O governador Carlos Massa Ratinho Junior defendeu nesta sexta-feira (31), em Londrina, a manutenção e o fortalecimento das APAEs e escolas de Educação Especial no Paraná. Ele destacou que o Governo do Estado continuará investindo na construção e melhoria das estruturas dessas unidades, reforçando a importância do atendimento especializado para os alunos com deficiência. A fala é uma resposta ao novo decreto do governo federal que ameaça o funcionamento das escolas especializadas ao pressionar os estados a incluirem alunos com deficiência exclusivamente em salas de aula comuns.
“Lamentamos muito esse tipo de visão distorcida sobre a educação especial. O Paraná é o Estado que mais investe em educação especial por meio das nossas APAEs. Nós investimos meio bilhão por ano nas escolas especiais”, afirmou o governador durante o anúncio da liberação de R$ 60 milhões para a ampliação do Hospital do Câncer de Londrina.
“Pela primeira vez na história, o Estado está construindo novas unidades para as APAEs (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), em parceria com as prefeituras e com a Assembleia Legislativa do Paraná, porque entendemos que esse é um modelo que deu certo e dá muito certo. Esse decreto federal é lamentável e nós vamos lutar em defesa das APAEs, para que possam continuar fazendo o trabalho exemplar que realizam no Paraná”, acrescentou Ratinho Junior.
O governador também disse que o Governo do Estado trabalhará em conjunto com a bancada de deputados federais do Paraná para garantir a defesa da continuidade das APAEs e das demais instituições especializadas que prestam atendimento educacional às pessoas com deficiência. Ele lembrou ainda que o Estado adotou nos últimos anos uma política consolidada de valorização das instituições de ensino especial.
“Estamos inaugurando novas sedes da APAE em todas as regiões do Estado, dando oportunidade a professores e alunos de terem um espaço adequado, que os atende de forma respeitosa”, salientou. “O Paraná nunca tinha construído unidades como essa, sempre foi um trabalho feito pelos pais e pela comunidade, e há três anos começamos esse projeto para poder criar um espaço adaptado, organizado e preparado realmente para oferecer uma boa educação”.
INVESTIMENTOS CONTÍNUOS – O Paraná mantém parceria com entidades filantrópicas que atendem aproximadamente 48 mil estudantes com deficiência intelectual, transtorno do espectro autista e múltiplas deficiências com alta necessidade de suporte – sendo 24 mil com até 17 anos. O investimento nessa parceria soma R$ 480 milhões anuais, valor que garante a manutenção das instituições e a equiparação salarial dos profissionais que atuam nelas. Até 2027, o investimento total previsto é de R$ 1,9 bilhão.
Já na Rede Estadual de Ensino há mais de 100 mil estudantes público-alvo da educação especial, atendidos em 2.035 Salas de Recursos Multifuncionais, com o apoio de 1.695 professores especializados nas Escolas em Tempo Integral, 7.222 professores especialistas na mediação escolar, além de 1.300 profissionais de apoio e 535 tradutores e intérpretes de Libras.
NOVAS UNIDADES – O Governo do Estado está ampliando a estrutura física das APAEs com 17 novas unidades próprias, entre obras já entregues, em andamento e em fase de projeto.
Duas escolas foram concluídas e entregues em Nova Laranjeiras e Flor da Serra do Sul. Outras 15 unidades estão em diferentes etapas, incluindo obras em Piên, Altamira do Paraná, Douradina, Guamiranga, Nossa Senhora das Graças e Prado Ferreira, além de projetos em Ariranha do Ivaí, Boa Vista da Aparecida, Cambira, Capitão Leônidas Marques, Kaloré, Rio Branco do Ivaí, Nova Londrina, Santo Inácio e Tunas do Paraná.
As novas sedes seguem um padrão de acessibilidade e estrutura moderna. Todos os espaços são adaptados para atender às necessidades dos estudantes, com salas de aula, cozinha, refeitório, biblioteca, salas de professores e direção, além de ambientes destinados a fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e psicologia.
INCLUSÃO RESPONSÁVEL – O modelo paranaense de inclusão prioriza o desenvolvimento real dos estudantes e o atendimento às necessidades de cada um deles. Para isso, o executivo estadual defende que a inclusão deve ocorrer com estrutura adequada, suporte técnico e profissionais preparados, garantindo condições efetivas de aprendizagem e acompanhamento especializado.
O Paraná também mantém diálogo permanente com instituições, parlamentares e representantes do setor para aprimorar o modelo de atendimento e fortalecer tanto a rede regular quanto as escolas especializadas.
Criadas em 1954, as primeiras APAEs surgiram para prestar assistência às pessoas com deficiência intelectual ou múltiplas deficiências, promovendo educação, saúde e inclusão social. Atualmente, o Paraná conta com 350 associações que atendem cerca de 45 mil alunos em todas as regiões do Estado.
Em todo o Brasil, as escolas que atendem esse público costumam ser instaladas em prédios adaptados ou mantidos com o esforço de famílias e entidades filantrópicas. No Paraná, o Governo do Estado vem mudando essa realidade, garantindo que as APAEs tenham espaços próprios, planejados e acessíveis, reafirmando o compromisso com uma educação que acolhe e respeita cada estudante.
 





