Entendendo que um negócio disputa mercado com outros concorrentes, uma das principais decisões que deve ser tomada ao realizar o planejamento é sobre o posicionamento a ser adotado na empresa. O posicionamento estratégico estabelece como se deseja que o negócio seja percebido pelos clientes.
Posicionamento de marca é o lugar que uma empresa ocupa na cabeça de seus consumidores. Uma marca bem posicionada no mercado é aquela que tem as suas principais vantagens e características evidenciadas e afirmadas na mente do público.
Posicionamento é a promessa na mente do consumidor.
Cena clássica: você vai a um restaurante e pede uma Coca-Cola. O garçom, um pouco sem graça, pergunta: só tem Pepsi, pode ser?
A Pepsi, consciente de que esse é o comportamento normal do brasileiro em relação à sua marca, optou por uma mudança em seu posicionamento.
Ao invés de insistir em derrubar a Coca Cola do primeiro lugar afirmando ser melhor, convidou os consumidores a experimentarem seu refrigerante quando não tiveram Coca Cola à sua disposição.
Existem quatro tipos de segmentação de mercado.
· Segmentação demográfica
· Segmentação geográfica
· Segmentação psicográfica
· Segmentação comportamental
Portanto, podemos afirmar que um posicionamento bem-feito e definido será essencial para que a empresa ou marca tenha vantagem competitiva e seja facilmente lembrada pelo público. Por isso, não deixe de incluir esta importante etapa no seu planejamento de marketing.
E então, deu para entender a importância do posicionamento de marca para o seu negócio?
Colunista:
Flávio Marcos da Silva
flaviomarcos@gmail.com
Consultor Empresarial e de Negócios
Sócio – Administrador na Empresa Certo - Consultoria Empresarial