[Fechar]

terça-feira, 20 de agosto de 2024

Novo período sazonal da dengue 2024/2025 inicia com 487 casos e nenhum óbito


A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou nesta terça-feira (20) o primeiro boletim epidemiológico da dengue que compreende o novo período sazonal da doença. De acordo com o informe da Coordenadoria Estadual de Vigilância Ambiental, foram registrados 487 novos casos de dengue e nenhum óbito. O Paraná contabiliza ainda 3.739 notificações, sendo que 2.403 casos estão em investigação.

O novo período vai do dia 28 de julho de 2024 até julho de 2025. A data exata do término do período dependerá da publicação do calendário epidemiológico do ano que vem.

Ao todo, 228 municípios já registraram notificações da doença que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, e 92 possuem casos confirmados.

O Paraná encerrou o período epidemiológico 23/24 da dengue com 595.732 casos confirmados e 610 mortes em decorrência da dengue. Londrina (40.552), Cascavel (32.338), Maringá (23.232), Apucarana (18.619) e Ponta Grossa (17.440) foram os municípios com mais casos confirmados no período epidemiológico anterior.

OUTRAS ARBOVIROSES – Chikungunya e Zika também são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti e as informações sobre essas doenças constam no mesmo documento. Neste período houve o registro de 10 novos casos de Chikungunya e 32 notificações da doença no Estado. Não há casos notificados e nem confirmados de Zika vírus.

A Sesa reforça a importância da remoção de criadouros para a eliminação de qualquer local ou recipiente que possa acumular água.

Confira o Boletim Semanal completo AQUI.

Aproveite as ofertas do Supremamais Supermercado de Turvo

 



Chegou a hora...






 

Em Cantagalo, réu denunciado pelo Ministério Público por estupro de vulnerável contra duas vítimas é condenado a 45 anos e 7 meses de reclusão


Um homem de 64 anos denunciado pelo Ministério Público do Paraná por estupro de vulnerável contra duas vítimas foi condenado a 45 anos, 7 meses e 5 dias de reclusão pelo Juízo da comarca de Cantagalo, no Centro-Sul do estado. A denúncia, apresentada pela Promotoria de Justiça da comarca, apontou o cometimento dos crimes contra duas vítimas: uma filha adotiva e uma filha biológica do réu (filha da primeira vítima).

Conforme a denúncia, ao longo de vários anos (pelo menos de 2004 a 2019), o réu teria estuprado seguidamente a primeira vítima, uma mulher com deficiência intelectual grave, desde que ela tinha 11 anos – com sete anos de idade, a criança havia sido entregue pela mãe biológica a ele e à esposa (já falecida) para criarem. Quando essa vítima tinha 17 anos, engravidou em consequência dos estupros e teve uma filha, hoje com 13 anos. A menina foi a segunda vítima, de atos libidinosos diversos da conjunção carnal, quando estava com dez anos de idade.

O homem já estava preso na Cadeia Pública de Laranjeiras do Sul e permanecerá detido, sem o direito de recorrer em liberdade.

Fonte: MPPR

Reconheça o seu talento para ensinar; este é o momento de investir em você


A Formação Pedagógica vai te dar as ferramentas necessárias para que você seja um educador de excelência, capaz de fazer a diferença na vida dos seus alunos.

Você estará preparado para enfrentar os desafios da sala de aula.

Esse é o momento de investir em você, e de construir um caminho sólido na educação.

Inscreva-se agora:

📲 (42) 99128-1476 - Polo Turvo.

📲 (42) 9976-3629 - Polo Guarapuava.

Grande Expediente vai homenagear a fundadora do Museu da Arte Indígena

A pesquisadora guarapuavana Julianna Podolan participará da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) nesta segunda-feira (26). Ela será homenageada pela deputada Cristina Silvestri (PP) no horário do Grande Expediente, a partir das 14h30.

Julianna é a fundadora do Museu de Arte Indígena (MAI), que tem mais de 1,5 mil peças produzidas por indígenas de diversas etnias. O acervo foi todo adquirido por ela em expedições a aldeias brasileiras desde 1997. 

Administradora de empresas e integrante da Academia de Cultura de Curitiba (ACCUR), Julianna mantém o espaço com recursos próprios. “A dedicação e o compromisso dela com a preservação e divulgação da arte indígena são admiráveis. É um exemplo de como podemos contribuir para um mundo mais inclusivo e respeitoso com as culturas tradicionais”, diz a deputada Cristina.

A MAI é o primeiro museu particular do país dedicado exclusivamente à produção artística dos indígenas brasileiros. Fundado em Clevelândia, está há oito anos em Curitiba, no bairro Água Verde. No último mês de maio, a exposição foi levada ao prestigiado Museu de Viena, na Áustria.

SERVIÇO:

Grande Expediente com a participação de Julianna Podolan

Data: segunda-feira, dia 26 de agosto

Horário: às 14h30

Local: Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná 

Endereço: Praça Nossa Senhora de Salete, s/n - Centro Cívico, Curitiba

EM GUARAPUAVA, PM ABORDA VEÍCULO E APREENDE MAIS DE 91 KG DE MACONHA


Nesta data, por volta das 03h30, uma equipe PM em Guarapuava, saindo de um posto de combustível na BR 277, visualizou um Gm/Meriva de cor vermelha com uma das luzes dianteiras queimadas. Sendo assim no intuito de realizar uma abordagem de orientação a equipe utilizando sinais sonoros e luminosos deu ordem de parada ao veículo próximo a entrada para o bairro 2000.

Realizado abordagem e identificado condutor masculino de 27 anos, indagado quem seriam os passageiros, relatou a equipe que faz viagem por aplicativo e que buscou o passageiro na cidade de de Foz do Iguaçu com destino a rodoviária Curitiba e duas femininas que estavam no banco de trás que ele buscou também em Foz do Iguaçu. Indagado os passageiros, mulheres de 19 e 16 anos e masculino 21 anos, que não sabiam o que dizer.

Havia um forte cheiro exalando do porta-malas do veículo, cheiro este característico de maconha, foi indagado o motorista, respondeu que não sabia o que tinha, sendo assim a equipe optou por olhar as mochilas, onde foi encontrado grande quantidade de substância análoga à maconha.

O masculino assumiu ser dono das mochilas pretas que encontrava-se as drogas embaladas na cor vermelha, na mochila das femininas também havia maconha.

Diante dos fatos a equipe deu voz de prisão aos três passageiros. Já na delegacia foram pesadas as drogas, resultando em 49,850 que estavam nas mochilas do masculino e 41,650 que estavam nas mochilas das meninas. Foi acionado o conselho tutelar para acompanhar a adolescente. O veículo foi apreendido devido ao fato do mal estado de conservação.

POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ, Nós fazemos a diferença! 

Fonte: @16bpm.pmpr

Prefeitura de Turvo abre PSS com vagas para estagiários







Inscrições no site: 

Frente fria atinge o Paraná e deve derrubar as temperaturas; veja quando


Após um fim de semana de calor, uma nova frente fria atinge o Paraná e deve derrubar as temperaturas nos próximos dias. Contudo, o fenômeno não vem com a intensidade dos primeiros dias de agosto, mas a queda de temperatura vai ser significativa.

Conforme o ClimaTempo, a frente fria chega a partir do sábado (24) e deve durar até o dia 27 de agosto. As temperaturas podem variar entre 5ºC e 7ºC abaixo do normal para o período.

Além disso, um ciclone extratropical avança sobre o país, trazendo chuvas especialmente para os estados do centro e do sul do Brasil.

Para este início de semana a previsão é de tempo estável com muito sol. Não há previsão de chuva para nenhuma cidade do estado até a próxima quinta-feira (22). Ainda sob o efeito da onda de calor, algumas cidades devem passar dos 35°C, como, por exemplo, Umuarama, Maringá, Paranavaí, Londrina e Jacarezinho.

Fonte: Ric.com.br



Importação pelos portos paranaenses cresce 49% em julho


Em julho deste ano foram movimentadas 2.227.392 toneladas para importação nos portos paranaenses, 49% a mais do que o total alcançado no mesmo período em 2023 (1.494.748 toneladas). Os fertilizantes apresentaram o maior volume, passando de 623.831 toneladas no ano passado para 918.321 toneladas em 2024 (47%).

“O preço atrativo da commodity e o mercado agro aquecido permitiram estes números elevados de movimentação, consolidando o Paraná como a principal porta de entrada de fertilizantes no Brasil”, explicou o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

Contêineres corresponderam ao segundo maior volume, em importação, passando de 332.042 TEUs (medida para 20 pés de comprimento de contêiner), para 444.546 TEUs (+34%). Eletroeletrônicos, produtos químicos e automotivos lideraram a demanda.

Os derivados de petróleo estão em terceiro lugar no ranking de volume de importação no mês. De 273.173 toneladas em 2023, a commodity passou para 465.085 toneladas em 2024, apresentando um crescimento de 70%.

“Os números expressivos de importação em julho são resultado de uma tendência que notamos ao longo do ano”, comentou o diretor de Operações da Portos do Paraná, Gabriel Vieira. A importação registrada de janeiro a julho deste subiu de 12.249.836 toneladas, em 2023, para 14.746.500 toneladas em 2024, alta de 20%.

“A perspectiva é que os números de importação de fertilizantes sigam elevados, considerando a promessa de uma boa performance da próxima safra no País, o que exige uma demanda ainda maior do produtor pelo produto”, pontuou o diretor de Operações.

RECORDE SEMESTRAL – De janeiro a junho de 2024, os portos do Paraná alcançaram a marca de 33.780.236 toneladas movimentadas, um recorde histórico de movimentação num primeiro semestre, 9% a mais em comparação ao mesmo período em 2023 (30.898.006 toneladas). A importação foi a que mais cresceu, com uma movimentação de 12.519.108 toneladas, 16% superior que em 2023 (10.755.875 toneladas).
Publicidade