[Fechar]

domingo, 14 de novembro de 2021

Rio Vivo repovoa Rio Ivaí com 220 mil dourados e lambaris

 

A soltura de 20 mil dourados e 200 mil lambaris no Reio Ivaí, em Mirador, no Noroeste, contou com a presença de 200 participantes do 20º Hally Fluvial SOS Rio Ivaí, neste final de semana. Os competidores foram recepcionados pelo secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), Márcio Nunes.

Os peixes soltos são juvenis e, por isso, farão a desova já na piracema, que segue até o mês de março, colaborando com um repovoamento ainda maior das espécimes no Rio Ivaí. Eles foram adquiridos com base na Resolução Conjunta número 10/2021, da Sedest e o Instituto Água e Terra (IAT), publicada em abril deste ano, com normas para estocagem e repovoamento de peixes.

Com essa soltura, o Rio Vivo atinge a marca de 670 mil novos peixes nas Bacias Hidrográficas do Paraná - Iguaçu, Paraná, Paranapanema e Ivaí. Além do repovoamento dos rios, o objetivo é promover a educação ambiental. Durante o evento, crianças aprendem sobre a importância de cuidar da fauna aquática e do entorno dos rios, com o plantio de mudas de árvores nativas, através do programa Paraná Mais Verde.

“Estamos aqui tratando de uma questão de educação. Este é um momento que mostra o respeito que o Governo tem com o meio ambiente”, destacou o secretário. Pelo programa, os peixes recebem todo o tratamento adequado para estarem aptos à soltura.

“São ações simples, mas que colocaram o Paraná como o número um no Ranking de Competitividade dos Estados e também conquistamos o prêmio da OCDE, organismo da ONU que diz que o Paraná é o Estado que tem as melhores práticas com relação à conservação do meio ambiente”, completou o secretário.

O superintendente de Pesca e Bacias Hidrográficas do Paraná pela Sedest, Francisco Martin, destacou a importância do Rio Ivaí para a pesca esportiva. “Este é um trecho que o Governo do Estado entende que pode se tornar uma reserva esportiva e referência para o Brasil e o mundo. Pretendemos trazer turistas de fora para a pesca na modalidade esportiva e para isso, estamos aumentando a quantidade de peixe, cuidando e preservando”, disse.

HALLY – Durante 20 anos, esta é a primeira vez que o Hally Fluvial SOS Rio Ivaí tem o apoio e a participação efetiva do Governo do Estado. Os competidores navegam 220 km com atividades ecológicas, plantando mudas de árvores e recolhendo resíduos do rio.

O evento é organizado pela Associação Regional de Proteção e Pesca Amadora de Paraiso do Norte (ARPPAPAN) e pela Associação de Proteção Ambiental e Pesca Amadora de São Carlos do Ivaí (APAPASC), com apoio da Sedest e Instituto Água e Terra (IAT), comunidade e parceiros.

Durante o trajeto, os barcos passam pelas belezas do Rio Ivaí com corredeiras, praias, ilhas e diversidade de fauna e flora. O ponto de partida, neste sábado (13), foi no município de São Carlos do Ivaí, na Balsa Santo Antônio. O hally termina nesta segunda-feira (15), no Porto Camargo, em Icaraíma.

Pela primeira vez em mais de um ano, nenhum óbito é registrado no Paraná em decorrência da Covid-19


Pela primeira vez, desde abril de 2020, não é registrado nenhum óbito em decorrência da Covid-19 no Paraná. Um levantamento feito pela Secretaria de Estado da Saúde(Sesa) nos primeiros dez dias do mês de novembro mostrava a ausência de óbitos em decorrência da doença em 344 municípios do Paraná, ou seja, 86% do estado. Cinco dias depois, nenhum dos 399 municípios paranenses registrou mortes causadas pela pandemia.

De acordo com a Sesa, neste domingo (14) foram registrados mais 710 casos confirmados da doença — referentes aos meses ou semanas anteriores e não representam a notificação das últimas 24 horas. Há ajustes ao final do texto.

Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 1.563.131 casos confirmados e 40.482 mortos pela doença.

Os casos confirmados divulgados nesta data são de novembro (294), outubro (188), setembro (84), agosto (44), julho (31), junho (36) e maio (33) de 2021.

INTERNADOS – 292 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados. São 232 pacientes em leitos SUS (130 em UTI e 102 em leitos clínicos/enfermaria) e 60 em leitos da rede particular (34 em UTI e 26 em leitos clínicos/enfermaria).

Há outros 839 pacientes internados, 509 em leitos UTI e 330 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos da rede pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

ÓBITOS – Não há novos óbitos registrados no sistema Estadual Notifica Covid-19 nesta data.
FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Sesa registra 6.230 casos de residentes de fora do Estado, 224 pessoas foram a óbito.

Confira o informe completo clicando AQUI.

Homem armado reage à abordagem e é morto pela polícia em Pitanga


No dia 13 de novembro ás 19h39min, no bairro Vila Nova, em Pitanga a equipe policial recebeu denúncias pelo 190, que um indivíduo de sexo masculino, estaria próximo a Delegacia de Polícia Civil, portando uma espingarda. 

De imediato foi deslocado no endereço e ao chegar no local foi possível visualizar um indivíduo na via, segurando uma espingarda, momento em que foi verbalizado para que ele largasse a arma de fogo e colocasse aos mão para o alto, não sendo acatada a ordem de abordagem, o qual veio a apontar referida arma, em direção da equipe policial, necessitando então efetuar um disparo de arma de fogo em direção deste individuo, visando resguardar a integridade física da equipe e revidar a injusta agressão imposta pelo autor, momento em que ele soltou a espingarda ao chão, vindo a cair ao chão, sendo retirado também de sua cintura uma faca, com aproximadamente 30cm de lâmina. 

Foi acionado de imediato a equipe do Corpo de Bombeiros, se fazendo presente no local, prestando os primeiros atendimentos ao individuo, o qual foi encaminhado até o Hospital São Vicente, sendo que após cerca de 15 minutos, foi informado pela equipe médica de que o individuo teria entrado em óbito, sendo identificado, como masculino, 54 anos. 

Diante disso foi entrado em contato com o oficial CPU, realizado também a apreensão da arma de fogo, do tipo ''puxafieira'', estando esta carregada, juntamente com a faca, sendo entregues na Delegacia para as medidas cabíveis.

Fonte: PM
Publicidade