[Fechar]

domingo, 20 de dezembro de 2020

Mais 06 casos de covid-19 é registrado em Turvo


Neste domingo (20) foram confirmados mais 06 casos de Covid-19 em Turvo. Totalizando 261 casos por meio do exame PCR do LACEN (Laboratório Central do Estado do Paraná), e 5 casos positivos por meio de testes sorológicos IGG/IGM, realizados em laboratório.

Houve 1 caso liberado, assim somam-se 234 recuperados, 32 casos ativos, e 22 pessoas aguardam o resultado do exame em isolamento domiciliar.



Verão chega nesta segunda-feira com tempo instável, prevê o Simepar


O verão começa às 07h02 de segunda-feira (21) e termina às 06h38 de 20 de março de 2021. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a previsão para o primeiro dia é de tempo instável, parcialmente nublado com pancadas de chuva em quase todo o Estado, exceto na região de Pato Branco onde fica firme.

A temperatura mais baixa prevista é de 16 ºC em União da Vitória, Pato Branco e Laranjeiras do Sul. A mais alta deve ser registrada em Jacarezinho: 34 ºC.

“Presente na primavera, o fenômeno climático La Niña continuará ativo, com intensidade fraca a moderada, perdendo força no final do verão”, afirma o meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib.

Além disso, uma bolha de água mais quente se forma na Costa Sul do Brasil, Uruguai e Argentina, com tendência a diminuir em fevereiro. “O cenário climático global indica temperatura média do ar próxima à normal climatológica, porém estão previstos dias consecutivos de altas temperaturas, que podem causar desconforto técnico”, informa.

A ocorrência de chuvas ficará entre ligeiramente abaixo e próxima à média climatológica em todas as regiões, mantendo-se a distribuição espacial e temporal irregular verificada nos últimos meses. São previstos vários dias consecutivos de tempo seco e muito quente.

A severidade e a localização das tempestades típicas da estação só podem ser verificadas em curto ou curtíssimo prazo. “Apesar da previsão de chuvas mais frequentes do que as registradas na primavera, o panorama para o primeiro trimestre de 2021 é de recuperação lenta dos níveis dos reservatórios de abastecimento de água no Paraná”, observa Kneib.

Historicamente, o verão é a estação mais chuvosa no Paraná. Em todas as regiões são comuns as chuvas intensas, pontuais, de curta duração e com muitos raios, geralmente acompanhadas de vendavais e granizo. A causa está na associação entre sistemas atmosféricos de mesoescala – tempestades isoladas, linhas de instabilidade e aglomerados de nuvens convectivas –, aquecimento diurno mais intenso e aumento da umidade do ar.

As temperaturas mais altas habitualmente são verificadas nas regiões Oeste, Sudoeste, Norte e Litoral.

DESASTRES NATURAIS – Durante o verão, a Defesa Civil Estadual estará atenta em tempo integral a situações meteorológicas adversas que possam causar desastres. Segundo o tenente Marcos Vidal da Silva Junior, analistas especializados orientam os coordenadores municipais sobre procedimentos preventivos e de apoio a populações afetadas por eventos climáticos severos, especialmente as pessoas mais vulneráveis.

Além disso, a Defesa Civil Estadual dispõe de materiais e logística para chegar aos locais afetados, garantindo rápido atendimento.

Com base nas previsões do Simepar, o Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cegerd) dispara alertas às prefeituras e à população. Interessados em receber as mensagens devem enviar por SMS o número do seu CEP para 40199. Mais informações estão disponíveis em http://www.defesacivil.pr.gov.br/Pagina/Alerta-SMS.

A página da Defesa Civil Estadual também dá dicas de como agir para se proteger em caso de alagamentos, deslizamentos ou vendavais, comuns no verão (acesse AQUI). .

AGROMETEOROLOGIA – A pior seca de toda a história paranaense ocorrida neste ano prejudicou a implantação das safras de soja e milho, em alguns casos sendo necessários o replantio e a adequação de cultivares de ciclos mais curtos.

Segundo a agrometeorologista do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), Heverly Morais, a perspectiva de chuvas e temperaturas dentro das médias históricas favorece o desenvolvimento da agricultura neste verão, com boa produtividade, beneficiando a soja, o milho e as frutíferas em geral.

Recomenda-se o cuidado intensivo para com as hortaliças, que podem ser afetadas pelas chuvas fortes e temperaturas elevadas. Após a longa estiagem, a produção da massa verde está sendo recuperada. “A preocupação se volta ao milho safrinha, principal cultura do outono, que teve sua semeadura impactada”, destaca Morais.

Antecipe suas compras e aproveite o Natal de Ofertas do Suprema Supermercado de Turvo



 

Homem leva facada no tórax no Distrito da Palmeirinha


Por volta das 23h00min do dia 19 de dezembro, na PR 466, KM 243 – Palmeirinha, a equipe policial atendeu uma ocorrência, onde dava conta que estava ocorrendo uma rixa no local citado, bem como estava ocorrendo disparos de arma de fogo. 

No local já não estava presente nenhum envolvido, realizado patrulhamento e sendo localizado um homem, 22 anos, o qual teria sido vítima de uma facada, na região do tórax e teria sido socorrido por populares. 

Realizado patrulhamento e não sendo localizado nenhum suspeito. A vítima, nem os populares, souberam afirmar quem seria o autor da facada.

Fonte: PM

Motociclista morre em acidente no interior de Marquinho


Por volta das 06h20min do dia 19 de dezembro, a equipe policial deslocou até a Localidade de Gleba Nove, segundo informações teria ocorrido um acidente do tipo queda de motocicleta e que o condutor estaria em óbito no local. 

Foi então deslocado até o referido endereço onde se encontrava, enfermeira, que constatou o óbito de um senhor, 44 anos. 

Sendo então acionado os órgãos competentes, os quais deram continuidade no atendimento da ocorrência.

Fonte: PM

Corpo de idoso é encontrado em açude no interior de Pinhão


Por volta das 16h00min do dia 19 de dezembro, na Rua Principal, Localidade Faxinal dos Franças, compareceu ao 4° Pelotão, a senhora, relatando que, teria encontrado seu pai caído em um açude, já em óbito, em uma propriedade rural. 

No local foi constatado o fato, onde o masculino, 65 anos, se encontrava parcialmente submerso na água, em decúbito ventral, já em estado avançado de decomposição. Sendo assim foi acionado o IML e a Criminalística. 

A equipe policial militar, realizou isolamento do local, até a chegada do IML, retirada do corpo e procedimentos de coletas. Durante o decorrer dos fatos, familiares que se encontravam no local, informaram que ele morava sozinho e teria sido visto pelos vizinhos, a última vez na quinta feira (17/12), teria um dinheiro guardado na casa, o qual não foi encontrado pelos filhos. 

Após a retirada do corpo do açude, o perito informou que existia um ferimento, por arma branca na região do peito.

Fonte: PM

Após denuncia de furto em Santa Maria do Oeste, polícia de Turvo encontra o carro abandonado no interior do município

O proprietário confessou que teria entregado de livre vontade a chave do veículo a uma das mulheres, sendo que então o mesmo foi enquadrado pela contravenção de falsa comunicação de crime

Por volta das 18h30min do dia 19 de dezembro, a equipe policial de Turvo recebeu, informação de que no município de Santa Maria do Oeste, havia ocorrido o furto de um veículo VW/Gol, que as autoras, duas mulheres, poderiam estar deslocando pela PR 466, sentido Guarapuava. 

A equipe então iniciou patrulhamento pela rodovia PR 466, quando foi visualizado um veículo, com as características repassadas, abandonado na localidade do Rio Bonito, em Turvo.

No local, foi constatado ser de fato o veículo objeto de furto, na cidade de Santa Maria do Oeste, o qual encontrava-se estacionado e com as portas trancada. 

Foi então deslocado até o posto de combustíveis, próximo da Coamo, onde foi informado por um caminhoneiro, que duas mulheres, ao avistar a viatura policial, correram para os fundos do posto. 

A equipe se dirigiu até local, onde então foi localizada as duas suspeitas, as quais receberam voz de abordagem. Identificadas, 24 anos e 28 anos. Diante dos fatos, foi dado voz de prisão as mesmas, pelo furto do veículo. 

Diante dos fatos, a equipe deslocou com as mulheres e o veículo, até a 14ª SDP, em Guarapuava, para os procedimentos referente ao flagrante. Veículo conduzido por guincho particular. 

Na delegacia de Polícia Civil, compareceu o Sr, 44 anos, o qual ao ser indagado sobre os fatos, acabou confessando, que teria entregado de livre vontade a chave do veículo a uma das mulheres, sendo que então o mesmo foi enquadrado pela contravenção de falsa comunicação de crime, sendo confeccionado um Termo Circunstanciado.

Fonte: PM
Publicidade