[Fechar]

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

SAMU REGIONAL DE GUARAPUAVA RECEBE 14 AMBULÂNCIAS NESTA QUARTA-FEIRA



Na tarde desta quarta-feira (09), foram entregues 14 novas ambulâncias para o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) Regional de Guarapuava, pelo secretário estadual da Saúde, Beto Preto Na ocasião anunciou a formalizou a cobertura de 100% de atendimento do SAMU no Paraná.

“O SAMU regional que está sendo entregue e completado aqui hoje, é um SAMU 100 % do Estado do Paraná e principalmente é o SAMU dos municípios daqui dessa região de saúde. É gratificante ver todos preparados para isso, com as contratações sendo feitas e principalmente, o quantitativo de pessoas que serão atendidas ao longo dos anos”, aponta o Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Através de uma Central de Regulação, com a base do SAMU estabelecida em Guarapuava, o modelo de atendimento móvel de emergência garantirá assistência aos vinte municípios que compõem o consórcio, representando uma população de cerca de 500 mil pessoas.

Segundo o prefeito de Guarapuava, Celso Góes, foi necessária a participação de toda a região para que a 5° regional estabelecesse um pólo de atendimento para o SAMU. “São quatorze novas ambulâncias do SAMU para a 5° regional, nunca vimos isso na história de Guarapuava, e podemos dizer que isso é o início do fim do vazio sanitário da região. Estamos colocando Guarapuava e a região central do Paraná realmente no mapa do pólo da saúde do nosso Estado”, observa.

Os municípios de Laranjeiras do Sul e Nova Laranjeiras já estão operando com o SAMU regional, com uma equipe, ambulância intermediária e atendimentos, todos regulados e organizados pela central de Guarapuava.

O Secretário de Saúde de Guarapuava, Jonilson Pires, explicou o processo de articulação da central e a dinâmica para facilitar a assistência na região. “O SAMU regional é um trabalho que vem sendo arquitetado há dois anos, pois a 5° regional era a única que não fazia parte dos SAMU regionalizados. Então com essas entregas, serão doze veículos equipados que farão parte dessa regionalização, situados em lugares que facilitam o tempo de resposta, para favorecer a população em geral”.

O deputado estadual, Artagão Júnior, também esteve presente no evento e reiterou a necessidade das ambulâncias para os profissionais da saúde. “Esse equipamento, a ambulância entregue hoje, ela é fundamental para o deslocamento, para chegar mais rápido e com segurança, para que dê tempo de salvar vidas. Mas nada adiantaria se não fossem os homens e mulheres na linha de frente. E esperamos com isso também, que possamos seguir avançando na melhoria do atendimento da saúde na nossa população”, expõe.

Segundo o coordenador geral do SAMU, Rodrigo Lagos, Guarapuava conta até então com três ambulâncias para o município, sendo duas bravos e uma alfa. “Essas duas ambulâncias que estão vindo para Guarapuava, uma será da frota reserva que o Ministério da Saúde determina que seja necessária para funcionamento e também será nossa segunda ambulância avançada, que é a UTI móvel. Isso vai ajudar na demanda de atendimento do SAMU que está aumentando muito e com a regionalização vamos passar a atender os 20 municípios da região”, explica.

Estiveram presentes no evento também secretários, vereadores e prefeitos das cidades da 5° Regional de Saúde.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade