[Fechar]

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

Turvo registra mais 16 casos de Covid-19

 

Paraná registra mais 57 casos e cinco óbitos pela gripe H3N2


A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou mais 57 casos e cinco óbitos em decorrência da H3N2 no Paraná. As informações foram extraídas nesta quarta-feira (9) por meio do Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL).

A doença é um tipo do vírus da Gripe Influenza A e desde dezembro já infectou 1.981 pessoas, com 88 mortes em 229 municípios. Em janeiro, o Paraná declarou estado de epidemia de H3N2, considerando o rápido contágio, direto ou indireto da doença. O Estado não registrava tantos casos neste período desde o início do monitoramento dos casos da Influenza A (H3) pela Sesa em 2016.

Os novos óbitos foram registrados em Dois Vizinhos (2) e Maringá (3). São duas mulheres e três homens, com idades entre 37 e 93 anos. As mortes ocorreram entre os dias 16 de janeiro e 5 de fevereiro.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, reforçou a importância das medidas de prevenção. “Os dados mostram que os óbitos ainda estão ocorrendo, mas houve uma queda significativa, passando de 12 para cinco em relação ao anterior. Precisamos da continuidade do uso de máscaras, a lavagem das mãos e distanciamento social, para evitar a infecção dos vírus respiratórios, incluindo a influenza”, disse.

DIAGNÓSTICO – Atualmente os diagnósticos de Influenza são realizados nos serviços de saúde após procura por atendimento e também nas 34 unidades sentinela do Paraná – responsáveis pela detecção de doenças circulantes por meio de amostras aleatórias. A confirmação depende do sequenciamento genômico da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.

Confira os dados por município AQUI.

SAMU REGIONAL DE GUARAPUAVA RECEBE 14 AMBULÂNCIAS NESTA QUARTA-FEIRA



Na tarde desta quarta-feira (09), foram entregues 14 novas ambulâncias para o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) Regional de Guarapuava, pelo secretário estadual da Saúde, Beto Preto Na ocasião anunciou a formalizou a cobertura de 100% de atendimento do SAMU no Paraná.

“O SAMU regional que está sendo entregue e completado aqui hoje, é um SAMU 100 % do Estado do Paraná e principalmente é o SAMU dos municípios daqui dessa região de saúde. É gratificante ver todos preparados para isso, com as contratações sendo feitas e principalmente, o quantitativo de pessoas que serão atendidas ao longo dos anos”, aponta o Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Através de uma Central de Regulação, com a base do SAMU estabelecida em Guarapuava, o modelo de atendimento móvel de emergência garantirá assistência aos vinte municípios que compõem o consórcio, representando uma população de cerca de 500 mil pessoas.

Segundo o prefeito de Guarapuava, Celso Góes, foi necessária a participação de toda a região para que a 5° regional estabelecesse um pólo de atendimento para o SAMU. “São quatorze novas ambulâncias do SAMU para a 5° regional, nunca vimos isso na história de Guarapuava, e podemos dizer que isso é o início do fim do vazio sanitário da região. Estamos colocando Guarapuava e a região central do Paraná realmente no mapa do pólo da saúde do nosso Estado”, observa.

Os municípios de Laranjeiras do Sul e Nova Laranjeiras já estão operando com o SAMU regional, com uma equipe, ambulância intermediária e atendimentos, todos regulados e organizados pela central de Guarapuava.

O Secretário de Saúde de Guarapuava, Jonilson Pires, explicou o processo de articulação da central e a dinâmica para facilitar a assistência na região. “O SAMU regional é um trabalho que vem sendo arquitetado há dois anos, pois a 5° regional era a única que não fazia parte dos SAMU regionalizados. Então com essas entregas, serão doze veículos equipados que farão parte dessa regionalização, situados em lugares que facilitam o tempo de resposta, para favorecer a população em geral”.

O deputado estadual, Artagão Júnior, também esteve presente no evento e reiterou a necessidade das ambulâncias para os profissionais da saúde. “Esse equipamento, a ambulância entregue hoje, ela é fundamental para o deslocamento, para chegar mais rápido e com segurança, para que dê tempo de salvar vidas. Mas nada adiantaria se não fossem os homens e mulheres na linha de frente. E esperamos com isso também, que possamos seguir avançando na melhoria do atendimento da saúde na nossa população”, expõe.

Segundo o coordenador geral do SAMU, Rodrigo Lagos, Guarapuava conta até então com três ambulâncias para o município, sendo duas bravos e uma alfa. “Essas duas ambulâncias que estão vindo para Guarapuava, uma será da frota reserva que o Ministério da Saúde determina que seja necessária para funcionamento e também será nossa segunda ambulância avançada, que é a UTI móvel. Isso vai ajudar na demanda de atendimento do SAMU que está aumentando muito e com a regionalização vamos passar a atender os 20 municípios da região”, explica.

Estiveram presentes no evento também secretários, vereadores e prefeitos das cidades da 5° Regional de Saúde.

 


Acidente entre carro e caminhonete deixa uma pessoa ferida na PRC-466, em Turvo

Por volta das 11h00 da manhã desta quarta-feira (09), aconteceu um acidente na PRC-466 no trevo do BNH, em Turvo, envolvendo uma Caminhonete S10 e um Celta, ambos os veículos com placas de Turvo.

Três pessoas foram encaminhadas ao hospital pela ambulância de Turvo.

O motorista da caminhonete Raul Ruths Carriel e sua esposa foram atendidos e liberados no hospital.

Já o motorista o Celta e permanece internado no Hospital Bom Pastor.

As causas do acidente serão apuradas.




 

Agência bancária é arrombada em Boa Ventura de São Roque


No dia 08 de fevereiro ás 04h15 na Avenida Dalzotto, Centro de Boa Ventura do São Roque, a equipe policial foi acionada, onde relataram que escutou barulhos vindo de uma agência bancária e visualizou três indivíduos nos fundos da agência, carregando uma caixa em um veículo Strada vermelha.

A equipe rapidamente deslocou até o local e constatou que na parte dos fundos da agência bancaria, havia sido quebrado uma parte da parede, a qual dava acesso ao interior da agência bancaria.

A equipe fez contato com o plantão da 3ª companhia Pitanga, o qual realizou contato com os municípios vizinhos repassando as informações, como também para a Polícia Civil e gerente da agência.

A equipe policial realizou patrulhamento pelas imediações, porém não logrou êxito em localizar os possíveis autores do fato ou veículo com as características repassadas.

Foi constatado que foi levado do interior da agência um cofre pequeno que continha um revólver marca taurus que era utilizado pelo vigilante da agência. A equipe policial isolou o local, confeccionou o boletim de ocorrência e repassou informações aos demais órgãos competentes.

Fonte: PM
Publicidade