[Fechar]

sexta-feira, 15 de julho de 2022

Homens assaltam agência bancária e fogem levando reféns


Dois homens assaltaram uma agência bancária em Iracema do Oeste, no oeste do Paraná, e fugiram levando reféns, na manhã desta sexta-feira (15).

Os suspeitos chegaram armados e renderam as pessoas que estavam na agência. O veículo que eles usaram para chegar ao local foi abandonado.

Para fugir, os homens pegaram o carro de um dos funcionários. Três trabalhadores da agência bancária foram levados como reféns. Eles seguiram em direção à Nova Aurora.

Depois, a cerca de dois quilômetros, eles abandonaram o veículo com os reféns em uma estrada rural e fugiram. Os funcionários não ficaram feridos.

A Polícia Militar (PM) informou que durante a perseguição aos suspeitos houve confronto. Um deles foi morto e outro foi preso.

O que diz a agência

O Sicredi lamentou a situação e disse que está oferecendo apoio aos colaboradores da agência e às pessoas que estavam no ponto de atendimento no momento da ocorrência.

"A Polícia Militar foi acionada imediatamente e todos os envolvidos no incidente passam bem. O Sicredi reafirma que investe continuamente em segurança com o objetivo de proteger as pessoas, o patrimônio e para atender às necessidades dos seus associados e da comunidade onde atua".

A agência ficará fechada por tempo indeterminado, segundo o Sicredi.

"Para maior comodidade, os associados podem utilizar a agência da cidade de Nova Aurora, assim como realizar transações bancárias pelo aplicativo do Sicredi e pelo Internet Banking".

O Sicredi não informou a quantia de dinheiro que foi roubada.

Paraná registra mais 2.834 casos e 18 óbitos pela Covid-19


A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta sexta-feira (15) 2.834 casos confirmados e 18 mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus.

Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 2.651.249 casos confirmados e 43.935 mortos pela doença.

Os casos confirmados divulgados nesta data são de julho (1.812), junho (719), maio (99), abril (27), março (8), fevereiro (45) e janeiro (76) de 2022; setembro (1), agosto (1), julho (3), junho (9), abril (13) e março (5) de 2021; e dezembro (6), novembro (1), agosto (7), julho (1) e junho (1) de 2020.

Os óbitos divulgados nesta data são de julho (5), junho (2) e março (1) de 2022; outubro (1) de 2021; e dezembro (1), novembro (1), setembro (1), agosto (5) e julho (1) de 2020.

INTERNADOS – Os dados de internamentos incluem todos os pacientes com casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e suspeitos ou confirmados da Covid-19.

Nesta data, 562 pessoas estão internadas nos leitos SUS (147 em UTIs e 415 em leitos clínicos/enfermaria), seja por suspeita ou diagnóstico de Covid-19 ou de outras SRAGs. Estes dados podem ser consultados diariamente clicando AQUI.

ÓBITOS – A Sesa informa a morte de mais 18 pacientes. São cinco mulheres e 13 homens, com idades entre 48 e 90 anos. Os óbitos ocorreram entre 29 de julho de 2020 e 14 de julho de 2022.

Os pacientes que morreram residiam em Londrina (2), Ibaiti (2), Curitiba (2), Apucarana (2), Toledo, São Miguel do Iguaçu, Rebouças, Maringá, Marechal Cândido Rondon, Jaguapitã, Guarapuava, Carlópolis, Campina Grande do Sul e Assaí.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Sesa registra 11.549 casos de residentes de fora do Estado – 241 pessoas morreram.

Confira AQUI o informe completo.

Aproveite as ofertas do Festival Suíno do Supremamais Supermercado de Turvo

 

Oito mortos: Policial Militar não aceitava separação e tinha dívidas por jogos


O Comandante Geral da Polícia Militar do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira, se posicionou sobre a chacina que aconteceu em Céu Azul e Toledo. Soldado Fabiano Junior Garcia tirou a própria vida após matar oito pessoas.

Conforme Teixeira, ele trabalhou até às 19h, como de costume sendo motorista do oficial CPU. Por volta das 23h ligou ao cunhado informando que matou a esposa, Kassiele Moreira de 30 anos e a filha do primeiro casamento, menina de 12 anos. Viaturas deslocaram até a região central de Toledo, lá os policiais encontraram os dois corpos. Depois disso, Garcia foi até outro endereço, lá ele matou a mãe de 79 anos à facadas e o irmão de 50 anos à tiros.

Logo em seguida, percorreu aproximadamente 65 km para chegar em Céu Azul, na propriedade rural matou com disparos de arma de fogo dois filhos, uma menina de 8 anos e um menino de 4 anos. Militares tentaram localizar o rapaz, mas não conseguiram. Depois disso, Fabiano voltou para Toledo e matou dois jovens de 17 e 19 anos, que andavam na rua.

Comandante Geral relatou que o Soldado gravou áudios aos familiares e amigos explicando a situação, "deu a entender que a motivação foi ele não aceitar a separação e algumas dívidas que ele tinha". O Soldado Garcia havia se envolvido em jogos, os quais acabaram acarretando em dívidas para ele. Além disso, Teixeira presume que Garcia tinha um planejamento para o crime.

O CASO

O policial militar Fabiano Junior Garcia, lotado no 19º BPM (Batalhão de Polícia Militar), matou oito pessoas, dentre elas seus três filhos, e tirou a própria vida. A tragédia aconteceu entre a noite de quinta (14) e a madrugada de sexta-feira (15), nas cidades de Toledo e Céu Azul, no Oeste do Paraná.

Soldado Garcia cumpriu plantão até por volta de 19h. As mortes aconteceram na Rua Paraíba, na Vila Paulista, e na Rua Getúlio Vargas, na Vila Boa Esperança

Garcia, então, foi até a Rua Rui Barbosa, região central de Toledo, na casa onde morava com a esposa e também a assassinou a tiros. Em seguida, ele cometeu suicídio no seu automóvel. Fabiano Junior Garcia estava na Polícia Militar desde 2010 e era tido pelos colegas como um cara "tranquilo".

Fonte: Catve.com

Acidente com três carretas mata dois e interdita pistas sentido litoral da BR-277, em Morretes


Pelo menos duas pessoas morreram em um grave acidente de trânsito que envolveu três carretas, no início da tarde desta sexta-feira (15), em um trecho da BR-277, em Morretes, no litoral do Paraná. A pista sentido praias ficou totalmente bloqueada, segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Conforme apurou a reportagem da Banda B, o acidente foi registrado por volta das 12h20 no quilômetro 38 da via, e o tráfego foi liberado por volta das 16h40 desta sexta.

O Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) informou à Banda B, por volta das 13h20, que um helicóptero se deslocou ao local do acidente para realizar o resgate das vítimas. Ainda não se sabe quantas pessoas ficaram feridas.

Socorristas do Corpo de Bombeiros de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, também se dirigiram ao trecho onde houve a batida.

“O acidente envolveu três caminhões e teve duas vítimas fatais. Uma delas ficou presa às ferragens do caminhão e a outra se jogou do veículo em movimento antes do impacto”, disse o tenente Paulo Oliveira, do BPMOA, à Banda B.

Com apoio da Fundação Sicredi, peça teatral #Juntos leva o teatro a diversas localidades brasileiras em turnê nacional


Com o objetivo de proporcionar o acesso à cultura aos quatro cantos do país, a peça #Juntos chega a Palmital dia 01 de agosto, onde se apresentará às 19h no Salão Rotary Palmital. A produção, que conta com o apoio da Fundação Sicredi por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, está percorrendo o Brasil a partir do RS e já passou também por Santa Catarina. A nova etapa inclui o Paraná e São Paulo. Com texto da dramaturga Dedé Ribeiro e direção do premiado Daniel Colin, o espetáculo aborda, de forma descontraída, as questões da transição do jovem para a vida adulta, em suas amplas mudanças e decisões. Todas as apresentações serão gratuitas e abertas ao público.

“O espetáculo reflete com leveza e bom humor as questões que preocupam os jovens. Como preparar-se para o futuro com tantos caminhos possíveis? Nos dias de hoje o espaço físico não precisa ser compartilhado para que as pessoas possam cooperar, se unir e construir seus projetos de vida juntas” afirma a dramaturga Dedé Ribeiro.

A direção prevê uma concepção muito contemporânea, que brinca com o analógico e o virtual. “O apoio do Sicredi tem sido extremamente relevante às artes cênicas do Brasil, tendo em vista que os espetáculos apoiados pela instituição circulam por centenas de cidades brasileiras há mais de uma década, sendo acessados por milhares de espectadores de forma gratuita, como foi o caso de Qual Vai Ser?, peça dirigida por mim em 2015 que se apresentou em aproximadamente 250 cidades de norte a sul do Brasil”, constata Colin. “Atualmente, estamos em turnê nacional com o espetáculo #Juntos, que foca no advento da internet e suas ferramentas como uma possibilidade concreta para a realização de projetos e parcerias duradouras, ainda que distantes fisicamente”, complementa.

“O Sicredi acredita que por meio da educação financeira, as pessoas podem transformar sua relação com o dinheiro e conquistar maior independência e liberdade para as suas vidas, o que reforça a importância de apoiarmos uma produção artística que fomenta esse tema de uma forma leve e descontraída. Além disso, o fato de o espetáculo rodar por pequenos municípios, que muitas vezes não têm a oportunidade de receber muitas atrações culturais, tem grande sinergia com a nossa atuação, que busca o desenvolvimento local das comunidades também fora dos grandes centros urbanos”, comenta Cristiane Amaral, gerente da Fundação Sicredi.

A ação de #Juntos se passa no dia da formatura de três colegas inseparáveis no ensino médio, que traçam planos para o futuro. No entanto, a separação é inevitável, mas a distância, hoje, é relativa, graças às redes sociais. Com o auxílio da irmã de um deles e de outras personagens que aparecem, os amigos criam juntos um projeto que possa reuni-los outra vez e garantir que seus sonhos de trabalho se realizem. Com muitas complicações e situações divertidas, a montagem foi concebida para um público jovem, de 13 a 20 anos. Na ficha técnica destacam-se atores reconhecidos no teatro gaúcho, como Douglas Oliveira, Denis Gosh e Ursula Collischonn, entre outros, bem como os cenários de Rodrigo Shalako e os figurinos de Antônio Rabadan. A produção é assinada pela DUX /LIGA Produção Cultural.

Não é de hoje que a Fundação Sicredi apoia a arte e possibilita levá-la a muitas cidades brasileiras. Entre 2015 a 2018, a peça Qual Vai Ser? percorreu 256 localidades sendo uma das maiores turnês de uma peça nacional em número de cidades. Antes disso, foram realizadas as montagens de A Caravana dos Poupedis; Rir e Poupar: é só Começar e Zum, Zum, Zum- A União faz a Vida, com grande sucesso. Todas as montagens e turnês aconteceram via Lei federal de Incentivo à Cultura e tiveram excelente retorno de público.

Sobre a autora e diretor

Dedé Ribeiro é dramaturga, produtora, professora e colagista, nascida em Porto Alegre/ RS. Jornalista por formação, com DEA na Universidade de Paris I - Pantheón-Sorbonne e mestrado em Artes Visuais na UFRGS. Como dramaturga, ganhou o Prêmio Habitasul com “O Mistério das Baipotas” (com Angel Palomero); produziu o projeto MicroDramas (internet, saraus e adesivos com os textos) e integrou por oito anos a Oficina Dran, de Dramaturgia, orientada por Graça Nunes. Teve sete textos teatrais publicados em quatro livros e um de seus textos - "Qual Vai Ser?" - apresentado em 280 cidades brasileiras, no projeto da Fundação Sicredi e Ministério da Cultura. É produtora e professora de produção. Desde 2016 estuda programação neurolinguística e dedica-se às artes visuais, tendo apresentado diversas exposições individuais e coletivas.

Daniel Colin é Doutor em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Mestre e Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Também é professor convidado da Pós-Graduação Lato Sensu / Especialização - Artes Cênicas (CENSUPEG). No teatro atua como diretor, ator, performer, dramaturgo, pesquisador e professor. É integrante e membro-fundador do grupo Teatro Sarcáustico, em Porto Alegre/RS, desde 2004. Dentre seus trabalhos destacam-se o espetáculo Qual Vai Ser?, que circulou por mais de 200 cidades de norte a sul do Brasil entre os anos de 2015 e 2018. Recebeu, nas mais variadas funções, diversos prêmios, incluindo Açorianos de Teatro, Tibicuera de Teatro Infantil, Braskem em Cena, RBS Cultura e Trajetórias Culturais. Trabalha em eventos de grande porte como Natal Luz de Gramado desde 2011 até os dias atuais. Sua pesquisa teórico-prática pessoal articula conceitos como corpo, performance, arte e atuação em relação com estudos sobre decolonialidade, gênero e sexualidade, a partir da qual resultaram suas investigações de mestrado e doutorado.

Ficha técnica

Texto: Dedé Ribeiro

Direção: Daniel Colin

Assistência de direção: Denis Gosh

Cenografia: Rodrigo Shalako

Figurinos: Antônio Rabadan

Iluminação: Casemiro Azevedo

Sonorização: James Onzi

Contrarregragem: Luciano Correa

Música original: Renato Mendonça e Dedé Ribeiro

Elenco: Bruna Casali, Denis Gosh, Douglas Oliveira, Lauro Fagundes, Lucas Prado, Luciano Correa, Maurício Schneider, Natasha Villar, Phill, Ursula Collischonn

Divulgação: Bebê Baumgarten

Produção executiva: Debi Mayer, Jack Garcia e Lu Lauda

Produção: DUX / LIGA


SERVIÇO

#JUNTOS

A nova montagem teatral da Fundação Sicredi em turnê brasileira

Em Palmital

Dia 01 de agosto, às 19h

Salão Rotary Palmital - Rua Princesa Izabel, 710

Entrada franca

*Um projeto financiado pela Lei de Incentivo à Cultura/ Secretaria Especial da Cultura – Ministério do Turismo

Realização: Fundação Sicredi


Tragédia: Policial mata 8 pessoas e depois tira a própria vida em Toledo


Uma enorme tragédia ocorreu no início da madrugada desta sexta-feira (15), em Toledo. Um Policial Militar identificado como Fabiano Junior Garcia tirou a vida de oito pessoas, sendo seis de sua família. Ele tirou a própria vida logo em seguida.

As primeiras informações dão conta de que o PM tirou a vida de dois dos seus filhos menores de idade em uma localidade da área rural da cidade de Céu Azul. As crianças seriam um menino de aproximadamente 4 anos e uma menina de cerca de 9 anos de idade. As duas crianças foram executadas com tiros a queima roupa na região da cabeça.

Em seguida, ele se dirigiu a Toledo, onde teria feito mais vítimas em pontos distintos da cidade, a princípio no centro e na região da Grande Pioneira.

Ele tirou a vida da própria mãe, de um irmão e de mais uma filha de 12 anos, além da esposa identificada como Kassiele Moreira. A mulher foi morta na residência do casal, localizada na Rua Rui Barbosa, na região central da cidade.

O homem ainda matou mais duas pessoas, que a princípio estavam na rua, mas até o momento não existem informações se eram familiares. Essas mortes aconteceram na Rua Paraíba (Paulista) e outra na Rua Getúlio Vargas (Boa Esperança).

Após a barbárie, ele se suicidou dentro do seu carro, um GM Vectra, de cor branca. O automóvel foi conduzido até o pátio do 19º Batalhão de Polícia Militar de Toledo (19º BPM).

Diversas equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram acionadas aos locais, mas puderam apenas constatar os óbitos.

Equipes da Polícia Militar, Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM), Polícia Civil (PCPR) e da Criminalística também estiveram presentes. As investigações sobre o caso tiveram início e a qualquer momento novidades podem ser divulgadas.

O Instituto Médico Legal (IML) de Toledo recolheu o corpo das vítimas fatais. A maior parte delas ainda não foi identificada.

Fabiano Junior Garcia atuava como Policial no 19º BPM, lotado no município de Toledo, e estava na Polícia Militar desde 2010. Ainda não se sabe se ele teve um surto psicótico ou algum outro problema psiquiátrico.

Nota da PM (Extra Oficial)

A Polícia Militar está consternada e lamenta profundamente o ocorrido nas cidades de Toledo-PR e Céu Azul-PR.

O policial militar que prestava serviços no 19º Batalhão em Toledo não tinha histórico de problemas psicológicos e atuava como motorista do Coordenador do Policiamento da Unidade.

Desde dezembro de 2020 a região conta com o apoio do programa PRUMOS, que disponibiliza atendimento psicológico aos militares, com profissionais contratados para atuar nas Organizações Policiais Militares.



Publicidade