[Fechar]

segunda-feira, 30 de setembro de 2024

No Paraná Rosa, Estado alerta sobre a prevenção ao câncer e reforça investimentos no SUS


Com o objetivo de reforçar a importância dos cuidados com a saúde das mulheres, em especial na prevenção e detecção precoce do câncer de mama e do colo do útero, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) vai promover a 6ª edição da campanha Paraná Rosa. Realizada durante o mês de outubro, a ação estadual integra o movimento internacional de conscientização e combate a esses tipos de cânceres, buscando ampliar o acesso a exames e promover a saúde feminina de forma integral.

Para garantir a oferta adequada de exames durante este período, o Governo do Estado, por meio da Sesa, irá aumentar em 30% o repasse para realização dos procedimentos que rastreiam o câncer de colo de útero e de mama durante nos meses de outubro, novembro e dezembro. O valor pago pelo Estado aos prestadores, que em junho de 2024 foi de cerca de R$ 1,3 milhão ao mês, subirá para R$ 1,8 milhões mensais.

Com este aporte, o volume de exames citopatológicos, que hoje é de 61,5 mil procedimentos ao mês, passará para 79,9 mil. Já para a mamografia, o quantitativo que gira em torno de 12,1 mil ao mês, passará para aproximadamente 15,4 mil exames disponibilizados.

“O Paraná Rosa é uma campanha fundamental para conscientizar e incentivar as mulheres a realizarem, de forma regular, os exames preventivos. Embora a prevenção deva ser uma prática contínua ao longo do ano, o mês de outubro traz visibilidade e reforça a importância desse cuidado com a saúde das mulheres”, diz o secretário de Estado da Saúde, César Neves.

As ações do Paraná Rosa se estendem por todo o Estado com a adesão dos 399 municípios. Neste ano, além do envolvimento da primeira-dama e madrinha oficial da campanha, Luciana Saito Massa, a mobilização conta com a parceria do Serviço Social do Comércio (Sesc). O Sesc em parceria com a Sesa, disponibilizará o "Sesc Saúde Mulher” para atender a população da 1ª Regional de Saúde de Paranaguá, oferecendo exames e serviços de saúde gratuitos.

“Estou muito feliz em poder participar novamente deste grande projeto e em levar informações a quem mais precisa. Sabemos que o diagnóstico precoce aumenta significativamente as chances de sucesso no tratamento do câncer. Por isso, é fundamental conscientizar as mulheres sobre a importância de cuidar da sua saúde, buscar ajuda profissional e realizar os exames regularmente”, afirma a primeira-dama.

A ação será lançada na próxima terça-feira (8) para os sete municípios do Litoral (Paranaguá, Matinhos, Antonina, Morretes, Pontal do Paraná e Guaraqueçaba), oferecendo gratuitamente exames de mamografia e citopatológico para mulheres, previamente agendadas pelas equipes de saúde, especialmente para aquelas mulheres que nunca realizaram ou estão com os exames em atraso.

“Precisamos fazer valer a política de atenção integral à saúde das mulheres, principalmente na atenção primária à saúde e nos serviços e exames especializados quando necessário, para fortalecer ainda mais este momento e incentivar a campanha de conscientização sobre a importância da prevenção do câncer, faremos este esforço adicional. Vamos aumentar a produção ambulatorial de exames e serviços de mamografias e Papanicolau”, afirma a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes.

AÇÕES – Além de intensificar as ações do Programa de Cessação do Tabagismo e da vacinação contra o HPV para meninos e meninas, o Governo do Paraná irá lançar, por meio do site do Paraná Rosa e nas redes sociais do governo, um desafio de 21 dias voltado à conscientização sobre os fatores de risco associados a diversos tipos de câncer e doenças crônicas.

A iniciativa tem como objetivo promover hábitos saudáveis e incentivar mudanças que favoreçam a saúde física e mental, como a prática regular de exercícios, alimentação balanceada, realização de exames preventivos e a busca por uma melhor qualidade de sono.

CASOS – No Brasil, o câncer de mama é o câncer mais incidente em mulheres. Estima-se que surjam neste ano 73,6 mil novos casos da doença. O Instituto Nacional de Câncer (Inca), apontou ainda que no Paraná, o número pode chegar a 3,4 mil. Já o câncer do colo do útero é o terceiro tumor maligno mais frequente, correspondendo à quarta causa de morte de mulheres. Para o ano de 2024, são estimados 790 novos casos desta doença no Estado.

Entre as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (neoplasias, doenças cardiovasculares, diabetes e doenças respiratórias crônicas), o câncer foi a principal causa de mortalidade prematura em 2023 no Paraná – óbitos ocorridos em pessoas entre 30 a 69 anos –, ultrapassando as doenças cardiovasculares. O câncer de mama ocupou a primeira posição dentre as causas de mortalidade por câncer em mulheres entre 2019 e 2023.

EXAMES – Umas das formas de detecção precoce do câncer de mama é a mamografia de rastreamento, oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). É indicada para as mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos a cada 2 anos. Mulheres de outras faixas etárias com histórico familiar podem realizar por indicação médica. Em relação ao câncer de colo de útero, a recomendação é que seja realizado nas mulheres de 25 a 64 anos, que já iniciaram a vida sexual.

Os dois primeiros exames com intervalo de um ano e, se os resultados forem normais, os próximos podem ser realizados a cada três anos.

De acordo com o Sistema de Informação do Câncer (Siscan) no Paraná, em 2022 foram realizadas 190.069 mamografias de rastreamento, em mulheres de 50 a 69 anos e 468.000 exames de rastreamento do câncer do colo do útero em mulheres de 25 a 64 anos. Já em 2023 foram 215.424 e 545.929, respectivamente. Desde o início deste ano, 122.071 mulheres paranaenses já fizeram a mamografia e 301.963 exames de rastreamento do câncer do colo do útero.

Para oferecer os exames gratuitamente, o Estado conta com 173 mamógrafos em uso no Sistema Único de Saúde (SUS) distribuídos nas 22 Regionais de Saúde.

REDE – A Rede de Saúde do Estado conta com 24 estabelecimentos habilitados, como Unidades de Assistência de Alta Complexidade (Unacons) e Centros de Assistência de Alta Complexidade (Cacons) que oferecem atendimento especializado e integral à pessoa com câncer. O atendimento inicial deve ser feito nas Unidades Básicas de Saúde do Estado, onde são feitas consultas, orientações, solicitação de exames para investigação diagnóstica do câncer e encaminhamentos necessários para a rede.

“Enfatizamos que os exames de rastreamento do câncer do colo do útero e da mama estão disponíveis em todos os meses do ano e podem ser acompanhados por meio da Carteira de Saúde da Mulher”, afirma Maria Goretti.

OUTUBRO ROSA – O Outubro Rosa surgiu em 1997 nos Estados Unidos e foi instituído no Paraná por meio da lei nº 16.935/2011. O objetivo da campanha é conscientizar as pessoas em relação à prevenção do câncer de mama com diagnóstico precoce e tratamento oportuno, evitando mortes pela doença.

PARANÁ ROSA – O Paraná Rosa é um projeto que foi idealizado pela primeira-dama do Estado e teve sua primeira edição em 2019. O objetivo é levar a todos os municípios a informação, o cuidado e o acesso a exames para detecção precoce dos cânceres de mama e do colo do útero.

Clinica Bioestima realizou palestra sobre Endometriose em Turvo



MULHER PASSA 9 ANOS SENTINDO DOR INSUPORTÁVEL NA BARRIGA, CANSAÇO E FADIGA

Imagina passar 9 anos da sua vida vivendo cansada, com fraqueza constante, dores abdominais que te deixam de cama e gastando fortunas em remédios, exames e consultas, sem que nenhum médico consiga identificar a origem da sua dor.

O mais irônico é que, como Biomédica esteta, dona de duas clínicas de estética, eu dedico minha vida a cuidar da autoestima das mulheres. Mas, por muitas vezes, me vi com a minha própria autoestima no chão, sentindo que meu corpo estava me traindo, e que eu nunca conseguiria me sentir bem novamente.

Eu, Tatiane Wynnek, vivi exatamente isso. A cada crise, me sentia mais impotente, mais distante da minha família e da vida que queria ter. Meu corpo inchava, meu intestino parecia não funcionar, e a cada ciclo, minha barriga inchava tanto que parecia a de uma gestante, o que afetava não só minha saúde, mas também meu psicológico.

DESCOBERTA DA DOENÇA


Foram anos de frustração, lidando com uma condição que ninguém conseguia explicar. Apenas quem vive essa situação sabe o quanto isso desgasta não só o corpo, mas a mente e o espírito. Até que, finalmente, descobri que o nome desse sofrimento era endometriose, uma doença crônica, silenciosa, mas extremamente dolorosa, que afeta milhares de mulheres.

Além dos sintomas que eu vivia diariamente, amigas minhas, também diagnosticadas com endometriose, enfrentam outros desafios igualmente devastadores. Algumas sofrem com dores intensas durante as relações sexuais, algo que afeta diretamente sua intimidade e autoestima. Outras lidam com enxaquecas frequentes, hemorragias menstruais que parecem intermináveis, e um cansaço extremo que torna as atividades do dia a dia quase impossíveis. A endometriose é uma doença que vai muito além das cólicas menstruais intensas; ela afeta a vida por completo, seja no trabalho, nos relacionamentos ou na saúde mental.

O TRATAMENTO

Hoje, após 15 anos convivendo com essa doença, consigo entender o impacto devastador que ela tem na vida de tantas pessoas. É por isso que não me calo mais. Quero ajudar outras mulheres a descobrirem o que está por trás de suas dores, que busquem o tratamento correto e tenham uma chance de viver sem esse sofrimento.

PALESTRA NO TURVO-PR

Foi essa luta que me motivou a organizar a primeira palestra sobre endometriose, que aconteceu no dia 28/09/2024, em Turvo-PR, promovida pela clínica Bioestima. O evento contou com a presença de grandes especialistas, como o Dr. Mujahed Darwich e o Dr. Francisco Lopes, que esclareceram muitas dúvidas e trouxeram informações valiosas para mulheres portadoras e não portadoras da doença.

Mas meu objetivo vai além de um evento. Eu quero que mais mulheres descubram o que está por trás de suas dores, que busquem o tratamento correto e, principalmente, que saibam que não estão sozinhas nessa luta.

A COMUNIDADE


Se você se identifica com essa história, ou conhece alguém que pode estar passando por isso, clique no link e venha fazer parte do nosso grupo de WhatsApp. Juntas, podemos transformar nossas vidas e garantir que outras mulheres não precisem passar pelos mesmos desafios sozinhas.


Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Turvo

Sessão desta segunda-feira (30/09). Acompanhe no vídeo:

Colisão traseira deixa motorista ferido na PRC-466, no trevo de Boa Ventura de São Roque


Na tarde desta segunda-feira (30/09), ocorreu um acidente do tipo colisão traseira envolvendo um Renault Stepway, com placas de Telêmaco Borba, e um caminhão na PRC-466, no trevo de Boa Ventura de São Roque.

O condutor do Renault Stepway sofreu ferimentos e foi levado pela equipe do Samu de Turvo ao Hospital Santa Tereza, em Guarapuava.

Eleições 2024: eleitores não podem ser presos a partir desta terça


Os eleitores não poderão ser presos ou detidos a partir desta terça-feira (1º), cinco dias antes do primeiro turno das eleições municipais de 2024, que será realizado no próximo domingo (6). A medida valerá até terça-feira (8), 48 horas após o encerramento da eleição.
De acordo com o Código Eleitoral (Lei 4.737/1965), no Artigo 236, as exceções são para prisão em flagrante delito; em virtude de sentença condenatória por crime inafiançável; ou por desrespeito a salvo-conduto.

No caso de detenção nesse período, a pessoa será imediatamente conduzido à presença do juiz competente, que verificará a legalidade da prisão. Caso o crime não se encaixe em uma das três situações citadas, a prisão será relaxada.

O mesmo artigo também prevê que os mesários e candidatos não podem ser detidos ou presos, salvo em razão de flagrante, pelo período de 15 dias antes da eleição, em vigor desde 21 de setembro.

Exceções

O Código de Processo Penal define, no Artigo 302, o flagrante como quem for surpreendido cometendo o crime, acabou de cometer, perseguido logo após o delito, ou encontrado ainda com as provas do crime, por exemplo: com armas, que indiquem possibilidade de ter sido o autor.

Já a sentença criminal condenatória é o ato do juiz que encerra o processo criminal em 1ª instância e impõe penalidade ao acusado. No entanto, a sentença pode ser objeto de recurso. A lei considera como crimes inafiançáveis, entre outros, a prática do racismo e de injúria racial; a tortura, o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os crimes hediondos.

Por fim, o salvo-conduto serve para garantir a liberdade de voto. Eleitores que sofrerem violência moral ou física com objetivo de violar seu direito a votar podem obter a garantia, que pode ser expedida por juiz eleitoral ou presidente da mesa de votação. Quem desobedecer a ordem de salvo-conduto pode ser preso por até cinco dias, mesmo não sendo preso em flagrante.

Segundo turno

Nos municípios onde houver segundo turno, a ser realizado no dia 27 de outubro (último domingo do mês), a partir do dia 22 até 29 de outubro, nenhuma pessoa não poderá ser presa ou detida, com exceção dos casos de prisão em flagrante delito, no cumprimento de sentença criminal condenatória por crime inafiançável; ou por desrespeito ao salvo-conduto.

A Constituição Federal e a Resolução TSE nº 23.734/2024 determina que, somente em cidades com mais de 200 mil eleitores aptos a votar, os candidatos poderão disputar o segundo turno, caso nenhum deles tenha sido eleito por maioria absoluta (metade mais um dos votos válidos) na primeira fase da eleição.

Com essa condição da Lei eleitoral, dos 5.569 municípios que participarão das eleições 2024, 103 localidades têm a possibilidade de ter uma segunda etapa do pleito para a prefeitura municipal.

Eleições 2024

O Brasil tem 155,9 milhões de pessoas aptas a votar no pleito deste ano. Nas eleições municipais, os eleitores que estão no exterior não estão obrigados a votar. No pleito deste ano, estão em disputa os cargos de prefeito e vice-prefeito nos 5.569 municípios. O TSE contabiliza, ainda, 58.444 vagas para vereadores.

Homem leva tiro de espingarda de pressão na cabeça no interior de Turvo


Neste domingo (29/09), um homem de 26 anos compareceu ao Destacamento da Polícia Militar de Turvo e relatou que seu amigo, um homem de 25 anos, havia sofrido uma lesão corporal enquanto ambos estavam na chácara da mãe do declarante na localidade de Faxinal dos Vidal.

Eles perceberam um sangramento na lateral da cabeça da vítima, que começou a reclamar de dores e, em seguida, passou a sentir-se mal.

Diante da situação, o declarante levou seu amigo ao hospital local por meios próprios.

Conforme informações médicas, o ferimento foi, provavelmente, causado por um tiro de espingarda de pressão, sendo possível visualizar o projétil alojado na cabeça da vítima através de um exame de raio-X.

Quando questionados sobre o ocorrido, ambos não souberam informar quem teria sido o autor do disparo. 

O solicitante foi orientado quanto aos procedimentos cabíveis.

Criança morre após grave acidente na PR 466



Uma criança morreu e quatro pessoas ficaram feridas após um grave acidente de trânsito na noite desse domingo (29), por volta das 20h, na PR 466, em Pitanga.

Um Chevrolet/Corsa (com placas de Guarapuava) seguia pela rodovia quando furou um dos pneus e um Fiat/Siena (com placas de Guarapuava), do mesmo grupo familiar, que seguia atrás, perdeu o controle, colidiu transversalmente, capotou e saiu da pista.

Um menino (4 anos) que estava no Siena teve ferimentos graves, foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. O condutor (36 anos) e três passageiras (12, 28 e 59 anos) também tiveram ferimentos e foram encaminhadas ao hospital.

O motorista (19 anos) e os passageiros (46, 11 e 7 anos) do Corsa não se feriram, segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE).

As vítimas com ferimentos foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros e pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), encaminhadas ao Hospital São Vicente de Paulo de Pitanga e transferidas.

Texto: jornalista Lucas Herdt/NH Notícias
Foto: divulgação/PRE

Invista no seu futuro para se destacar no mercado de trabalho


Oportunidade de avançar na sua carreira, adquirir novas habilidades e se destacar no mercado de trabalho.

Invista no seu futuro com a 2ª Graduação EAD em Licenciatura por apenas 1+12 de R$ 139. 

Essa é a chance de ampliar suas qualificações e se destacar no mercado de trabalho.

Não espere mais:

📲 (42) 99128-1476 - Polo Turvo

📲(42) 99976-3629 - Polo Guarapuava

Grave acidente mata três pessoas na PR-340


Três pessoas morreram e duas ficaram feridas após um grave acidente de trânsito na manhã desse domingo (29), pro volta das 10h30, na PR 340, em Castro.

A colisão frontal envolveu um Fiat/Palio e um Fiat/Uno, ambos emplacados em Castro, segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE).

O motorista (53 anos) e a passageira (47 anos) do Palio tiveram ferimentos graves, foram socorridos e encaminhados até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Castro.

Já o motorista (37 anos), um passageiro (67 anos) e uma passageira (61 anos) do Uno não resistiram aos ferimentos e morreram no local.

As vítimas feridas foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e pelo Siate do Corpo de Bombeiros.

Os corpos das vítimas em óbito foram encaminhadas ao Instituto Médico-Legal (IML) de Ponta Grossa.


Textos: jornalista Lucas Herdt/NH Notícias
Foto: divulgação/PRE

Agências do Trabalhador iniciam a semana com 23,8 mil vagas no Paraná


As Agências do Trabalhador do Paraná e postos avançados começam a semana com a oferta de 23.819 vagas de emprego com carteira assinada no Estado. A maior parte é para alimentador de linha de produção, com 6.342 oportunidades. Na sequência, aparecem as de operador de caixa, com 983 vagas, faxineiro, com 836, e repositor de mercadorias, com 793 oportunidades.

A Grande Curitiba concentra o maior volume de postos de trabalho disponíveis (6.772). São 917 vagas para alimentador de linha de produção, 409 para auxiliar de logística, 400 para operador de caixa, e 374 para auxiliar nos serviços de alimentação.

Na Capital, a Agência do Trabalhador Central oferta 30 vagas para profissionais com ensino superior e técnico em diversas áreas, com destaque para as funções de consultor de vendas (curso técnico em vendas ou gestão comercial) com três vagas; inspetor de qualidade (técnico mecânico) com uma vaga; coordenador de tráfego rodoviário (formação em administração ou logística) com uma vaga; e analista de sistema (curso de ciência da computação) com uma vaga.

A Região de Cascavel aparece em seguida (4.363), com 1.055 oportunidades para alimentador de linha de produção, 416 para abatedor, 180 para magarefe e 151 para operador de caixa.

Nas demais regionais do Interior são destaques Londrina (3.130 ), Campo Mourão (2.113 ), Pato Branco (2.038) e Foz do Iguaçu (1.558) . Em Londrina, as funções que lideram as ofertas de vagas são alimentador de linha de produção, com 934 vagas, operador de caixa, com 123, servente de obras, com 112, e costureiro de confecção em série, com 89 oportunidades.

Na Região de Campo Mourão, há oferta de emprego para as funções de alimentador de linha de produção, com 931 oportunidades, magarefe, com 272, abatedor, com 86, e vendedor de comércio varejista, com 54.

Em Pato Branco, os destaques são para alimentador de linha de produção (747), faxineiro (137), magarefe (110) e servente de obras (​​56) .

Na Região de Foz do Iguaçu, são ofertadas 583 vagas para alimentador de linha de produção, 115 para repositor de mercadorias, 72 para auxiliar nos serviços de alimentação e 54 para operador de caixa.

ATENDIMENTO – Os interessados devem buscar orientações entrando em contato com a unidade da Agência do Trabalhador de seu município. Para evitar aglomeração, a sugestão é de que o atendimento seja feito com horário marcado.O agendamento deve ser feito AQUI.
Publicidade