[Fechar]

sábado, 14 de janeiro de 2023

Neste domingo tem Festa no Arroio Fundo dos Pupos

 




Polícia Militar prende motorista de caminhão que atingiu mais de 10 veículos em Curitiba


A Polícia Militar do Paraná prendeu na manhã deste sábado (14) um motorista de caminhão, de 35 anos, que causou danos em, pelo menos, doze veículos na região de Curitiba. A prisão aconteceu na Rua Cid Campelo, no bairro CIC.

A equipe iniciou o acompanhamento a partir de denúncias da população de que um caminhão estava em alta velocidade e atingindo diversos veículos pelo caminho.

A partir dessas informações, os militares estaduais seguiram os rastros dos estragos deixados pelo caminho até que, no cruzamento das ruas Cid Campelo e Bernardo Meyer, localizaram o veículo e o condutor.

O teste com o etilômetro constatou que o motorista havia ingerido bebida alcoólica e também apresentava sinais de um possível surto, alegando que haviam pessoas tentando roubar a carga que ele transportava (engradados vazios de cerveja).

Conforme informações coletadas pela equipe policial, os estragos também foram registrados no município de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, e na BR-277, com o despejo da carga na pista.

Diante dos fatos, ele recebeu voz do prisão e foi encaminhado para a Delegacia de Delitos de Trânsito de Curitiba para os procedimentos cabíveis.

Fonte e foto: AEN

Marido comete suicídio ao pensar que matou esposa durante briga



Um homem tirou a própria vida após dar uma facada no pescoço da esposa, na tarde desta sexta-feira (13), na Rua João Alexandre Kopp, na Cidade Industrial de Curitiba.

De acordo com a Polícia Militar, após uma discussão, o homem agrediu a esposa no pescoço com uma faca, pensou que tinha matado a esposa e em seguida, se feriu e morreu antes da chegada dos socorristas, é o que relatou à Banda B, o cabo Rodrigo do 23º Batalhão da Polícia Militar.

“O casal teve uma briga na noite anterior e a esposa acabou indo dormir na casa a mãe. Hoje teria ficado acertado dela voltar retirar os pertences. O marido acabou acertando o pescoço dela com uma faca. Ele imaginou que teria matado e acabou tirando a própria vida.” relatou o cabo Rodrigo à Banda B

A mulher agredida de 40 anos, foi encaminhada com ferimentos moderados ao Hospital do Trabalhador.

Fonte: Banda B

Em plena luz do dia, idoso de Nova Tebas é rendido, amarrado e sítio é roubado


No dia 13 de janeiro de 2023, às 15h10min, a equipe policial recebeu ligação de um Senhor de 34 anos, o qual relatou que havia ocorrido um roubo na localidade de Barreirinho do Meio, em um sítio no município de Nova Tebas, no qual dois indivíduos armados teriam amarrado a vítima e levado uma caminhonete.

Diante disso, a equipe deslocou até o local a fim de colher maiores informações sobre o fato. Em contato com a vítima, um Senhor de 69 anos, este relatou que, em uma motocicleta preta, dois indivíduos armados chegaram na propriedade em que ele é "caseiro", anunciaram o roubo e amarraram suas mãos. Relatou, ainda, que faziam ameaças de morte caso olhasse para os autores, mas que conseguiu perceber que os dois eram morenos. De sua residência, foram roubadas duas televisões, de 50" marca Samsung e 32" marca Sony, uma espingarda de pressão e cerca de R$ 250,00 em espécie. Ainda, roubaram seu veículo VW/Saveiro 1.6 CS, placas AIS-2E44, de cor prata. 

A equipe policial de serviço de Nova Tebas, juntamente com a equipe responsável pela patrulha rural no município, fizeram patrulhamentos e buscas na rodovia PR 487, pois segundo informações, eles teriam se evadido sentido a Campo Mourão. Entretanto, os autores não foram localizados. 

A vítima ficou com lesões no punho esquerdo decorrentes da amarração, e foi encaminhada para o hospital.

Fonte: PM

Saúde reforça importância da vacinação e acompanhamento da saúde da criança


A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) reforça a importância da vacinação e da atualização da caderneta das crianças. É necessário esse cuidado para a puericultura, ou seja, o acompanhamento periódico desse público (0 a 19 anos), visando a promoção e proteção da saúde para garantir o melhor crescimento e desenvolvimento.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a criança deve fazer no mínimo sete consultas de puericultura no primeiro ano de vida, e a partir dos dois anos de idade as consultas de rotina podem ser anuais, próximas ao mês de aniversário. Sendo assim, é possível aproveitar o momento de férias para agendar e atualizar o calendário vacinal, caso esteja com vacinas em atraso.

“A imunização de crianças e adolescentes pode ser atualizada sempre, seja nas consultas agendadas ou nas campanhas do Estado e busca ativa nos municípios. Quanto mais cedo a vacinação começar na infância, menores serão as chances de doenças e complicações. Fazer esse acompanhamento com o médico de família é fundamental”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Colocar as consultas e vacinas em dia contribui para o cuidado com a saúde e a proteção coletiva no retorno às salas de aula, de forma mais segura. Estar em dia com a caderneta é uma das premissas no ato de matrícula e rematrícula nas instituições pertencentes ao Sistema Estadual de Ensino do Paraná, que ofertam educação infantil, ensino fundamental e médio.

Segundo a Lei Estadual 19.534 de 2018, pais ou responsáveis legais deverão apresentar declaração ou carteira de vacinação nas escolas, anualmente. A falta desse documento não impedirá o registro, mas as escolas devem monitorar e verificar os arquivos dos alunos por até 30 dias.

“Doenças como sarampo, gripe e hepatites, por exemplo, são evitadas quando as vacinas estão em dia. Sempre alertamos aos pais e responsáveis sobre a importância desse compromisso. E neste ano continuaremos a criar mecanismos e estratégias para sempre atender as crianças e adolescentes paranaenses”, afirmou o secretário.

VACINAÇÃO – A Divisão de Vigilância do Programa Estadual de Imunização (DVVPEI) segue as diretrizes do Programa Nacional de Imunizações (PNI), sendo as atividades de vacinação voltadas para toda a população paranaense, disponibilizando imunobiológicos para todas as faixas etárias, conforme definido no Calendário Nacional de Imunização do PNI. Ao todo são 18 vacinas, considerando a contra a Covid-19, que devem ser oferecidas e aplicadas, desde o nascimento até ao final da adolescência.

Segundo a mais recente atualização do PNI, recomenda-se a dose de reforço da vacina da Covid-19 para crianças a partir de cinco anos de idade.

ATENDIMENTO/CONSULTAS – O acompanhamento médico da criança é feito pela Atenção Primária à Saúde (APS), na qual pode ser mantido exclusivamente ou de forma compartilhada com a Atenção Ambulatorial Especializada (AAE). Para as crianças classificadas como risco habitual, mantém-se o número mínimo de consultas preconizadas pelo Ministério.

Para as crianças classificadas como risco intermediário e alto risco, o calendário das consultas de puericultura tem maior frequência. Em 2021, foi aprovada no Paraná uma nova estratificação de risco, com a ampliação no número de agendamentos e um novo calendário de consultas.

Crianças que apresentam alto risco têm 17 consultas programadas até os dois anos de idade, e contam ainda com seis atendimentos multiprofissional especializado, dois a mais que o anterior.

Para aquelas classificadas com risco intermediário, são 14 consultas programadas também até aos dois anos de idade; e as crianças com risco habitual terão nove consultas.

Durante a consulta o profissional de saúde deverá abordar alguns pontos-chaves como:

- Ganho de peso e altura.

- Alimentação e suplementações vitamínicas de rotina.

- Desenvolvimento: motor, cognitivo e emocional (incluindo relações interpessoais e desempenho escolar).

- Imunizações.

- Funcionamento gastrointestinal e gênito urinário.

- Qualidade de sono.

- Atividade física x tempo de telas.

- Contato com a natureza.

- Prevenção de acidentes.

Algumas dicas importantes para se preparar para a consulta:

- Levar a Carteira Nacional de Saúde da Criança. Este documento é no qual se encontram todos os registros de vacinas, o acompanhamento de peso e altura e seus gráficos e muitas informações fundamentais.

- Prepare por escrito todas suas dúvidas e necessidades, para não esquecer de falar tudo durante a consulta, e assim ter todas as suas dúvidas esclarecidas.

- Leve uma troca de roupa, fralda, mamadeira ou uma fruta em caso de atraso.

- Exames e receitas anteriores para atualização.

- Caso não possa ir, cancele a consulta com antecedência. Assim o horário poderá ser destinado para outra criança que necessite.
Publicidade