[Fechar]

domingo, 24 de outubro de 2021

Temporal do fim de semana foi o mais grave enfrentado pela Copel no interior


O domingo (24) foi de avanços na recuperação dos estragos causados pelo temporal deste fim de semana em diversas regiões do Paraná. A avaliação é de que o impacto deste evento climático foi 20% maior que o temporal recente, que já era considerado o mais grave já enfrentado pela Copel no interior do Paraná.

Equipes de emergência, manutenção e obras da Companhia estiveram em campo e seguem trabalhando na reconstrução das redes elétricas do Oeste, Sudoeste, Noroeste e Norte do Estado. São 1.350 profissionais empenhados em religar tudo o mais rapidamente possível.

No pior momento do temporal, 552 mil unidades consumidoras chegaram a ter o fornecimento de energia interrompido pela ocorrência de raios, queda de árvores, e rajadas de vento que variaram entre 80 e 90 km/h em diversas localidades, chegando aos 100 km/h em Cianorte. Alternadamente, mais de um milhão de domicílios tiveram desligamento de energia por algum tempo durante a ocorrência do temporal, no Paraná, dos quais aproximadamente 144 mil seguem sem energia.

NOROESTE - Na região ao menos 49 mil unidades consumidoras tiveram o fornecimento de energia regularizado na tarde deste domingo, e a Copel segue trabalhando para religar outras 73 mil que permanecem sem luz, especialmente nos municípios que tiveram o fornecimento total ou quase totalmente interrompido. É o caso de Terra Rica e Jardim Olinda, em cuja fonte de alimentação 33 postes foram quebrados pelo temporal.

Em Amaporã, são 10 estruturas danificadas na alimentação da cidade e três na linha que atende Guairaçá. Há ainda 2,3 mil serviços para atendimento em toda a região Noroeste e a conta de postes quebrados chegou a 145 neste domingo.

NORTE - Na região Norte há 30 mil domicílios sem energia. A maior parte dos circuitos alimentadores de média tensão já foi restabelecida, mas as equipes ainda têm 1,9 mil ocorrências para atendimento, nas áreas urbana e rural.

Em Londrina, equipes de construção trabalharam o dia todo para reerguer as redes derrubadas pelos fortes ventos às margens da rodovia na saída para Bela Vista do Paraíso, na zona Norte do município. Aproximadamente 30 postes foram derrubados na região e o trânsito de caminhões no local dependeu do apoio de tratores. Em toda a região Norte do Estado, a conta de postes quebrados chega a 178.

OESTE E SUDOESTE - Essas regiões somam 37 mil domicílios sem energia. A maior parte dos circuitos de baixa tensão já foi restabelecida, restando 2,4 mil ocorrências para atendimento por parte das equipes que continuam trabalhando na recomposição das redes elétricas urbanas e rurais. Até o momento, a Copel registrou 170 postes quebrados nos municípios dessas regiões.

Quinze municípios seguem quase que totalmente sem energia, principalmente no Noroeste do Estado. São eles: Alvorada do Sul, Amaporã, Ângulo, Cafeara, Guairacá, Inajá, Indianópolis, Itaguajé, Jardim Olinda, Ourizona, Paranapoema, Planaltina do Paraná, Santa Inês, Tapira e Terra Rica.

ATENDIMENTO - Os canais de atendimento mais utilizados (0800 5100116 e whatsapp 41 3013-8973) receberam, somente nas últimas 24 horas, o equivalente ao volume de chamados mensal e, com isso, os consumidores acabaram enfrentando dificuldade para contatar a empresa.

A Copel lembra que a falta de luz também pode ser comunicada pelo site, pelo aplicativo ou por mensagem de texto (SMS) para o número 28593, com as letras “SL” e o número da unidade consumidora.

Segunda do Preço Baixo Supremamais Supermercado de Turvo

 


Temporal causa estragos e afeta abastecimento de água em 85 localidades

Efeitos das tempestades prejudicam a produção e distribuição de água, principalmente no Noroeste e Oeste


A falta de energia elétrica provocada pelas fortes chuvas e ventania que atingiu o Paraná no sábado (23), afetou o abastecimento de água em 85 localidades abastecidas pela Sanepar neste fim de semana. As regiões do Noroeste e Oeste foram as mais atingidas. Apesar de todos os esforços das equipes da Copel, algumas unidades de produção e de distribuição de água ainda estão sem energia, inviabilizando a sua operação. De acordo com informações a Copel, mais de 300 mil imóveis ficaram sem eletricidade.

Esta é a segunda vez, em dez dias, que as tempestades causam estragos e prejudicam abastecimento de água no estado. Em Foz do Iguaçu, o temporal prejudicou o abastecimento de água para 70% da cidade. Em, Londrina ainda 15% dos imóveis ainda estavam com o abastecimento comprometido neste domingo (24). Na região de Paranavai, 13 cidades tiveram o abastecimento de água paralisado. A tempestade ainda afetou o abastecimento nas regiões de Cascavel, Toledo, Apucarana, Arapongas. Campo Mourão e Umuarama.

REGIÃO OESTE

Na região além de de Cascavel, a falta de eletricidade afetou Lidoeste, Guaraniaçu e distrito Guaporé, Santa Tereza do Oeste, Corbélia e Distrito Penha, Distrito Santo Izidoro em Três Barras do Paraná, Matelândia, Ramilândia, Braganey e distrito Longuinópolis, Ibema, Campo Bonito, Iguatu e Ceu Azul

As cidades de Catanduvas, Capitão Leonidas Marques, Santa Lucia e Três barras do Paraná a eletricidade foi restabelecida na manhã deste domingo e o abastecimento de água está sendo retomado.

Na região de Toledo, as unidades de Terra Roxa, Distrito Ponte Nova, em Diamante do Oeste, Vera Cruz do Oeste e Distrito São Sebastião e Cafelândia também estão sem eletricidade. Além disso estão comprometidos os distritos de Bela Vista do Oeste (Guaíra), Palmitópolis (Nova Aurora), Carajá (Jesuítas), Luz Marina (São Pedro do Iguaçu), Dois Irmãos (Toledo) e Central Santa Cruz (Cafelândia). Na cidade de Toledo o fornecimento de água está comprometido nos bairros Jardim Porto Alegre, Concórdia, Bandeirantes e Independência. A Sanepar está instalando geradores para retomar a produção.

Na região de Foz, São Miguel do Iguaçu está com o abastecimento parcialmente comprometido e em Santa Terezinha de Itaipu, Itaipulândia, Missal, Medianeira e Santa Helena as unidades ainda estão com a produção paralisada. Em Foz do Iguaçu, a estação de água da Vila C ficou com a produção paralisada e isso afeta o abastecimento de água para 70% da cidade. As regiões norte, leste e centro da cidade estão sem água.

REGIÃO NOROESTE

As cidades comprometidas são Paranavaí, Amaporã, São Carlos do Ivaí, Graciosa, Planaltina do Paraná, Paranacity, Cruzeiro do Sul, Guaraci, Inajá, Mirador, Nova Aliança do Ivai, Santo Antonio do Caiuá, São João do Caiuá

Na região de Umuarama e Campo Mourão o tempral afetou o abastecimento em Farol, Cianorte, Indianópolis, Goioerê, Guaporema, Tuneira do Oeste e distritos de Vila Carbonera, em Maria Helena e de Roberto Silveira, em Umuarama.

Na região de Maringá, ficaram desabastecidas além da Cidade Cançao, Paiçandu, Nova Esperança, Astorga, Mandaguaçu, Ourizona e Floraí

No Noroeste do Paraná, as cidades mais afetadas foram Londrina e o distrito de Warta, Cambé, Godoy Moreira, Novo Itacolomi, Jandaia do Sul, Rolândia e distrito São Martinho, Centenário do Sul, Arapongas, Porecatu, Sabáudia, Florestópolis, Jandaia do Sul, Cafeara, Santo Inácio, Primeiro de Maio e Ventania.

Turvo, na região central também teve o abastecimento de água comprometido neste domingo em decorrência do temporal.

SEM ENERGIA, SEM ÁGUA – Todo maquinário e equipamentos de grande porte nas mais de 3.400 unidades operacionais da Sanepar nos 346 municípios onde a Companhia atua precisam do fornecimento de energia. Em todo o caminho percorrido pela água há necessidade de motores, bombas, válvulas e sistemas de automação, e todos esses equipamentos utilizam energia elétrica. Portanto, quando falta energia, também pode faltar água.

Homem morre atropelado em Guarapuava


No dia 23 outubro por volta das 20h05min, uma equipe policial deslocou até a Rua Teixeira Soares, bairro Boqueirão, para dar atendimento a um acidente de trânsito com atropelamento. 

No local já se encontrava o SAMU prestando atendimento, sendo que o médico de plantão, constatou no local o óbito de um homem, 45 anos, vítima do atropelamento. 

Em contato com uma testemunha relatou que visualizou um veículo GM/Celta, de cor preta em alta velocidade invadindo a calçada e atropelando a vítima, e na sequência colidiu na traseira de seu veículo Fiat/Siena, de cor bege, o qual estava estacionado, causando danos no mesmo. 

Que após o acidente o condutor do GM/Celta, evadiu-se do local sem prestar socorro a vítima, adentrando uma residência que fica na esquina do local. 

Diante de tais informações, a equipe na companhia de um investigador da Polícia Civil deslocaram até a residência na qual o autor havia se homiziado, entretanto, ninguém foi localizado.

Compareceram no local os demais órgãos competentes, os quais tomaram os procedimentos cabíveis. Já o veículo, devido a solicitação do perito, foi recolhido ao pátio da delegacia para ser periciado posteriormente.

Fonte: PM

Vendaval e chuva de granizo provocam estragos em 16 municípios no Paraná

As fortes rajadas de vento associadas à chuva volumosa deixaram um rastro de estragos em diversos municípios neste final de semana. Ao todo 384 pessoas foram atingidas, 32 foram desalojadas e 16 permanecem em abrigos provisórios neste domingo (24).

Em dez das 16 cidades atingidas, teve chuva de granizo. Foz do Iguaçu registrou o maior número de ocorrências, com 600 residências danificadas na passagem do vendaval. Oito pessoas ficaram desabrigadas, outras seis foram afetadas e seis estão desalojadas.

Já em Moreira Sales, 70 casas ficaram danificadas com a chuva de granizo que caiu por lá. Ao todo 369 pessoas foram afetadas e 20 desalojadas. Santa Terezinha de Itaipu contabilizou estragos em nove casas, nove pessoas foram afetadas e seis desalojadas. No município de Goioerê 10 residências sofreram algum tipo de dano e em Maringá oito moradores estão desabrigados.

ATENDIMENTO – A Secretaria de Justiça, Família e Trabalho do Governo do Paraná está com as equipes em campo para ajudar no socorro às vítimas. Profissionais da assistência social auxiliam a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros no atendimento aos desalojados e desabrigados.

Equipes da Copel atuam em todos os municípios atingidos para reestabelecer a energia. O número de imóveis sem luz neste domingo está sendo atualizado.

O secretário Ney Leprevost desencadeou o plano de contingência do SUAS (Sistema Único de Assistência Social). A primeira ação foi ajudar a alojar as pessoas, o que está sendo feito pelo Corpo de Bombeiros e pela rede de assistência social de todos os municípios.

“A Defesa Civil está realizando um levantamento completo da situação. O governador Ratinho Júnior está muito preocupado e me autorizou a orientar os prefeitos que sentirem necessidade real para que decretem estado de calamidade, pois assim poderemos liberar recursos para os municípios atingidos comprarem material de construção para as pessoas reconstruírem suas casas”, informou o secretário de Justiça, Família e Trabalho.

Leprevost disse que está pedindo aos prefeitos, através de suas secretarias de Assistência Social, que organizem postos de coletas de donativos para as vítimas das tempestades. “A urgência é garantir teto, cobertores, água potável e alimentação”, explicou.

ORIENTAÇÃO - Os municípios que precisarem de orientação neste domingo, podem entrar em contato com os escritórios da Sejuf na sua região ou com Larissa Marsolik, chefe do Departamento de Assistência Social da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho pelo celular 41 9 9943-3687 ou email larissam@sejuf.pr.gov.br

“A previsão é de mais chuva nas próximas horas. O atendimento de ponta é feito pelo Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e as prefeituras. Mas nós, da Sejuf, vamos nos manter mobilizados para ajudar em tudo que for necessário”, afirmou Leprevost.



Caminhoneiro fica ferido em acidente na PRC-466, próximo ao Distrito da Palmeirinha

Por volta das 19h30min, deste sábado (23), a Polícia Rodoviária atendeu um acidente do tipo choque (contra arvore), ocorrido na PRC-466 km 246+700m, próximo ao distrito da Palmeirinha, envolvendo o caminhão VW/17.220 de cor branca, com placas de Guarapuava, conduzido por um homem de 26 anos.

Do acidente resultou em ferimentos moderados no condutor, o qual ficou encarcerado sendo necessária a intervenção de uma equipe do Corpo de Bombeiros para retirada e posterior condução do mesmo até o Upa da Primavera, porém estava consciente e orientado.

Não foram constatadas irregularidades administrativas com relação ao condutor ou veículo.

Fonte e foto: PRE
Publicidade