[Fechar]

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Mega Feirão do Hortifruti do Suprema Supermercado de Turvo

 


Boa Ventura de São Roque chega a 211 casos confirmados de Covid-19

 


Turvo - Boletim Oficial Covid-19



Nesta segunda-feira (01) foi confirmado mais 01 caso para covid-19, em Turvo. Aumentando o número de casos em 686 casos positivos por meio do exame PCR do LACEN (Laboratório Central do Estado do Paraná), o número de casos confirmados por meio de sorologia aumentou para 12, somando-se assim 698 casos confirmados.

Uma pessoa encontra-se internada no Hospital Regional de Guarapuava, na UTI e outra na enfermaria.

O município possui 619 casos recuperados, e 77 casos ativos, 44 pessoas aguardam o resultado do exame em isolamento domiciliar.


Vice-prefeito de Santa Maria do Oeste doa seu 1º salário para Associação de Costureiras e Artesãs do município


Na manhã desta segunda-feira (1º de fevereiro), o vice-prefeito de Santa Maria do Oeste, Jorandir Gegoski (PT), doou o seu 1º salário de vice-prefeito para Associação de Costureiras e Artesãs do município. O prefeito Oscar Delgado também acompanhou a entrega. A associação tem 32 máquinas, mas 16 estão quebradas. Com valor de R$ 5.320,59, poderão ser consertadas e mais 16 famílias irão levar o sustento para suas casas.

O vice-prefeito contou ao Blog do Elói, que durante a campanha, se propôs a ser um politico voluntário.

“Doarei o meu salário pra entidades e nunca usarei nem carro, nem combustível, muito menos diárias nas viagens que fiz e farei a trabalho. Precisamos mudar a cara da política, ela existe pra servir não pra ser servido,” Disse Jorandir.

O empresário Jorandir é proprietário da Rede Suprema de Supermercados de Santa Maria do Oeste e Mauá da Serra. Também sócio do Suprema de Turvo e Ivaiporã.





Chuvas de janeiro no Paraná ultrapassam média histórica



Chove chuva, chove sem parar. A melodia do cantor e compositor Jorge Ben Jor embalou o mês de janeiro no Paraná. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) apontou que a precipitação acumulada em oito pontos diferentes do Estado foi de 2.748,6 milímetros (mm). O índice é 151% superior ao mesmo período do ano passado – em janeiro de 2020 foram 1.094,2 mm.

Em relação à média, o aumento também foi significativo, de 67%. No primeiro mês de 2021 choveu 343,5 mm, contra um histórico de 205,7 mm. O levantamento leva em consideração as regionais de Paranaguá, Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava, Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu.

“Choveu muito no Paraná por inteiro, em algumas localidades bem acima da média histórica. O principal fator foi o fluxo de umidade no canal da Amazônia para o Sul o País. Janeiro normalmente já é úmido e quente, com essa atividade ficou com ainda mais umidade e calor, resultando em chuvas diárias”, afirmou o meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib.

Ele lembrou que Foz do Iguaçu (Oeste) e Guaraqueçaba (Litoral) bateram recorde de precipitação dos últimos 20 anos. Em Guaraqueçaba foram 810 mm em 31 dias, a cidade que mais choveu em janeiro no Paraná. Em Foz, a vice-líder, o acúmulo foi de 609,6 mm. Guaratuba (571,2 mm), Antonina (513,6 mm) e Santa Helena (400,6 mm) completam o top 5, de acordo com o Simepar.

“Os maiores índices ficaram concentrados no Litoral e no Oeste paranaense”, disse Kneib.

CAPITAL – Com 194,6 mm, Curitiba ficou pouco acima da média histórica, de 185 mm. O resultado, porém, não é suficiente para acabar com o sistema de rodízio de água estabelecido pela Sanepar ainda no ano passado.

“As chuvas foram boas em sua totalidade, já que atingimos a média histórica e a previsão era de que pudesse ficar um pouco abaixo. Isso ajuda na recuperação dos reservatórios, principalmente na Região Metropolitana de Curitiba”, explicou o diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Julio Gonchorosky.

“A capacidade dos reservatórios está em torno de 47%, dentro da nossa previsão é chegar ao fim do mês de março com 60%. Aí sim poderemos rediscutir a estratégia de rodízio”, acrescentou.

Em janeiro de 2020 o acumulado de chuvas na Capital foi de 156,6 mm.

CONSCIENTIZAÇÃO – Até lá, Gonchorosky reforça o pedido para que a população seja parceira do Estado no uso racional da água, evitando desperdícios. “A população paranaense é fundamental para podermos superar este momento difícil e recuperar os reservatórios da região de Curitiba”, disse.

PREVISÃO – Segundo Reinaldo Kneib, a chuva deve continuar em fevereiro, mas em menor intensidade, especialmente no Litoral e Interior do Estado. “Será dentro da média, um mês mais calmo”, afirmou.

A chuva em janeiro em oito pontos diferentes do Paraná

Paranaguá

Janeiro de 2020: 123,4 mm

Janeiro de 2021: 563,2 mm

Média histórica: 299,2 mm

Curitiba

Janeiro de 2020: 156,6 mm

Janeiro de 2021: 194,6 mm

Média histórica: 185 mm

Ponta Grossa

Janeiro de 2020: 105 mm

Janeiro de 2021: 180,6 mm

Média histórica: 162,3 mm

Guarapuava

Janeiro de 2020: 97,4 mm

Janeiro de 2021: 252,4 mm

Média histórica: 202,6 mm

Londrina

Janeiro de 2020: 108 mm

Janeiro de 2021: 230,8 mm

Média histórica: 227,3 mm

Maringá

Janeiro de 2020: 138,8 mm

Janeiro de 2021: 350,2 mm

Média histórica: 202,7 mm

Cascavel

Janeiro de 2020: 163,2 mm

Janeiro de 2021: 367,2 mm

Média histórica: 192,8 mm

Foz do Iguaçu

Janeiro de 2020: 201,8 mm

Janeiro de 2021: 609,6 mm

Média histórica: 174 mm




Secretaria da Educação orienta sobre afastamento de professores


A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte está organizando o exercício das atividades presenciais dos professores da Rede Estadual de Ensino para o ano letivo de 2021. Na sexta-feira (29) foi publicada a resolução 541/2021, que estabelece os procedimentos e critérios para afastamento especificamente dos professores e pedagogos que que fazem parte do grupo de risco - de acordo com a resolução 1.433/2020 da Secretaria estadual da Saúde.

O documento estabelece, de forma excepcional, que os professores em questão sejam afastados do exercício das atividades enquanto perdurar a situação da pandemia. O afastamento ocorre de acordo com estabelecido no Decreto 4.230/2020.

Os professores, mesmo que solicitem afastamento, deverão participar do processo de distribuição das aulas, que vai ser iniciado na quarta-feira (03). Porém, durante o ano letivo e enquanto permanecer o afastamento, estes professores serão substituídos no exercício das atividades. Os professores afastados não poderão pegar aulas extraordinárias.

Os professores precisam protocolar o pedido de afastamento até esta sexta-feira (5), via protocolo digital que deverá ser encaminhado ao GARH (Grupo Auxiliar de Recursos Humanos do NRE) em que o professor está vinculado. O pedido será analisado, conforme estabelecido na Resolução 541/2021.

Para requisitar o afastamento devem preencher o formulário de autodeclaração. O modelo do formulário está disponível na Resolução 541/2021.

FUNCIONÁRIOS - O afastamento de funcionários e servidores administrativos segue como já ocorre desde 2020. Os servidores administrativos que fazem parte do grupo de risco vão continuar em regime de teletrabalho. No caso dos auxiliares de serviços gerais ou de servidores em que não há possibilidade técnica de desenvolver o trabalho, o afastamento segue nos mesmos moldes.


Polícia Militar realiza operações simultâneas em todo o Estado do Paraná


Com base em análises e estudos técnicos realizados pela seção de Planejamento e Estatística e pelo Setor de Inteligência da Corporação, a Polícia Militar do Paraná, com as ações coordenadas pelo Subcomandante Geral, Coronel Hudson, desenvolve duas operações simultâneas em todo o território paranaense.

Pra se ter uma ideia, de acordo com o estudo realizado pela PM, cerca de 66% dos homicídios dolosos são praticados com o uso de armas de fogo ilegais.

Por isso, o objetivo principal das duas operações é a preservação da vida dos cidadãos paranaenses, diminuindo os índices de homicídios dolosos, feminicídios, crimes contra a vida e à ordem pública. E retirando de circulação armas de fogo ilegais, combatendo, também, o crime organizado, o tráfico de drogas, furtos, roubos, entre outros crimes.

Os efetivos são empregados em regiões e localidades baseadas no planejamento estratégico da corporação. Focando em abordagens a pessoas, veículos e estabelecimentos, patrulhamento ostensivo, bem como bloqueios táticos e de trânsito em vias urbanas e rurais.

“São mais de 3 mil policiais militares a mais nas ruas em apoio ao policiamento ostensivo e sem prejuízo ao atendimento de ocorrências do 190. A primeira fase da Operação Pronta Resposta foi um sucesso, não tivemos nenhuma situação de roubo a bancos e nem de explosão de estabelecimentos comerciais e foram apreendidas várias armas de fogo e bem como várias pessoas encaminhadas, afirma o Subcomandante Geral da PMPR, Coronel Hudson.

E somente nesta primeira semana, foram retiradas de circulação 22 armas de fogo ilegais e apreendidos mais de 740 quilos de drogas, entre maconha, haxixe, cocaína e crack e mais 29 comprimidos de ecstasy.

Destaque para abordagem realizada por policiais militares do Batalhão de Polícia Rodoviária, na cidade de Iguaraçu-PR, que apreenderam mais de 300 kg de maconha transportadas em malas dentro de um veículo. O motorista foi preso, o veículo e as drogas foram apreendidos.

A Polícia Militar do Paraná não mede esforços em diminuir os índices criminais, realizando operações que garantam e preservem a vida dos paranaenses.


POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ
“Sua Proteção é o nosso compromisso”


Fonte: PMPR

Homem de 64 anos é assassinado no interior de Pinhão


Por volta das 13h do dia 31 de janeiro, na Estrada Rural, Faxinal dos Coutos a equipe policial deslocou com a defesa civil, onde segundo informações havia uma pessoa ferida por disparos de arma de fogo. 

No local foi constatado pela defesa civil que o Sr, 64 anos havia sido vítima de disparos de arma de fogo e que apresentava vários ferimentos em diversos locais do corpo, como mão, braço, peito e cabeça e já se encontrava em óbito. 

A equipe policial foi informada por um homem, que mora próximo do local, e que ouviu alguns estampidos e ao verificar as proximidades encontrou a vítima caída no interior do pátio da residência com vários ferimentos, e acionou a equipe da defesa civil e da PM para prestar atendimento. 

Diante do fato a equipe solicitou a presença dos órgãos competentes.

Fonte: PM
Publicidade