[Fechar]

quarta-feira, 13 de março de 2019

Acadêmicos de Veterinária participam da Expo Crioulo 2019

Evento ocorre em Guarapuava de 14 a 17 de março

Os acadêmicos do Curso de Medicina Veterinária da FG vão estagiar durante a Expo Crioulo, que acontece no parque Lacerda Werneck. O evento é voltado para criadores da raça Crioula e terá julgamento dos animais mais preparados e belos. Guarapuava receberá mais de cem animais vindos de cabanhas de diversas cidades, inclusive de fora do estado.

Os estudantes da Faculdade Guarapuava terão a oportunidade de aprender mais sobre a criação de cavalos. Eles vão ficar junto com o veterinário responsável por recepcionar todos os animais, vão ajudar a conferir os documentos auxiliando no julgamento de morfologia, anotando todas as notas que o juiz atribuir e as observações.

Uma das exigências para participar do evento é que o acadêmico esteja vestido à caráter, ou seja pilchado. Além disso, os estagiários podem ajudar nas baias com a limpeza do local e a alimentação dos animais.

Segundo a professora Esther Mendes, os acadêmicos já têm contato com os cavalos da raça Crioula, pois a propriedade onde funciona a Fazenda Escola da FG é também sede da Cabanha Don Leon que participa de eventos do gênero. Lá eles aprendem quando o animal deve ser retirado do pasto e levado para a baia, como ajeitar, tratar e cuidar dos pelos, alimentação e deixar o animal mais bonito para uma exposição.

A Médica Veterinária explica que no julgamento morfológico, o juiz analisa o comprimento e profundidade dos membros do animal para saber se os mesmos são retos, como é a andadura do cavalo, a face, a inserção do pescoço, enfim, tudo o que ele vê. É também uma análise estética. “Esses animais são selecionados tanto para função no campo, devendo serem rápidos e resistentes, além de belos. A exposição é também como se fosse um desfile de beleza”, conta.

No ano passado, um cavalo da raça brasileira participou pela primeira vez dos jogos equestres mundiais, o que mostra a evolução da genética e do treinamento dos animais. Cada título que o animal recebe ao participar de julgamentos o torna mais valioso. Por isso, a importância de participar de eventos como a Expo Crioulo. Os futuros veterinários da FG já estão inseridos nesse meio, acumulando experiências e novos conhecimentos sobre essa raça nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade