[Fechar]

quarta-feira, 25 de agosto de 2021

Educação publica editais de PSS para substituição de funcionários de escolas


A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR) publicou nesta quarta-feira (25) em Diário Oficial os editais do Processo Seletivo Simplificado (PSS) para substituição aos afastamentos de funcionários das escolas: o Edital 49/2021, para assistente administrativo (Agente Educacional II), e o Edital 50/2021, para auxiliar de serviços gerais (Agente Educacional I). Ambos compõem o Quadro dos Funcionários da Educação Básica (QFEB).

As vagas para contratação temporária de 40 horas semanais são para atendimento nos 32 Núcleos Regionais de Educação (NREs) do Estado, de acordo com a necessidade de substituição. As inscrições para ambos os cargos são gratuitas e poderão ser feitas das 9 horas de 1º de setembro de até as 18 horas do dia 08 do mesmo mês, no site www.pss.pr.gov.br.

O candidato poderá realizar inscrição em até 2 (dois) municípios de um único NRE e em até 3 (três) funções diferentes em cada município, desde que possua os requisitos mínimos exigidos. No NRE Curitiba, setorizado por bairros, o candidato poderá optar por fazer inscrição em até 2 (dois) setores.

Para assistente administrativo é exigido ter o ensino médio completo e para auxiliar de serviços gerais ensino fundamental completo ou em curso. É necessário ter no mínimo 18 anos completos e no máximo 75 anos incompletos no momento da convocação para a comprovação de títulos.

TÍTULOS - Vão contar para a pontuação dos candidatos além da escolaridade, o aperfeiçoamento profissional, como diplomas e certificados de cursos de capacitação, por exemplo, e o tempo de serviço.
A classificação final deve ser divulgada após o dia 17 de setembro e, na sequência, haverá convocações diretamente pelos NREs – por ordem das listas de ampla concorrência, de pessoas negras e de pessoas com deficiência.
A previsão é que sejam contratadas cerca de 4 mil pessoas. Os editais podem ser consultados em www.educacao.pr.gov.br/PSS.

Fonte: AEN

Paraná confirma mais um caso e um óbito pela variante delta, além da circulação de sublinhagens


A Secretaria de Estado da Saúde confirmou nesta quarta-feira (25) mais um caso e um óbito em decorrência da contaminação pela variante delta da Covid-19, e 17 casos e um óbito por sublinhagens desta cepa, sendo 14 casos e um óbito da sublinhagem AY.4 e três casos da AY.12.

As informações foram repassadas por meio do relatório de circulação de linhagens Sars-CoV-2 (vírus responsável pela Covid-19), por sequenciamento genômico, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O caso da variante delta foi registrado em Ouro Verde do Oeste, município que pertence a 20ª Regional de Saúde de Toledo. Trata-se de uma mulher de 53 anos, que iniciou os sintomas no dia 14 de julho, precisou de internamento e faleceu. Ela possuía comorbidades e havia tomado uma dose de vacina contra a Covid-19.

CONFIRMAÇÕES – Os casos da sublinhagem AY.4 foram registrados em Piên (4), Curitiba (3), Colombo (1), Goioerê (1), Fazenda Rio Grande (1), Araucária (1) e Paranaguá (3). Os casos de Paranaguá são tripulantes de um navio que atracou no porto da cidade e ficou em quarentena. Os tripulantes residem no Exterior.

O óbito provocado por contaminação desta linhagem foi registrado em Araucária: um homem de 58 anos, que foi internado e faleceu no dia 5 deste mês. Já com relação à sublinhagem AY.12, os casos são de Paranaguá (3) e também se referem a tripulantes do navio.

PROTOCOLO – Assim que o relatório é enviado pela Fiocruz, a Secretaria da Saúde entra em contato com suas Regionais que, por sua vez, comunicam os municípios de residência (ou de notificação) dos casos confirmados para iniciarem a investigação epidemiológica. Este processo inclui dados desde o início dos sintomas, a realização do exame, se houve internação e se o caso é considerado como cura ou óbito.

GERAL – Até agora, 789 amostras do Paraná já foram sequenciadas pela Fiocruz e 529 aguardam resultado. A maioria das amostras corresponde à variante P.1 (461 casos). A variante delta possui atualmente 59 casos confirmados e 20 óbitos, além de 17 casos de sublinhagens (14 casos AY.4 e 3 casos AY.12), com um óbito da AY.4.

SUBLINHAGENS – Sublinhagens de variantes são fenômenos que fazem parte da evolução viral natural e estão associados à taxa de replicação da doença. Quanto mais o vírus multiplica, mais rápido ocorrem os processos de evolução.

O vírus Sars-CoV-2 sofre mutações esperadas dentro do processo evolutivo de qualquer vírus RNA. Quando isso acontece, caracteriza-se como uma nova variante do vírus. Para a nomenclatura não ficar muito comprida, quando chega em quatro caracteres, é dado um novo nome. É o que aconteceu com a P.1 e P.2: os nomes oficiais eram B.1.1.28.1 (para a P.1) e B.1.1.28.2 (para a P.2). A AY.4 é a B.1.617.2.4 e a AY.12 é a B.1.617.2.12.

VARIANTE DE ATENÇÃO – Quando as mutações ocasionam alterações clínicas e epidemiológicas relevantes, como maior gravidade e maior potencial de infecção, essa variante é classificada como VOC (variant of concern ou variante de atenção). As VOC são consideradas preocupantes devido às mutações que podem conduzir ao aumento da transmissibilidade e ao agravamento da situação epidemiológica. As sublinhagens da variante delta, assim como a própria cepa, são consideradas como VOC.

Fonte: AEN

Turvo registra mais 04 casos de Covid-19

 


Paraná registra mais 2.143 casos e 84 óbitos em decorrência da Covid-19


A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou nesta quarta-feira (25) mais 2.143 casos e 84 mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Os casos são referentes aos meses ou semanas anteriores e não representam a notificação das últimas 24 horas. Os dados acumulados do monitoramento da doença mostram que o Paraná soma 1.441.171 casos e 36.959 mortes em consequência da Covid-19.

Os casos confirmados divulgados nesta data são de janeiro (21), fevereiro (35), março (87), abril (43), maio (100), junho (50), julho (20) e agosto (1.782) de 2021, e de agosto (1) e dezembro (4) de 2020.

INTERNADOS – São 1.076 pacientes com diagnóstico confirmado internados. Destes, 732 em leitos SUS (422 em UTI e 310 em clínicos/enfermaria) e 334 em leitos da rede particular (163 em UTI e 181 em clínicos/enfermaria).

Há outros 1.589 pacientes internados, 773 em leitos UTI e 816 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos da doença.

ÓBITOS – A Sesa informa a morte de mais 84 pacientes. São 33 mulheres e 51 homens, com idades que variam de 21 a 98 anos. Os óbitos ocorreram entre 17 de fevereiro e 25 de agosto de 2021.

Os pacientes que morreram residiam em Curitiba (24), Lapa (9), Colombo (9), Maringá (8), Ponta Grossa (5), Loanda (3), Pinhais (2), Laranjeiras do Sul (2), Fazenda Rio Grande (2), Cruzeiro do Oeste (2) e Araucária (2).

O boletim confirma ainda a morte de uma pessoa que residia em cada um dos seguintes municípios: Vera Cruz do Oeste, Toledo, Terra Roxa, Rondon, Rolândia, Rio Branco do Sul, Querência do Norte, Prudentópolis, Piraquara, Medianeira, Mariópolis, Londrina, Itambé, Francisco Beltrão, Castro e Agudos do Sul.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento registra 6.684 casos de não residentes no Estado – 219 pessoas morreram.

Confira o informe completo clicando AQUI.

Sicredi é destaque no ranking Top 100 Open Corps 2021

Instituição financeira cooperativa conquista reconhecimento em premiação da 100 Open 
Startups que reconhece as corporações mais abertas à inovação no Brasil

O Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 5 milhões de associados, teve destaque pelo segundo ano consecutivo no Top 100 Open Corps 2021, levantamento anual da 100 Open Startups que mapeia e reconhece as corporações mais abertas à inovação no Brasil. O reconhecimento está alinhado com a estratégia da instituição, que sempre apostou no poder da relação de cooperação para apoiar o desenvolvimento das regiões onde está presente e acredita na conexão com startups para promover inovações que gerem valor aos associados – o centro da operação - e à sociedade.

“Temos tradição em inovar e nosso modelo de negócio regional impulsiona a colaboração. Procuramos soluções que permitam expandir a nossa essência e solucionar desafios, com esse pensamento buscamos apoio de startups para gerar valor para o associado que está sempre no centro das nossas entregas, seja em ações corporativas, seja em ações das nossas Cooperativas. A pandemia se apresentou como mais um desafio, mas novamente o Sicredi encontrou novas perspectivas através de iniciativas empreendedoras e tecnológicas. Ficamos muito felizes com este reconhecimento ao Sicredi e com a sensação de que estamos no caminho certo de fortalecer as parcerias para entregar cada vez maior valor aos nossos associados”, afirma Cesar Gioda Bochi, Diretor Executivo de Administração do Sicredi.

Hoje, o Sicredi conta com várias iniciativas para ampliar suas conexões com startups conduzidas por nossas Cooperativas. Corporativamente o programa Inovar Juntos que estimula o desenvolvimento de soluções aos projetos da empresa voltados a proporcionar benefícios para colaboradores e associados da instituição e agreguem valor aos seus negócios, e a presença e parceria com o Agtech Garage, um dos maiores hubs de inovação da América Latina, voltado à conexão de empresas e startups para o Agro.

Segundo o levantamento da 100 Open Startups, o número de relacionamentos declarados entre empresas e startups passou de 13.433, em 2020, para 26.348, em 2021, um aumento de 96%. Em relação às corporações que tiveram contratos de open innovation com startups, o crescimento foi de 69%, enquanto o número de startups que se relacionaram com corporações subiu de 1.310, em 2020, para 2.344, em 2021, um salto de 79%.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 24 estados* e no Distrito Federal, com mais de 2.000 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).




Turvo receberá o programa Rede Elétrica Inteligente (REI)


Ao atingir a marca de 28 mil medidores inteligentes instalados em Pato Branco, no Sudoeste, o programa Rede Elétrica Inteligente (REI) chega agora a novas cidades paranaenses: teve início em Capanema e, em breve, a troca de medidores começará também nas cidades de Pitanga, Planalto, Realeza, Ampére, Boa Ventura do São Roque, Pranchita, Santa Izabel do Oeste e Turvo.

Um dos poucos programas de grande porte de modernização da gestão e da distribuição de energia elétrica em andamento no Brasil, o REI representa um investimento total de R$ 820 milhões. Faz parte do programa Transformação, composto por três frentes: "Paraná Trifásico", "Smart Grid Copel" e "Confiabilidade Total", lançado pela diretoria da Copel em 2019 com o objetivo de elevar o patamar de qualidade de distribuição de energia, reduzindo custos.

Em sua primeira fase, cuja duração prevista é de 24 meses, ele vai atender 73 municípios das regiões Sudoeste e Centro-Sul. A segunda e a terceira fases, com duração de 30 meses, devem modernizar as regiões Oeste e Leste (Região Metropolitana de Curitiba). As três fases beneficiarão aproximadamente 1,5 milhão de residências e empresas urbanas e rurais. Isso representa quase um terço de toda a base de clientes da Copel, ou 4,5 milhões de paranaenses, em 151 municípios.

O PROGRAMA - Em todas as unidades consumidoras, os medidores atuais serão substituídos por medidores digitais, que se comunicam diretamente com o Centro Integrado de Operação da Distribuição da Copel, facilitando o controle desde a subestação até o consumidor final. Sem custo para o cliente, essa moderna tecnologia permite leitura de consumo a distância e os clientes poderão acompanhá-la no telefone celular, por meio do aplicativo da Copel.

A rede inteligente também conta com sensores e dispositivos de controle a distância que permitem que ela se religue automaticamente. Nos casos em que eventualmente isso não ocorra, a Companhia poderá detectar e sanar problemas de desligamento a partir do Centro Integrado de Operação da Distribuição (COD), em Curitiba. Quando houver necessidade de intervenção de técnicos, será mais fácil localizar o ponto exato que gerou a queda de energia, agilizando o tempo para o restabelecimento.

O presidente da Copel, Daniel Slaviero, lembra que o Rede Elétrica Inteligente é o maior programa do gênero em execução no Brasil e que ele atende aos três principais pilares da companhia: redução de despesas, investimento seguro e qualidade de energia para os clientes. “Com ele, vamos ampliar a qualidade de vida nos municípios e a segurança para o agronegócio e as indústrias”, disse.

BENEFÍCIOS - A rede inteligente utiliza um modelo que já existe em países como os Estados Unidos e o Japão. O programa foi idealizado para melhorar a qualidade de energia e tornar as cidades cada vez mais inteligentes, permitindo acabar com furtos de energia, dar agilidade ao atendimento dos serviços, garantir gestão energética pelo consumidor e reduzir custos operacionais.

Além disso, eles permitem a integração com programas municipais dentro do sistema de cidades inteligentes. “Os medidores inteligentes podem integrar serviços como microgeração distribuída, tecnologias de armazenamento de energia, controle da iluminação pública e abastecimento de carros elétricos”, explicou Maximiliano Orfali, diretor-geral da Copel Distribuição.

HISTÓRICO – O programa Rede Elétrica Inteligente nasceu como projeto-piloto em 2018, em Ipiranga, nos Campos Gerais, abrangendo cinco mil unidades consumidoras nas áreas urbana e rural do município com ótimos resultados. Em 2019, a Copel inaugurou o Centro Integrado de Operação da Distribuição, em Curitiba, e adquiriu a solução ADMS, (Advanced Distribution Management System, ou Sistema Avançado de Gerenciamento de Distribuição), sistema para gestão de redes de energia. O investimento foi de R$ 60 milhões.

Confira os principais benefícios para o consumidor.

MENOS DESLIGAMENTOS: Monitorado de forma remota e integrado aos demais dispositivos de operação, o medidor inteligente permite à Copel localizar com precisão o ponto onde ocorreu o desligamento na rede, isolar o defeito e enviar rapidamente uma equipe para o local do problema.

RELIGAÇÃO AUTOMÁTICA: O programa é composto de sistemas de reconfiguração de rede (religadores automáticos) e reguladores de tensão em tempo real que se integram aos sistemas de informação e têm potencial para integrar outros serviços no futuro, como microgeração distribuída, tecnologias de armazenamento de energia, iluminação pública inteligente e abastecimento de carros elétricos.

CONTROLE DO CONSUMO: O medidor inteligente fornece ao cliente informações para subsidiar o controle do consumo pelo aplicativo da Copel, mostrando, por exemplo, quais equipamentos estão influenciando mais no gasto de energia.

LEITURA À DISTÂNCIA: A leitura do consumo nas residências será feita de forma remota e automática.

QUALIDADE DA ENERGIA: O medidor também permite à Copel monitorar a qualidade do fornecimento às unidades consumidoras a partir de variáveis como tensão, corrente e potência, antecipando possíveis falhas.


Mega Liquidação de Verão da Loja Santa Inez começa nesta sexta (27)


Nesta sexta-feira (27) começa a maior liquidação da Loja Santa Inez, Mega Liquida Verão de calçados e confecções. Peças com 50% de desconto á vista.

Aproveite para fazer seu guarda-roupa de verão com 50% de desconto tudo pela metade do preço! Bermudas, camisetas, blusinhas, conjuntos infantil, calçados e muito mais!

Venha você também para Loja Santa Inez, Mega Liquidação de Verão, é nesta sexta-feira a partir das 6h da manhã.

Tudo pela metade do preço.

Confira as novidades em nosso facebook e instagram: lojasantainez com Z no final.

Homem morre carbonizado após batida entre dois caminhões na PR-151

 


Um homem morreu carbonizado depois de uma batida entre dois caminhões, em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais do Paraná. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) informou que o acidente aconteceu durante a madrugada desta quarta-feira (25).

A batida foi registrada na PR-151. Segundo a polícia, os dois caminhões bateram de frente, por volta das 2h, no trecho entre Ponta Grossa e Palmeira.

Após o impacto, os dois caminhões pegaram fogo. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma carreta frigorífica e um bitrem usado para transportar madeira se envolveram na batida.

O acidente causou interdição na rodovia.

Homem agride e tenta esfaquear a ex-mulher no Distrito da Palmeirinha


No dia 24 agosto, uma equipe policial deslocou até a Rua João de Deus, onde a solicitante, 24 anos, relatou que está separada de seu ex convivente, 21 anos, mas que como têm um filho de 1 ano e 7 meses acaba tendo que conviver com a presença dele. 

Relatou que sempre que diante da recusa dela de reatar o relacionamento o indivíduo ingere bebida alcoólica agride e ameaça a solicitante. 

A solicitante informou que os fatos já se repetiram diversas vezes e que há dias atrás tentaram reatar o relacionamento, porém nesta data, o autor chegou na casa da solicitante transtornado e de posse de uma faca de cozinha, agrediu a vítima com golpes em suas costas e barriga, porém a faca se quebrou. 

O autor alegou que foram dois golpes, e que era apenas para “assustar”. Diante dos fatos, as partes foram encaminhadas até a delegacia.

Fonte: PM
Publicidade