[Fechar]

quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Ibope divulga primeira pesquisa para o Governo do Paraná após oficialização dos candidatos


Foi divulgada no começo da noite desta quarta-feira (22), a primeira pesquisa Ibope com a oficialização das candidaturas para o Governo do Paraná. O levantamento mostra Ratinho Junior (PSD) na frente, com 33% das intenções de voto, seguido por Cida Borghetti (Progressita), com 15%.

João João Arruda (MDB) aparece em terceiro, com 5%; Doutor Rosinha (PT), 3%; Professor Piva (PSOL), 2%; Ogier Buchi (PSL), 1%; Professor Ivan Bernardo (PSTU), 1%; Priscila Ebara (PCO), 1%; Jorge Bernardi (Rede), 1%; Geonísio Marinho (PRTB) não atingiu 1%.

Brancos e nulos somam 22%. Não sabem ou não opinaram são 15%.

A pesquisa foi encomendada pela RPC TV. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Segundo o Ibope, 1.008 eleitores de todas as regiões do estado, com 16 anos ou mais, foram ouvidos entre os dias 19 a 21 de agosto. O nível de confiança é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.

A pesquisa está registrada no TRE sob o número PR-04869/2018. No TSE, o registro é o BR-06574/2018.

Espontânea

Na pesquisa espontânea, o Ibope mostra que 59% dos eleitores ainda não sabem em quem votar no pleito de outubro. Nesta modalidade, o instituto não apresenta o nome dos candidatos.

Ratinho Junior (PSD) tem 13%; Cida Borghetti (Progressista), 5%; Doutor Rosinha (PT), 1%; João Arruda (MDB), 1%.

Ogier Buchi (PSL), Professor Piva (PSOL), Professor Ivan Bernardo (PSTU) e Jorge Bernardi (Rede), Priscila Ebara (PCO) e Geonísio Marinho (PRTB) não atingiram 0% das intenções de voto.

Brancos e nulos somam 16%.

Rejeição

O Ibope também perguntou em quem o eleitor não votaria de jeito nenhum. Nesse item, os entrevistados puderam escolher mais de um nome. Cida Borghetti tem 19%; Doutor Rosinha, 16%; Ratinho Junior e João Arruda, 14%; Professor Piva, 12%; Geonísio Marinh, Priscila Ebara e Jorge Bernardi, 6%; Ogier Buchi e Professor Ivan Bernardo, 5%.

Poderia votar em todos somam 8%. Não sabe ou não responderam, 33%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade