[Fechar]

quarta-feira, 10 de novembro de 2021

Novidades marcaram a Assembleia do Clero da diocese de Guarapuava


Muitos estudos, discussões e decisões marcaram a Assembleia do Clero de Guarapuava, realizado na Casa de Líderes Nossa Senhora de Guadalupe nos dias 8 e 9 de novembro. Como acontece todo ano, o evento foi uma oportunidade para os padres entenderem como deve ser a condução dos trabalhos pastorais nas paróquias, sempre mantendo sintonia com o que é proposto no Plano Pastoral Diocesano. O evento contou com a participação de mais de 70 sacerdotes, além do único diácono permanente da diocese, Agnaldo Pereira dos Santos, e de Dom Amilton Manoel da Silva, CP, bispo diocesano.

Os principais pontos abordados foram:

Assembleia do Povo de Deus
O coordenador da Ação Evangelizadora na diocese de Guarapuava, padre Érico Gabriel Gurkowski, explanou sobre a Síntese da Assembleia do Povo de Deus, reunião realizada em 24 e 25 de setembro com representantes de Pastorais e Movimentos de todas as dioceses do Paraná. Em grupos, os padres analisaram como as conclusões da Assembleia se aplicam no Plano Pastoral Diocesano.

Iniciação à Vida Cristã
Desejo antigo de toda comunidade diocesana, a Iniciação à Vida Cristã (IVC), conforme a proposta do documento 107 da CNBB, que trata do tema, é um processo de formação de catequistas. Seu objetivo principal é “capacitar os catequistas para conhecer e aprofundar o processo do IVC, buscando entender como se desenvolve na sua teoria e principalmente como colocar em prática na ação evangelizadora da fé cristã junto aos catequizandos, seja qual for a etapa de caminhada”, conforme escreveu o padre Jair Furman, coordenador diocesano, no projeto de implantação entregue aos padres. Por votação, os sacerdotes decidiram que a formação dos catequistas seguirá a tendência de ser realizada de forma híbrida, ou seja, os participantes de cada paróquia se reunirão em um local para acompanhar a formação on-line, assessorada pela diocese.

Pastoral da Comunicação
O padre Paulo Carlos de Souza, coordenador da Comissão da Comunicação, apresentou aos colegas a estrutura organizacional dos meios de comunicação e da Pastoral da Comunicação (PASCOM) na diocese. Conforme a proposta de dom Amilton, agora os padres coordenadores dos decanatos (Centro, Pitanga, Pinhão e Laranjeiras), serão as referências para a PASCOM nas paróquias.

Sínodo dos Bispos
Coube ao padre Valdecir Badzinski, representante diocesano do Sínodo dos Bispos, explicar em detalhes como será realizado o processo de escuta nas comunidades. A fase diocesana teve início no dia 17 de outubro. Até então, estavam sendo realizadas as formações para as equipes diocesana e paroquiais. No último domingo, 7 de novembro, começaram os trabalhos de escuta em todas as 1024 comunidades da diocese, que devem ser finalizados até 3 de abril de 2022.

Pastoral Juvenil
O assessor diocesano para a Animação da Juventude, padre Felipe Geraldo Madureira, explicou como será comemorado o Dia Nacional da Juventude (DNJ) na diocese de Guarapuava. Serão realizadas quatro festas simultâneas, uma para cada decanato, em cidades diferentes. Padre Felipe também falou sobre os planos de participação na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será realizada na cidade de Lisboa, capital de Portugal, em agosto de 2023.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade