[Fechar]

terça-feira, 3 de outubro de 2023

Informe da dengue da Secretaria da Saúde registra 195 novos casos da doença no Paraná


O boletim semanal da dengue publicado nesta terça-feira (3) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) registra 1.282 casos da doença. São 195 confirmações a mais que no informe anterior. Os diagnósticos confirmados estão distribuídos por 149 municípios paranaenses. Permanecem em investigação 4.623 casos. O boletim não confirma mortes pela doença neste período epidemiológico, que teve início em 1° de agosto deste ano e segue até julho de 2024.

As 22 Regionais de Saúde apontam casos confirmados, sendo que a maioria deles está registrada na 17ª RS de Londrina (269), 15ª RS de Maringá (260), 1ª RS de Paranaguá (153) e a 9ª RS de Foz do Iguaçu (139).

Os municípios com mais casos são Londrina (237), Maringá (196), Paranaguá (120), Foz do Iguaçu (90) e Paranavaí (41).

O boletim traz ainda 147 casos notificados de chikungunya, com nove confirmações para a doença. Outros 27 casos foram descartados e 111 permanecem em investigação. Em relação à zika vírus, o informe apresenta 13 casos notificados, sendo que 7 estão em investigação e 6 já foram descartados.

CAPACITAÇÃO – Com objetivo de qualificar a notificação dos agravos de transmissão vetorial, dengue, zika e chikungunya, a Sesa por meio da Coordenadoria de Vigilância Ambiental, realizou nesta terça-feira (3), em Curitiba, uma Oficina de Multiplicadores para Vigilância e Notificação de Doenças Transmitidas por Vetores.

Além de promover a integração e o trabalho conjunto entre a Vigilância e a Atenção à Saúde, a capacitação teve como objetivo principal a melhoria do processo assistencial com foco na investigação e encerramento dos casos. O encontro contou com a participação de 44 profissionais das 22 Regionais de Saúde.

“O Governo do Estado segue promovendo diversas capacitações tanto de manejo clínico como de aprimoramento do processo de trabalho junto às 22 RS, mas além dos nossos esforços como poder público é muito importante o apoio permanente da população na eliminação dos criadouros, além de adoção de medidas preventivas de combate ao mosquito transmissor dessas doenças”, alertou o secretário da Saúde, Beto Preto.

Confira o último boletim e todas as informações sobre o novo período sazonal AQUI.

Quarta de ofertas no Supremamais Supermercado de Turvo

 

Em Guarapuava, homem é preso suspeito de alugar máquinas pesadas e vender para outras pessoas


Um homem, de 42 anos, foi preso nesta terça-feira (3) suspeito de estelionato em Guarapuava, na região central do Paraná. Segundo a Polícia Civil (PC-PR), ele alugava maquinários pesados, como tratores e escavadeiras e vendia para outras pessoas, ficando com o dinheiro da negociação.

Conforme a investigação, ele vendia as máquinas por preços que variam entre 50% a 60% do valor do bem. Cerca de 40 pessoas foram vítimas do golpe neste ano.

De acordo com a polícia, ele foi preso depois de sair de um supermercado na Vila Carli. O homem tinha três mandados de prisão expedidos pela Justiça.

A ação contou com participação da Polícia Federal (PF) e, segundo a PC-PR, ele era um dos estelionatários mais procurados da região de Guarapuava e Candói.

Investigação

Em um dos golpes, de acordo com a PC-PR, o investigado alugou dois caminhões, uma retroescavadeira, uma escavadeira e um trator de esteira, avaliados em cerca de R$ 800 mil.

Ele também praticava outros golpes, conforme informou a polícia, como compra de gado com cheques fraudados e vendas falsas de equipamentos para pecuária leiteira.

O suspeito foi levado para a Cadeia Pública de Guarapuava.

Orientação

A PC-PR orienta que os locadores de equipamentos consultem o nome do cliente e verifiquem a documentação apresentada na hora do aluguel.

Também orientam para que vendedores de gado avaliem os cheques recebidos.

Nesta terça (03) tem Missa de Cura e Libertação na Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Turvo

 





Colabore com a Festa Beneficente em prol de Luiz Carlos

 


Paraná entra em alerta laranja para tempestade a partir da tarde desta terça (03)


O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta laranja de tempestade para todas as regiões do Paraná nesta terça-feira (3 de outubro). O aviso tem início a partir das 15h e vale até às 10h da quarta (4).

Segundo a previsão, são esperadas chuvas entre 50 e 100 milímetros por dia, ventos intensos, entre 60 e 100 quilômetros por hora e queda de granizo.

Vale lembrar que os alertas do Inmet são classificados por cores: amarelo representa ‘perigo potencial’, laranja significa maior perigo, e, em casos extremos, a cor vermelha do alerta quer dizer 'grande perigo'.

As tempestades devem ser causadas pela formação de um novo ciclone extratropical no alto-mar, o que impacta no tempo dos três estados da região Sul. O Rio Grande do Sul e Santa Catarina devem ter chuvas e ventos até mais fortes que o Paraná.

ORIENTAÇÕES

O Inmet aponta que, em caso de rajadas de vento, a população não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Além disso, é recomendado não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Para mais informações, é possível ligar para a Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Fonte: Gmais Notícias 

Pedestre morre atropelado na manhã desta terça (03) na BR 277, em Guarapuava


Um homem morreu atropelado na manhã desta terça feira (03 de outubro) na BR 277, em Guarapuava.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi comunicada pelo Samu sobre o atropelamento às 06h32. O acidente ocorreu no quilômetro 344 da rodovia.

De acordo com a PRF, a vítima não foi identificada, aparentando ter próximo de 50 anos. O automóvel envolvido seguia no sentido Guarapuava a Curitiba (decrescente).

O corpo está sendo recolhido ao Instituto Médico Legal (IML).


Publicidade