[Fechar]

quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Após correção de irregularidades, Marinha do Brasil autoriza a retomada da travessia do rio Ivaí


A Capitania Fluvial do Rio Paraná (CFRP), subordinada ao Comando do 8º Distrito Naval (Com8ºDN), deslacrou, no dia 30 de novembro de 2017, a balsa “Tereza Cristina”, que faz a travessia do rio Ivaí entre o distrito de Tereza Cristina, no município de Cândido de Abreu, e o município de Prudentópolis, distante aproximadamente 515 km de Foz do Iguaçu, sede a Capitania. A equipe de Inspeção Naval da Marinha do Brasil, no cumprimento das tarefas inerentes ao Agente da Autoridade Marítima Brasileira, com fulcro na Lei nº 9.537/1997, verificou que o proprietário da embarcação regularizou os itens que colocavam a navegação em risco, como a bomba de esgoto de porão, e o guincho de suspensão da rampa de acesso.
 A embarcação fora proibida de operar no dia 5 de novembro deste ano, no contexto da Operação Balsa, uma intensificação das Ações de Fiscalização do Tráfego Aquaviário nas bacias dos rios Iguaçu, Ivaí e Piquiri e seus afluentes, no interior do Estado do Paraná. Das 11 embarcações lacradas na Operação, a balsa “Tereza Cristina” foi a segunda a se regularizar, decorridos menos de um mês. As fiscalizações do tráfego aquaviário têm como principais propósitos zelar pela segurança da navegação, salvaguardar a vida humana e evitar a poluição das águas jurisdicionais brasileiras. O êxito nestas ações deve-se tanto ao profissionalismo das equipes de Inspeção Naval da Marinha do Brasil, como ao apoio de outras instituições, como Prefeituras Municipais, Ministério Público e Polícia Militar do Estado do Paraná.
 A CFRP incentiva que os usuários das embarcações de transporte de passageiros e carga apoiem a fiscalização como um ato de cidadania. Neste sentido, as suspeitas de irregularidades devem ser comunicadas à Capitania Fluvial do Rio Paraná pelo telefone (45) 3523-2332 ou pelo e-mail cfrp.secom@marinha.mil.br.

Fonte: hwww.jornalreporterdovale.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade