[Fechar]

sexta-feira, 15 de março de 2019

Copel inaugura subestação de energia Bituruna



O presidente da Copel, Daniel Pimentel Slaviero, inaugurou nesta sexta-feira (15) a subestação de energia Bituruna, no Centro-Sul do Estado. A nova unidade é resultado de investimentos de R$ 40 milhões e beneficia diretamente 60 mil pessoas dos municípios de Bituruna e Cruz Machado e, no futuro, parte de Porto Vitória e Pinhão. O diretor de Distribuição da Copel, Maximiliano Orfali, participou da solenidade.

“Esta nova subestação é fundamental para reforçar o fornecimento de energia à área rural da região. Serão cerca de 15,7 mil unidades consumidoras beneficiadas. Isto significa que em torno de 60 mil pessoas nos municípios de Bituruna, Cruz Machado, e, no futuro, Porto Vitória e Pinhão têm garantia de mais qualidade e disponibilidade de energia”, afirmou o presidente da Copel.

A nova subestação, que já está operando, é totalmente automatizada e conta com tecnologia que permite restabelecer a energia de modo remoto, em caso de desligamento.

Além da subestação propriamente dita, o investimento engloba também as linhas de alta tensão que a conectam ao sistema elétrico da Copel e às novas redes e equipamentos de média tensão que fazem parte do conjunto. “Esta é mais uma obra de expansão e modernização da rede elétrica rural do Paraná, com investimentos no sistema de alta tensão que vão ao encontro das necessidades do produtor rural paranaense”, destacou o diretor de Distribuição da Copel, Maximiliano Orfali.

A subestação Bituruna opera em alta e média tensão. Ela é alimentada por duas linhas de distribuição de alta tensão oriundas das subestações Areia e subestação União da Vitória. A subestação tem dois transformadores, cada um com sete saídas para redes de média tensão. Isso garante espaço para futuras ampliações.

INAUGURAÇÃO - Representantes e autoridades da região também participaram da solenidade. Entre eles, os deputados estaduais Emerson Bacil e Hussein Bakri, líder do governo.

Para Bakri, a inauguração da subestação Bituruna representa a intenção do governo de fortalecer o desenvolvimento econômico da região. “E a Copel tem papel fundamental nisso”, afirmou.

O prefeito de Bituruna, Claudinei de Paula Castilho, disse que o novo equipamento representa um momento histórico para o município. “Principalmente para o produtor de leite e a indústria, que trabalham com alta tecnologia e que serão muito beneficiados pela melhoria no fornecimento de energia”, disse.

Fonte: AEN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade