[Fechar]

segunda-feira, 8 de abril de 2024

Neste domingo tem Festa na Vila Rural dos Pinheirais, em Turvo






 

Anota na agenda: temos novidades chegando no Centro Universitário Cidade Verde - UniCV



Amanhã, oficialmente iniciaremos o nosso super "Abril de Oportunidades" com uma variedade de cursos oferecendo condições únicas para você aproveitar. 

Dê o primeiro passo rumo aos seus sonhos agora mesmo.

Não deixe essas oportunidades escaparem.

(42) 99128-1476 - Polo Turvo

(42) 99976-3629 - Polo Guarapuava

Batata-inglesa, contrafilé e óleo de soja tiveram redução de preço em março, aponta IPR


Batata-inglesa (-20,74%), contrafilé (-3,81%) e óleo de soja (-3,17%) estiveram entre os produtos com queda de preços em março de 2024 no Paraná, na comparação com fevereiro, segundo dados do IPR - Alimentos e Bebidas, índice medido pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) em seis municípios do Estado, divulgado nesta segunda-feira (8). As variações foram causadas pelo aumento da oferta destes alimentos ao consumidor.

Considerando as cidades em que o levantamento é feito pelo Ipardes, houve redução de preços da batata-inglesa em Curitiba (-25,47%), Ponta Grossa (-22,12%), Maringá (-21,71%), Cascavel (-19,53%), Foz do Iguaçu (-19,17%) e Londrina (-16,13%). Já o contrafilé acumula quedas em Londrina (--6,64%), Maringá (-5,72%) e Ponta Grossa (-3,71%).

“As quedas de preços em batata-inglesa são reflexo de uma evolução da colheita e, no caso da carne, observa-se que o abate de animais está mais intenso, ampliando a oferta ao consumidor”, explica o diretor do Centro de Estatística Estadual do Ipardes, Marcelo Antonio.

Mesmo com essas reduções, no mês de março o IPR-Alimentos e Bebidas do Estado do Paraná registrou uma alta geral de 1,14%. A variação foi inferior à observada em fevereiro, que foi de 1,44%. Esse movimento foi observado nos seis municípios abrangidos pela pesquisa, sendo o resultado mais expressivo em Foz do Iguaçu, com 1,59%, seguido por Cascavel (1,47%), Ponta Grossa (1,23%), Londrina (0,91%), Curitiba (0,87%) e Maringá (0,79%).

Dos 35 produtos pesquisados mensalmente, os alimentos cujas variações mensais de preços mais impactaram para o aumento do índice, em pontos percentuais, o tomate e o leite integral que, juntos, foram responsáveis por 0,73% da variação mensal do IPR. Outras contribuições significativas foram das variações do ovo de galinha, da cebola e do alho.

DOZE MESES – Ao longo dos últimos 12 meses o IPR registra um acumulado de 3,18% no Paraná. Nos municípios pesquisados, o IPR entre abril de 2023 a março de 2024 acumulou alta de 5,12% em Cascavel, 3,78% em Londrina, 3,34% em Maringá, 3,21% em Foz do Iguaçu, 2,04% em Ponta Grossa e 1,58% em Curitiba.

Por segmento, as quedas mais significativas de preços ficaram por conta do óleo de soja, com uma redução de 22,7%, da farinha de trigo, -14,30%, e da margarina, que caiu 11,17%. A queda acumulada do óleo de soja foi de 24,92% em Curitiba, de 23,52% em Ponta Grossa, de 23,15% em Maringá, de 22,37% em Londrina, de 21,11% em Cascavel e de 20,94% em Foz do Iguaçu.

Na outra ponta, os acréscimos ficam com batata-inglesa, cebola e laranja. A batata-inglesa, por exemplo, sofreu acréscimo de 82,67% no município de Londrina; 74,18% em Cascavel; 64,26% em Maringá; 62,28% em Curitiba; 58,95% em Ponta Grossa e 48,82% em Foz do Iguaçu.

INDICADOR – Lançado em 15 de dezembro de 2022, o IPR utiliza os registros fiscais da Receita Estadual do Paraná. O Ipardes faz uma média de 382 mil registros de notas fiscais eletrônicas ao mês emitidas em 366 estabelecimentos comerciais de diferentes portes localizados em Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Ponta Grossa e Foz do Iguaçu.

Os 35 produtos avaliados foram definidos a partir da Pesquisa de Orçamentos Familiares do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o Paraná e representam cerca de 65% das compras de alimentos e bebidas dos paranaenses. O Instituto também trabalhou a série histórica de preços desde 2020, que permite analisar a flutuação no preço de alimentos e bebidas nos últimos dois anos no Estado.

Com a análise detalhada dos índices pelo Ipardes, as maiores cidades do Paraná têm condições de saber exatamente o comportamento dos preços dos alimento. Os dados são importantes, por exemplo, para a elaboração de políticas públicas regionais e estaduais mais direcionadas em função da situação inflacionária de cada cidade.


Sicredi realiza Summit "Mulheres & Jovens em Ação"

Com foco em boas práticas de ESG, Sicredi segue promovendo o fomento à pluralidade; nas cooperativas com atuação no Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro as mulheres têm 23% de presença nos Conselhos

Desde fevereiro de 2020, o Sicredi é integrante do Pacto Global da ONU, que traz os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) como norteadores da instituição financeira cooperativa. Dentro dessa perspectiva, surge um grande desafio: como engajar as mulheres e jovens dos comitês das cooperativas no desenvolvimento dos ODS nas comunidades de atuação?

Uma das iniciativas que visam atender a essa demanda é a realização de eventos anuais que debatem e inspiram os integrantes dos Comitês Mulher e dos Comitês Jovem instituídos pelas cooperativas espalhadas pelos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. Esses grupos se reúnem regularmente promovendo vivências e compartilhando suas experiências. Neste ano, o Summit teve como tema "Mulheres & Jovens em Ação", reunindo nos dias 2, 3 e 4 de abril no Cyan Resort, em Itupeva (SP), mais de 250 participantes - entre eles representantes da Fenacrep (Federação das Cooperativas de Crédito do Peru) e da cooperativa peruana Ábaco.

A solenidade de abertura do evento foi comandada pelos responsáveis pela área de Desenvolvimento do Cooperativismo, Alyne Lemes e André Alves de Assis. Na ocasião, o presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock, lembrou da importância das ações realizadas ao longo dos últimos anos: "é nosso papel abrir espaço para o debate e engajamento de todos os nossos públicos na missão de dar visibilidade e possibilitar um protagonismo ainda maior para jovens e mulheres dentro e fora de nossas cooperativas".

O diretor-executivo da Central Sicredi PR/SP/RJ, Maroan Tohmé, completou: "nossas cooperativas vêm desenvolvendo um trabalho maravilhoso na busca por essa equidade, realizando ações efetivas em prol dos jovens e das mulheres que estão atuando em nossos comitês e passando a ocupar cargos cada vez mais relevantes nas organizações".

Em seguida, Alexandre Volpi, diretor da Vertical Licensing, responsável pelo licenciamento dos Smurfs no Brasil, falou sobre a parceria com o Sicredi, que já dura três anos. "Nossos personagens azuis são embaixadores da ONU na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e nada melhor que estar junto com o Sicredi, que também está imbuído desses propósitos", destacou. O executivo aproveitou o momento para celebrar o Prêmio LicensingCon – Marcas & Personagens recebido recentemente. Ele também fez menção ao novo filme dos Smurfs, que começará a ser exibido no próximo ano, trazendo Rihanna como a Smurfette.

Liderança, inovação e ações sustentáveis

O Summit 2024 foi, além de uma grande oportunidade de aprendizado, um convite para tornar os participantes catalisadores de mudança positiva nas comunidades onde o Sicredi atua - tendo como premissa o compromisso com a inclusão, equidade, sustentabilidade e redução do impacto ambiental. Tanto que foram adotadas medidas para neutralizar as emissões de carbono geradas durante o evento.

A jornada de aprendizagem contou com a participação de profissionais com vasta experiência e ampla atuação nos temas centrais do evento. Os trabalhos foram comandados pelo IBA (Impact Business Alliance), uma rede de consultores e facilitadores focados em sustentabilidade e economia regenerativa, que orientam, inspiram e desafiam líderes a explorar o potencial regenerativo de suas organizações - gerando valor compartilhado e criando soluções práticas para resolver os desafios globais.

Amanda Rodrigues trabalhou com os Comitês Mulher, ao lado da consultora e escritora Onara Lima e de Gisele Gomes, que é mestranda em Diversidade e Inclusão e Embaixadora da Rede Global de Mulheres Líderes no Brasil, além de estar à frente da implantação dos primeiros Comitês Mulher do Sicredi.

Já as dinâmicas realizadas juntos aos Comitês Jovem foram comandadas por Vitor Belota, também do IBA, e por Fernanda Amorim, da Fundação Estudar. A especialista tem experiência trabalhando com educação, juventude e empreendedorismo no Movimento Empresa Júnior, no qual ocupou a cadeira de presidente da Confederação Brasileira de Empresas Juniores, liderando 33 mil jovens em 2021.

Resultados e Palestra Principal

No dia 4 de abril, as equipes puderam apresentar os resultados do trabalho realizado pelos Comitês Jovem e Comitês Mulher sob o comando dos consultores do IBA. Foram mais de 30 projetos apresentados e sete deles serão replicados pelas cooperativas Sicredi. São iniciativas voltadas à inclusão social de jovens e mulheres, primeiro emprego, educação financeira, empreendedorismo, entre outros temas.

Para coroar o evento, a palestra principal foi comandada pela autora, executiva referência em inovação e ESG, Paula Harraca. A especialista contou um pouco da sua trajetória, do quanto é importante humanizar a gestão das empresas e ter um olhar cada vez mais voltado para as pessoas. "O cooperativismo tem na sua essência a colaboração e o compartilhamento das histórias de cada um. É um poder nato e autêntico, que é demonstrado nas ações diárias e no crescimento sustentável que o Sicredi vem demonstrando", ressaltou.

Durante sua fala inspiradora, Paula abordou temas como ESG, liderança e empoderamento feminino. "Eu não acredito em atalhos. Eu acredito em ética, dedicação, compromisso e trabalho duro. Para chegar aos resultados almejados é preciso aprender a cair e levantar, pois crescer dói. Mas ficar parado esperando as coisas acontecerem também dói", enfatizou.

Do ponto de vista das empresas, a palestrante disse que é urgente uma mudança de propósito. "As marcas precisam entender que não basta focar apenas no lucro e tentar ser a melhor DO mundo. Tem que ser melhor PARA o mundo. No futuro, o trabalho será baseado em conexões, priorizando a cocriação com pessoas de diferentes perfis. Ou seja, sem inclusão os negócios ficarão estagnados", concluiu.

Os 17 ODS e a atuação do Sicredi

Por meio de ações como os Summits Mulher, Jovem, Educação, Governança e outros eventos realizados, o Sicredi impacta praticamente todos os 17 ODS da ONU, mas principalmente o 1 (Erradicação da pobreza), 2 (Fome zero e agricultura sustentável), 4 (Educação de qualidade), 5 (Igualdade de gênero), 8 (Trabalho decente e crescimento econômico), 10 (Redução das desigualdades), 11 (Cidades e comunidades sustentáveis) e 16 (Paz, justiça e instituições eficazes).

Conheça todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável acessando o site Sicredi & Smurfs.



Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 7,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.700 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.

Nota Paraná faz nova milionária


O Nota Paraná, programa de conscientização fiscal vinculado à Secretaria da Fazenda, sorteou nesta segunda-feira (8) o prêmio máximo de R$ 1 milhão a uma moradora de Curitiba, Capital do Estado. A consumidora sorteada é do bairro Vista Alegre. Ela participou do sorteio com 43 bilhetes gerados a partir de 32 notas fiscais. O bilhete premiado foi o de número 22994480.

O prêmio de R$ 100 mil saiu para uma consumidora de Cianorte, bairro Alpha Club. Ela concorreu com 15 bilhetes eletrônicos, gerados a partir de 11 notas fiscais. O bilhete sorteado foi o de número 9252848.

Já o terceiro prêmio, no valor de R$ 50 mil, foi para um morador de Maringá, do distrito Iguatemi, que teve o bilhete de número 368331 contemplado. Ele concorreu com 38 bilhetes gerados a partir de 10 notas fiscais.

Além dos maiores valores, dez consumidores são premiados nos sorteios mensais do Nota Paraná com R$ 10 mil. Outras 15 mil pessoas recebem R$ 50.

O programa também devolve aos contribuintes cadastrados parte do ICMS pago nas compras no comércio varejista do Estado. Para verificar se possui bilhetes premiados, o consumidor deve acessar seu cadastro no aplicativo (versões Android e iOS) ou no site do Nota Paraná e inserir CPF e senha. Não são encaminhadas mensagens por WhatsApp nem por outros aplicativos.

ENTIDADES SOCIAIS – O Nota Paraná também beneficia entidades sociais. Com 1.772 instituições da sociedade civil cadastradas nas áreas de assistência social, saúde, defesa e proteção animal, esportiva e cultural, essas organizações recebem os créditos provenientes das notas fiscais doadas pelos consumidores. Além disso, participam dos sorteios mensais. Desde setembro de 2023, estas entidades têm a oportunidade de concorrer mensalmente a 40 prêmios no valor de R$ 5 mil cada.

PARANÁ PAY – O Paraná Pay também promoveu sorteio aos credenciados no programa. Foram distribuídos 8 mil prêmios de R$ 100 nesta modalidade. Para participar deste sorteio é necessário estar cadastrado no Nota Paraná e concordar com os termos de uso dos créditos e prêmios do Paraná Pay, o que pode ser feito pelo perfil do usuário no site ou no aplicativo.

COMO PARTICIPAR – Participar do Nota Paraná é simples: ao efetuar compras nos estabelecimentos comerciais do Estado, os consumidores cadastrados devem solicitar a inclusão do CPF na nota fiscal. Essa prática possibilita a acumulação de créditos, os quais podem ser transferidos para a conta bancária do participante ou utilizados para abater valores do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Cada nota fiscal com CPF inserido gera bilhetes para concorrer nos sorteios mensais.

Para se cadastrar, basta acessar o site www.notaparana.pr.gov.br, clicar na opção “cadastre-se” e preencher a ficha com os dados pessoais, como CPF, data de nascimento, nome completo, CEP e endereço para criação da senha pessoal.

Resultados da 10ª rodada da Copa Turvo de Futebol



Neste domingo (07/04), no campo da Associação Soripel, no Distrito de Faxinal da Boa Vista, foi realizada a 10ª rodada da Copa Turvo de Futebol.
Competição promovida pela prefeitura municipal e organizada pela Secretaria de Esportes, Cultura e Turismo.


Resultados da 10ª rodada:

Real Indígena/Soripel 05 x 01 UPH

Bragantino 02 x 01 FMC

JC 03 x 02 Cambucica



Agências do Trabalhador têm 17,9 mil vagas disponíveis em todos os setores da economia


As Agências do Trabalhador e postos avançados do Paraná começam a semana com a oferta de 17.958 vagas de emprego com carteira assinada. A maior parte é para alimentador de linha de produção, com 4.237 oportunidades. Na sequência, aparecem as de abatedor de porco, com 665 vagas, repositor de mercadorias, com 582, e operador de caixa, com 540.

A Grande Curitiba concentra o maior volume de postos de trabalho disponíveis (4.729). São 360 vagas para operador de telemarketing ativo, 295 para alimentador de linha de produção, 268 para repositor de mercadorias e 253 para ajudante de motorista.

Na Capital, a Agência do Trabalhador Central oferta 40 vagas para profissionais com ensino superior e técnico em diversas áreas, com destaque para as funções de mecânico de manutenção de máquinas (curso técnico em mecânica industrial), técnico em instalação de sistema ótico (curso técnico na área de T.I ou Telecomunicações), auxiliar de contábil (curso superior em ciências contábeis), fonoaudiólogo, nutricionista, gerente de lojas, entre outros.

Também há oferta de estágios em diferentes setores, com destaque para estudantes de Engenharia Ambiental, Educação Física e Administração.

A região de Cascavel, no Oeste, tem 4.071 vagas, com 1.122 oportunidades para alimentador de linha de produção, 385 para abatedor de porcos, 155 para magarefe e 152 para carregador (armazém).

As regionais de Londrina (1.759), Foz do Iguaçu (1.574), Maringá (1.461), Campo Mourão (1.434) e Pato Branco (1.111) tem mais de mil vagas disponíveis. Em Londrina, as funções que lideram são alimentador de linha de produção, com 502 vagas, lagareiro (processamento de alimentos), com 90, operador de caixa, com 60, e motorista de caminhão, com 59 oportunidades.

Em Foz do Iguaçu, os destaques são para alimentador de linha de produção (529), abatedor (130), repositor de mercadorias (86) e operador de caixa (84). Na região de Maringá, há oferta de emprego para as funções de operador de máquinas fixas, com 274 oportunidades, alimentador de linha de produção (272), montador de equipamentos elétricos (259) e trabalhador do cultivo de árvores frutíferas (210).

Em Campo Mourão, são ofertadas 529 vagas para alimentador de linha de produção, 91 para trabalhador da manutenção de edificações, 63 para abatedor de porcos e 59 para magarefe. Em Pato Branco, no Sudoeste, alimentador de linha de produção (441) lidera a lista de vagas.

ATENDIMENTO – Os interessados devem buscar orientações entrando em contato com a unidade da Agência do Trabalhador de seu município. Para evitar aglomeração, a sugestão é que o atendimento seja feito com horário marcado. O agendamento deve ser feito AQUI.

Confira a relação de vagas AQUI.
Publicidade