[Fechar]

sexta-feira, 2 de julho de 2021

NOTA – Estado do Paraná não recebeu e não distribuiu vacinas contra a Covid-19 fora do prazo de validade


A Secretaria de Estado da Saúde informa que o Paraná não recebeu e não distribuiu nenhuma vacina contra a Covid-19 fora da validade prevista pelos fabricantes.

Dentre os oito lotes de AstraZeneca mencionados pelo levantamento da Folha de S.Paulo, o Paraná recebeu apenas dois (4120Z005 e CTMAV520).

O primeiro foi distribuído aos municípios no dia 23 de janeiro, com validade até 14 de abril. Foram 86,5 mil unidades, O segundo, com 38,6 mil, foi enviado às cidades no dia 26 de março, com validade até 31 de maio.

O período mínimo entre a distribuição e a validade dos imunizantes foi de 66 dias. O máximo, de 81 dias. Considerando que os municípios recebem as doses e realizam, de maneira geral, aplicação instantânea, é improvável algum tipo de aplicação fora da data no Estado.

Segundo o setor de Imunizações da Secretaria, trata-se de problema de registro no sistema nacional, a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS).

O Estado orientou os municípios nesta sexta-feira (2), mais uma vez, para que corrijam os registros no sistema, ressaltando que a funcionalidade de correção, por parte do Ministério da Saúde, só foi disponibilizada há 15 dias.

A Secretaria de Estado da Saúde reforça que todas as vacinas são seguras e tem eficácia comprovada. A população deve procurar os locais de imunização e buscar a proteção.

Turvo registra mais 15 casos de Covid-19

 


Turvenses com 45 anos ou mais podem se vacinar neste sábado (03)


Neste sábado (03), a vacinação contra a Covid-19 é retomada em Turvo. Cerca de 80% do lote de doses recebidos serão destinados para os pontos de atendimento das localidades do interior.

A vacinação na UBS Iracy de Campos, e na UBS do Faxinal da Boa Vista, inicia às 13h deste sábado (03). Já nos pontos de atendimento da Saudade, Cachoeira dos Turcos e Passa Quatro, a vacinação começa às 08h da segunda-feira (05).

O grupo que receberá a primeira dose do imunizante, é da população em geral acima dos 45 anos.

Lembre-se, para receber a sua dose do imunizante é necessário portar sua carteirinha de vacinação e o CPF ou cartão do SUS.


Fonte: Prefeitura de Turvo

Ibema - Campanha Aconchego 2021


Para a segurança dos nossos colaboradores, este ano a campanha de doação de agasalhos está diferente na Ibema.Mantendo a solidariedade e usando a tecnologia a nosso favor, estamos recolhendo doações via pix, que serão convertidas em cobertores e agasalhos para famílias em estado de vulnerabilidade.

Aqueça o próximo com a sua colaboração. Você pode fazer uma doação até o dia 05.07 pela chave pix 95.684.676/0001-58.

A iniciativa é uma parceria entre a Ibema, a Associação Recreativa Soripel e o CRAS de Turvo.

UniGuairacá oferece avaliação e acompanhamento para pacientes pós-Covid no município de Turvo


Dados do Ministério da Saúde apontam que, mesmo após a cura da Covid-19, cerca de 40% dos pacientes continuam com algum tipo de sintoma ou desenvolvem novos problemas, como falta de ar, cansaço, perda de olfato ou paladar, dores no peito, queda de cabelo, entre outros. Pensando no bem-estar e qualidade de vida da população, a UniGuairacá Centro Universitário, unidade Turvo, oferece uma avaliação gratuitamente.

O serviço é direcionado aos pacientes pós-Covid que ficaram com alguma sequela. Professores e acadêmicos de Fisioterapia da instituição realizam diversos testes. Em seguida, de acordo com a necessidade clínica, os casos são encaminhados para tratamento na PoliClínica Guairacá, em Guarapuava.

Os interessados podem procurar a UniGuairacá unidade Turvo na próxima quinta-feira, 08, para atendimento. O polo está situado na Rua Elias Rickli, 464. Telefone: (42) 98890-8475.

Ocorrências policiais em Pitanga


POSSE IRREGULAR DE ARMA DE FOGO, ACESSÓRIO OU MUNIÇÃO - USO PERMITIDO EM PITANGA - No dia 1º de julho de 2021, às 18h, a equipe Rotam deslocou até localidade Rio Ernesto, Zona Rural, após levantamento de informações, que tio e sobrinho estariam praticando caça ilegal e possuíam armas de fogo. No local foi abordados os suspeitos, um jovem de 19 anos, que autorizou a entrada da equipe em sua residência e foi apreendida uma espingarda, calibre 36, marca Rossi, capacidade para um disparo, juntamente com 04 cartuchos deflagrados e 03 cartuchos intactos. Abordado também um homem de 47 anos, que em sua posse encontravam- se uma espingarda calibre 32, marca Rossi, capacidade para um disparo, e uma espingarda calibre 28, marca Rossi, capacidade para um disparo. Todas essas armas sem a devida documentação legal, ainda foram encontrados: apitos; chamarizes; ferramentas para a recarga de cartuchos, pólvora, chumbo, espoleta, 10 cartuchos deflagrados de calibre 20, 14 cartuchos deflagrados e 08 intactos calibre 28, 02 cartuchos intactos e 02 cartuchos deflagrados do calibre 32. Diante dos fatos os detidos foram conduzidos a 45ª DRP com as armas, munições e objetos apreendidos para os demais procedimentos legais.

FURTO QUALIFICADO E RECEPTAÇÃO EM PITANGA - No dia 1º de jul de 21, às 21h, a equipe Rotam deslocou até a Rua Barão do Cerro Azul, Bairro Santa Izabel, após diligências e busca de suspeitos por realizarem furtos na cidade de Pitanga. A equipe localizou um adolescente de 16 anos e um jovem de 18 anos, os quais confessaram participação no furto de rodas com pneus as quais teriam vendido para um homem de 42 anos. Os objetos recuperados, autores do furto e o receptador foram conduzidos até 45ª DRP.

FURTO QUALIFICADO E RECEPTAÇÃO EM PITANGA - No dia 1º de jul de 21, às 23h, a equipe Rotam deslocou até a Rua Conselheiro Zacarias, Centro, em busca de autores de furtos ocorridos na cidade de Pitanga. Foram avistados em via pública dois adolescentes, um deles com 16 anos e outro com 17 anos, os quais estavam tentando pular uma grade. Abordados alegaram que só queriam pedir comida. A equipe policial sabendo da autoria de furto por parte dos mesmos, de um notebook, subtraído no CAPs de Pitanga, os adolescentes foram questionados sobre o crime e disseram ter vendido para uma mulher de 24 anos, a qual foi encontrada em sua residência com o notebook. Os adolescentes, a mulher e o objeto recuperado, foram conduzidos e entregues na 45 DRP para os demais procedimentos.





Faleceu em Turvo, Olivina Machado

Faleceu na manhã desta sexta-feira (02) Olivina Machado, aos 95 anos.

O velório será na Capela Mortuária, e o sepultamento será em horário a ser definido pela família.


Informações e foto repassadas pela família.
Publicidade