[Fechar]

quarta-feira, 21 de setembro de 2022

Boletim COVID-19 - 21 de setembro

 


Com 379 vagas para diversas áreas, prefeitura de Guarapuava está com inscrições abertas para PSS


Iniciou nesta terça-feira (20), as inscrições do Processo Seletivo Simplificado (PSS) para provimento de vagas para níveis Técnico e Superior: Graduação e Pós- Graduação. Entre as vagas ofertadas estão: Técnico em Administração, Técnico em Enfermagem, Técnico em Secretariado, Técnico em Informática, Técnico em Radiologia, Administração, Ciências Biológicas – Bacharelado, Ciências Biológicas – Licenciatura, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social – Jornalismo, Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Direito, Educação Física – Bacharelado, Enfermagem, Farmácia, Letras/Inglês, Letras, Matemática, Nutrição, Pedagogia, Secretariado Executivo, Serviço Social, Tecnologia da Informação, Tecnologia em Sistemas para Internet.

São 379 vagas abertas para contrato imediato, além de reserva técnica. As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente pela internet, das 8h30 do dia 20 de setembro, até as 17h do dia 03 de outubro de 2022.

A seleção será realizada por meio de Prova Objetiva, contendo 20 (vinte) questões de múltipla escolha. Os testes, que estão previstos para o dia 16 de outubro de 2022, terão duração de 02 (duas) horas.

Para ter acesso ao edital completo com todas as informações e para a inscrição, CLIQUE AQUI.

Vem aí grandiosa Festa no Arroio Fundo dos Pupos




 

Homem morre atropelado a caminho da igreja em Guarapuava


Um homem de 61 anos morreu após ser atropelado por um carro em Guarapuava, na região central do Paraná. O motorista fugiu sem prestar socorro, mas foi localizado e levado para a delegacia, segundo a Polícia Militar (PM).

O caso aconteceu nesta quarta-feira (21). De acordo com familiares, o homem estava indo à igreja no momento em que aconteceu o atropelamento.

A polícia informou que a vítima caminhava ao lado da pista quando foi atingida pelo veículo. Com o impacto, ele foi arremessado em um barranco.

Testemunhas disseram à PM que viram o carro em alta velocidade.

Segundo a polícia, socorristas do Samu estiveram no local, mas não conseguiram reanimar a vítima.

Fonte e foto: G1 - PR e RPC

Alunos do 1º ao 3º ano do fundamental passam a ter aula de inglês em Turvo


“Hello”, “How are you?” e “What is your name”, estão sendo as frases mais repetidas pelos alunos do 1º, 2º e 3º ano do ensino fundamental da rede municipal de Turvo, que começaram a ter aulas de Inglês, dia 05 de setembro.

Ao todo, 05 escolas da Rede Municipal de Ensino estão recebendo as aulas, sendo elas: Escola Municipal Frida Rickli Naiverth, Escola Municipal Professor Elias Abrahão, Escola Municipal do Campo Saudade Santa Anita, Escola Municipal do Campo Infância Feliz e Escola Municipal João Miguel Maia.

Estão sendo beneficiados 665 alunos do município, incluindo escolas do Distrito Faxinal da Boa Vista e Comunidades Saudade Santa Anita e Passa Quatro.

O principal objetivo para implantação do Inglês na rede municipal de ensino é proporcionar aos alunos a abertura de novos horizontes e possibilidades através do aprendizado de uma nova língua, contribuindo com a oportunidade para que estes alunos vivenciem contextos e situações inovadoras e únicas.

Atualmente, a língua inglesa é um dos idiomas mais falados mundialmente, sendo considerada uma língua universal, o aprendizado na infância beneficiará não só os alunos em seu futuro, no sucesso acadêmico e profissional, como também ao sucesso no ensino dos professores, que estão educando as crianças com a idade ideal para o conhecimento de uma segunda língua.

O plano de ensino do novo idioma faz parte de um projeto piloto, implantado a fim de atingir o 33% de hora atividade dos professores, preenchendo assim a grade curricular dos alunos com mais este componente curricular. Até o momento, 03 professores especializados na área de ensino do idioma, estão ministrando as aulas, que por meio do Processo Seletivo Simplificado, começaram a integrar a rede de educadores do município.

E para os mais velhos?

Os alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental fazem parte do Projeto Tecnologia na Escola, onde uma vez por semana, possuem aula de robótica, estimulando a colaboração, raciocínio lógico e o pensamento crítico do indivíduo.

Através de recursos lúdicos, o processo de ensino e aprendizagem é enriquecido, viabilizando o desenvolvimento dos alunos em softwares, programação, e os permitindo ter mais familiaridade com as novas tecnologias, além de despertar a paixão pela aprendizagem por meio da resolução de problemas e da contação de histórias, preparando-os para serem pensadores independentes e resilientes.

O Projeto foi implantado no início deste ano (2022), e já foram conquistados 16 kits de robótica, distribuídos entre as escolas municipais. Para ministrar as aulas, os professores receberam formação específica que os auxiliou na implementação do Projeto.

Além das aulas de robótica que servem como incentivo à tecnologia, todos os CMEIS e salas de recurso multifuncionais da Rede Municipal de Ensino, possuem mesas digitais, que auxiliam na alfabetização e letramento dos alunos.

O propósito da implementação da tecnologia nas escolas está em proporcionar novas experiências às crianças, que são o futuro do nosso município.

Fonte e foto: Prefeitura de Turvo 

Homem é encontrado morto em Laranjeiras do Sul


Compareceu na Sede da 2ª Cia/PM os masculinos de 44 e 45 anos os quais relataram que na data de 19/09/2022, contrataram o masculino de, 57 anos, para realizar um serviço de limpeza em uma área rural na Localidade do Assentamento 127, e que ele levou dois estes moradores do município de Virmond - PR, para ajudar no trabalho. 

Ocorre que na data de hoje 20/09/2022 encontraram o masculino de 57 anos, em cima de uma cama em um barraco local, local este que iriam ficar até terminar os trabalhos. 

A equipe deslocou juntamente com os solicitantes até o local sendo localizado a vítima em óbito, deitado sobre uma cama, o qual encontrava-se coberto com um cobertor e apresentava um corte profundo no rosto. 

Diante do fato, foi isolado o local e acionado os órgãos competentes, comparecendo no local a Polícia Civil, Perícia Criminal e o IML, os quais assumiram a ocorrência e tomaram as medidas cabíveis.

Fonte: PM

Primavera começa nesta quinta-feira e dá início ao plantio das principais culturas de verão


Com a chegada da Primavera no Hemisfério Sul na próxima quinta-feira (22) e o crescente aumento das chuvas em grande parte do país nesta época do ano, tem-se o início do plantio das principais culturas de verão. Segundo o Prognóstico Climático do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para os meses de outubro a dezembro indica predomínio de chuvas acima da média climatológica em grande parte das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste.

A previsão indica, ainda, maior probabilidade de chuvas abaixo da média climatológica em toda a Região Sul, em decorrência dos impactos que o fenômeno La Niña pode causar

Segundo o Inmet, os primeiros episódios da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) poderão ocorrer durante a primavera, com chuvas no Sudeste, Centro-Oeste, no estado do Acre e em Rondônia. Já na Região Sul, poderão ocorrer episódios de Complexos Convectivos de Mesoescala (CCM), que estão associados a chuvas fortes, rajadas de vento, descargas atmosféricas (raios) e eventual granizo.

A Primavera no Hemisfério Sul inicia-se no dia 22 de setembro de 2022 às 22h04 e termina no dia 21 de dezembro às 18h48. Climatologicamente, é um período de transição entre as estações seca e chuvosa no setor central do Brasil.

Impactos na safra 2022/2023

No Brasil Central, o prognóstico climático aponta para o retorno gradual das chuvas, principalmente em outubro, o que será importante para a elevação do armazenamento de água no solo e estabelecimento das fases iniciais das culturas no campo, como a soja, milho e algodão.

Já na Região Sul e no sul do Mato Grosso do Sul e de São Paulo, a previsão de chuvas abaixo da média pode impactar o início da safra de grãos nessas áreas. Entretanto, os acúmulos de chuva que têm ocorrido na Região Sul desde a segunda quinzena de agosto têm mantido o armazenamento de água no solo acima de 50% em grande parte da região, o que pode contribuir para o menor impacto nas fases iniciais dos cultivos da safra de grãos, caso ocorram chuvas abaixo da média.

No Matopiba, região que engloba áreas do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, o início da safra de verão pode ser marcado por chuvas dentro ou acima da média climatológica, principalmente nos meses de novembro e dezembro. Essas chuvas serão responsáveis pela elevação dos níveis de água no solo, principalmente em áreas do oeste da Bahia e no estado do Tocantins, favorecendo o estabelecimento e as fases inicias das culturas agrícolas.

Prognóstico Climático para o Período Outubro, Novembro e Dezembro/2022

Na região Norte, a previsão climática para os meses de outubro a dezembro indica predomínio de chuvas acima da média climatológica em grande parte da Região Norte, principalmente no Amapá, devido à atuação do fenômeno La Niña e ao padrão de águas mais aquecidas próximo à costa. No sul do Pará e sudoeste do Amazonas, a previsão é de chuvas ligeiramente abaixo da média durante o trimestre.

No Nordeste, a previsão do Inmet para a primavera indica que haverá o predomínio de chuvas acima da climatologia em grande parte da região. Assim como na Região Norte, a continuidade das chuvas na Região Nordeste está associada aos impactos da La Niña e ao padrão de águas ligeiramente mais aquecidas próximas à costa.

A tendência para a primavera é de chuvas próximas e acima da média histórica em praticamente toda região Centro-Oeste, exceto no centro e sul do Mato Grosso do Sul e no leste do Mato Grosso, onde são previstos totais de chuvas ligeiramente abaixo da climatologia do trimestre.

Também na Região Sudeste, a previsão para os próximos três meses é de chuvas acima da média em grande parte da região. No sul de São Paulo, as chuvas poderão ocorrer abaixo da média.

Já na Região Sul, a previsão indica maior probabilidade de chuvas abaixo da climatologia em toda a região, em decorrência dos impactos que o fenômeno La Niña pode causar.

Em Guarapuava, carro fica com as rodas para cima ao cair de barranco e parar em linha férrea



Um carro ficou com as rodas para cima ao cair de um barraco e parar na linha do trem, em Guarapuava, na manhã desta quarta feira (21 de setembro).

De acordo com o Corpo de Bombeiros de Guarapuava haviam duas pessoas no veículo, um GM/Celta. A passageira, de 77 anos, teve fermentos leves e a condutora não se feriu.

Ainda segundo os Bombeiros, no momento em que a equipe chegou no local o automóvel encontrava-se capotado sobre a linha férrea com ambas as vítimas já no exterior do veículo, conscientes e orientadas, amparadas por populares.

A empresa responsável pela ferrovia (Rumo) interrompeu o fluxo de trens para evitar agravamento da situação. A guarnição atendeu as duas vítimas encaminhando ambas para a UPA Batel.

O local ficou sob responsabilidade da empresa Rumo e da Polícia Militar para o reboque do veículo e liberação da pista.

Fonte: G+

Morre aos 62 anos, Padre Mário Ciupa



Nesta terça-feira 20 de setembro, por volta das 21h, na cidade de Prudentópolis, o coração do nosso querido Padre Mário Ciupa se negou a continuar batendo, assim, ele se despediu deste plano.

Conforme informações dos familiares, ele teve complicações cardíacas, o que provocou seu óbito aos 62 anos de idade. Seu corpo deverá chegar na madrugada desta quarta-feira 21, ele será velado na Paróquia São Nicolau em Roncador, sendo que seu sepultamento será no Cemitério Municipal.

Certos de que para tudo há o momento certo, acreditamos que há o momento de vir e de voltar para casa. Com toda certeza, o nosso Criador já havia planejado tudo. Assim, cabe a cada um de nós que ficamos sem chão com esta notícia, entender que todos nós fazemos parte deste processo que é nascer crescer, viver e ir embora.

É Padre Mário, não vai ser fácil sem você, nossas vidas ficarão menores, pois você faz parte delas, um pedacinho de cada um, vai indo contigo, certamente intercederá por nós, para que essa dor seja amenizada, enquanto isso, nos resta apenas dizer: Até breve!

Fonte: Você e região www.voceeregiao.com.br
Publicidade