[Fechar]

sábado, 12 de fevereiro de 2022

Em Santa Maria do Oeste, funcionário da Sanepar corta fornecimento de água de destacamento da PM após receber multa de trânsito


Um funcionário da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) cortou o fornecimento de água de um destacamento da Polícia Militar após receber uma multa de trânsito.

O caso foi registrado em Santa Maria do Oeste, na região dos Campos Gerais do Paraná.

Conforme a polícia, o homem foi identificado através de imagens de câmeras de segurança do destacamento.

Segundo informou a polícia, após receber a multa, ele isolou o hidrômetro. Somente horas depois o homem foi ao destacamento para questionar a multa.

A polícia disse que o homem assinou um termo circunstanciado e que poderá responder por crime de prevaricação.

Em nota, a Sanepar pediu desculpas aos policiais do destacamento da Polícia Militar de Santa Maria do Oeste e à instituição Polícia Militar do Paraná e disse que sob hipótese alguma compactua com a postura e tomará as medidas cabíveis para verificação da conduta e responsabilização do empregado.

Fonte: G1 - PR

Mais 17.126 casos e 58 óbitos pela Covid-19 são confirmados no Paraná


A Secretaria de Estado da Saúde divulgou neste sábado (12) mais 17.126 casos confirmados e 58 mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Os números não necessariamente representam a notificação das últimas 24 horas.

Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 2.176.543 casos confirmados e 41.518 mortos pela doença.

Os casos confirmados divulgados nesta data são de fevereiro (15.085) e janeiro (1.997) de 2022; dezembro (7), outubro (1), setembro (2), agosto (1), julho (2), junho (2), maio (7), abril (2), março (2), fevereiro (3) e janeiro (2) de 2021; novembro (1), setembro (1), agosto (1), julho (8) e abril (2) de 2020.

Os óbitos divulgados nesta data são de fevereiro (53) e janeiro (5) de 2022.

INTERNADOS – 173 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados em leitos SUS (78 em UTI e 95 em leitos clínicos/enfermaria) e nenhum em leitos da rede particular (UTI ou leitos clínicos/enfermaria).

Há outros 1.333 pacientes internados, 522 em leitos UTI e 811 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos da rede pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

ÓBITOS – A Sesa informa a morte de mais 58 pacientes. São 31 mulheres e 27 homens, com idades que variam entre 22 e 98 anos. Os óbitos ocorreram entre 22 de janeiro a 12 de fevereiro de 2022.

Os pacientes que foram a óbito residiam em: Maringá (9), Londrina (6), São José dos Pinhais (3), Francisco Beltrão (3), Castro (3), Umuarama (2), Foz do Iguaçu (2) e Curitiba (2).

A Sesa registra ainda a morte de uma pessoa que residia em cada um dos seguintes municípios: Tibagi, Santo Antônio do Caiuá, Santa Izabel do Oeste, Rolândia, Quedas do Iguaçu, Pranchita, Porto Vitória, Ponta Grossa, Pinhal de São Bento, Pato Branco, Palotina, Moreira Sales, Mauá da Serra, Marilândia do Sul, Marialva, Marechal Cândido Rondon, Jaguapitã, Ibaiti, Florestópolis, Doutor Camargo, Cândido de Abreu, Cianorte, Cascavel, Cantagalo, Cambé, Assis Chateaubriand e Andirá, Alto Paraíso.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Sesa registra 10.154 casos de residentes de fora do Estado, 225 pessoas foram a óbito.

Volta das chuvas ajuda no manejo do rebanho de bovinos no Paraná


O ano de 2022 começou com melhora em termos climáticos, facilitando o manejo do rebanho de bovinos nos pastos e mantendo a perspectiva de boa cotação para os produtores no Paraná. Esse é um dos assuntos do Boletim Semanal de Conjuntura Agropecuária referente à semana de 4 a 10 de fevereiro. O documento é preparado pelos técnicos do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento.

A severa estiagem foi uma das principais marcas negativas para a agropecuária em vários estados brasileiros, incluindo o Paraná, durante o ano passado. Isso atrapalhou o desenvolvimento de várias culturas, como o milho, fonte de alimentação de bovinos, que teve o custo bastante elevado. As pastagens também sofreram com o deficit hídrico. Em algumas regiões, até mesmo a água para o consumo dos animais ficou escassa.

Neste ano já foram observadas chuvas em boa quantidade e em praticamente todas as regiões do Estado. O que se observa no campo é a melhora considerável das pastagens e, pelo menos em parte, a normalização do abastecimento de água. Os produtores já conseguem manter o rebanho nos campos, buscando a finalização da engorda e a comercialização de animais com melhor condição de carcaça.

Mas o atraso verificado em razão das condições do ano passado e a oferta restrita de bovinos refletem em elevação nas cotações da arroba. Os dados do Deral apontam que, entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022, a alta chegou a 2,2% na média estadual. Se o comparativo for com janeiro de 2021, o aumento chega a 16%. É possível que, entre abril e maio, com maior oferta, observe-se uma variação negativa, ainda que apresente pouca expressividade.

MANDIOCA E FRUTAS – Para a mandioca, as chuvas também são benéficas, facilitando os trabalhos de colheita. Mas nas indústrias de fécula e de farinha a oferta de matéria-prima ainda é baixa. A safra 2021/22 deve oferecer aproximadamente 2,9 milhões de toneladas (3% a menos que no ciclo anterior) em 131 mil hectares.

O boletim analisa também a movimentação financeira envolvida na comercialização de hortaliças, frutas, granjeiros e produtos da floricultura nas Centrais de Abastecimento do Estado do Paraná (Ceasa) em 2021. Nesse período, a batata, o tomate, a maçã, a banana e o mamão lideraram, sendo responsáveis por um terço dos negócios do setor.

SOJA, MILHO E TRIGO – A soja já está com cerca de 15% da área colhida, o que equivale a 845,2 mil hectares. O volume é bem superior ao observado no mesmo período do ano passado, quando chegava a 65 mil hectares (1%).

A colheita da primeira safra de milho também está adiantada. Nesta segunda semana de fevereiro atingiu cerca de 20% dos 437 mil hectares estimados. No ano passado, esse índice foi conseguido durante todo o mês. O plantio da segunda safra também está aproximadamente 20% concluído, dentro do esperado para o período.

Sobre o trigo, o documento do Deral destaca que seus derivados contribuíram para o aumento do IPCA em janeiro. Enquanto o índice geral teve alta de 0,54% nos preços, os produtos à base de trigo subiram 1,39%. O repasse ao consumidor era esperado, mas ainda está aquém. As farinhas, de acordo com o Deral, acumularam aumento de 16% nos últimos 12 meses, enquanto o pão francês teve reajuste de 7%.

AVICULTURA – O boletim reproduz, ainda, informações da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) sobre as exportações brasileiras de carne de frango. Em janeiro, foram 349,1 mil toneladas enviadas ao Exterior, volume 19,7% superior ao verificado no mesmo período de 2021. O faturamento alcançou US$ 616,9 milhões, valor 42% superior a janeiro do ano passado.

Ocorrências policiais em Palmital e Laranjal


PALMITAL: No dia 12 de fevereiro ás 00h30, No Bairro Parque Junior, equipe policial foi acionada pela equipe do pronto socorro de Palmital, relatando que havia dado entrada um homem esfaqueado. No local, a equipe já preparava o masculino, 26 anos, para transferi-lo para o hospital de Pitanga, devido o mesmo ter perdido bastante sangue. A vítima levou vários golpes de objeto cortante em ambas as pernas e em um dos braços, além de apresentar hematomas na face, estava consciente e perguntado ao mesmo o que havia acontecido, este relatou que alguns homens estariam brigando com umas mulheres, e que o mesmo foi defender, momento que os mesmos o agrediram e um deles de posse de um facão o golpeou várias vezes. Relata que não conhece os autores. Repassada a ocorrência para a Delegacia.


LARANJAL: No dia 12 de fevereiro ás 00h05, na Avenida Paraná, no Centro de Laranjal, a equipe policial foi parada durante patrulhamento por mulher, 34 anos, responsável por um evento em uma associação, onde relatou que um rapaz foi esfaqueado no pescoço e estaria no posto de saúde para atendimento. A equipe deslocou até o local onde constatou que o masculino, 17anos, tinha um ferimento profundo no pescoço proveniente de arma branca. Apesar da dificuldade ele relatou que outro masculino chegou pelas costas e desferiu uma facada em seu pescoço, vindo a fugir do local tomando rumo ignorado. Segundo a vítima a mesma não possuía desavença com o autor. A equipe deslocou até o local do evento no intuito de localizar o autor e posteriormente em sua residência e também foram realizados patrulhamentos pelo município, porém o autor não foi localizado.

Fonte: PM
Publicidade