 11,2 mil hectares, que propiciaram colheita de 311,1 mil toneladas e Valor Bruto de Produção (VBP) de R$ 411,9 milhões.

LEITE E SUÍNOS – O preço recebido pelo produtor por litro de leite sofreu redução de 4% na semana de 3 a 7 de outubro, comparativamente à última semana de setembro, ficando cotado em R$ 2,92%. Segundo o documento elaborado pelo Deral, parte da queda se dá pela diminuição na demanda. Além disso, importações ajudaram a reabastecer os mercados de derivados lácteos, aliviando um pouco a pressão sobre os laticínios.

A suinocultura paranaense produziu 545,7 mil toneladas de carne no primeiro semestre de 2022, volume 10% superior ao do mesmo período de 2021. O boletim agropecuário registra que o Paraná apresentou maior porcentual de crescimento. O Estado é o segundo produtor, com 21% de participação nas 1,3 milhão de toneladas produzidas pelo Brasil entre janeiro e junho deste ano. Santa Catarina, que cresceu 7% no primeiro semestre, responde por 29% da produção nacional.

Jogando em Guarapuava, equipe FMC Turvo perde no Campeonato Regional de Veteranos de Futebol 7


Na noite desta quinta-feira (13), jogando em Guarapuava pelo Campeonato Regional de Veteranos de Futebol 7 - 35+, a equipe FMC Turvo, perdeu para o Promissor Seguros pelo placar de 03 x 01.

A equipe do FMC Turvo segue com 02 vitória e 01 derrota na competição.

Resultados da Rodada :

Planalto Veteranos 02 x 03 Atlético Vila Bela

PAC São Geraldo 06 x 04 Ambfut

Promissor Seguros 03 x 01 FMC Turvo



Ganhadores do Show de Prêmios da Festa da Paróquia recebem os prêmios

Valmir (Tico) / (01 moto zero KM).

Nesta terça-feira, 12 de outubro, a Paróquia de Turvo realizou a Festa de Nossa Senhora Aparecida, onde ocorreu o show de prêmios.

Nesta sexta-feira (14), o Padre Jozef e membros da diretoria, realizaram a entrega dos prêmios para os ganhadores.

Ganhadores dos prêmios:

- Emília Seguro Parteka (Tanquinho).

- Irma Giacomin (Forno Microondas).

- Alexandra de Quadros (Lavadora Alta Pressão).

- Laís Carolina de Lima. (Liquidificador e Batedeira).

- Cleito Veloso de Freitas (Cama box).

- Larissa Carneiro e Dalva Chaves Antunes (01 jogo de sofá).

- João Everaldo Kafasniak (TV 32).

- Valmir (Tico) / (01 moto zero KM).

 Laís Carolina de Lima. (Liquidificador e Batedeira).

Cleito Veloso de Freitas (Cama box).

 Alexandra de Quadros (Lavadora Alta Pressão).

João Everaldo Kafasniak (TV 32).

Larissa Carneiro e Dalva Chaves Antunes (01 jogo de sofá).

Írma Giacomin (Forno Microondas).

Emília Seguro Parteka (Tanquinho).




Na Funerária SerLuto de Turvo você encontra coroas para o Dia de Finados


A Funerária SerLuto de Turvo comunica que já está vendendo coroas para o Dia de Finados, com qualidade e ótimos preços.

Rua Eucalina Nunes, nº 501, próximo a Rodoviária. Fone (42) 3642-1943 ou 9 9134-3218.







Mãe e filho morrem em acidente na PR-466



Um acidente envolvendo dois carros deixou duas pessoas mortas e três feridas, na noite desta quinta-feira (13), em Jardim Alegre.
A batida ocorreu na PR 466, sentido Jardim Alegre a Lidianópolis, a cerca de 100 metros do trevo de acesso a PR 082, no distrito de Placa Luar.

Conforme informações da Polícia Militar (PM), a colisão frontal ocorreu por volta das 20h, entre um Ford/Fiesta (com placas de Tijucas do Sul) e um Volkswagen/Gol (com placas de Maringá).

Dois ocupantes do Fiesta, o motorista (50 anos) e a mãe (70 anos) dele morreram na hora. Três pessoas que estavam no Gol também ficaram feridas, o condutor (54 anos) com ferimentos leves e os outros dois ocupantes (39 e 27 anos), com ferimentos médios.

As vítimas foram socorridas para hospitais de Ivaiporã, pelas equipes do Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Além da Polícia Militar, a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) esteve no local. As causas do acidente serão investigadas.

Os corpos foram recolhidos ao Instituto Médico-Legal (IML) de Ivaiporã.


Texto: reprodução/Ivan Maldonado, com edição NH Notícias
Fotos: reprodução/PRE

Homem leva tiro no pé em Palmital


Na tarde desta quinta-feira (13), a equipe policial foi informada por populares que no bairro Planalto teria ocorrido disparos de arma de fogo e que um masculino estaria alvejado, prontamente a equipe deslocou ao bairro e localizou a suposta vítima do disparo o masculino, 18 anos o qual estava com um ferimento no seu pé direito, sendo que o mesmo informou que havia sido alvejado por um disparo de arma de fogo e que o autor seria a pessoa de masculino, 30 anos. 

Diante da informação a equipe fez diligências no bairro e localizou o possível autor indicado pela vítima o qual foi abordado e nada de ilícito localizado indagado sobre o ocorrido o mesmo confessou ter efetuado um disparo em direção da vítima após terem discutido, questionado sobre a referida arma utilizada no primeiro momento se negou apresentar a arma após um tempo de conversa o mesmo acabou informando que a arma estaria no interior da sua casa em ato contínuo a equipe localizou a arma a qual se tratava de um rifle 22 a qual estava municiada, no local também foi localizada uma luneta 4x32. 

Diante dos fatos a equipe deu voz de prisão e encaminhado o autor até a Delegacia para as demais providências legais. 

No local da ocorrência se fez presente a equipe de saúde do município os quais conduziram a vítima do disparo até o posto de saúde para atendimento médico.

Fonte: PM

Mais um indígena é encontrado morto em rio em Nova Laranjeiras


Na tarde desta quinta-feira (14), a equipe policial foi informada pela equipe do posto da aldeia indígena da sede, Rio das Cobras, que haviam encontrado um indígena em óbito dentro de um riacho, na Localidade de Encruzilhada, que fica aproximadamente a 3 km da sede da aldeia, e que possivelmente havia sido vítima de afogamento, devido as fortes chuvas ocorridas nos últimos dias.

No local, constatado o fato, tratava-se de um masculino, 55 anos, sendo acionada a Polícia Civil e IML, os quais compareceram no local.

Fonte: PM

Publicidade