[Fechar]

terça-feira, 5 de outubro de 2021

Paraná confirma mais 1.752 casos e 60 óbitos em decorrência da Covid-19


A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta terça-feira (5) mais 1.752 casos confirmados e 60 mortes — referentes aos meses ou semanas anteriores — em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus.

Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 1.513.811 casos confirmados e 39.100 mortos pela doença.

Os casos confirmados são de outubro (463), setembro (982), agosto (139), julho (64), junho (79), maio (25) de 2021. Os óbitos são de outubro (30), setembro (22), agosto (7), junho (1) de 2021.

INTERNADOS – 588 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados. São 460 pacientes em leitos SUS (282 em UTIs e 178 em leitos clínicos/enfermarias) e 128 em leitos da rede particular (72 em UTIs e 56 em leitos clínicos/enfermarias).

Há outros 1.243 pacientes internados, 690 em leitos de UTI e 553 em enfermarias, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

ÓBITOS – A Sesa informa a morte de mais 60 pacientes. São 23 mulheres e 37 homens, com idades que variam de 25 a 94 anos. Os óbitos ocorreram entre 24 de junho e 5 de outubro de 2021.

Os pacientes que foram a óbito residiam em Curitiba (15), Cascavel (4), Campina Grande do Sul (4), Fazenda Rio Grande (3), Tomazina (2), Ponta Grossa (2) e Londrina (2).

A Sesa registra ainda a morte de uma pessoa que residia em cada um dos seguintes municípios: União da Vitória, Umuarama, Ubiratã, São Pedro do Iguaçu, São José dos Pinhais, Ribeirão do Pinhal, Querência do Norte, Piraí do Sul, Palmital, Nova Aurora, Matinhos, Itaperuçu, Ibaiti, Guaratuba, Guarapuava, Guairaçá, Foz do Iguaçu, Diamante do Norte, Centenário do Sul, Campo Bonito, Cambé, Cafelândia, Braganey, Borrazópolis, Araucária, Apucarana, Alvorada do Sul e Agudos do Sul.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Sesa registra 6.093 casos e 216 óbitos de residentes de fora do Estado.


Turvo vacina pessoas com 17 anos ou mais nesta quarta-feira


A vacinação contra a Covid-19 liberou para todos os adolescentes de 17 anos. A aplicação ocorre em todos os pontos de atendimento do município.

Na quarta-feira, 6 de setembro, a partir das 9h na UBS Iracy de Campos e UBS Faxinal da Boa Vista.

Nas unidades de saúde do interior a vacinação ocorre conforme o calendário de atendimento.

Para receber sua dose é necessário portar a carteirinha de vacinação e o cartão SUS ou CPF.

Fonte: Prefeitura de Turvo 



16º BPM realiza lançamento do Policiamento Rural em toda a área da unidade



Nesta terça-feira, 4 de outubro de 2021, o 16º Batalhão de Polícia Militar de Guarapuava realizou o lançamento do Policiamento Rural, que ocorrerá em todos os 24 municípios atendidos pela Unidade.

O 16º BPM possui a área com maior extensão territorial dentre as Unidades da PMPR, atendendo vários municípios, alguns cuja a maior parte da população vive no perímetro rural, comunidades tradicionais que contam com pequenos, médios e grandes produtores rurais.

O 16º BPM já conta com uma equipe especializada em Patrulha Rural, sendo que, então, o Policiamento Rural vem para somar ainda mais na atuação nessas localidades, prevenindo e reprimindo de forma imediata a prática de ilícitos penais.





Fonte e fotos: 16º BPM






Com parcela para reforço dos trabalhadores da saúde, Paraná recebe mais 344 mil vacinas


Chegaram ao Paraná nesta terça-feira (5) mais 344.210 doses de vacinas contra a Covid-19 enviadas pelo Ministério da Saúde. A primeira parte, com 182.750 imunizantes da AstraZeneca/Fiocruz, desembarcou no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, às 10 horas. O restante do lote, composto por 161.460 doses da Pfizer/BioNTech, chegou às 13 horas.

Os imunizantes já estão no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar). A Secretaria estadual da Saúde enviará eles para as regionais de todo o Estado nos próximos dias.

As 182.750 doses da AstraZeneca/Fiocruz são destinadas para segunda dose (D2). Das 161.460 da Pfizer/BioNTech, 141.570 são para D2 e 19.890 para dose de reforço (DR) de trabalhadores da saúde que tenham completado o esquema vacinal até 15 de abril.

O Paraná já aplicou 13.652.911 vacinas contra a Covid-19, sendo 8.175.772 D1; 323.575 doses únicas; e 5.097.857 segunda doses.

Segundo balanço da Secretaria estadual da Saúde, 97,46% da população adulta já recebeu a D1 ou DU e 62,17% deste público está imunizado com as duas doses ou dose única. Além disso, o Estado também registra a aplicação de 13.623 doses adicionais (DA) e 42.943 doses de reforço.

Governo notifica 627 mil pessoas a devolver auxílio emergencial


O Ministério da Cidadania vai notificar, até esta terça-feira (5), 650 mil pessoas a devolver, voluntariamente, os recursos recebidos por meio do auxilio emergencial, programa que atende pessoas em situação de vulnerabilidade, afetadas pela pandemia de covid-19.

As mensagens de celular, tipo SMS, estão sendo enviadas desde ontem (4) pelos números 28041 ou 28042. “Qualquer SMS enviado de números diferentes desses, com este intuito, deve ser desconsiderado”, alertou o ministério.

De acordo com a pasta, as mensagens são para trabalhadores que receberam recursos de forma indevida por não se enquadrarem nos critérios de elegibilidade do programa ou que, ao declarar o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), já geraram documento de arrecadação de receitas federais (DARF) para restituição de parcelas do auxílio, mas que ainda não efetuaram o pagamento.

Este é o segundo lote de mensagens no ano de 2021. Segundo o ministério, após o envio do primeiro lote de SMS, em agosto, foram devolvidos aos cofres públicos cerca de R$ 40,6 milhões até o dia 21 de setembro. As restituições foram feitas por meio do pagamento de DARF em aberto e pela geração e pagamento de guias de recolhimento da União (GRU).

Entre as pessoas que não atendem aos critérios de elegibilidade estão aquelas com indicativo de recebimento de um segundo benefício assistencial do governo federal, como aposentadoria, seguro-desemprego ou Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (BEm). O grupo inclui também os que tinham vínculo empregatício na data do requerimento do auxílio emergencial e os identificados com renda incompatível com o recebimento do benefício, entre outros casos.

As mensagens enviadas pelo Ministério da Cidadania contêm o registro do CPF do beneficiário, ou NIS, no caso do público do Bolsa Família, e o link para fazer a regularização da situação, iniciado com gov.br. Os avisos serão enviados, exclusivamente, pelos números 28041 ou 28042.

Como devolver

Todos aqueles que receberem a mensagem de texto relativos aos DARFs em aberto deverão efetuar o pagamento ou acessar o endereço eletrônico gov.br/dirpf21ae para denunciar fraude, se for o caso, ou informar divergência de valores.

Quem não tem DARF em aberto, mas tem valores a devolver, precisa acessar o site gov.br/devolucaoae e inserir o CPF do beneficiário. Depois de preenchidas as informações, será emitida uma GRU, e o cidadão poderá fazer o pagamento nos canais de atendimento do Banco do Brasil ou em outros bancos, caso selecione essa opção ao solicitar a emissão da GRU no sistema.

Para denunciar fraudes, o cidadão pode acessar a plataforma fala.br, da Controladoria-Geral da União. Além disso, o Portal da Transparência traz a relação pública de quem recebeu o auxílio emergencial. A ferramenta permite a pesquisa por estado, município e mês, ou por nome e CPF.

Boletim semanal da dengue registra mais 27 casos no Estado



O boletim semanal da dengue publicado nesta terça-feira (5) pela Secretaria de Estado da Saúde registra 219 casos confirmados no atual período sazonal da doença, iniciado em 1º de agosto e que deve seguir até julho de 2022. São 27 casos a mais que no informe anterior.

De acordo com o 7º Informe Epidemiológico da dengue, os novos casos confirmados foram registrados em Rolândia (5), Foz do Iguaçu (4), Londrina (3), Medianeira (3), Ibiporã (2), Cambé (2), Paiçandu (1), Maringá (1), Mandaguaçu (1), Marilena (1), Umuarama (1), Tapira (1), Cascavel (1) e Ampére (1).

Há, ainda, 1.722 casos em investigação e 216 municípios registraram notificações de dengue, que passaram de 4.087 para 4.797. O Estado não confirmou nenhum óbito neste período.

“Em meio ao trabalho de enfrentamento à pandemia da Covid-19, também mantemos ações para conter doenças como a dengue. Precisamos que a população continue com os cuidados, eliminando os criadouros do mosquito. Mesmo com poucos casos, não podemos deixar de nos preocupar com essa doença que já vitimou muitas pessoas”, destacou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.

Unicentro abre 143 vagas para professores temporários; inscrições vão até sexta-feira


A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) vai realizar um teste seletivo para contratação de professores temporários. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até sexta-feira (08).

A medida, explica o diretor de Concursos e Avaliação da Unicentro, Manoel Carlos Ferreira da Silva, visa atender as demandas por professores de cursos lotados em Guarapuava e em Irati. “A seleção para admissão de professores colaboradores foi aberta para atender 143 vagas, para 30 cursos da universidade, sendo 114 vagas para Guarapuava e 29 vagas para Irati”, informa.

O valor da inscrição, feita em duas fases, é de R$ 108,00. “O candidato acessa, na primeira fase, uma parte do sistema para o preenchimento de dados básicos, geração de PDF do requerimento de inscrição, da declaração de aceitação das normas e do boleto. Depois, segue na segunda fase do processo de inscrição em que, em uma outra parte do sistema, oficializa a documentação e transmite a documentação via Protocolo Digital da universidade”, explica o diretor.

O processo de seleção também será realizado em duas etapas. Uma prova didática, com uma aula de 40 a 50 minutos, perante uma banca de três membros. Aprovado na didática, o candidato vai para uma fase classificatória, com a prova de títulos, que vai considerar o currículo consolidado. A nota de aprovação na prova didática é de seis pontos. As provas didáticas, de acordo com o edital de abertura do teste seletivo, devem iniciar no dia 09 de novembro.

Confira o Edital com todas as informações sobre o teste, as vagas disponíveis e os requisitos para concorrer a cada uma delas.

Ladrões matam e esquartejam 03 novilhas para roubar carne

Nesta segunda-feira (04), um homem compareceu no pelotão da Polícia Militar de Nova Tebas relatando que na madrugada do dia 03/10, alguém arrombou o cadeado do portão de sua propriedade, vindo a matar no local três novilhas da raça Nelore, deixando no local apenas as vísceras e cabeça.

A vítima tem suspeitas de quem foi o autor. O solicitante foi orientado quanto aos procedimentos.

Fonte: PM

Neste domingo tem Churrasco Beneficente na Igreja Assembleia de Deus de Turvo

 


Aproveite as ofertas da Terça Verde no Supremamais Supermercado de Turvo

 


Publicidade