[Fechar]

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Pesquisa do IBGE aponta queda de 3,7% na produção industrial do PR

Dados foram divulgados pelo IBGE e comparados com maio de 2013. 
Índice negativo se deve a baixa produção no setor automobilístico.

produção de veículos fábrica carros (Foto: Reprodução/Globo News)
Produção de veículos nas montadoras do Paraná
diminuiu (Foto: Reprodução/Globo News)
A produção industrial do Paraná teve queda de 3,7% em maio de 2014 na comparação com o mesmo período de 2013, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (10). Em contrapartida, houve crescimento em 1,1% na passagem de abril para maio deste ano.

Ainda conforme o levantamento do IBGE, o índice negativo foi impulsionado pelo setor de veículos automotores, que fechou o período anual com -20,5%. O setor foi pressionado, sobretudo, pela baixa produção de caminhões, automóveis e veículos para o transporte de mercadorias.

No cenário nacional, o ritmo da produção industrial caiu em sete dos 14 locais pesquisados na passagem de abril para maio. Em destaque ficaram o Amazonas, que fechou o mês com -9,7%, seguida da Bahia, que teve queda 6,8% e a região Nordeste, com -4,5%. Entre os estados que apresentaram expansões ficaram em destaque o Pará (4,2%) e Goiás (2,1%), que assinalaram crescimento pelo quarto mês consecutivo.

Os setores alimentícios, madeira e papel também favoreceram o índice negativo no Paraná, conforme o IBGE. Por outro lado, houve contribuição positiva no estado do setor de produtos derivados de petróleo e biocombustível (15,5%), impulsionado principalmente pela maior produção de álcool e óleos combustíveis.

Queda nas exportações
O Paraná também apresentou queda no setor de exportações no primeiro semestre de 2014 por causa da baixa produção no setor automobilístico. Segundo o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), entre janeiro e junho, o mercado de exportações caiu 2,8%. O índice de baixa exportação também está relacionado com a atual crise da Argentina, uma das principais compradoras do setor no Paraná.
Fonte:  http://g1.globo.com/pr

Poker Guarapuava Garden Shopping Óleo Leve goleia São Lucas na estreia da segunda

Pelo grupo A, da segunda fase do Campeonato Paranaense de Futsal Chave Ouro, o Poker Guarapuava Garden Shopping Óleo Leve recebeu nesta quarta-feira (9), no ginásio Joaquim Prestes, o São Lucas, de Paranavaí, conquistando uma belíssima vitória por 5 a 1.
Com muita pressão na saída de bola paranavaiense, assim como em outros jogos no Joaquim Prestes, o time guarapuavano esbarrava na postura defensiva do São Lucas, que marcava muito bem o Poker Guarapuava Garden Shopping Óleo Leve.
PH teve grande chance de abrir o placar para o time guarapuavano, após linda jogada coletiva, o fixo surgiu de maneira surpreendente arrematando para ótima intervenção de Arielton. Mas aos 8’21″, boa escapada de Biju pela ala; o fixo arrematou para defesa de Alê Falcone e no rebote tocar para Hugo com o gol vazio abrir o marcador para o São Lucas.
A equipe guarapuavana não se abateu e dois minutos depois, Bruno Petry recebeu passe de Adeirton e girou sobre o fixo, na clássica jogada de pivô, arrematando no ângulo de Arielton, empatando o jogo.
Com calma e trabalhando em velocidade, o Poker Guarapuava Garden Shopping Óleo Leve seguiu em cima dos paranavaienses e aos 16’03″, linda jogada coletiva do time guarapuavano, de Diego Fávero para Vitor, que tocou para Simi Saiotti, livre tocar sem chances para Arielton, virando o placar no Joaquim Prestes.
Quando todos pensavam que o placar não seria alterado na primeira etapa, Simi Saiotti novamente brilhou, o camisa 17 recebeu na ala direita, tirou e bateu cruzado, rasteiro, sem chances para Arielton, marcado o terceiro gol aos 19’48″.
No segundo tempo, o time guarapuavano voltou no mesmo ritmo e logo com 1’56″, Simi Saiotti novamente balançou as redes do São Lucas, marcando o quarto gol da equipe e seu terceiro no jogo.
Aos 29’49″, Ronney, do São Lucas agrediu André Maluko, sem bola. O arbitro expulsou o atleta de Paranavaí e depois, inexplicavelmente expulsou André. Com um a menos, o jogo ficou franco, com o São Lucas arriscando no goleiro-linha.
Aos 34’35″, Simi Saiotti roubou a bola de Felipinho, escapou da falta, avançou e tocou para o gol vazio do São Lucas. Era o quinto gol do Poker Guarapuava Garden Shopping Óleo Leve, dando números finais ao jogo.
A equipe guarapuavana volta a quadra na próxima sexta-feira (11), em São Mateus do Sul, pelas finais dos Jogos Abertos do Paraná. Nesta quinta-feira (10), o elenco está de folga.
Fonte:   Assessoria Imprensa CAD.

22 presos fogem da Cadeia Pública e quatro são recapturados pela PM

Presos tiveram ajuda externa e saíram pelo solário das galerias por volta das 5h da manhã de hoje; Cadeia continua sem cerca elétrica e sem monitoramento de câmeras



22 presos fugiram da Cadeia Pública de Guarapuava por volta das 5h da manhã de hoje. Até momento, quatro foram recapturados quando tentavam roubar um carro em uma casa na região do bairro Batel. De acordo com asinformações das carceragens, os presos fugiram pelo solário das galerias e houve ajuda externa para a fuga. A cerca que fica atrás das carceragens foi cortada.

Essa é a segunda fuga em menos de um ano e mesmo com o que já havia acontecido, a cadeia continua com a cerca elétrica sem funcionamento e o monitoramento de câmeras que ajuda na segurança externa à 14ª SDP. Hoje, são 299 presos nas carceragens da 14ª SDP, quando a capacidade é para 144.

Os vizinhos da região foram os mais afetados, como Marilda Fernandes que teve a casa invadida e foi feita refém na tentativa do roubo do carro. “O cachorro ficou bravo e quando fui lá fora já chegou todos, me derrubaram, amarraram as pernas, colocaram uma roupa na minha boca para sufocar, sorte que o meu filho estava lá e chamou a polícia”, explicou.

Para o chefe da Cadeia Pública de Guarapuava, Altemir Antonio Nascimento, houve ajuda externa e foram utilizados vários equipamentos para a fuga. “Essa fuga aconteceu pelo solário da galeria e com o apoio externo conseguiram arrebentar cadeados e os portões de acesso ao solário, com uso de cordas conseguiram fugir pelo muro da associação da Polícia Civil”, explicou.

A Polícia Militar continua as buscas em toda a cidade com o objetivo de encontrar os outros 18 fugitivos da cadeia pública de Guarapuava.


Fonte: http://centralcultura.com.br/

Previsão do Tempo para Turvo - PR

http://www.climatempo.com.br/previsao-do-tempo/cidade/4332/turvo-pr

Previsão do tempo atualizada às: 10:41 (horário de Brasília)
Quinta-Feira, 10/07
Nascer do sol:07h11Pôr do sol:17h52
  • Manhã
  • Tarde
  • Noite
  • 100%72%
Índice UV: Baixo
Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Morre criança de cinco anos que sofreu queimaduras em incêndio

Casa em que ela estava em Marmeleiro, no Paraná, ficou destruída.
Irmã de sete meses morreu queimada dentro da residência.

Incêndio aconteceu por volta das 10h45 de quarta-feira (2) (Foto: Luiz Carlos Maciel/ Divulgação)

Morreu na madrugada desta quarta-feira (9) a menina de cinco anos que sofreu queimaduras pelo corpo quando a casa em que ela estava em Marmeleiro, na região sudoeste do Paraná, pegou fogo. O incêndio ocorreu no dia 2 de julho, e ela havia sido encaminhada para tratamento no Hospital Universitário (HU) de Londrina, no norte do estado.

Uma mulher e as cinco filhas estavam na casa no momento do incêndio. Das cinco crianças, um bebê de sete meses morreu no local e outras duas tiveram queimaduras pelo corpo e foram levadas para o hospital São Francisco, em Francisco Beltrão, também no sudoeste. No mesmo dia, a menina de cinco anos foi encaminhada para o Centro de Queimados do HU em estado grave. Porém, não resistiu aos ferimentos durante o tratamento.

A casa em que a mulher e as filhas estavam ficou destruída no incêndio. Conforme o Corpo de Bombeiros de Francisco Beltrão, os vizinhos ajudaram a socorrer as crianças antes que a casa fosse tomada pelas chamas.

De acordo com os bombeiros, o fogo começou por volta das 10h45h. As crianças estavam dentro da casa e a mãe lavava roupas na parte de trás da residência quando o fogo começou.

Segundo a Polícia Científica de Francisco Beltrão, o fogo começou no assoalho da cozinha, próximo de onde estava o fogão à lenha.

Fonte:http://g1.globo.com/pr
Publicidade