[Fechar]

terça-feira, 6 de agosto de 2024

Neste domingo tem Festa no Rio Pedrinho

 



Aproveite as ofertas do Supremamais Supermercado de Turvo

 




Jovens e adolescentes aspirantes à desbravador no clube de Turvo recebem admissão de lenço


Na noite desta segunda-feira (05/08), foi realizada a cerimônia de admissão em lenço dos jovens e adolescentes aspirantes à desbravador no clube de Turvo, Trilheiros da Mata. O evento foi realizado na câmara de vereadores logo após a sessão. Esse é um projeto desenvolvido para o município que tem o apoio da Igreja Adventista do Sétimo Dia

Quem são os desbravadores? Você já ouviu falar deles?

São meninos e meninas, adolescentes, com idades entre 10 e 15 anos, de diferentes classes sociais, cor ou religião. Em geral, se reúnem semanalmente aos domingos, das 9h às 11h30, para aprender a desenvolver talentos, habilidades, percepções, o gosto pela natureza além de atividades que contribuem para prepará-los para enfrentar a vida, cuidar do corpo, servir à comunidade e preservar a natureza.

O Clube de Desbravadores existe oficialmente desde 1950 e está presente em mais de 160 países, com 90.000 sedes e mais de 1 milhão e meio de participantes. O clube é uma entidade sem finalidade lucrativa e que tem como objetivo trabalhar em equipe e auxiliar jovens e adolescentes a serem úteis para a comunidade.

Neste clube existe a preocupação de trabalhar com os desbravadores a construção do caráter e o desenvolvimento físico, mental e espiritual. No aspecto físico, ressalta-se o cuidado com a saúde, a prática de esportes, participação de competições, de acampamentos entre outras atividades. No aspecto mental, busca-se lidar com o raciocínio lógico, criatividade, habilidades matemáticas, relacionamentos sociais e noções de conhecimento nestas áreas. No aspecto espiritual, a capacitação serve para ajudar os jovens resolverem seus próprios conflitos e buscarem significado para a vida.

Diferentes ações e atividades são executadas, entre estas destacamos as especialidades, que são mais de 400, entre elas há aprendizado de vários tipos de nós e amarras, a construção de cadeiras e mesas com amarração, cozinhar em meio à natureza e fazer fogo sem fósforo ou isqueiro, prestar socorro em desastres naturais, participar ativamente de campanhas comunitárias e de ajuda aos carentes, visitar hospitais, abrigos, orfanatos e asilos, sempre com respeito ao próximo, à coletividade e ao meio ambiente.

Os desbravadores vibram com atividades ao ar livre. Gostam de acampamentos, caminhadas, escaladas, explorações nas matas e cavernas. Sabem cozinhar ao ar livre e ainda, são capazes de demonstrar habilidades com disciplina através de ordem unida e têm a criatividade despertada pelas artes manuais. Combatem, também, o uso do fumo, álcool e drogas.

O grande acampamento de vários clubes de desbravadores é chamado de Campori. Neste evento os adolescentes aperfeiçoam suas capacidades individuais, coletivas e de métodos de sobrevivência, além de ser uma experiência de vida que proporciona momentos competitivos e de recreação entre os jovens envolvidos.

Meninos e meninas de qualquer fé religiosa podem participar conosco deste movimento que tira da diversidade social o colorido da energia juvenil.








Mais fotos serão publicadas na página do Blog do Elói no Facebook: 





Garanta seu diploma na Graduação de Engenharia Ambiental com o UniCV


A chance de garantir um diploma na Graduação de Engenharia Ambiental está nas suas mãos. Ainda mais na área da educação.

No EAD, você pode garantir o diferencial no mercado de trabalho e ainda ter flexiblidade em seus estudos.

Garanta o seu lugar no mercado de trabalho.

Inscreva-se agora mesmo.

📲(42) 99128-1476 - Polo Turvo.

📲 (42) 99976-3629 - Polo Turvo.


Progressistas de Turvo oficializa Cezar Machado como candidato a prefeito e João Paulo na vice


No dia 1º de agosto, foi realizada a Convenção do Partido Progressistas de Turvo, onde ficou definido Cezar Machado como candidato a prefeito de Turvo nas eleições de 2024.

A decisão do partido foi por aclamação. O nome do vice não foi escolhido durante a convenção.

Na noite desta segunda-feira (05), conforme previsto na ata da Convenção, a comissão provisória se reuniu e deliberou sobre a coligação e o nome para vice, oficializando a candidatura de João Paulo Kruger como vice. O partido lançou uma chapa pura, sendo prefeito e vice do Partido Progressistas (11).

Semana de Enfrentamento à DPOC, Asma e Tabagismo é aberta com pronunciamento de especialista na Assembleia Legislativa


A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é a terceira causa de óbitos no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Mais de 80% dessas mortes ocorrem em países de renda média a baixa, incluindo o Brasil. O quadro é resultado de falhas nas estratégias de prevenção e tratamento. Esse foi o tema abordado nesta segunda-feira (5), na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), pela médica Lêda Maria Rabelo, vice-presidente da Associação Paranaense de Pneumologia e Tisiologia (APPT). Ela abriu a sessão plenária a convite da deputada estadual Cristina Silvestri (PP).

O pronunciamento da pneumologista marcou a abertura da Semana de Enfrentamento e Conscientização à DPOC, Asma e Tabagismo, realizada nos primeiros dias do mês de agosto. A programação segue com atividades em várias cidades paranaenses, incluindo a iluminação de espaços públicos na cor azul, símbolo da campanha.

A data foi instituída no Paraná pela Lei 21.943/2024, de autoria da deputada Cristina. A legislação foi sancionada no último mês de maio e tem como coautores a deputada Márcia Huçulak (PSD) e o deputado Tercílio Turini (MDB).

Segundo Cristina Silvestri, que é 3ª vice-presidente da Alep, o Paraná é o quarto estado que mais afasta trabalhadores por DPOC no Brasil e os fumantes são os mais atingidos. Já a asma afeta cerca de 450 mil paranaenses e causa mortes prematuras. “Temos que chamar a atenção da população e do poder público sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Uma das principais formas de detectar as doenças pulmonares é com a espirometria, um exame simples e de baixo custo, mas pouco conhecido pela população”, defende a parlamentar.

“Nós temos poucos equipamentos de espirometria na saúde pública. No Hospital de Clínicas de Curitiba, por exemplo, onde eu trabalho, só temos um espirômetro. A fila de espera é gigantesca, com cerca de 1,8 mil pessoas na espera, que chega a ser de dois anos e meio. Isso dificulta muito o acesso ao diagnóstico. Temos pacientes já internados em estado grave e ainda sem o conhecimento da deficiência respiratória”, lamentou Lêda Rabelo.

A Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) estima que, no Brasil, aproximadamente 15% da população com mais de 40 anos conviva com o diagnóstico de DPOC, que envolve geralmente a evolução de duas doenças específicas que obstruem as vias aéreas: a bronquite crônica e o enfisema pulmonar. Conforme o Ministério da Saúde, os principais sintomas da DPOC são falta de ar, mesmo diante de esforços mínimos, além de cansaço, pigarro (secreção) em excesso e tosse crônica.

EXAMES GRATUITOS

Mutirões de espirometria serão realizados como parte da programação da 1ª Semana de Enfrentamento e Conscientização à DPOC, Asma e Tabagismo. O procedimento será oferecido gratuitamente em Curitiba, na terça-feira (6), no Centro Curitibano de Atenção Especializada, em Londrina, na quarta-feira (7), no Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina (UEL), e em Guarapuava, na quinta-feira (9), no Ambulatório Médico de Especialidades (AME).

As ações são realizadas por meio de uma parceria entre o mandato da deputada Cristina Silvestri, prefeituras e o Programa Abraçar, da Boehringer Ingelheim.

Assessoria

Sicredi Planalto das Águas PR/SP comemora 40 Anos com evento especial que une educação e entretenimento

A Sicredi Planalto das Águas PR/SP celebra quatro décadas e oferece um momento especial para comunidade

Nesta quarta-feira dia (07), no Araucária Centro de Eventos 466, em Pitanga/PR, ocorrerá uma palestra sobre inovação e empreendedorismo com Allan Costa, um ícone internacional no universo do empreendedorismo, cofundador da plataforma Triple A e uma figura respeitada como escritor e mentor de startups. Sua presença promete inspirar e orientar os participantes na jornada de crescimento pessoal e profissional.

Para enriquecer ainda mais a experiência, o evento contará com um show de mágica com Andrey Mandrake, às 19h.

Em uma fusão de aprendizado e diversão, este momento será um presente do Sicredi para a comunidade e um reforço ao seu compromisso com o cooperativismo e a educação.

A participação é solidária, basta levar 1kg de alimento não perecível para contribuir com as entidades locais. Além disso, a palestra oferece certificado de participação que contará como horas complementares para estudantes.

As vagas são limitadas, para garantir sua presença, inscreva-se agora através do link: 40 Anos Sicredi Planalto das Águas PR SP em Pitanga - Sympla. Não perca a chance de fazer parte deste momento significativo e contribuir para um futuro mais colaborativo e inovador.

Junte-se ao Sicredi Planalto das Águas nesta jornada de 40 anos de sucesso e celebre conosco o impacto positivo na comunidade!

Começam as vendas do voo direto entre Paraná e Paraguai


O intercâmbio de turistas entre Paraná e o Paraguai vai melhorar com a conexão aérea direta, sem escalas, entre os aeroportos internacionais Afonso Pena (Região Metropolitana de Curitiba) e Silvio Pettirossi (Assunção). As passagens foram disponibilizadas para venda pela Azul Linhas Aéreas a partir desta segunda-feira (5).

O novo voo foi anunciado em abril deste ano e terá frequência de duas vezes por semana, às terças-feiras e sábados. O Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi, localizado em Assunção, é o principal terminal aéreo do país e uma importante porta de entrada para viajantes. Sua localização estratégica o torna um centro crucial para conexões de voos domésticos e internacionais, facilitando o acesso a destinos dentro e fora do Paraguai.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior destaca o crescimento da malha aérea com voos diretos como um grande impulsionador da economia do Estado. “O fluxo de pessoas gerado por essas conexões sem escalas é importante para impulsionar a geração de emprego e renda, especialmente na área do turismo. Quando facilitamos o deslocamento, atraímos mais turistas e isso impacta nos hotéis, aluguéis, restaurantes e todo o comércio”, afirma.

“Esse novo voo representa mais paraguaios conhecendo os atrativos do nosso Estado e favorecendo a geração de emprego e renda com o turismo”, acrescenta o secretário do Turismo do Paraná, Márcio Nunes.

A companhia oferece um serviço de bordo com snacks, entretenimento de bordo on demand, com as séries e filmes, TV ao vivo e internet wi-fi. “Essa nova conectividade aérea permitirá que os paraguaios cheguem mais rápido ao Paraná e explorem ainda mais regiões do nosso país, e vice-versa”, afirma César Grandolfo, gerente de Relações Institucionais da Azul.

“O início das operações da Azul no Paraguai abre novas oportunidades para o intercâmbio cultural e o turismo com o Brasil. Essa nova rota beneficiará enormemente o setor turístico e contribuirá para o desenvolvimento econômico do nosso país”, afirma Angie Duarte, ministra do Turismo do Paraguai.

NOVOS VOOS – Os voos começam a operar em dezembro deste ano e se somam a outras três conexões que ligam o Estado a destinos internacionais anunciadas neste ano: o voo sazonal para Buenos Aires (Argentina), pela JetSmart; o voo para Santiago (Chile), também pela JetSmart; e o voo para Lima (Peru), que começa a operar em outubro.

O intercâmbio com outros países tem como principal objetivo facilitar o deslocamento de pessoas interessadas em diversos mercados, desde o turismo por lazer até o de negócios. O país vizinho já é o responsável pelo maior número de estrangeiros que adentram o Estado do Paraná, por vias aéreas, terrestres e marítimas. Somente em 2023, segundo dados da Embratur, o Paraná recebeu 348.914 paraguaios. Neste ano, o Paraná já recebeu 219.614 paraguaios.
Publicidade