[Fechar]

segunda-feira, 22 de maio de 2023

Acompanhe a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Turvo

Sessão desta segunda-feira (22). Acompanhe no vídeo:

Alerta: golpistas usam nome do Procon para aplicar golpes virtuais


A Polícia Civil do Paraná e a Coordenação Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania (Seju), alertam que golpistas têm utilizado aplicativos de mensagens e portais da internet para se aproximar de pessoas utilizando o nome do Procon.

Um dos cidadãos foi lesado após receber mensagens pelo aplicativo WhatsApp afirmando que teria direito a R$ 20 mil da “Fundação Procon”, entidade que não existe. “Para ter acesso a esse valor, o consumidor deveria fazer um Pix de R$ 78,00. Infelizmente ele enviou metade do valor. Claro que era golpe, ou seja, acabou perdendo esse dinheiro”, destaca Claudia Silvano, coordenadora do Procon-PR.

Ela aponta alguns detalhes que ajudam o consumidor a identificar golpes, como DDDs de outros estados, erros de português e informações inconsistentes, como a suposta vinculação do Procon-PR ao Ministério da Fazenda, por exemplo, ou entre órgãos que não possuem qualquer relação.

"Fica o alerta. Os Procons não se comunicam com o consumidor desta maneira e não exigem, de maneira alguma, depósitos de valores via Pix ou outros canais. Se você receber uma mensagem com esse teor, bloqueie, não entregue valores, não faça Pix, porque é golpe”, acrescentou a coordenadora do Procon-PR.

De acordo com o delegado José Barreto, chefe do Núcleo de Combate ao Cibercrimes (Nuciber) da Polícia Civil, o golpe do falso Procon é mais uma das diversas modalidades de fraudes virtuais, na qual criminosos se passam por funcionários de órgãos públicos ou falsificam sites copiando o layout do Estado.

“Alertamos as pessoas que tomem muito cuidado ao fazer pesquisas nos buscadores principais da internet e ao clicarem em links patrocinados que aparecem em cima. Sabemos que órgãos do governo não patrocinam links”, afirmou o delegado, que apontou que a PCPR está tomando diversas medidas de combate aos golpistas.

Para não ser vítima, o cidadão deve sempre verificar se o final do endereço eletrônico é “.pr.gov.br” para órgãos do executivo estadual. Em caso de emissão de guia de pagamento, a orientação é que fique atento aos detalhes, como o destinatário do pagamento sendo o Governo do Paraná.

“Caso apareça alguma informação inconsistente, como o nome de uma pessoa ou erros de português, desconfie. Em qualquer situação que esteja diferente do que habitualmente você está acostumado é muito importante não fazer esse tipo de pagamento. Entre em contato por meio dos órgãos oficiais, procure fontes seguras para que você não seja vítima de um golpe”, afirmou Barreto.

Lei de Cristina Silvestri garante à mulher o direito a acompanhante em procedimentos de saúde com sedação


Foi sancionada na última semana a Lei 21.484/2023, de autoria da deputada estadual Cristina Silvestri (PSDB), que permite às mulheres a presença de um acompanhante durante consultas e exames em que sejam usados medicamentos sedativos. Até agora, esse direito era garantido apenas no trabalho de parto, parto e pós-parto.

“O objetivo é dar mais segurança às mulheres nesses momentos de vulnerabilidade e impedir que elas sejam vítimas de abusos, como tantos que acompanhamos nos noticiários”, defende a deputada Cristina. Um dos casos mais emblemáticos foi o do médico anestesista Giovanni Quintella, que, em 2022, foi preso em flagrante por estuprar uma paciente dopada durante uma cesariana no Hospital da Mulher Heloneida Studart, em São João de Meriti (RJ).

A nova legislação é também uma proteção para os profissionais de saúde. “Afinal, sabemos que a maioria deles faz os atendimentos com ética e respeito”, comenta Cristina Silvestri.

NORMAS

Conforme a nova legislação, as mulheres podem ser acompanhadas por uma pessoa de sua livre escolha nas consultas e exames em geral nos estabelecimentos públicos e privados de saúde no Paraná sempre que envolva algum tipo de sedação.

Os estabelecimentos de saúde deverão afixar cartaz ou painel digital (display eletrônico), de forma visível e de fácil acesso, para informar o direito a que se refere a lei.

O descumprimento implicará em diferentes penalidades. Para funcionário público, elas já estão previstas em uma legislação específica (Lei Estadual 6174/1970). No caso de funcionários de hospitais ou estabelecimentos de saúde privados haverá sanções administrativas de forma gradativa, desde advertência escrita e verbal até suspensão e demissão, além de multa em dinheiro (destinada ao Fundo Estadual da Mulher).

Maio Laranja mobiliza a sociedade no combate ao abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes


Na última sexta-feira (19), ocorreu no Parque Ambiental de Turvo a mobilização em alusão ao Maio Laranja, o mês dedicado ao combate à violência e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Alunos das escolas municipais e estaduais participaram do evento, ouvindo discursos da Secretária Municipal de Família e Desenvolvimento Social, Maria Cristina, do Prefeito Jeronimo e da psicóloga do CRAS, Jessyka Rickli. Eles ressaltaram a importância da campanha e o comprometimento do Município de Turvo em combater e prevenir essa grave forma de violência.

Durante o evento, a Secretária Municipal de Família e Desenvolvimento Social, Maria Cristina, destacou que os profissionais estão preparados para cuidar das crianças e a psicóloga Jessyka Rickli afirmou que o combate ao abuso e exploração de crianças e adolescentes é uma luta constante.

“É muito importante a discussão com toda a rede protetora, crianças, adolescentes, profissionais, servidores, professores e alunos da melhor forma de estarmos evitando esse grave problema. E nós, como gestão estamos a disposição para ajudar no que for possível.” Destacou o Prefeito Jeronimo.

Unidos, podemos criar um futuro seguro e protegido para nossas crianças e adolescentes, livres de violência e exploração. Faça parte dessa iniciativa transformadora e ajude a construir uma sociedade mais segura.

CONCURSO ARACELI

Como parte da campanha do Maio Laranja, a Secretaria Municipal de Família e Desenvolvimento Social desenvolve o concurso Araceli, que visa incentivar alunos da rede municipal e estadual de educação, a produzir vídeos e cartazes, para que busquem mais informações e se conscientizem sobre o assunto.

A edição 2023 do concurso Araceli já está com as inscrições abertas, se informe na sua escola e participe.

Fonte e fotos: Prefeitura de Turvo 


O novo jeito de agendar consultas


No cenário atual da saúde, encontrar maneiras acessíveis de agendar exames é uma preocupação constante para muitas pessoas. Felizmente, a Medprev surge como uma solução inovadora, oferecendo um jeito prático e econômico de marcar exames. Com a principal missão de proporcionar Consultas e Exames com Valores Reduzidos, a Medprev simplifica o processo, permitindo que os pacientes agendem exames em poucos cliques pelo WhatsApp ou em uma unidade próxima.

Através do uso do WhatsApp, os pacientes podem marcar seus exames em poucos cliques, sem a necessidade de ligar para várias clínicas ou enfrentar longas esperas ao telefone. Além disso, a Medprev possui uma ampla conexão com clínicas e consultórios, tornando o acesso aos exames ainda mais conveniente. Comparados aos preços de consultas particulares, os exames agendados pela Medprev apresentam valores significativamente mais baixos, além disso, vale ressaltar que a Medprev não cobra mensalidades, o que torna o serviço ainda mais atrativo para aqueles que desejam economizar em seus exames.

A Medprev se destaca como uma solução prática e econômica para agendar exames médicos. Com seu jeito inovador de marcação via WhatsApp e unidades próximas, a plataforma simplifica o processo, economizando tempo e esforço dos pacientes. Além disso, a Medprev oferece Consultas e Exames com Valores Reduzidos, garantindo que a saúde esteja ao alcance de todos. Portanto, se você precisa agendar exames, a Medprev é a opção que proporciona qualidade, comodidade e economia em um único lugar.

MEDPREV Guarapuava:

Rua Marechal Floriano, 1706 em frente ao Terminal da Fonte

MEDPREV Guarapuava Bonsucesso

Avenida Sebastião de Camargo Ribas - em frente à Farmácia 3000 - Guarapuava

MEDPREV Turvo

Avenida Paraná, 642 – Centro - Turvo

Agende sua consulta ou exame clicando no link: https://wa.link/xr8i1o

MEDPREV Pinhão

Rua XV de Novembro, 50 - esquina com Sete de Setembro

Agende sua consulta ou exame clicando no link: https://wa.link/pe02ej






Sicredi tem vaga para Assistente de Atendimento para atuar na Agência de Turvo



Confere os pré-requisitos da vaga acessando o link: https://sicredi.gupy.io/jobs/4832090

Confira quem foram os ganhadores do sorteio da Campanha Dia das Mães da ACET


No último sábado (20/05) aconteceu o sorteio da Campanha Dia das Mães 2023, da ACET - Associação Comercial e Empresarial de Turvo.

O sorteio aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores de Turvo durante o evento Encontro Empresarial de Desenvolvimento Regional, que foi realizado numa parceria entre ACET e CACICOPAR, na presença de lideranças empresariais e associativistas, além de autoridades.

Prêmio

Nome do Ganhador

Empresa

1º Vale Compras - 250

Leonardo da Luz

Lojão M.A.

2º Vale Compras - 250

Edonizete Almiron

Despachante Brugg

3º Vale Compras - 250

Elio Maria da Luz

Vidraçaria Cristal

4º Vale Compras - 250

Kamila Conrado

Lojão M.A.

5º Vale Compras – 250

Edilson Souza Bejarano

Mercado Gaitkosta

6º Vale Compras - 250

Jocimari Apº dos Santos Canteli

Boaron Móveis

7º Vale Compras - 250

Josiane Ap. de Oliveira Penteado

Despachante Brugg

8º Vale Compras – 250

Maricelia Zampier

Lojão do Braz

9º Vale Compras – 250

Brandina Odete Nascimento

Suprema Supermercado

10º Vale Compras - 250

Débora Machado

Lojão M.A.

1º Vale Compras – 500

Valdemar Carriel

Despachante Brugg

2º Vale Compras – 500

Ana Cândida

Lojão M.A.

3º Vale Compras – 500

Sandi Luzia dos Santos

Lojão do Braz

4º Vale Compras – 500

Janice Horst

N Utilidades

5º Vale Compras – 500

Mariele Izidoro

Mercado Distac

1. Fritadeira Air Fryer

Maise Pereira

Maiê Presentes e Decoração

1. Celular Samsung A13

Nelson José Neumann

Posto Grand Prix

1. SmartTV 50’ AOC

Teodozio Kreskiuski

Natusolo


Os prêmios serão entregues na ACET às 09h do dia 25 de Maio de 2023. Os vales compras poderão ser consumidos na empresa que entregou o vale compras sorteado.




Confira quais empresas participaram da Campanha Dia das Mães 2023, da ACET:

1

Supermercado Gaitkosta

2

N Utilidades

3

Maiê Presentes e Decoração

4

Loja da Salete

5

Eurich Auto Peças

6

Casa Nova Materiais para Construção

7

Vacar Centro Automotivo

8

Boaron Móveis

9

Ótica e Relojoaria Aliança

10

Conceito da Moda

11

Lojão MA

12

Lojão do Braz

13

Supermercado Líder

14

Rede Supremamais Supermercado

15

Loja Lótus

16

Posto Grand Prix

17

Atacadão Casa e Construção

18

BioEstima Estética Avançada

19

Erva Mate Turvo

20

Show Modas

21

Natusolo

22

Marcelão Móveis e Eletros

23

MK Uniformes

24

Nego Supermercado

25

Posto Turvo Move+

26

SB STORE Makeup

27

Mercado Distac

28

Eugênio Corretor de Imóveis

29

Studio Gêmeas

30

Despachante Brügg

31

São Cristóvão - AutoCenter e Borracharia

32

Hiperfarma

33

Vidraçaria Marmoraria Cristal

34

Marcos Seguro Contabilidade

35

Innova Contabilidade

36

Casarão Disk Pizza

Apoiadores:

37

Blóg do Elói

38

Rádio Turvo Ativo FM

39

Prefeitura Municipal de Turvo

40

Cresol


Publicidade