[Fechar]

sexta-feira, 9 de julho de 2021

UniGuairacá na comunidade: pacientes recebem encaminhamento para tratamento pós-Covid

Camila Oliveira Andrade, de 24 anos, contraiu a Covid-19 duas vezes, em um intervalo de apenas 3 meses. Nessa segunda vez, teve menos sintomas, porém, muitas sequelas. Nessa quinta-feira, 08, ela passou por uma avaliação pulmonar para iniciar um tratamento específico de recuperação, caso necessário.

O serviço foi oferecido gratuitamente pela UniGuairacá Centro Universitário no município do Turvo, em parceria com a Secretaria de Saúde. Foram realizados cerca de 40 atendimentos ao longo da manhã.

Assim como Camila, diversas pessoas continuam com algum tipo de sintoma ou desenvolvem novos problemas, mesmo após a cura da Covid-19. “Eu desenvolvi intolerância à lactose, tive muita queda de cabelo e muita falta de ar, fora do que já estou habituada por conta da asma”. Camila espera, com essa avaliação e possível acompanhamento profissional, voltar à sua rotina com normalidade. “Está sendo difícil para me recuperar pós-Covid e sinto necessidade de melhorar minha qualidade de vida, no meu trabalho, no meu serviço de casa”, completou.

O evento no Turvo foi conduzido por acadêmicas de Fisioterapia da UniGuairacá sob supervisão da professora Claudia Bernardes Maganhini. “É bastante comum o paciente ter sequelas pós-Covid. Nós realizamos avaliações da capacidade funcional com teste de caminhada, atividades de sentar e levantar, dentre outras. São cinco escalas e por meio desses testes vamos analisar se o paciente necessita de atendimento fisioterapêutico na área cardiorrespiratória”, explicou a professora. De acordo com a necessidade clínica, os casos são encaminhados para tratamento na PoliClínica Guairacá, em Guarapuava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade